quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TOMADA DE CONSCIÊNCIA - PRINCÍPIO INEGOCIÁVEL PARA UM MINISTÉRIO PLENO

Vós sois a Luz do Mundo
 (Mateus 5:14a)
Uma das maiores figuras do Antigo testamento era morto. Um grande homem a quem Deus conversara "face a face". Mas ele não conduziu o seu povo à terra de Canaã. Deus, para essa tremenda tarefa, comissionou Josué, ainda bem jovem em relação a Moisés. Como conduzir e responder por 3 milhões de pessoas? Então, Deus expõe os fatos a Josué da forma em que eles verdadeiramente. Deus de forma alguma intimidou-o, ou lhe enganou: "dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pai. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares" (Josué 1: 2-9).
Da mesma forma, Cristo, ao falar no sermão do monte, expõe as coisas como verdadeiramente são e desafia a igreja a tomar consciência da realidade das coisas. Creio que podemos aprender algumas verdades tremendas concernentes àquilo que Cristo quer nos ensinar através da frase: "Vós sois a luz do mundo". Observemos que ele quer nos ensinar que a igreja precisa tomar consciência de 3 coisas:

1- A IGREJA PRECISA ENXERGAR O QUE ELA É
Cristo foi claro e conciso "Vós sois a luz do mundo". Pronto está claro! O que a igreja é? A luz do mundo. É preciso tomar consciência disso. Cristo quer demonstrar que como "luz", a igreja vê as coisas verdadeiramente e plenamente como elas são, pois, a igreja sendo a luz, está na luz, ela enxerga a realidade como ela de fato é, à plena luz!
Multidões estão indo em direção ao inferno todos os dias: "o abismo e o inferno nunca se fartam" (Pv 27.20); a bíblia diz que "o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo" (2ª Co. 4:4)".
Assim como Josué a princípio não entendeu que Deus o comissionava naquele momento e que dali em diante, ainda que menos experiente que Moisés, era ele o general e o responsável por Deus para conduzir o povo para conquistar Canaã e dividir as terras, muitos hoje não têm conseguido enxergar que eles são a Luz do mundo.
Você precisa enxergar as coisas verdadeiramente como elas são. Você é a igreja de Cristo, você é a luz do mundo. Não é preciso enxergar nem de menos: Inferioridade: Não sou nada... não sou ninguém...; nem enxergar de mais: Superioridade: Eu sou tudo, sou "filho do rei, dono da terra!"
Tome consciência disso, pois tudo parte da visão que possuímos acerca de nós mesmos. Anthony Hoeckema nos diz: "a vida cristã envolve crer em algo não somente acerca de Cristo, mas também em algo acerca de nós mesmos".
A águia voa alto, até às nuvens, vence as tempestades, vence o vento contrário, voa acima das nuvens, enxerga tudo perfeitamente, não teme nem tem receio, porque ela tem consciência daquilo que ela é: ELA É: ÁGUIA! ELA NÃO É GALINHA! Isso é inerente a ela, por isso ela vence os obstáculos, as dificuldades e as intemperes, pois ela tem consciência daquilo que ela é. "Vós sois a luz do mundo" Tome consciência dessa verdade, encarne essa verdade, viva essa verdade, ponha isso na mente todas as manhãs.

2- A IGREJA PRECISA VIVER AQUILO QUE ELA É
A partir do momento em que eu tomo consciência de uma verdade, não posso viver em uma atitude de apatia. A bíblia mostra que a igreja precisa, tomando consciência daquilo que ela é, viver uma vida autêntica, viver como luz!Se Josué apenas tomasse consciência: de que ele era (o general de Israel, auele que iria dirigir o seu povo rumo a terra prometida), mas não passasse a assumir de fato sua função, não chamasse o povo a uma vida autêntica, tudo iria de água abaixo! Mas não foi assim, a partir deste momento ele era o general de Israel, e assumiu tal função.
A bíblia diz que há um confronto tremendo entre trevas e luz! Porque isso? Porque se somos luz e vivemos com as trevas, as trevas são argüidas pelas luz (Jo 3:20). Ainda mais observemos o contraste muito mais do que claro, no Salmo 1 (ler). A igreja precisa viver aquilo que ela é! Dizem que os alemães possuem um ditado que traduzido significa: Seja aquilo que você é! Talvez esse seja um dos nossos grandes problemas como cristãos: não nos conscientizamos daquilo que JÁ somos; e com isso vivemos uma vida ministerial, MUITO AQUÉM daquilo que podemos ser.
Seja aquilo que vovê já é! Se você é luz, se você tem consciência que Cristo é seu Salvador e Senhor, viva como luz! Em dias em que o evangelho está tão desacreditado, é preciso que a verdadeira luz brilhe conduzindo os pecadores à direção correta.
É preciso que a igreja não negocie com o pecado, com a vida fútil e medíocre. Infelizmente é isso que temos visto, muitos que se dizem crentes e vivem como incircucisos, dizem-se filhos da luz, mas vivem como filhos das trevas! Dizem-se filhos de Deus, mas vivem como filhos do diabo. Dizem-se cidadãos dos céus, mas vivem como aqueles que vão herdar as maiores profundezas do inferno. A bíblia mostra que isso nunca foi o esperado por Cristo. Há uma diferença tremenda entre luz e trevas.
É uma vergonha quando vemos pessoas que mesmo não adorando e servindo o nosso Deus, dão "shows" em muitos evangélicos (Gandi, Madre Tereza, Betinho). É preciso que vivamos de acordo com aquilo que somos. Chega a ser até incoerência, vivermos de forma diferente. Romamos 12:1-2 nos diz: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


3- A IGREJA PRECISA TRANSMITIR O QUE ELA É
Muitos dizem: "não é preciso falar, basta viver". Eu digo: "é preciso viver, nas também é preciso falar!" Romaos 10:14 diz: Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? . O que quero mostrar é que há uma tensão muito grande registrada pelas escrituras entre as trevas e a luz. A bíblia mostra que não há negociação entre trevas e luz. Ou se está de um lado ou de outro, e a função da luz é iluminar todo espaço. Vós sois a luz DO MUNDO! A luz quer brilhar em todo espaço e iluminar aqueles que jazem nas trevas. "O povo que jazia em trevas viu grade luz, e os que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhas a luz" (Mt. 4:17).
Ainda que haja aqueles que irão resistir por terem suas obras más reveladas e denunciadas, há aqueles que verão na luz a oportunidade de lançarem fora os seu fardos "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mt. 11:28)". Isso acontecerá quando a luz começar a brilhar mais e mais, ou seja, através de uma vida digna e sensata e uma pregação agressiva, denunciadora, confrontadora e comprometida com a verdadeira luz, que é a fonte de nossa luz: Cristo Jesus! "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18).
Certo pregador disse numa oportunidade que ele esperava que Deus mandasse uma perseguição muito séria à igreja de nossos dias, para que o verdadeiro evangelho fosse depurado no Brasil. Infelizmente quase não se ouve nos púlpitos sermões que mostrem a nossa "chaga", o nosso erro. Creio que determinados pregadores têm medo; esse tipo depregação costuma "esvaziar a igreja".
Não comprometer a mensagem do verdadeiro evangelho. Dois textos me chamam muito a atenção; infelizmente, muitos pregadores d ehoje em dia se comparam a "Camelôs da espiritualidade": "Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus (2ª Coríntios 2:17) ...Pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade (2ª Coríntios 4:2).
 Amado irmão e irmã em nome de Jesus, pregue o verdadeiro evangelho! Brilhe mais e mais a sua luz, mostre em sua mensagem, transmita nela, e através dela, aquilo que está em você. Pregue o verdadeiro evangelho a tempo e fora de tempo, em nome de Jesus. É preciso enfatizar que não podemos pregar um evangelho genuíno, se nossas vidas estão cheias de trevas. Leia o Salmo 51:1-13 e observe que os pecadores só se converterão quando verem em nós pureza e exemplo de vida, aí sim confiarão, darão crédito à nossa pregação).
Conclusão:
Assim como Josué, diante de um povo enorme, diante de uma tremenda obra realizada por seu antecessor, você precisa tomar consciência; só assim seu ministério será pleno. Josué tomou consciência e viveu intensamente para a glória de Deus e jamais desistiu de seu alvo, antes pelo contrário testemunhou isso em suas palavras, já no final de sua vida: "
Tome consciência das coisas:
Tome consciência de que você é luz e precisa se enxergar como tal, nem mais nem menos. Você é o embaixador de Deus, você é a luz a brilhar no meio das trevas.
Tome consciência que você é luz e precisa viver como luz: Pare de colar, de xingar, de se irar com qualquer coisa, de murmuração, de falta de fé, pare de negociar com o pecado, de viver uma vida medíocre, de falar demais, de viver com a mente cheia de coisas perniciosas, de enganação, de amor às coisas deste mundo, de viver uma vida escrava dos desejos e apetites da carne. Tome consciência que você deve viver como luz.
Tome consciência de que você precisa transmitir uma mensagem condizente com aquilo que um dia você experimentou de verdade: a verdadeira luz. Deus conta com você para impedir que seus amigos de trabalho e de escola povoem o inferno. Deus conta com você para transmitir a mensagem de salvação para seus vizinhos e parentes. Deus sabe que os demônios estão com pouco tempo, os dias estão se abreviando e você precisa abrir sua boca e falar de Jesus. Leiamos juntos Provérbios 24: 11: "Livra os que estão sendo levados para a morte, e salva os que cambaleiam indo para serem mortos".
Que assm seja, em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário