segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AS EVIDÊNCIAS DO GENUÍNO EVANGELHO - PARTE 3/3

Esta é a Terceira (e última) Parte do Sermão que preguei no Congresso da Federação de SAF`S (Sociedade Auxiliadora Feminina) do Presbitério do Caparaó na Igreja Presbiteriana de Irupi (ES) em 27/11/2010. Dividi em partes porque muitos irmão acham cansativo ler todo o texto do sermão de uma só vez.


Estou crucificado com Cristo; 20ª logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (Gl. 2:19b,20)

3- O Genuíno Evangelho é Caracterizado pelo Fluir em Nós da Vida de Cristo
mas Cristo vive em mim
Falamos no início que um dos alvos dos propósitos do Senhor para com os seus servos é que os mesmos usufruam daquilo que é chamado de vida abundante, vida em plenitude; uma vida superlativa. Essa vida superlativa é exatamente isso que Paulo diz aqui com esta frase: Cristo vive em mim. Antes de prosseguirmos deixe-me dar uma pincelada com 3 Notas Exegéticas sobre o texto.
1º Nota exegética: Ao dizer: “estou crucificado com Cristo”, Paulo usa um tempo verbal chamado PERFEITO na língua grega. O perfeito nos diz de uma ação completa, realizada com sucesso. Ou seja, “estou crucificado MESMO, DE UMA VEZ POR TODAS. EU MORRI MESMO PARA A VELHA NATUREZA. Tome posse disso toda vez que o pecado "bater à porta".
Mas o TEMPO PERFEITO nos ensina ainda algo mais, que essa ação realizada no passado tem efeitos duradouros no presente. Ou seja: “eu morri (fui crucificado) ontem e continuo morrendo hoje”. É por isso que a versão da bíblia Corrigida (ARC) diz: fui crucificado. Ela remete mais ao passado sa ação. Já a versão bíblica atualizada (ARA) diz diz: estou crucificado. Ela já  nos remete mais ao presente. Ambas estão corretas, por causa do tempo grego perfeito. Uma ação do passado que tem efeitos contínuos no presente e no futuro. Fui crucificado e estou sendo diariamente crucificado e serei crucificado amanhã.
2ª Nota Exegética: Depois disso, Paulo, no segundo ponto, usa uma Conjunção Conclusiva: “Logo” já não vivo eu (ARA) – (“E” –ARC - NÃO VIVO EU). Esta conjunção conclusiva, trás a idéia da Conseqüência Natural; da naturalidade da crucificação do “Eu”. Ou seja, uma vez que eu fui crucificado, automaticamente o EU foi dominado. É natural, é conseqüente (logo já não vivo  - E não vivo eu). Quem vive cheio de si, dominado pelo eu, precisa rever sua vida cristã. Das duas uma: ou ele ainda não se conscientizou ou nunca foi salvo. Porque o "eu" é naturalmente dominado, uma vez que a minha velha natureza foi crucificada.
3ª Nota Exegética. Se no segundo ponto foi usado uma conjunção conclusiva, agora, no terceiro ponto, para o "fluir" da vida de Cristo como Evidência de um Genuíno Evangelho Paulo usa uma Conjunção Adversativa. Ele diz: “Vivo não eu” (ARC), ou “Já não sou eu quem vive” (ARA)”, “MAS”... Cristo vive em mim.
A conjunção MAS, é uma conjunção adversativa; é uma conjunção forte que tem sua força não necessariamente no que veio antes, mas no que vem à frente. Ou seja. É importante que o eu seja crucificado com Cristo, e é até natural que "eu não viva mais" (que o eu seja dominado). Mas, o mais preponderante é que Cristo vive em Mim. Aleluia!!
Nós usamos a conjunção adversativa no dia a dia, muitas vezes sem saber seu significado. Dizemos: “olha eu farei isso, MAS, que não se repita...” Por causa do MAS, a mensagem mais importante não é "eu farei isoo", mas, sim QUE ISSO NÃO SE REPITA. Entendeu?
Em outros momentos a bíblia mostra essa conjunção adversativa. Efésios 2: 1-5: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.... 4- MAS, (NO VERSÍCULO "4" TUDO MUDA. E É ISSO DE FATO O QUE INTERESSA) MAS DEUS SENDO RICO EM MISERICÓRDIA, por causa do grande amor com que nos amou,e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -pela graça sois salvos”. ALELUIA, É ISSO O QUE IMPORTA – TUDO COMEÇA COM UM MAS...
Porque isso é importante? Estamos dizendo que vivemos um dias de distorção do genuíno evangelho. O cristão em nossos dias é conhecido mais porque aquilo que ele não faz do que por aquilo que Cristo faz nele. Ser cristão é não fumar, é não beber, é não cortar o cabelo, é não dançar... Mas não é isso que é tão preponderante. Não é o que nós não fazemos mas, aquilo que Cristo faz em nós ou, através de nós. Vida abundante é o fluir da vida de Cristo em nós. Aleluia!!
Eis aqui, irmãos, a essência da vida cristã. Eis aqui o centro do propósito de Deus, eis aqui a porta de entrada para a vida em plenitude: nos abrirmos para que Cristo flua sua vida através de nós, pois, ele está em nós: CRISTO VIVE EM MIM.
Para Paulo, estar unido a Cristo, significava estar identificado intimamente com Cristo; é a vida de Cristo implantada em mim e fluindo através de mim. Aline Barros canta: Sonda-me senhor e me conhece quebranta o meu coração, transforma-me conforme tua palavra, e enche-me até em mim se ache só a ti, então usa-me, Senhor

CONCLUSÃO
TRÊS DESAFIOS PRÁTICOS PARA RESTAURAÇÃO DO GENUÍNO EVANGELHO:

A- Crucifique Diariamente a Velha Natureza
Conscientize-se daquilo que Cristo fez ao morrer na cruz. A morte dele foi a sua morte. Crucifique a velha natureza, os velhos hábitos as velhha manias todas as vezes que o pecado quiser se manifestar.
B- Domine o "Eu" e Cuidado com Suas Artimanhas
Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto”. Há algum tempo um brasileiro de 46 anos deu um testemunho assombroso, publicado pela revista "Isto É": “Contraí o HIV em 1984, mas só descobri que era doente em 1996. (...) Eu passei Aids para muitas mulheres nas estradas, perdi a conta. Claro que sem saber. A vida na estrada é de muita solidão, mas sempre aparece uma moça para fazer programa, mulheres que pedem carona em troca de sexo. Em algumas viagens tive cinco mulheres de beira de estrada. Contraí a tal Aids em Santos, (...) com uma mulher que logo depois morreu disso. Continuei com mulheres pelas estradas, quase sempre na boléia do caminhão. (...) Me casei em 1990. Continuei a ter parceiras. (...) Em 1996 a minha esposa ficou grávida e descobriu que tinha o HIV. Resisti, mas fiz o exame: o médico falou que eu estava com o vírus há pelo menos 12 anos. Continuei (...) nas estradas sem camisinha. (...) Minha filha nasceu saudável, mas minha esposa morreu de Aids no Natal de 1998. (...). A família dela me tirou a criança. Dei para beber. Hoje faço parte do grupo católico Esperança e Vida, que acolhe portadores do vírus, e trabalho com prevenção. Deixa eu contar uma coisa: tenho uma outra filha, está com 24 anos. Há pouco tempo ela me telefonou avisando que ia casar. Pediu para eu não ir à festa. É difícil, moço, muito difícil falar de tudo isso sem chorar.” (Revista Isto É, 15.8.2001, p. 15)
Ouvimos esta narrativa e nos estarrecemos porque, porque ouvimos de lágrimas, mas não vemos nela uma confissão, uma confissão de erros, seguida de arrependimento. Ouvimos de lágrimas, de emoção, de comoção, mas não de genuíno arrependimento. Então, nos perguntamos: como uma pessoa pode ser tão egoísta? Toda sua vida se preocupou tão somente em satisfazer SEUS próprios desejos, SEUS próprios caprichos, achava que o mundo, e as pessoas deveriam sempre SATISFAZÊ-LO, destruiu vidas, por onde passou deixou um rastro de morte, foi AGENTE DE MORTE... e, mesmo os anos tendo passado, percebe-se que ele não mudou..., agora acha natural que a filha o convide ao seu casamento, como se nada tivesse acontecido...
C- Abra-se, Sem Reservas Para que a Vida de Cristo Flua sem Medidas na Sua Vida
Um grupo de vendedores foi participar de uma Convenção de Vendas. Todos tinham prometido às suas esposas que voltariam na sexta feira à noite, a tempo de jantar com elas. Como a Convenção acabou um pouco tarde, chegaram atrasados ao aeroporto. Entraram correndo pelos corredores para não perder o avião. De repente, sem querer, um deles esbarrou na mesa onde uma vendedora tinha uma cesta de maçãs. A cesta caiu no chão e as frutas saíram rodando por todas partes. Os vendedores entraram no avião quando as portas estavam começando a fechar-se. Todos menos um. Este deteve-se e respirou fundo, tocado por um forte sentimento de compaixão pela dona do posto de maçãs. - Por favor! - disse a um de seus companheiros - Quando chegar, explique à minha esposa que chegarei no próximo avião.
Voltou ao terminal e encontrou as maçãs espalhadas pelo chão. Ficou mais surpreso ainda, quando percebeu que a dona do posto era uma menina cega. Ela estava chorando, com enormes lágrimas descendo pelo seu rosto. Engatinhando pelo chão, tentava localizar as frutas, enquanto a multidão, correndo, passava sem parar, sem importar-se com a desgraça da pobre menina. O homem ajoelhou-se ao seu lado, juntou as maçãs, colocou-as na cesta e a ajudou a montar de novo seu posto. Ao mesmo tempo notou que algumas maças estavam machucadas pela queda e as separou colocando-as noutra cesta. Depois abriu a carteira e disse à menina: - Por favor, tome cem reais pelos estragos que lhe fizemos. Está bem? Ela, chorando assentiu com a cabeça. Ele continuou: - Espero não ter arruinado seu dia! Tchau!
Quando o vendedor se afastava, a menina gritou: - Senhor!!! O homem parou e se voltou para aqueles olhos cegos. Ela continuou: - O senhor é Jesus? Ele ficou ali, parado, olhando, sem saber o que fazer. Depois deu meia volta e se afastou, devagar, à procura do próximo vôo, com essa pergunta queimando-lhe o peito: - O senhor é Jesus?...
O verdadeiro evangelho é isso, irmão. Se parecer tanto Jesus, que as pessoas não possam distinguir a diferença.
O verdadeiro evangelho é evidenciado pelo fluir da vida de Cristo em nós. Se dissermos que vivenciamos o genuíno evangelho devemos expressar isso por meio de uma de uma vida que espalha o bom perfume de Cristo. Assim é o crente; onde ele chegar a glória de Deus chega com ele; onde ele estiver os rios de água viva dessedentam a sede; ele leva a vida pois é a vida de Cristo fluindo por meio dele.
Aí sim, a autoridade espiritual será restaurada... Os milagres, os prodígios... Aquele mesmo poder absoluto que ressuscitou a Cristo será liberado sobre sua vida... Você será inundado pelo oceano do amor de Deus... Você será capaz de suportar as aflições por amor a Cristo... por que a vida de Cristo flui, como rios de água viva sobre você e de dentro de você... Aleluia...
Eu vim aqui também, irmão orar por você, ministrar sobre a sua vida... Não sei como você está se sentindo, mas eu sei que Deus quer te abençoar nessa noite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário