segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AS EVIDÊNCIAS DO GENUÍNO EVANGELHO - PARTE 2/3

Esta é a Segunda Parte do Sermão que preguei no Congressso da Federação de SAF`S (Sociedade Auxiliadora Feminina) do Presbitério do Caparaó na Igreja Presbiteriana de Irupi (ES) em 27/11/2010. Durante os próximos dias publicarei a terceira parte do sermão.


19b Estou crucificado com Cristo; 20ª logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (Gl. 2:19,20)

2- O Genuíno Evangelho é Caracterizado pela "Desentronização" do “EU”
logo, já não sou EU quem vive - Gl. 2:20a

O "EU" aqui representa a vida do EGO. Paulo está afirmando que o "EU" precisa ser subjugado, dominado. O "EU" PRECISA SER RETIRADO DO TRONO.
Você já percebeu que nossa época é a extremamente marcada pelo egocentrismo? O programa de televisão chama-se “MAIS VOCÊ”. As mensagens que mais ouvimos são geralmente ligadas aos próprio interesses: “Você Merece ser Feliz”; “a Solução está dentro de Você” Campanha da Vitória Financeira. Em Belo Horizonte havia numa igreja neo-pentecostal a Campanha do Anjo forte que iria tirar o nome do SPC e Serasa... Seria cômico se não fosse trágico.
O Eu domina a nossa época. Daí, vemos homens e mulheres se matando nas academias de ginástica; é o culto ao corpo. Observe agora, com a chegada do verão, que os corpos precisam "estar em cima". É botox, é silicone, lifitin, correção de expressões, creme de todo tipo. É lipo-aspiração e a lista se torna cada vez mais extensa. E homens e mulheres cada vez mais vazios, as clínicas de psiquiatras, psicólogos e psico-terapeutas, cada vez mais cheias, mais apinhadas de gente doente e vazia...
Irmãos, eu me assombro, às vezes, com pessoas que mesmo depois de anos na igreja, servindo ao Senhor ainda não aprenderam acerca de primário princípio. Gente que acha que a igreja tem que girar ao redor dela. Gente que se acha o sol, o centro do sistema solar: "Não lembraram de mim no meu aniversário"...
Gente, eu não suporto gente com auto-piedade, autocomiseração; gente que vive o tempo todo "lambendo ferida": "O pastor não me visitou"... Outros, põem o dedo na "cara" do irmão e dizem: Você sabe com quem está falando? É triste ver pessoas que n]vão parar no Supremo Concílio (Assembléia Geral, o concílio "maior! da Igreja Presbiteriana do Brasil) para pedrirem retratação; na maioria da vezes são picuinhas: "Mancharam a minha honra. O que vão pensar de mim?"
O seu EU, irmão, "tá" mais adulto que nunca! Algo que sempre aprendi com Jesus: Nunca se defenda! Gente que é assim tem vivido um cristianismo deformado, um evangelho sintético, genérico, barato. Um "outro" evangelho, um evangelho anátema.
Por favor, não me tenha por moralista. O que transmito é o puro evangelho nessa noite. Abra o seu coração; eu oro para que o Espírito provoque mudança real em nosso ser. Mas gente quantas pessoas que se dizem crentes e se irritam com tudo e com todos. Não têm paciência, não andam uma milha a mais. Dizem: "dou um boi para não entrar numa briga; uma boiada para não sair dela"... Isso é do diabo, irmão!
Gente que se altera com pouca coisa... A velha natureza não morreu, o eu ta mais vivo que nunca. Gente que diz: "eu não levo desaforo pra cada, eu não engulo sapo... Se é crente genuíno vai engolir sapo, sim... Sapo boi, e seco, sem água e sem se açúcar; vai pra casa com a cara baixa. A igreja ta cheia de gente que toca o terror e depois se fecha pelos cantos fazendo pirraça, fazendo "biquinho", dizendo-se humilhada, ofendida. O diabo não precisa fazer nada pois ela mesma, com as próprias mãos, já está destruindo tudo... A bíblia diz que "a mulher sábia edifica a casa, mas a tola, a destrói com as próprias mãos". E enquanto isso o diabo fica aplaudindo e sorrindo: "parabéns, continuem assim. Destrói sua SAF, faz isso mesmo..."
Não sou eu quem vive! Essa declaração de Paulo corta pela raiz todo nosso orgulho, toda a nossa dependência de nosso próprio intelecto, de nosso orgulho para nossas próprias habilidades; nossos desejos naturais, nossa sede pelo sucesso, nossa reputação, nosso planos.
Recorde-se que a primeira tentação de Cristo foi "satisfaça os seus desejos legítimos"... Transforme essas pedras em pães você está com fome, você merece ser feliz. Quantos irmãos acham que se ele sair da igreja, ela não anda mais. A SAF pára. Irmão, o Reino de Deus é muito maior que você. Leia 1ª Co. 1:26-2:5. Aleluia!!
Certa vez não fiz um teste com a igreja. Propositadamente não eleogiei um ótimo trabalho que a igreja havia realizado. Os irmãos ficavam jogando piadainhas, estimulando-me a elogiá-los: "foi uma bênção, né, pastor... Os líderes diziam: "elogia as pessoas pastor"...
Cuidado com o EU, irmão, ele quer roubar a glória de Deus, ele é como uma esponja, vai fazer todo o possível para sugar e sugar. A bíblia diz: quer vive após mim? a si mesmo se negue... Dr. Andrew Murray disse certa vez: ninguém aprende o que é verdadeiramente a vida cristã até que aprenda a morrer para tudo aquilo que é meramente humano. Até que o eu seja desentronizado.
Fique atento: todas as propostas da nossa presente era, inclusive boa parte de nossas pregações evangélicas, são para o nosso EU. São para que ele viva cada vez mais forte. O lema de nossa época é: EU posso; EU quero, EU tenho, , EU preciso! EU, EU, EU.
Mas, o lema de Jesus é: A si mesmo se negue. E o lema de Paulo é: Já não sou EU QUEM VIVE. O eu precisa ser desentronizado, dominado. Crucifique o esse EU ORGULHOSO, MENTIROSO, EGOCÊNTRICO. Deus nunca disse para sermos os arquitetos de nossa própria existência. Antes, como disse João Batista: "que ele cresça e eu diminua".
Se você quer viver o autêntico evangelho, volte à simplicidade, volte ao começo, volte ao foco. Volte ao ponto zero. Crucifique a velha natureza. Domine o EU. Alguém já disse que só posso ser cheio de Deus quando eu for vazio de mim mesmo.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário