quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Curas, Revelações e Milagres na Igreja

Essas perguntas são enviadas para meu email particular (pr.valdemir@yahoo.com.br) e na medida do possível vou colocando aqui as respostas. Qualquer outra dúvida, enviem novamente para o meu email pessoal. Ah, há abaixo diversas outras perguntas e respostas; olhe lá. Lá há perguntas respondidas sobre Mentira, Tatuagens, A Reencarnação e a Transfiguração de Cristo, Festas (quadrilhas) de S. João, e Livre Arbítrio, diferenças entre pastor e missionário e também perguntas relacionadas ao cantor Teen Justin Bieber e as meninas evangélicas e também quanto a crentes ouvirem músicas do mundo e ir a shows de “bandas do mundo”.
PERGUNTA: Pastor, estive há poucos dias numa igreja evangélica pentecostal e a pessoa começou com revelações; eu como evangélica de uma igreja tradicional fiquei com "o pé atrás", especialmente por causa da gritaria que começou. O pastor foi pela igreja apontando as pessoas reveladas; abriu a camisa de um homem e começou a orar; o problema do homem era de coração e quando começou a orar surgiu um caroço e esse caroço era uma bola igual uma bola de algodão... como explicar essas coisas... devo crer ou não... como ele sabia que aquele senhor tinha o problema
RESPOSTA: Olá Luciene, por favor, leia devagar sua reposta até o fim. Não é fácil dar uma opinião acerca de um assunto quando o ouvimos da boca de terceiros, ainda mais para nós, ditos “pastores tradicionais”. Eu não conheço nem a igreja, nem o pastor que você me falou, nem estava presente para observar todo o cenário do evento. Cabe à sua pergunta fazer 3 considerações: 1) A bíblia fala que nos últimos tempos surgiriam muitos falsos profetas, e coisas desse gênero tentando subverter a fé do justo (não vou me deter esse assunto, que ele já está “calejado”). Apenas guarde isso: os falsos profetas estão por aí. 2) No entanto, a bíblia fala sim, e devemos acreditar e não ter medo dos dons espetaculares e extraordinários, sim, dons de cura, expulsão de demônios, revelações etc... É óbvio que tudo isso tem um entendimento bíblico e um contexto específico que não dá para tratarmos aqui. Boa parte do que temos visto hoje em dia é meninice espiritual. Mas, eu, por exemplo, sou testemunha ocular de milagres em meu ministério nessa área. Sei que muitos podem inclusive perverter o que vou dizer-lhe agora, mas pela minha observação (e admito até poder estar errado) o “apóstolo” Valdemiro Santiago parece ser alguém sim, usado por Deus na área do dom de cura. Veja bem, isso não quer dizer que concordemos com a postura teológica do “apóstolo” supra citado, antes, pelo contrário, nossa igreja (Igreja Presbiteriana do Brasil) em sua última Assembléia Geral (Supremo Concílio), e eu concordo com ela, declarou como seitas a Igreja Universal do Reino de Deus e a Mundial do Poder de Deus. A decisão da IPB não significa que esses Líderes e seus membros sejam incrédulos; simplesmente que mesmo sendo até crentes e sinceros estão assumindo uma postura doutrinária, prática, e litúrgica, incoerente com a Palavra de Deus. Estes desvios podem, se não forem corrigidos, torná-los em “Sinagoga de Satanás”. Então guarde isso: a bíblia fala sim de dons de curas e coisas espetaculares, ainda que haja falsos profetas em nossos dias. 3) Necessariamente não importa como esse pastor sabia ou não do caroço como “bola de algodão” (as alternativas são múltiplas – pode ser auto-sugestionamento, pode ser um embuste (mentira - leia Atos 8:9-20; 16:16-23), e até uma obra de espíritos malignos, etc...). Não coloque os olhos nessas coisas. Vá ao culto para cultuar a Deus, ser edificado e transformado por sua palavra. Quanto aos “fazedores de milagres”; acima de tudo, observe-os pelos frutos; a boa árvore se conhece por seus frutos: vida piedosa, obediente, rendida aos pés de Cristo. O Senhor já nos advertiu em Mateus 7:21-23: Nem todo que me diz, Senhor, Senhor entrará no reino dos céus... Muitos naquele dia me dirão: Senhor, senhor, em teu nome expelimos demônios e fizemos muitos milagres... lhes direi explicitamente: nunca vos conheci!
Às vezes ficamos “balançados” com essas coisas, não tão comuns em nossos “arraiais”, mas, coloque os seus olhos em Cristo. É sempre é válido recordar o ensino dos reformadores quando diziam que a Igreja Verdadeira será conhecida pela: A) Fiel Exposição das Escrituras; B) Correta Administração dos Sacramentos; C) Zelosa Aplicação na Disciplina. Observe que nada fala de curas e coisas semelhantes. Tudo isso pode acontecer, Deus é soberano, mas tem todo um contexto específico. Mas quando isso (curas, revelações etc) toma o lugar de Deus e Sua palavra no culto, geram mais confusão que edificação.

38 comentários:

  1. como faço pra falar com o pastor???

    ResponderExcluir
  2. Preciso de ajuda não aguento mais...

    ResponderExcluir
  3. Preciso de ajuda não aguento mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filha Jesus te ama, ele é a causa de nao sermos destruidos, entrega seus caminhos ao Senhor aguarda Nele e o resto ele FARA!! Jesus te ama, ore e ore muito nessas oraçoes Jesus vai te dar a saida para os seus problemas, Creia Deus é contigo... não te conheço mas o que Deus colocou no meu coração é Todo recomeço é dificil e necessita de pasciencia, tenha fé em Deus ele ama muito vc!!!!

      Excluir
    2. Meu nome e anderson estou com uma crise no meu casamento e na minha vida financeira me ajude

      Excluir
  4. Respostas
    1. Roberta, estaremos orando por vc e por sua familia, mas não se esqueca de fazer sua parte Tambem é muito importante vc se posicionar com Deus, Volte aos caminhos do Senhor ao Primeiro Amor!! Jesus te ama...

      Excluir
  5. Tentei suicídio. Quero ir embora da minha casa. Os conflitos estão me pertubando. Meu irmão tentou me matar e ainda questionou minha fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filha acalma o teu coração, não faça isso, o suicidio não resolvera nada apenas iniciara um processo muito pior, CREIA EM DEUS, Ele pode te ajudar estaremos em oração por vc e sua familia. JESUS TE AMA. TENHA FÉ...

      Excluir
  6. Tentei suicídio. Quero ir embora da minha casa. Os conflitos estão me pertubando. Meu irmão tentou me matar e ainda questionou minha fé.

    ResponderExcluir
  7. peço oraçõa por minha família,pois já faz três anos q o pai dos meus filhos saiu de casa e foi viver com outra mais ainda estou lutando por minha família,so q doi muito esta demora tem dias q penso em desistir mas lembro q ele estar comigo,me ajude em oração estou precisando muito..

    ResponderExcluir
  8. Ola !!!
    To passando por uma fase pessima ate já pensei em tirar minha vida.
    Me ajude.

    ResponderExcluir
  9. pastor peço ajuda,minha vida parece que parou no tempo,nao consigo seguir e prospreidade a cada dia estar se defazando.ore pormim.me de uma rsposta por favor.

    ResponderExcluir
  10. Fui casada 11 anos,e estávamos brigando mto pq estávamos desempregados e faltando tudo aqui em casa,nunca houve traição e acabei mandando ele embora,tem 6 meses q estamos separados,elefaz tudo q peco so disse q nosso casamento acabou,to desesperada,eu amo meu esposo me arrependi d tudo q falei e fiz,fui p igreja, ele vem aqui em casa, saímos ficamos juntos e eu tinha esperança dele voltar,mas ele disse q não volta mais, quero restaurar meu casamento, quero meu marido de volta.. Me ajudem,peço q Deus revele a ele q sou a mulher q Deus escolheu p ele e q ele volte

    ResponderExcluir
  11. Boa noite to estou presicando muito de oração de uma resposta de Deus mminha vida na aria sentimental

    ResponderExcluir
  12. necessito de ajuda, pois sofro de depressao nao aguento mais minha vida sentimental nao consigo ser feliz nao consigo arrumar emprego .

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Boa tarde e Boa noite.

    Estou precisando de oração e de resposta de DEUS na minha vida na área sentimental

    preciso muito porque gosto de um moça, preciso saber.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oração pelo casal Pâmela Oliveira Nascimento e Thiago dos Santos Ribeiro Soares, preciso da resposta de Deus! Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  16. Preciso de uma oração pela vida dá minha filha Laura ela 2 meses de vida tá internada porque não tem imunidade sem uma os médicos fala que a medula dela não produz

    ResponderExcluir
  17. Orem por mim , pelo meu marido e pelas minhas duas filhas. Peço a Deus todos os dias para mim ajudar a realizar meu sonho só Deus sabe como eu to lutando pra conseguir mas até hoje foi tudo em vão. Oro sempre mas parece que tem alguma coisa mim segurando pra não conseguir realizar o meu objetivo . T passando por muitas situações difíceis, então pesso que orem por mim também por que sozinha parece que tá sendo impossível . Vivo em Ipatinga MG Brasil

    ResponderExcluir
  18. orem por mim pela minha saude peça a deus de vicio para mim e algus memblos da minha familia obrigado

    ResponderExcluir
  19. orem por mim pela minha saude peça a deus de vicio para mim e algus memblos da minha familia obrigado

    ResponderExcluir
  20. Digite seu comentário...Sou muito depressiva ...peço q orem pelo meu esposo ele tambèm se encontra bastante enfermo nome dele ....francisco caetano da silva estamos enfrentando muita crise financeira e no casamento ...deus abençõe a todos

    ResponderExcluir
  21. sl 37,25 Foi moço agora sou velho,nunca vi um justo confundido nem sua decedencia a mendiga o pão.

    ResponderExcluir
  22. sl 37,25 Foi moço agora sou velho,nunca vi um justo confundido nem sua decedencia a mendiga o pão.

    ResponderExcluir
  23. A paz do Senhor pastor, sou noivo, estou desempregado e estou mim controlado muito pra não ter relação com ela, no caso já se agarramos mas nada de (sexo) estou pedindo a Deus pra abrir as portas e isso já faz dois anos meu pastor...por favor preciso de ajudar, não aguento mas viver pedindo perdao.mim ajude pastor ..qui Deus revele algo ao senhor através dessa escrita. Fica paz do Senhor 😔

    ResponderExcluir
  24. Apraz todos sou pastor tô fazendo um grupo 91 dias de oração no monte com jejum se vc quiser entrar n grupo adicione Whatsapp 67998164693

    ResponderExcluir
  25. Apraz todos sou pastor tô fazendo um grupo 91 dias de oração no monte com jejum se vc quiser entrar n grupo adicione Whatsapp 67998164693

    ResponderExcluir
  26. Pastor meu nome é Selma preciso de oração me ajude me separei queria que oração para meu ex marido kenio Martins de Souza o meu é Selma Vieira da Silva to a quase a fazer uma bobeira me ajude meu whatsapp 035992047068 não tô conseguindo trabalho para meu sustento morro sozinha sem ninguém to perdida

    ResponderExcluir