quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A MANIFESTAÇÃO DO AMOR - "O amor em sua definição mais crua e menos romântica"

Preguei este sermão na IP Itaipava em 05/09/2010 - usei como "background" um  texto de Alessandro Mendonça. Abençoou muito a minha vida; creio que abençoará a sua também. Leia até o fim.
A MANIFESTAÇÃO DO AMOR 
"O amor em sua definição mais crua e menos romântica"

1- Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restitui-los-ás sem falta a teu irmão. 2- E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás. 3- Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir. 4- Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los (Dt. 22:1-4)

Estamos aqui em nossa igreja numa campanha de oração intitulada: Vivenciando os propósitos do Senhor! Estamos batendo e continuaremos a bater na mesma tecla até o fim do ano: conhecer e experimentar, cumprir o propósitos do Senhor – Quero dar uma dica para isso acontecer: pautar todas as nossas ações pelo amor . Paulo disse que “o cumprimento da Lei é o amor” (Rm. 13:10). – 1ª João 4:8 nos diz que Deus é amor.
O texto lido neste momento, (Dt 22:1-4) não trata explicitamente de amor. Mas trata sobre fazer o que é certo nas diversas situações da vida. Quando li este texto (Dt. 22:1-4) foi como uma bomba no meu coração – Ele me mostrou no exemplo do boi, da ovelha, do jumento e da roupa que perde, o genuíno amor na sua mais crua definiçãoo amor é prático; é ação, é atitude. É fazer o que é certo, independente da hora, da circunstância ou das nossas justificativas. Isso é amor.
Deuteronômio 22:1-14 nos mostra o exemplo prático daquilo que os teólogos chamam de “espírito da lei” quanto à consideração pelo próximo. Mateus 22: 37,38: “Amarás o teu Deus com toda a tua força... e o teu próximo como a ti mesmo”. João vai dizer que “se eu digo amar a Deus (a quem não vejo) isso deve ser evidenciado no amor ao próximo (a quem vejo), senão, eu sou mentiroso” (1ª Jo. 4:20)..
Por isso trataremos com base em Deuteronômio 22:1-4 sobre “A Manifestação do Amor”. A pergunta a ser respondida é: “como o amor se manifesta”? Vejamos:

1- O AMOR SE MANIFESTA NAS SITUAÇÕES NORMAIS DO DIA A DIA
O amor não é um sentimento que, de tão nobre, deva ser guardado e reservado para ocasiões especiais como salvar uma donzela em apuros de um dragão ou morrer pela pátria.
Não espere 11 de setembro (Terroristas Word Trade Center) – Não espere um Tsunami varrer o sudoeste da Ásia para amar – Não espere Mineiros Chilenos ficarem presos há 700 metro de profundidade na terra para ter oportunidade de amar – Não espere um terremoto abalar o Chile ou Haiti para amar – Não espere uma inundação arrasar Itajaí.
O amor se manifesta nas situações normais do DIA A DIA; sejam elas pequenas ou grandes. O amor é para o dia-a-dia, seja para um ato de heroísmo ou para apenas devolver um boi perdido, uma roupa que se perde.
Para aqueles que vêem no amor apenas sua dimensão romântica, o ato de recolher um animal perdido em casa não se parece nada com o amor das telas de cinema ou dos sonhos de menina. Entretanto é um exemplo ótimo para se ensinar que as oportunidades de amar fazem parte do nosso cotidiano.
Eu vejo como as pessoas amam, se sentem honradas quando paro o carro para elas passarem. O amor está no dia a dia, nas situações comuns; de segunda sexta. Então, se você ama, veja todo dia as oportunidades de demonstrar esse amor lavando a louça para sua mãe, lavando o banheiro, arrumando o seu quarto. Capine o quintal.. Dê o banco para o idoso, busque um copo com água, ajude sua irmã mais nova a fazer a lição de casa... elogie sinceramente as pessoas.... pare com a atitude ríspida... Diga bom dia, boa tarde, boa noite, paz do Senhor.... demonstre seu amor resgatando o boi, a ovelha, o jumento, ou a roupa que se perdeu.
Meu irmão era motoboy em BH. Perdeu a carteira com documentos e o salário do mês. Uma pessoa ligou do outro lado da cidade. “Eu levo aí para você; não precisa me dar nada, sou crente em Jesus, eu amo você...”. Ele não cobrou nada, nem pediu a  passagem ou dinheiro da gasolina que gastou para ir entregar a carteira. Isso é amor!
A Manifestação do amor nas situações normais do dia a dia. Cada dia é uma oportunidade para amar. Em segundo lugar, o amor se manifesta:

2- O AMOR SE MANIFESTA NA INCONVENIÊNCIA
Como dizem os mineiros: "é aqui o caldo começa a engrossar". As oportunidades de amar interferem nos nossos planos. Elas são inconvenientes. O amor se manifesta de maneira inconveniente.
O texto deixa isso claro quando adverte: “Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restitui-los-ás sem falta a teu irmão. O versículo 3 dia diz: Se... tu a achares não te poderás omitir”. Ou seja, fazer o que é certo implica em que o sujeito deveria gastar tempo, “rearrumando” a sua agenda, chegando atrasado em alguns compromissos; levando, às vezes, o nome de “enrolado, de tratante”, porque você estava a capturar o animal perdido (caso estivesse solto) ou libertá-lo (caso estivesse preso numa vala, por exemplo). Quantas vezes perdi compromisso por estar “tirando o boi da vala” (aconselhando uma esposa traída, um filho rebelde...), e fui “achincalhado” por causa disso... Pai perdoa-lhes porque não sabem o que dizem...
O amor interfere na nossa agenda. Ele se manifesta na INCONVENIÊNCIA – É isso que o texto quer dizer: amar não é tão fácil. Não é tão romântico. É disso que Jesus trata, da inconveniência do amor, quando fala da história do bom Samaritano. Sacerdote e escriba seguindo para o templo passam e encontram o rapaz caído semi-morto. O que eles fazem? Passam de largo. Ta no hora do culto...
Isso porque o amor INTERFERE NA SUA AGENDA. Meu pai ("Seu Carlinhos") era CARROCEIRO. Toda cidade (Nova Venécia - ES) conhecia-o bem, como também a mula chamada "Brasília" que puxava a carroça. Só que Brasília, apesar de ser muito forte e boa de serviço, era muito arisca. Uma vez solta, corria atrás das crianças (quantas vezes eu e meus irmãos tomamos "carreira" dela - ela só repeitava o meu pai). Quando meu pai a prendia para descansar, Brasília mordia a corda e sempre fugia. Às vezes meu pai andava 40 Kilômetros procurando o animal... As pessoas viam o animal, sabiam que era meu pai; mas, simplesmente deixavam-no ir; não paravam a sua agenda, não resgatavam o anmal; apesar de meu pai ser muito querido e "amado" por todos. Tenho mais o que fazer...
Você quer amar de verdade? Prepare para ser incomodado. Já enfretei diversas situações. CERTA MULHER IRIA DAR A LUZ E EU NÃO TINHA GASOLINA - OUTRA TAMBÉM IRIA DAR A LUZ E EU TINHA QUE IR PARA A REUNIÃO DE ORAÇÃO. O Espírito Santo disse: OLHA O BOM SAMARITANO SE REPETINDO! Em ambos os casos eu tive que "me virar:" Irmã "Jorinha", assuma a reunião de oração.
O amor é inconveniente; ele incomoda; faz a gente alterar nossa agenda, remarcar nossos compromissos e colocar o outro como nossa prioridade.
Como o amor se manifesta? No dia a dia e por meio da inconveniência. Você deitou na cama, o telefone toca, começou a dormir o visinho bate à porta; é o boi que se perdeu...
Em terceiro lugar como o amor se manifesta?

3- O AMOR SE MANIFESTA POR MEIO DO SACRIFÍCIO
Há uma pergunta e uma resposta implícita, em Deuteronômio 22:1-4. Pergunta: Você quer amar? (Responda: Sim?). Então vem a resposta: Prepare-se para suar! Pois o amor se manifesta por meio do sacrifício. Aprenda uma coisa: Não há verdadeiro amor sem sacrifício! É, inclusive por isso, que muitos casamentos não dão certo hoje; poucos são os que querem se sacrificar. Enjoou da cara, separe...
Capture o animal. Ou seja, no caso em questão, fazer o que é certo implica em que o sujeito deveria capturar o animal perdido (caso estivesse solto) ou libertá-lo (caso estivesse preso numa vala, por exemplo). Reveja o que diz o versículo 1e 2: 1- Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restitui-los-ás sem falta a teu irmão. 2- E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás.Ainda o versículo 4: Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los. Você sabe o que é tirar um animal da vala, cuidar do mesmo etc...
De um jeito ou de outro haverá uma boa dose de trabalho, desgaste e cansaço. Isso nos mostra que o amor implica sacrifícios. Implica gastos. Muitas vezes falo isso aos presbíteros, diáconos e líderes da igreja: Se você ama a obra de Deus, vez por outra você vai ter que “meter a mão no bolso”; e ninguém vai saber; vai ter que sacrificar tempo com esposo, com filho, seu carro, ou algo mais. Por quê? Por que você ama; isso é amor.
Ah, se ao menos o objeto perdido fosse uma “xuxinha” de amarrar cabelo... Mas não, um boi ou um jumento dão muito, muito mais trabalho. Onde colocá-los? Como alimentá-los? E por quanto tempo? Melhor seria deixar de lado e simplesmente ignorar.
Ah, irmãos a bíblia diz em Romanos 5:8 que “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
O amor se manifesta no dia a dia, se manifesta na inconveniência, se manifesta por meio do sacrifício. Mas em quarto lugar, o amor se manifesta...

4- O AMOR SE MANIFESTA DESTRUINDO TODAS AS NOSSAS PRETENSAS JUSTIFICATIVAS
3- Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir
Meus irmãos: tenho que lhe dizer uma coisa importantíssima: as oportunidades de amar são cheias de justificativas para não se amar: observe que fala de bois, ovelha, jumento e roupas. Irmãos, nós somos experts na arte de dar desculpas esfarrapadas:
A) Ah, essa muda de roupa; é coisa pequena demais para me preocupar.. Não preciso perguntar: “quem perdeu uma caneta?” Não te omitirás!
B) Ah, mas eu nem sei quem é... Não te omitirás!
C) “não é minha responsabilidade”, “problema de quem não cuida de seu boi”, “não é minha culpa”, “não é minha obrigação”. Não te omitirás!
D) Não parece justo interromper meus afazeres para cuidar da provável displicência do outro. Não te omitirás!
E) Ah, mas não tenho lugar... recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo. Não importa se sujar o tapete. Conheço um pastor que levou um mendigo para morar com ele. Nós (eu e a Marilene) levamos uma mulher com sua filha para dentro de casa; moraram conosco vários meses.
E) Outro dia ou outra hora ajudo. ; sem falta o ajudarás a levantá-los (4)
O amor não aceita desculpas esfarrapadas. O amor se manifesta destruindo as nossas justificativas justamente porque é a coisa certa a fazer. O amor se manifesta destruindo as nossas justificativas justamente porque EU SOU LIVRE PARA AMAR.
Mas, em quinto lugar... Como o amor se manifesta?

5- O AMOR SE MANIFESTA SEM EXPECTATIVA ALGUMA DE RECOMPENSA
Todo dia vemos placas pela cidade: procura-se cachorro poodol, minha filhinha está chorando pelo seu cão perdido, quem encontrar ganha 50 reais... Observe que o texto sequer sugere recompensa. Isso porque Deuteronômio 22 é radicalmente oposto ao pseudo-amor; ao falso amor que o mundo imagina ser amor.
O falso, o pseudo amor, amor do mundo, distinto do genuíno amor possui 3 características: A) Ele é Amor como Moeda de Troca:amo você, você me ama; você me ama, amo vocêB) Ele é Amor Condicional: Eu amo você, enquanto você me ama (frase célebre: que seja eterno enquanto dure). C) Ele é Amor pelo Interesse (Amo você, enquanto você me for útil, ou enquanto eu não perder algo, enquanto eu não abrir mão de algo – ela completou 50 troco por 2 de 25).
Deuteronômio fala de devolver o animal sem pedir nada em troca, depois de ter mexido na agenda, se sacrificado, alimentado e cuidando na sua própria casa; ele está falando de “amor pelo amor”. Eu amo você pelo que está em mim, não pelo que está em você.
Eu me recordo de 2 experiências do princípio do meu casamento. Emprestei um sapato branco, que eu gostava muito, a um rapaz que ia se casar. Acho que ele achou que eu havia lhe dado. 6 meses depois “pedi” de volta; ele me entregou todo sujo e arranhado, e ainda ficou com raiva de mim.
2 anos após (1996), comprei uma bicicleta nova para minha esposa Marilene. Meses depois ela engravidou. Emprestou a bicicleta à vizinha... ela foi ficando, ficando... (1 ano), até que outra vizinha falou que a outra (a que havia pegado a bcicleta emprestada) havia dito que tinha ganhado ou comprado a bicicleta. Marilene buscou; ela (a vizinha) fechou a cara, e nunca mais falou conosco...
E aí, você não emprestaria mais, certo? Errado. O nosso amor não é amor de troca... é amor pelo amor... Essa é a verdade: as oportunidades de amar não oferecem garantia alguma de recompensas imediatas, muito pelo contrário. Quem se dispõe ao trabalho de ‘devolver o boi’ deve fazer sem pretensões compensatórias. O amor, custa caro para quem oferece, mas não custa nada para quem o recebe. É de graça. É da Graça.
Porque tanta gente passa fome no mundo? Essa imagem me chocou muito, quando a vi pela primeira vez, chorei; não quero ser sensacionalista, apenas instigar em nós uma séria reflexão. Observe:

Permanece a mesma pergunta. Porque tanta gente passa fome no mundo? (aproximadamente 2 bilhões) Porque tanta violência? (morte de policiais esta semana em Itaipava e Itaoca). Porque tanta indiferença? (pessoas falam mal, difamam, criticam, matam e morrem ao nosso lado, sentamos ao lado das pessoas na igreja e sequer perguntamos seu nome...)
A resposta é uma só: estamos em crise de amor, carência do genuíno amor que devolve o boi sem ter expectativa alguma de ressarcimento daquilo que gastou. É o amor pelo amor.
Deuteronômio 22:1-4 nos mostra que o genuíno amor se manifesta: 1) Nas circunstâncias normais do dia a dia. 2) Se manifesta na inconveniência e; 3) Por meio do Sacrifício (não tenha o coração duro). 4) O amor se manifesta destruindo todas as justificativas para não amar (ele quer amar). Por fim: 5) O amor se manifesta sem esperar nada em troca.

CONCLUSÃO
Alguém argumentará: Então por que amar? Por que se sacrificar em função de alguém sem nada em troca? É MUITO Simples:

A- NÓS TAMBÉM TEMOS NOSSOS ‘BOIS, E JUMENTOS, PERDIDOS’.
Nós também precisamos de alguém que se compadeça e que dê meia-volta e recupere algo nosso que se perdeu. Quantas pais esperam que lá no Pará Deus envie alguém para recuperar o seu filho que se perdeu...
Há poucos dias atrás eu vinha da Vila do Itapemirim, percebi um rapaz caído perto da base Marinha do lado oposto ao que se seguia. Percebi que vários carros passavam e não paravam... Dei meia volta, coloquei-o no carro. Ele começou a desmaiar, levei-o para o Hospital Santa Helena... O rapaz foi cortar madeira, quando bateu o facão, este se partiu no meio e cortou parte da perna e do joelho; saiu muito sangue... Os pais nem tinham noção do que acontecera ao seu filho... O rapaz ficou surpreso. Ele perguntou: O senhor estava no caminho oposto. Porque voltou, quando todos que estavam no mesmo lado da pista que eu estava, passavam e não me ajudavam? Eu disse: porque o que eu fiz para você, eu gostaria que outras pessoas fizessem para o meu filho. Ah, irmãos: Todos nós temos o nosso boi perdido. Aquele rapaz, poderia ser meu filho, Gabriel.
Por que amar? Por que se sacrificar em função de alguém sem esperar nada em troca?

B- FICA MAIS FÁCIL AMAR SE TODOS AMAREM JUNTOS.
Uma vez perguntei na Cogregação em Itaoca: Dona Nancy, se eu mandar a senhora carregar um saco de cimento, a senhora agüenta? Não. E se Marta te ajudar... e se Nauir ajudar... e se Samuel ajudar e se Rony e Aparecida ajudarem... Por fim esta senhora idosa respondeu: Aí seria bem mais fácil pastor....
Imagine viver numa sociedade onde todos guardassem e devolvessem aquilo que você perdeu. É a Lei do bumerangue: Isso se volta para você – lance amor e receberá amor!!
Por que amar? Por que se sacrificar em função de alguém sem nada em troca?

C- PORQUE O PROPÓSITO DE DEUS É QUE A IGREJA SEJA UM GRANDE “DEPÓSITO DE ACHADOS E PERDIDOS”.
Nos aeroportos há uma seção chamada “achados e perdidos”... vou até fazer isso aqui na igreja – chaves, óculos, celulares, bíblias... Por falar nisso, alguém perdeu 8 notas de cinqüenta reais amarrado numa "buchinha". Porque eu encontrei a buchinha...
As nações mais desenvolvidas do mundo atual têm um princípio de sequer tocar em algo de valor que esteja perdido. A educação recomenda que qualquer coisa (dinheiro ou objetos) seja deixada exatamente no mesmo lugar, afim de que o dono, ao perceber-se da perda, possa retornar e encontrar seu bem no mesmo lugar. No Brasil a lei manda levar à delegacia de Polícia. Mas a lei mosaica (Lei de Moisés) ia além e determinava que quem encontrasse, assumisse a responsabilidade pelo cuidado e pela procura do dono. Assim, Deus pretendia que Israel fosse a comunidade onde nada se perdesse.
Irmãos, o espiritismo não tem capacidade de ser essa comunidade, nem a maçonaria, nem o “Criança Esperança”, a Unesco, nem o governo Lula.
Mas a igreja pode ser essa comunidade que assuma a responsabilidade de restituir o boi ou jumentos perdidos. Restituir o respeito e o amor próprio perdidos, a pureza perdida, a esperança perdida. Filhos perdidos aos pais, maridos perdidos às suas esposas e famílias, criminosos perdidos à sociedade. Afinal, restituir o perdido é o “negócio de Deus”.
Por que amar? Por que se sacrificar em função de alguém sem esperar nada em troca?

D- PORQUE UM DIA ÉRAMOS NÓS AQUELE ‘BOI, AQUELA OVELHA, AQUELE JUMENTO, AQUELA ROUPA’ QUE SE PERDEU
É provável que nosso Senhor Jesus Cristo pensasse neste texto quando contou a parábola da ovelha que se perdeu (Lc. 15:3-7). Um dia, essa ovelha éramos nós, era eu... nós experimentamos na pele o que é estar caído na vale, o que é estar "na boca do lobo", “perdido no mundo sem mais poder voltar”- passando frio, sede, “sem esperança e sem Deus no mundo”...
Só precisávamos de uma coisa: do amor "puro e simples"; o amor em sua manifestação mais crua; o amor que não faz perguntas, que ama despretenciosamente, que não te dá um sermão, que não aumenta o fardo, que não lança na cara seus erros; que muda a história daquilo que se perdeu.
Irmãos, vamos amar!! Criticar o mundo já faz; amar com o genuíno amor só a igreja sabe fazer. Aleluia! Resgate o que se perdeu, porque um dia você também esteva perdido.
Deus te abençoe, em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário