segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ESPÍRITO PORCO

Na análise do comportamento humano, o criminalista brasileiro Waldir Trancoso Peres, que já defendeu 100 homens que mataram suas esposas, e 30 mulheres que mataram seus maridos, aproxima-se muito da teologia da bíblica pecaminosidade latente do ser humano. Basta ler os seguintes pronunciamentos retirados de sua entrevista `a Revista Veja, de 30 de novembro de 1994: "O espírito do homem é porco. Por ali passam desejos de todos os matizes que são os mais cruéis e terríveis". "O mais generoso dos homens já deve Ter desejado a morte de mais de uns 100. Esse impulso todo mundo tem". "Não há quem não tenha lixo atômica na cabeça. É preciso descarregar isso em algum lugar". "Qualquer um de nós tem instintos homicidas". "Se cada um pensar melhor, verá que não é nada impossível que amanhã seja o agente do crime".
O criminalista que já passou mais de 3000 horas nos tribunais, cita ainda mais um conselho atribuído ao médico francês Maurice: "Depois de percorrer todos os caminhos da alma humana, cheguei a uma conclusão: tenhamos piedade uns dos outros". Há muitas outras vozes que têm falado as mesmas coisas em outras ocasiões. O filósofo Romano Sêneca, que foi contemporâneo de Jesus Cristo e conselheiro de Nero, para quem a catástrofe é resultado da destruição da razão pela paixão, declarou: "Somos todos perversos. O que um reprova no outro, ele o achará em seu próprio peito. Vivemos entre perversos, sendo nós mesmos perversos". Já o moralista Samuel Johnson, que escreveu "A Vaidade dos Desejos Humanos" em 1749, confessou: "Cada qual sabe de si mesmo o que ele não ousa contar ao seu mais íntimo amigo". Poucos anos depois, o poeta alemão J. W. Goethe exclamou: "Não vejo falta cometida que não a pudesse Ter cometido".
Para este problema dos "impulsos negativos da nossa espécie" ou do "espírito porco" - só há uma estratégia que da certo: a arte de negar-se a si mesmo todas as vezes que o desejo for pecaminoso, criminoso, egoísta, anti-ético, louco. Esta é uma condição sine qua non para se tornar cristão: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me"
Élben Lenz Cézar - Livro: "Antes de Amarrar Satanás"

Nenhum comentário:

Postar um comentário