terça-feira, 26 de junho de 2012

A VERDADE VOS LIBERTARÁ


A VERDADE VOS LIBERTARÁ – João 8:32
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
INTRODUÇÃO:
O Salmo 124:7 descreve situação de muita gente por meio de uma brincadeira que antigamente as crianças gostavam muito de fazer: pegar passarinho. Assim diz o salmo 124:7: “Salvou-se a nossa alma como um pássaro dos laços dos passarinheiros; quebrou o laço e nós nos vimos livres”.  A vida de muita gente se descreve pela situação de um pássaro preso entre as cordas, entre os laços dos passarinheiros. Quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres.
Em João 8:32 o Senhor Jesus nos diz a mesma coisa. As pessoas estão presas a laços e só uma coisa as liberta: o conhecimento da verdade.
Talvez você diga, mas eu não sei em que estou preso. Quais são os laços que eu possa estar preso... Ser livre de quê... a verdade nos livra de quê?

1)                  DOS LAÇOS DAS CRENDICES E SUPERSTIÇÕES DE NOSSA ERA
Eu conheço muita gente que acha que os problemas na sua vida serão resolvidos quando começar a andar com ramo de plantas na orelha...
Eu conheço gente que não sai de casa sem consultar seu mapa astral.
Eu conheço muita gente que acha que precisará mais consultar mortos, acerca de situações relacionadas aos vivos
Eu conheço muita gente que acha que acha que fazer despachos nas encruzilhadas resolverá o seu problema.
Eu conheço muita gente que acha que tem medo se um gato preto cruzar seu caminho, ou medo de chinelo virado dentro de casa ou medo de ter 07 anos de azar porque quebrou um espelho.
Gente que pensa assim está presa aos laços das superstições e laços de crendices. A bíblia nos fala que a verdade nos liberta dessas coisas.
Se você conhecer a verdade. Você não precisará mais se preocupar se alguém fez algum trabalho contra você ou se colocou o seu nome na boca do sapo. Sabe por quê? Porque você está livre de todas essas crendices que te aprisionam. A bíblia diz: Maior é aquele que está em nós do que Aquele que está no mundo (1Jo 4:4). A bíblia diz: Se Deus é porque nós, quem será contra nós? A bíblia diz: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do onipotente diz ao Senhor: meu refúgio e meu baluarte, Deus meu em quem eu confio (Sl. 91:1).

2)                  DOS LAÇOS DAS FILOSOFIAS QUE COMPÕEM A NOSSA VIDA
Todos nós temos a nossa forma de entender a vida. Todos nós fazemos uma leitura da vida e da maneira como nós lemos e entendemos a vida nós vivemos. Se você tiver um conceito falso acerca de sua vida todos os seus valores e todas as formas como você conduzirá a sua vida serão conceitos vazios, fúteis e sem sentido.
A bíblia diz, por exemplo, em Isaías 5:8 Ai dos que ajuntam casa e casa, campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra. Tem gente que a sua filosofia de vida é ajuntar, é crescer e não importa como, nunca se satisfaz. Destrói a família, não tem tempo para o filho ou para a mulher. Tem que por comida dentro de casa... Lucas fala de um homem que seu campo produziu sobejamente  e não tinha onde mais colocar os produtos do seu campo... vou construir celeiros maiores... Louco esta noite pedirei a tua alma e o que tem preparado,... para quem será? ACUMULAR... ACUMULAR... ACUMULAR...
Outros, diz Isaías, têm a seguinte filosofia: Ai dos que levantam de madrugada e seguem a bebedice, e continuam, até alta noite, até que o vinho os esquenta... Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte... Tem gente a a filosofia dele é festa, brincadeira, bebedice... Deixa a vida me levar, vida leva eu... Dizem ainda... bebi 3 caixas de cerveja esse fim de semana... A busca pelo prazer...
A bíblia diz em 2 Co. 10:4: As armas da nossa milícia não são carnais, e sim, poderosas em Deus para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Sofismas são filosofias de vida.
Eu também achava que era assim. Achava que abandonar a vida que tinha para servir a Deus, me faria uma pessoa presa.Para mim servir a Deus era sinônimo de prisão.
Certa vez um rapaz me disse: Vocês crentes não são livres. Vocês são escravos, pois, eu posso fumar maconha, vocês não. Eu lhe disse: Pelo contrário, meu filho. Eu posso dizer: Não à maconha. Eu sou livre para dizer não! Mas você é escravo, pois, não tem como dizer não a ela.
Engana-se, meu amigo, se você pensa assim... A bíblia nos mostra que a verdade nos liberta desse tipo de pensamento; desse tipo de filosofia de vida.

3)                  DOS LAÇOS DA SUBSERVIÊNCIA A UMA VIDA PECADORA E MISERÁVEL
O pior de todos os laços é laço do pecado. Se você conhecer a verdade hoje não precisará procurar lavagem no coxo que o diabo põe. A lavagem das drogas, dos vícios, da prostituição. Essa fome que você tem sentido pelas coisas do mundo é porque você ainda não conheceu a verdade. É por isso que após experimentar vem a depressão.
O Senhor Jesus disse: Eu sou o pão da vida; o que vem Amim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede (João 6:35). Aleluia! Essa falta de propósito, essa amargura que está dentro de você esse sentimento de futilidade na vida, esse vazio e falta de prazer, essa vida miserável e cativa é porque você ainda não você ainda não conheceu a verdade. A uma mulher que servia água à beira do poço, mulher que tivera vários maridos,  Jesus disse: Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (João 4:14). Glória a Deus.
É provisão, é alegria é satisfação, é felicidade, não precisamos de nada mais. Posso morar na pior casa, posso não ter dinheiro no banco, mas tenho uma felicidade, um prazer pela vida que nada tira isso de mim.
Você não precisará se entupir todo dia de medicamento tarja preta, não precisará andar grogue, drogado todo dia, ou o dia todo. Você não precisará mais procurar prazer nos braços de qualquer um. Você não precisará pecar... A verdade te livra do álcool, como me libertou... Te livra do cigarro. Há pouco tempo orei por uma pessoa que fumava há 40 anos, e Deus a livrou da noite para o dia. O cigarro é lavagem que O Diabo  pôs no coxo..., meu irmão! Você pode ser livre!!!
Disse Jesus certa vez: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37,38).
A bíblia diz: Para a liberdade foi que Cristo nos que Cristo os libertou... (Gl 5:1); e mais: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Você estará liberto do mundo, livre das drogas, livre de toda maldição que tenham falado contra você.

4)                  DOS LAÇOS DO PODER, SUGESTIONAMENTOS, E ACUSAÇÕES DO DIABO
Nós temos um inimigo que quer nos destruir. O diabo sempre sugestiona-o para o mal caminho; o mundo com suas filosofias de "viva a vida do jeito que der na telha", entregue-se às drogas, à prostituição, às filosofias da presente era...
Infantil você será se crer que por trás de toda dificuldade que você tem passado é somente uma "questão de não se deixar envolver por uma questão natural". A bíblia diz que o ladrão vem SOMENTE para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR. Observe a expressão SOMENTE.
Estudei no seminário com um grande colega de classe que tinha cometido um delito extremamente grave; inclusive cumpria. Ele me disse: "O SENHOR me transportou do império das trevas, para o reino do filho do seu amor. Eu estava debaixo do poder das trevas. Agora estou no reino de CRISTO". Lhe perguntei: "E a sua consciência?" Ele respondeu tranquilamente: Fiz muito mal, eu sei; não dá para voltar atrás, mas... "o sangue de Jesus me purifica de todo pecado". Depois recitou Romanos 8:31-39, que no versículo 33 diz:  “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?
Hoje, o diabo não pode mais me acusar, pois, estou debaixo do sangue do cordeiro.
Venha para a verdade e Le ate livrará do pensamento suicida, do desejo de vingança, da amargura e do ódio. Ele te livrará de todo sugestionamento para o mal, de uma vida miserável.
Fora da verdade você estará exposto ao perigo do ladrão. Na verdade você estará seguro, protegido usufruindo do amor de Deus.
Filho que se rebelou contra o pai e voltou com uma promessa do pai: lençol branco pendurado na janela da casa.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

CONCLUSÃO
Jesus disse essa frase: conhecereis a verdade ao seu povo. Gente que achava que conhecia porque tinha informações acerca dele, fariseus e escribas. Essas pessoas tinham informações acerca de Abraão, de Moisés dos patriarcas e dos profetas. Mas não se relacionavam profundamente com ele.
É preciso conhecer a verdade? E quem é a verdade? A verdade é Jesus. Eu sou o caminho E A VERDADE, e a vida (João 14:6). Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se pois, o filho (que é a verdade) vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Conhecer para a bíblia é “conhecer intimamente”.
Não é apenas ouvir falar, não é apenas olhar de longe. É conhecer de perto.
Tem muita gente que tem informação acerca de Jesus. Tem muita gente diz conhecer algo, apenas de colher informação. É relacionar-se com ele.
Jesus fala acerca das ovelhas. Elas ouvem Sua minha voz.... os pastores moravam com as ovelhas ao ponto delas se identificarem, pela intimidade com o pastor.
Cuidado que você pode entrar numa furada.
Essa verdade não é a igreja (igreja não salva ninguém) Nós aqui somos da igreja Presbiteriana e a amamos. Mas não pregamos igreja. A igreja é apenas anunciadora da verdade. E muitas anunciam mentira.  Pregamos a Cristo. Ele é a verdade.
Essa verdade não é a virgem Maria. Ela foi um a grande mulher. Mas ela não morreu por você. A bíblia diz: Há um só Deus e um só mediador entre Deus e o homem: Cristo Jesus homem (1Tm 2:5). E o Senhor Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6).
Essa porta não são os seus esforços. Por mais que você se esforçar, jamais você conseguira se salvar. Em Mateus 7:23, fala de muitas pessoas que se esforçaram e fora reprovadas pelo Senhor. Muitos naquele dia me dirão: Senhor, em teu nome fizemos milagres, e maravilhas.... Ma lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci.... Apartai-vos de mim.... A bíblia diz em Atos 4:12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.
Eu quero orar por você que ainda não conhece a verdade, ou que, nesta noite quer se tornar conhecedor da verdade e em obediência andar por seus caminhos daqui por diante...

terça-feira, 19 de junho de 2012

OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO –10 Marcas que distinguem da Igreja do Senhor Jesus - PARTE 2 - Apocalipse 7:9-17


Apocalipse 7.13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? 7.14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, 7.15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário;

INTRODUÇÃO
A Reforma protestante enumerou as 03 marcas da igreja verdadeira: 1- Pregação Fiel da Palavra, 2- Administração Correta dos Sacramentos, 3- Aplicação Cuidadosa da Disciplina.
Sem discordar dos nossos mestres, gostaria de ampliar esse assunto com base no texto que revela visão que João teve, conforme se registrado em Apocalipse capítulo 7:9-17. Ali estão redigidas as 10 Marcas que distinguem a Igreja do Senhor:


5ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR – A MARCA DO SERVIÇO
15- razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário...
A igreja do senhor é uma igreja serviçal. Ela tem prazer em servir, em ser útil ao seu Senhor. Já diz o provérbio popular, que está correto: quem não vive para servir, não serve para viver. Quem pensa que a vida no céu será “pular de nuvem em nuvem,” está muitíssimo enganado. É por isso que falamos que para alguns, se forem para o céu, o céu será um lugar estranhíssimo. Por que o que se espera é que o céu seja uma continuidade da terra. No céu haverá trabalho, serviço; o serviço contínuo de Deus no santuário do Senhor.
Não sei se você sabe, mas, nosso Hinário Presbiteriano “Novo Cântico” é dividido didaticamente em blocos por estilos. Por exemplo, os hinos que vão do Nº 1 ao 34; tratam sobre o Caráter de Deus – Trino, Santo, Soberano, Criador, Providente, Fiel. Os hinos que vão do 35 ao 54 tratam sobre Jesus: Senhor, Salvador, Vencedor. A partir do 55 até 65 são os hinos de Gratidão e assim vai... observe no índice de seu hinário que você encontra esta lista “índice por assuntos”.
Há toda uma série de hinos que trata sobre o serviço/trabalho do Senhor no nosso hinário Novo Cântico (hinos 311-321). Destaco o 319, que na segunda metade da primeira estrofe diz: “Trabalhemos, pois, com zelo e com vigor, constrangidos pelo seu imenso amor, bem servindo em tudo ao grande salvador”. O trabalho, ou serviço do senhor é visto como bênção na nossa vida; não é fastio ou cansaço. “Bem servindo ao Senhor”. Pergunto, como se serve bem ao Senhor? 1- Com zelo, 2- Com vigor; 3- Constrangido pelo seu imenso amor. Aleluia!! O amor de Cristo nos constrange, e nos constrange a trabalhar bem.
Este maneira de servir ao Senhor aqui na terra terá continuidade no céu. É bom fazer uma nota de rodapé a sobre Eclesiastes 9: 5 e10: “9.5   Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.  9.10   Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”Deixe eu explicar para vocês, o livro do Eclesiastes é o livro mais difícil de se interpretar da bíblia. É a visão do indivíduo existencialista, materialista, que é movido pelos seus instintos, pelos seus olhos, pelo seu tato, que considera o presente pela racionalidade, que vê a morte como aniquilação. Por isso a vida dele é um fastio e tudo na vida se resume a correr atrás do vento. Por isso Eclesiastes deve ser interpretado à luz do todo do livro ou mais especificamente sobre os últimos versículos (Eclesiastes 12:13-14): “13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. 12.14   Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. Então, isso não significa que não vai haver obras no céu, isto é uma visão existencialista da vida.
Minha filha disse: Ah, pai o céu vai ser um lugar muito chato!! Você que pensa assim está enganadíssimoO céu é lugar de atividade. É lógico, veremos à frente, o céu não será lugar de fadiga; e sim de descanso. Lembra-se do Gênesis  3:17, 18: “por vossa causa, maldita é a terra, em fadigas obterás dela o sustento... no suor do rosto comerás o teu pão...”. A Maldição não foi oi trabalho (Adão já trabalhava cuidando e lavrando a terra do jardim do Éden, antes do pecado – Gn 2:15 ); a maldição foi foi a fadiga, o suor, o cansaço. O trabalho gera prazer, vida. Ele verá o fruto do penoso trabalho e ficará satisfeito (Is. 53:11). Qual o maior índice de morte entre aposentados: a inatividade. O “cara” trabalhou a vida toda; quando para de trabalhar, se sente um inútil, um inválido. Resultado? Enferruja, morre.
A igreja do Senhor é uma igreja serviçal, pois, o céu é lugar de atividade, do serviço do Senhor, no santuário do Senhor. A bíblia diz que “os crentes reinam com Cristo”; os crentes “servem a Cristo continuamente; noite e dia, no seu santuário”.
Cuidado, se você vive “morrinhando” as coisas. Cuidado, se você não gosta de ajudar. Cuidado, se você prefere ficar “deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar (no céu não vai haver mar) e à luz de céu profundo...Pode ser que o céu seja um lugar estranho para ti. Reveja seus valores. Peça a Deus para mudar seu coração, mudar sua disposição, mudar suas inclinações. Desperta, ó tu que dormes, levanta de entre os mortos, e Cristo te iluminará!!
Sirva a Cristo aqui com prazer, com zelo, motivado pelo seu imenso amor. Encerro este ponto lembrando mais nossos hinos.  A estrofe do hino 314 diz: No labor, sem cessar, a servir a Jesus; com amor e e com oração até que volte o bom senhor. Mas achei mais interessante, neste contexto o Hino 312 (primeira estrofe e coro); o coro mostra o serviço de Cristo gera prazer em nós: Há trabalho certo para ti cristão, que demanda toda tua devoção, vem, alegremente, a Cristo obedecer, pois, só tu, ó crente o poderás fazer (honra) –  Por Jesus, é trabalhar! Prontamente, fielmente trabalhar! EM SERVI-LO, QUE PRAZER! E só tu, ó crente, o poderás fazer! (privilégio, honra, trabalhar para o SENHOR)
Sexta marca da igreja do Senhor é a merca do serviço
Vamos para a 7ª marca que distingue a igreja do Senhor:

6ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DO PREVALECIMENTO (VITÓRIA)
9- “... com palmas nas mãos – 14- ... são estes os que vêm da grande tribulação.”
Os crentes são vistos com ramos de palmeiras nas mãos. Era comum naquele tempo a chamada “Festa do Triunfo”. Fazia-se um cortejo pelas ruas quando o exército ou mesmo o povo vitorioso caminhava pelas ruas levando ramos de palmeiras nas mãos.  A ideia do texto é que os crentes foram vitoriosos, não mudaram sua postura, mantiveram sua fidelidade a Deus diante da grande tribulação. Lembre-se que o Senhor disse em João 16:33: “No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Tribulação alguma, nem mesma maior de todas, tem o poder de retirar a fidelidade do povo de Deus.
A bíblia mostra desde o Antigo Testamento que a grande tribulação acontecerá em tempos muito próximos à segunda vinda de Cristo. Daniel 12:1,2 nos diz: Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. 2   Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Nosso Senhor Jesus Cristo repetiu estas palavras reafirmando as mesmas verdades (Mt. 24:21,22): 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22   Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Em II Tessalonissenses 2:3,4, Paulo descreve que nesse tempo haverá muita apostasia encabeçada por um personagem maligno que ele chama de “o homem da iniqüidade, o filho da perdição,  2.4   o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Na segunda carta de João 2:22 este personagem é chamado de Anticristo: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho”.
Já aqui no livro do Apocalipse, especialmente nos capítulos 12 e 13 (leia-os, em casa depois) o Anticristo é a chamado de besta que emerge da mar (13:1), que que exige adoração universal; ele trabalha a favor do diabo (dragão - 12:3), e utiliza o falso profeta (besta que emerge da terra – 13:11).
Essa tribulação desse tempo é descrita dessa forma cruel (Apocalipse 13:14-18), bem como a obra desta segunda besta (falso profeta): “ 13.14   Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;  13.15   e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.  13.16   A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte,  13.17   para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. 13.18   Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.”
É nesse tempo que acontecerá a última, maior e mais decisiva de todas as batalhas contra as hostes de satanás, a batalha de Gogue e Magogue, mas conhecida como a batalha do Armagedon (Ap. 16:16; 20:8).
Não se esqueça que este tempo será curto, breve, mas que de acordo com Apocalipse 20:1-4, satanás (o dragão) estará solto da sua prisão: 20:1   Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 20.2   Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;  20.3   lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo. 20.4   Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
O grande estudioso da bíblia George Ladd nos informa que “a grande tribulação nada mais será que a uma forte intensificação da mesma hostilidade que a igreja sempre experimentou durante toda a sua existência; Satanás, em seu último esforço desesperado, tentará desviar o coração do povo de Deus do seu Senhor... ele diz mais: Apesar do livre poder espiritual  de satanás, a igreja não será poupada da tribulação e perseguição, pelas quais satanás expressa seu ódio feroz contra o povo de Deus... ele então conclui: Do ponto de vista da poderosa luta espiritual que se desenrola entre Deus e satanás, não é de grande importância se alguém é morto ou não. O que realmente importa é se a pessoa adorou a Cristo ou ao Anticristo. Assim, apesar de satanás, através do Anticristo (besta que emerge do mar), ter a permissão para atribular terrivelmente os santos, Deus trará os trará com segurança e vitória para o Reino de Deus!” Aleluia. João vê uma igreja que não foi engolida na grande tribulação. Os crentes estão vitoriosos, prevaleceram diante da grande tribulação; estão com palmas nas mãos.
SEXTA MARCA QUE DISTINGUE A IGREJA DO SENHOR:  a marca da VITÓRIA. A Igreja do Senhor é PREVALECEDORA. PREVALECE FIELMENTE em toda e qualquer dificuldade, trib8ulação ou circunstância; seja ela de qual intensidade for.
Na Próxima semana fecharemos a série baseada em Apocalipe 7:9-17: “10 Marcas que Distinguem a Igreja do Senhor”, com mais 03 e últimas marcas (8ª, 9ª, 10ª) que distinguem a Igreja do Senhor:

7ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DO RECONHECIMENTO
10- “e clamavam em grande voz dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”
A igreja fiel se reconhece a si mesma como o leopardo. Como diz o profeta  Jeremias (13:23) “não pode mudar as cores de suas manchas de pele por si mesma, por sua própria forças”. Assim, nós mesmos não temos condição de fazer o bem estando acostumados a fazer o mal (Jeremias 13:23).
A igreja do senhor Jesus é uma igreja reconhecedora de sua própria condição, de sua própria “inabilidade”, de sua própria incapacidade de gerar salvação, mudança e transformação. É Deus e tão somente Deus que, por sua graça e misericórdia arrancou o nosso coração de pedra e colocou o coração de carne. Dizem que Spurgeon disse que para o homem é tão simples pecar como o é para as fagulhas de uma fogueira se serem elevadas para cima, e como as águas de um rio serem conduzidas para baixo. E que é mais fácil ensinar um leão tornar-se vegetariano do que um homem salvar-se a si a mesmo.
Ao nosso Deus e ao cordeiro, pertence a salvação. Não sei se você sabe, mas, estas são as palavras de reconhecimento de Jonas, depois de 03 dias no ventre o peixe. Só depois que ele reconheceu, sua total incapacidade, falando exatamente estas palavras, que o peixe o vomitou em terra (Jonas 2:9,10).
O profeta Ezequiel compara essa nossa total incapacidade de gerar salvação com a situação de um feto recém-nascido, asqueroso; havia alguma coisa nele que causava asco, repugnância, nojo; posto que foi abandonado em pleno campo.
Ele não tinha condição alguma de salvar-se a si mesmo. Sua situação era de morte certa: 1- Exposto ao frio da noite e ao sol causticante do dia; 2- Exposto daquela forma seria alimento certo p/ as feras; 3- Um feto recém-nascido, não sabia andar, nem condição para deslocar-se (fugir); 4- Não tinha condição de se alimentar; 5- Não tinha condição nem mesmo de pedir, pois não sabia pedir, era bebê, abandonado em pleno campo. A única possibilidade se salvação dessa criança seria a compaixão de alguém, pois, por ela mesma não havia capacidade. Leia comigo Ezequiel 16:1-10:
16.1   Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:  16.2   Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações;  16.3   e dize: Assim diz o SENHOR Deus a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus; teu pai era amorreu, e tua mãe, hetéia.  16.4   Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar, nem esfregada com sal, nem envolta em faixas.  16.5   Não se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma destas coisas, compadecido de ti; antes, foste lançada em pleno campo, no dia em que nasceste, porque tiveram nojo de ti.  16.6   Passando eu por junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue e te disse: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, ainda que estás no teu sangue, vive.  16.7   Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo; cresceste, e te engrandeceste, e chegaste a grande formosura; formaram-se os teus seios, e te cresceram cabelos; no entanto, estavas nua e descoberta.  16.8   Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha.  16.9   Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.  16.10   Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda.
A igreja de Cristo é reconhecedora: Paulo diz (Rm 7:18): Por que eu sei que em mim, isto é, na minha carne não habita bem nenhum...
Veja o que Paulo nos diz em 1ª Tm. 1:12-17: 1.12   Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,  1.13   a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.  1.14   Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.  1.15   Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 1.16   Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna1.17   Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
O Salmo 115 começa assim: Não a nós senhor, não a nós, mas a teu nome dá glória.
João viu uma multidão: 1- inumerável, heterogênea, 2- vestida de vestes brancas, 3- Com vestes lavadas e alvejadas no sangue do cordeiro, 4- Em pé diante do trono de Cordeiro, 5- proclamando as palavras que Jonas falou no ventre o peixe:  “ao Senhor pertence a salvação”

8ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DA ADORAÇÃO
11- “ ...PROSTRARAM SOBRE OS ROSTOS E e ADORARAM a Deus  12- dizendo: o louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.”
 OBSERVE QUE SÃO CITADOS 07 ELEMENTOS DA ADORAÇÃO A DEUS
1-      O louvor- A retribuição por tudo aquilo que ele mesmo tem feito a nós
2-      A glóriaé o retorno A ELE de algo que por ventura tenhamos feito. Retornamos a ele, tributamos a ele. Só fizemos, só ganhamos almas, só realizamos porque ele tem nos dado inteligência, saúde, vigor, disposição. A glória ao senhor.
3-      A sabedoria: Os nossos títulos universitários, nossa capacidade de articulação, nossa cultura, quantas vezes temos uma ideia que muda a vida de pessoas, de nações. Teoria da relatividade (ALBERT EINSTEIN): tentei entender; quebrei cabeça, possibilidade de se viajar no tempo (para trás e para frente); de viajarmos anos luz e voltarmos mais novos ou mais e velhos... dizem que é possível, se o é, é por causa Dele Adore a ele se prostre em sua presença.
4-      As ações de graças são dadas a Deus. Não é porque eu sou melhor, por que o “eu sangue é azul”... é porque ele está incessantemente pensando em mim e agindo em mim e por meio da minha vida!! Graças a ele pelo meu Woyage preto, por ter concedido filhos gêmeos lindos, por minha farmácia, meus bens, meus imóveis, etc..
5-      A honra. Nenhuma exaltação. Se nos colocarem em locais ELEVADOS, de lá nós desceremos tributando honra a Deus, de devolveremos a ele. Foi ele que me deu emprego na Câmara, no Banestes, NA CASA ROHR.
6-      O poder. A nossa capacidade de realização, DE PODER REALIZAR, DE PODER SE DESLOCAR E DE INFLUENCIAR. A igreja adora devolvendo ao Senhor tudo o que temos. Nossa influência, a possibilidade como Moisés de falar com o governador, ter acesso a reis, a príncipes. Orava às segundas de manhã com o prefeito da cidade, antes de iniciar a semana. Em BH com uma das vereadoras mais influentes, diante das autoridades disse: esse é o meu pastor!!
7-      A força. Com esforço terminei a minha casa.  Tenho 80, mas me sinto como se tivesse 40; aleluia!! A força da juventude a disposição, para estar às 6h00 da manhã; até o último resvalo de força na velhice (me vejo, às vezes, envergonhado, ao ver irmãos fiéis, juntando seus pingos força (Florentino com 95 anos de idade) para estar na casa de Deus). Todos os nossos esforços nós retornamos a ele e para ele. No Reino de Deus não há aposentadoria.
Quantas vezes, me pergunto, se estamos preparados para o céu se somos de fato crentes pois, parece que a nossa adoração gera fastio, demoramos um pouco o culto, saímos, reclamamos murmuramos, ACHAMOS QUE ADORAÇÃO TEM AVER COM ESTILO MUSICAL... ADORAÇÃO É O JEITO DE SER DA IGREJA
. A igreja adora a Deus, quer estar em sua presença a ele dedica tempo, energia, força, primazia em tudo,. Aleluia!!

9ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR – A MARCA DA INTIMIDADE (PASTOREADA DIRETO PELO CORDEIRO)
15- “... aquele que se assenta no trono estenderá sobre ele o seu tabernáculo – 17- pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida.”
A igreja remida experimenta a mais doce comunhão com o Pai e com o Cordeiro. Lembra-se que lá no Éden Deus vinha às tardes desfrutar de comunhão com Adão? Aqui a imagem é ampliada. Aquele que se assenta no trono estende sobre eles o seu tabernáculo, lembre-se que o tabernáculo simboliza a presença de Deus no meio dos homens; a ideia aqui é que a igreja é abraçados, absorvidos por Deus como uma tenda que os envolve, eles gozam de ampla intimidade, ampla comunhão com Deus.
Ainda mais “o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascenta e os guia para as fontes da água da vida”. A imagem do salmo 23 é ampliada. A igreja do Senhor Jesus é pastoreada pessoalmente pelo cordeiro que a leva para um lugar onde ininterruptamente jorra vida.
Nona marca que distingue a igreja do Senhor é a Intimidade, a comunhão com Deus e com o Cordeiro. Ela é pastoreada como Salmo 23  em que o pastor leva a ovelha à águas tranquilas, aqui ele, o pastor é o Cordeiro, que as leva, às conduz à fonte das águas da vida.
Ah, meus irmãos somente uma coisa que quebra essa comunhão: o pecado. Os vossos pecados fazem separação entre vós e Deus...

10ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DA SATISFAÇÃO E DA SEGURANÇA
16- “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, nem cairá sobre eles o sol, nem ardor algum... – 17- ... E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”
Chegamos à última marca que distingue a igreja. É difícil especificar qual das imagens mais me deixe maravilhado. Mas certamente esta é uma das minhas marcas prediletas, até por isso deixei por último, também seguindo a ordem do próprio texto.
A marca da satisfação.  Essa talvez seja uma das Isso nos é dito por das necessidades básicas do ser humano sendo preenchidas, saciadas:  16- “Jamais terão fome, nunca mais terão sede...
Isso nos lembra o profeta Jeremias 2.12.13: Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o SENHOR. 2.13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. Há um vazio enorme dentro do ser humano. E ele procura por meio de lixo, de lavagem que o diabo põe no coxo: drogas, vida promíscua, baladas, jogatina... O profeta Isaías (55:1-3) profetizou a libertação: 55.1   Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 55.2   Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. 55.3   Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá. Já o Senhor Jesus (Mateus 11:28-30) indicou para onde os homens devem se dirigir para encontrar satisfação: 11.28   Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 11.29   Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 11.30   Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. A igreja do Senhor não precisa buscar no lixo, ou coxo; ela tem satisfação garantida e prometida pelo nosso Senhor.
A Marca da segurança. Eles serão libertados de todo tipo de MEDO, ANGÚSTIA OU PROVA. A igreja está curada emocionalmente. Terapeuticamente: nem cairá sobre eles o sol, nem ardor algum... 17- ... E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Hoje somos tentados pelo diabo, e provados por Deus por meio de adversidades, tribulações, e angústias. Quem, aqui, não tem seus medos, suas angústias... Eu confesso que já tive muitos... até os 14 ou 15 anos... dormir com a luz apagada... Mas o maior medo meu, hoje, é perder a minha mãe ou 01 dos meus filhos... Já passei pela dor da morte do meu pai, pela dor da morte de 01 irmão, pela dor da irreversibilidade do trauma na coluna de um irmão... Peço a Deus para não passar de novo pelo mesmo tipo de dor. O que me conforta é saber, pela fé, que um dia, lá na glória seremos completamente livres de todo tipo de medo, de angústia, ou de dor. Aleluia!!
Um dia isso não mais existirá: não cairá mais sobre nós o sol das provações; nem as angústias do ardor algum... aleluia!! Seremos libertados de todo medo... Deus mesmo nos enxugará dos olhos toda lágrima... Prefiro a tradução literal tirada direto do grego: Deus secará toda lágrima fora dos seus olhos. Willian Hendriksen diz: As lágrimas não são meramente enxutas, ou mesmo secas. Elas são tiradas fora dos seus olhos, de modo que não fique nada, senão o perfeito deleite e felicidade;  a mais doce e íntima comunhão com Deus. O cantor sacro louva a Deus da seguinte forma: "Seguro estou não tenho temor do mal, sim, guardado pela fé em meu Jesus. Não posso duvidar desse amor leal: Ele em seu caminho sempre me conduz. Não me deixará, mas, me abrigará, do pecado vil me vem livrar. A sua graça não me recusará. Sim, Jesus é quem me pode sustentar. No poder de Cristo, mestre, minha vida salva está! Do perigo que cercá-la, Ele poderá livrá-la! Seu poder eterno sempre a susterá!" (Hinário Presbiteriano Novo Cântico - Hino 145)
A igreja saciada, curada, e segura eternamente; sem medos, sem traumas. Eternamente firmada na rocha.

CONCLUSÃO
Pare por um segundo, repense em tudo o que falamos até aqui. Veja onde está deixando a desejar. Peca a Deus perdão. Faça uma aliança, um compromisso de mudança.
Tudo isso que experimentaremos plenamente lá na glória, já podemos desfrutar agora neste momento, se você se dispuser a ser bênção nas mãos de Deus, se você abrir o seu coração e entrar em aliança com Deus:
Reveja comigo as 10 marcas que distinguem a igreja do Senhor Jesus...
Dizer os pontos e depois os versículos... 
Número 1 – primeira marca: a igreja do senhor Jesus se distingue pela heterogeneidade – João vê uma multidão inumerável formada de gente de todos os povos línguas e nações
Vamos orar, coloque-se na presença de Deus...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Afinal, o que está errado com a teologia da prosperidade?

Apesar de até o presente só ter melhorado a vida dos seus pregadores e fracassado em fazer o mesmo com a vida dos seus seguidores, a teologia da prosperidade continua a influenciar as igrejas evangélicas no Brasil.

Uma das razões pela qual os evangélicos têm dificuldade em perceber o que está errado com a teologia da prosperidade é que ela é diferente das heresias clássicas, aquelas defendidas pelos mórmons e "testemunhas de Jeová" sobre a pessoa de Cristo, por exemplo. A teologia da prosperidade é um tipo diferente de erro teológico. Ela não nega diretamente nenhuma das verdades fundamentais do Cristianismo. A questão é de ênfase. O problema não é o que a teologia da prosperidade diz, e sim o que ela não diz.
  • Ela está certa quando diz que Deus tem prazer em abençoar seus filhos com bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que qualquer bênção vinda de Deus é graça e não um direito que nós temos e que podemos revindicar ou exigir dele.
  • Ela acerta quando diz que podemos pedir a Deus bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que Deus tem o direito de negá-las quando achar por bem, sem que isto seja por falta de fé ou fidelidade de nossa parte.
  • Ela acerta quando diz que devemos sempre declarar e confessar de maneira positiva que Deus é bom, justo e poderoso para nos dar tudo o que precisamos, mas erra quando deixa de dizer que estas declarações positivas não têm poder algum em si mesmas para fazer com que Deus nos abençoe materialmente.
  • Ela acerta quando diz que devemos dar o dízimo e ofertas, mas erra quando deixa de dizer que isto não obriga Deus a pagá-los de volta.
  • Ela acerta quando diz que Deus faz milagres e multiplica o azeite da viúva, mas erra quando deixa de dizer que nem sempre Deus está disposto, em sua sabedoria insondável, a fazer milagres para atender nossas necessidades, e que na maioria das vezes ele quer nos abençoar materialmente através do nosso trabalho duro, honesto e constante.
  • Ela acerta quando identifica os poderes malignos e demônicos por detrás da opressão humana, mas erra quando deixa de identificar outros fatores como a corrupção, a desonestidade, a ganância, a mentira e a injustiça, os quais se combatem, não com expulsão de demônios, mas com ações concretas no âmbito social, político e econômico.
  • Ela acerta quando diz que Deus costuma recompensar a fidelidade mas erra quando deixa de dizer que por vezes Deus permite que os fiéis sofram muito aqui neste mundo.
  • Ela está certa quando diz que podemos pedir e orar e buscar prosperidade, mas erra quando deixa de dizer que um não de Deus a estas orações não significa que Ele está irado conosco.
  • Ela acerta quando cita textos da Bíblia que ensinam que Deus recompensa com bênçãos materiais aqueles que o amam, mas erra quando deixa de mostrar aquelas outras passagens que registram o sofrimento, pobreza, dor, prisão e angústia dos servos fiéis de Deus.
  • Ela acerta quando destaca a importância e o poder da fé, mas erra quando deixa de dizer que o critério final para as respostas positivas de oração não é a fé do homem mas a vontade soberana de Deus.
  • Ela acerta quando nos encoraja a buscar uma vida melhor, mas erra quando deixa de dizer que a pobreza não é sinal de infidelidade e nem a riqueza é sinal de aprovação da parte de Deus.
  • Ela acerta quando nos encoraja a buscar a Deus, mas erra quando induz os crentes a buscá-lo em primeiro lugar por aquelas coisas que a Bíblia constantemente considera como secundárias, passageiras e provisórias, como bens materiais e saúde.
          A teologia da prosperidade, à semelhança da teologia da libertação e do movimento de batalha espiritual, identifica um ponto biblicamente correto, abstrai-o do contexto maior das Escrituras e o utiliza como lente para reler toda a revelação, excluindo todas aquelas passagens que não se encaixam. Ao final, o que temos é uma religião tão diferente do Cristianismo bíblico que dificilmente poderia ser considerada como tal. Estou com saudades da época em que falso mestre era aquele que batia no portão da nossa casa para oferecer um exemplar do livro de Mórmon ou da Torre de Vigia...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO –10 Marcas que distinguem da Igreja do Senhor Jesus - Apocalipse 7:9-17

Apocalipse 7.13   Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? 7.14   Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, 7.15   razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário;

INTRODUÇÃO
A Reforma protestante enumerou as 03 marcas da igreja verdadeira: 1- Pregação Fiel da Palavra, 2- Administração Correta dos Sacramentos, 3- Aplicação Cuidadosa da Disciplina.
Sem discordar dos nossos mestres, gostaria de ampliar esse assunto com base no texto que revela visão que João teve, conforme se registrado em Apocalipse capítulo 7:9-17. Ali estão redigidas as 10 Marcas que distinguem a Igreja do Senhor:

1ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR: A MARCA DA HETEROGENEIDADE
Ap. 7:9- Depois destas cousas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas...
A Igreja de Jesus é formada por gente de todo lugar; é formada por todo tipo de gente. Não é uma igreja homogênea; é uma comunidade heterogênea. Muito cuidado você que acha que as coisas têm de ser do seu jeito, você que se acha centro do universo. Você não está preparado para ir para o céu!! Pense nisso. O céu será lugar de flamenguistas, corintianos, vascaínos, botafoguenses, de brasileiro s e argentinos. Lugar de gente cheirosa, que usa boticário e gente fedida. Gente preta, branca, milionários e mendigos. Gente com “cecê”, com dente podre na boca. Gente que gosta de samba, pagode, axé, e brega-nejo. Gente que fala alto e gente que fala baixo. Gente que fala “bicicreta, barrer praca, e prástico”; e gente que é poliglota. E é isso que gera a coisa mais lida que é essa igreja.
Sonho de John Wésley: não viu no céu, presbiterianos, metodistas ou batistas. A voz (Deus) lhe respondeu que ali (céu) só há um povo, o povo de Deus.
João vê uma multidão inumerável, de toda cor de pele, de toda classe social, de toda forma de ser e de se expressar.

2ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR: A MARCA DA SANTIDADE
Ap. 7:9- vestidos de vestiduras brancas... – 13- estes que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
É uma igreja que não se manchou com a nódoa do pecado. As pesquisas têm mostrado que a igreja dos nossos dias precisa urgentemente rever esta palavra: SANTIDADE. São poucos os rapazes e moças que se casam sem terem tido a primeira experiência sexual. Diz o salmo 24 3,4: Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 24.4   O que é limpo de mãos e puro de coração
O número de homens e mulheres (especialmente mulheres) que possuem relacionamento extra-conjugal tem também aumentado assustadoramente em nossos dias. A palavra de Deus em Efésios 1: 3,4, nos diz que “Deus nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”; e diz mais que ele, Deus, nos “escolheu, em Cristo, antes da fundação do mundo “para que sejamos santos e irrepreensíveis perante ele...
Eu, sinceramente, não sei como alguém que se diz crente pode se vestir sem mínimo pudor, sem o mínimo de decência. Quando me visto conforme o mundo tem indicado eu me faço objeto de desejo, faço-me como um pedaço de carne exposto. Não sei se pensa que vivendo dessa forma acredita que Deus vai passar a mão na cabeça e dizer entra! De Deus não se zomba. Isso não é Espírito Santo; é espírito de porco
 A palavra de Deus nos diz: Esta é a vontade de Deus a vossa santificação (1ª Ts. 4:3). Em Apocalipse 21:27 nos diz que no céu “nunca jamais penetrará cousa alguma contaminada, ne o que pratica abominação”. Sabe o que é abominação na bíblia? Todo tipo de feitiçaria, é forçar uma moça virgem, é realizar sexo com parentes, com animais, e com pessoas do mesmo sexo. Hebreus 12:14 nos diz: segui a paz com todos santificação, sem a qual, NINGUÉM VERÁ O SENHOR!
João vê uma multidão inumerável que estava vestida de branco

3ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR: A MARCA DA REDENÇÃO
Ap. 7:14- “...lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do cordeiro
A igreja do senhor é composta de gente redimida; ou seja, gente convertida de verdade. Não é simplesmente uma questão de mudar de igreja; de passar a usar veste comprida, de não falar palavrão, não adulterar ou jogar na loteria.
A bíblia deixa claro, as palavras de C. S. Lewis: cristão não são somente pessoas boas, mas, pessoas novas. Quando eu me declaro crente eu estou dizendo que fui lavado e alvejado no sangue do cordeiro. Aleluia!!
Estou dizendo que não fui eu, mas o próprio Deus, a Trindade Bendita fez algo totalmente inexplicável pelos parâmetros humanos em mim; eu nasci do alto. O Pai resolveu me salvar, o Filho veio viver, sofrer e morrer em meu lugar; e o Espírito Santo aplicou os benefícios dessa obra redentiva, dessa obra salvadora em minha vida, e me selou com o selo da promessa que ele mesmo. Eu tenho a marca da Promessa!!
Eu fui gerado de novo, em Deus. Eu nasci de novo. Eu fui transportado do Império das trevas para o Reino do Filho do Seu amor. Eu saí das trevas para a luz. Antes eu vivia segundo o curso do mundo, eu obedecia às inclinações da minha carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, eu vivia debaixo do jugo do Príncipe da Potestade do ar, do espírito imundo que agora opera nos filhos da desobediência; o deus deste século que cegou o entendimento dos incrédulos.
Eu era filho da ira. Mas Deus, por causa do seu grande amor com que me amou e estando eu morto em meus delitos e pecados me deu vida. Ele me amou em Cristo, quebrou o meu jugo e fez de mim nova criatura. Com isso, as coisas antigas passaram e tudo se fez novo, aleluia!
É assim que Deus trabalha, diz a bíblia. Ele não faz gambiarra, meia sola, “meia-boca”; Deus não faz remendo. Ele quebra o vaso e faz um vaso novo, aleluia!! Por isso, estou crucificado com Cristo, com isso, já não sou eu que vive, mas, Cristo vive em mim!!
João vê a marca da redenção, uma multidão inumerável de crentes de verdade, gente que não somente mudou de igreja, mas gente nova, gente que teve as vestes lavas e alvejadas no sangue do cordeiro.

4ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR:  A MARCA DA DIGNIDADE
Ap. 7:9- ...em pé, diante do trono e do cordeiro – 11- Todos os anjos em pé, rodeando o trono...
Essa multidão inumerável, que estava vestida de branco, com vestes lavadas e alvejadas o sangue do cordeiro, diz ainda a palavra estava “em pé, diante do trono e do cordeiro.” A posição dessa igreja, “em pé,” é posição para indicar sua dignidade.
Segundo dicionário Magno da Língua Portuguesa, Dignidade é a propriedade de quem é digno, que vale merecimento, honrado, correto, justo, nobre, ilustre, adequado.
Dignidade é a característica de quem tem uma só palavra, sim, sim; não, não. É a característica de alguém que compra e paga suas dívidas. É a característica de alguém que assume aquilo que diz. É a característica de alguém que, se acontecer alguma coisa, vai até quem lhe é credor e conversa. É a característica de alguém que não tem do que se envergonhar, que não precisa desviar das pessoas, na rua. Dignidade é a posição de quem permanece de pé, e observe não é diante dos homens somente, mas diante de crivo de Deus e do senhor. Não se esqueça do que diz 1º Samuel 16:7: “...o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”.  Dignidade é o que nos diz Efésios 6:13: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis (de pé).”
A igreja do Senhor é uma igreja digna. É uma igreja que NÃO SE VENDE. É uma igreja que não NEGOCIA, não entra em maracutaias e tramoias. Ela está de pé. Posição de dignidade, diante do trono e do cordeiro.
Dou o testemunho de minha esposa (Marilene). Éramos jovens, estávamos vendo T.V, num programa sensacionalista. Alguém dizia: Com um salário mínimo desse, como alguém pode viver... Por causa disso eu virei garota de programa. Na hora ela retrucou: “ganho metade de um salário mínimo e nem por isso precisei me prostituir!” dignidade é o que aquela artista comediante que fazia uma empregada doméstica queria dizer ao repetir o bordão: EU SOU POBRE, MAS EU SOU LIMPINHA.
Eu me recordo da Marilene trabalhando, e aquilo gerava em mim, honra, alegria pelo seu comportamento. Ganhava meio salário, fazia enxoval, vivia de maneira modesta. Nunca foi acusada de roupo, de pilantragem e picaretagem, fazia o enxoval, comprando e pagando aos poucos “corretinho”.
PRECISAMOS REPENSAR ESSA VIRTUDE EM NOSSOS DIAS. Não sei se muitos crentes hoje permanecem de pé.
MATÉRIA DO BRASIL PRESBITERIANO (MAIO 2012). “Segundo levantamento do da ONG Transparência Brasil 57% dos parlamentares da Bancada evangélica em Brasília (32 no total) enfrentam problemas com a justiça, entre eles processo por suspeita em crimes como peculato (apropriação de bens ou valores públicos de forma indevida), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso do poder econômico, sonegação fiscal, e formação de quadrilha”.  Nesse artigo ainda se diz que a Assembleia de Deus tem o maior número de deputados 24, e desse 11 devem explicações à justiça.
Preste atenção aqui. A Igreja Presbiteriana é a segunda maior representação com 08 deputados; destes, 02 devem explicações à justiça.
João vê uma multidão digna. Uma multidão inumerável, de vestes brancas, lavadas e alvejadas no sangue do cordeiro, uma multidão que está EM PÉ, DIANTE DO TRONO E DO CORDEIRO.
CONCLUSÃO – PARTE 1
Pare por um segundo, repense em tudo o que falamos até aqui. Veja onde está deixando a desejar. Peca a Deus perdão. Faça uma aliança, um compromisso de mudança.
Breve daremos prosseguimento. Tem muito mais à frente. Em Apocalipse 7:9-14 o SENHOR nos deu 10 Marcas que distinguem a Igreja do Senhor Jesus. Vimos até aqui 04 marcas. Temos à frente ainda mais 06 marcas. Creio que Deus tem muito ainda a nos ensinar.
Vamos orar nesse momento.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Princípios Eficazes Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Nossa Vida

Veja o que diz 1 Samuel 17.48-51: 48. Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. 17.49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. b17.50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi. 17.51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.
O Espírito Santo me moveu a trazer uma palavra com um objetivo claro: capacitar você a vencer qualquer barreira ou dificuldade que pareça intransponível. O embate, o enfrentamento de Davi e Golias trás diante de nós esta questão: a capacidade de se vencer qualquer barreira ou dificuldade que nos pareça intransponível.
Pare e Pense por um instante: qual é o seu maior problema? Que gigante está no meio do seu caminho atrapalhando a sua jornada? Vou lhe dar 05 Princípios aleatórios, não são sequenciais. Não pense numa escada. Pense numa laranja: todos os gomos são necessários e nenhum é maior, ou melhor, ou ponto de acesso para outro. Todos são igualmente necessários, e todo juntos formam a laranja.
Primeiro Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
1-      Princípio do Olho - 1º Sa 17:24: "Todos os israelitas VENDO aquele homem, fugiam de diante dele e temiam grandemente"Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida não podemos olhar para o gigante do mesmo modo que o Exército de Israel olhava para Golias.
Li um resumo da vida de Karl Warlenda o grande artista da corda bamba. Ele morreu em 1978 durante uma apresentação em Porto Rico, depois de cair de uma altura de 23 metros. Sua esposa fez uma observação: tudo o que Karl fez nos 3 meses anteriores a queda foi pensar em não cair; e foi exatamente isso que aconteceu.
Era assim que o exército de Israel se comportava: em não ser derrotado. Em não ser mortos, em não ser destruídos. Se você diz: eu não vou pensar em sorvete, eu não vou pensar em sorvete, eu não vou pensar em sorvete... Em que você irá pensar? EM SORVETE!! Davi não olhava para o gigante; olhava para Deus!! 1º Sa 17:26b "...quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do DEUS VIVO?"

Segundo Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
2-      Princípio do Alvo - 1º Sa 17:46: "Hoje mesmo o Senhor te entregará nas minhas mãos... E TODA TERRA SABERÁ QUE HÁ DEUS EM ISRAEL" - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida precisamos entender que Mentes Limitadas possuem desejos, mentes notáveis são movidas e direcionadas por PROPÓSITOSSalmo 16:3 “quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer”.
Por trás das grandes realizações há muito mais que um desejo, uma quimera, uma fantasia, um sonho, ou um projeto; HÁ UM PROPÓSITO.
A bíblia diz (1ª Co. 10:31): portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus!! Esse é o segredo de Davi. Esse foi o segredo de Ana: Me dê um filho e eu o devolverei ao Senhor!! (1 Samuel 1:11).
 Quer ser médico? Deus, meu propósito é: glorificar o Senhor por meio das consultas até gratuitas que farei; por meio das cirurgias estéticas que farei (pessoas deformadas por acidentes ou traumas genéticos). Veterinário? Por meio dos animais eu cuidarei. Político? Por meio da defesa do menos favorecido. Deus te leva ao Senado Federal, à presidência da república. Advogado? Glorificar pela defesa daquele que os homens carecem da justiça, não é por meio de torcer a justiça para beneficiar bandidos, especialmente os de colarinho branco não! Jesus honrou essa profissão (ele é o nosso advogado). Não tem gigante que fica na frente. Deus esse é o sentimento que me consome o desejo de que o Senhor seja engrandecido através da minha vida!!
É o nosso propósito que nos impede de desistir no começo, no meio ou no fim de nossa trajetória. É o nosso propósito que nos leva a orar mais do que pessoas comuns. É o nosso propósito que nos leva a nos elevarmos acima da mediocridade e da vida mediana. É o nosso propósito que nos leva a planejar, a observar, a se sacrificar, a arriscar-se mais, e a esperar muito mais do que se pode imaginar. O propósito é que faz a diferença entre o comum e o extraordinário. O propósito é o que leva uma pessoa comum a realizar coisas incomuns e muito além da média, e da expectativa.

Terceiro Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
3-      Princípio da Fita Métrica - 1º Sa. 16:7: "O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR o coração" - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida Precisamos compreender que Quando Deus mede um homem ou uma mulher, ele usa uma fita métrica não em torno da cabeça, mas em torno do coração
O mundo não está acostumado a ver gigantes tombados. E digo mais: a igreja também não está acostumada. Sabe por quê? Porque o mundo e a igreja fazem juízos de maneira inversa à de Deus.
O episódio da casa de Jessé acontece todos os dias. Gente que derruba gigante é gente séria, é gente que anda com Deus. Não e gente perfeita; mas é gente que se quebranta. Não é gente que se suja menos; é gente que se lava mais!! O demônio saía de Saul sem Davi precisar fazer uma oração, bastava dedilhara harpa.
Deus vai medir não sua mente, se você sabe mais que tudo e todos. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, por que dele procedem as fontes da vida” (Pv. 4:23).
Lembra-se do jovem rico? Tudo isso tenho feito desde a minha juventude... (auto-suficiente, soberbo). O que me intriga é a pergunta a seguir: o que me falta ainda? Acredito que Jesus a língua de Jesus coçou para responder: “Ué te falta alguma coisa? Não deveria faltar!!Jesus vai nas “fontes da vida”:Vende tudo o que tens...” Ele sai triste, cabisbaixo!
Deus vai medir a sua fonte, o seu coração. Por que você tem buscado se empanturrar de tanto lixo? Porque a fonte está seca. E fonte seca não derruba gigante.

Quarto Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
4-      Princípio do Pé - 1º Sa. 17:37; 46: "Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu...; 46: "Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos" - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida é necessário que saibamos que seremos testados não somente pelas coisas que dissemos, mas também teremos que lidar com as dúvidas dos outros.
O que me impressiona em Davi é a sua CONVICÇÃO. Saul tinha dúvidas, ofereceu sua armadura; Davi rejeitou. O gigante lhe ofendeu; ele disse: “Sua hora chegou; hoje mesmo o senhor lhe entregará nas minhas mãos”.
Gente que derruba gigante é gente de pés firmes. É gente convicta. Quando penso em gente convicta penso também em Cristóvão Colombo. Estava convicto que terra era redonda e por isso decidiu navegar na direção oeste, para chegar à Ásia. Todo o munda acreditava que a terra era plana. E por isso, conforme se navegasse um pouco mais se chegaria a um grande abismo, e cairia num abismo sem fim. Quem assistiu “Piratas do Caribe”, vê o que o filme defende essa tese “o fim do mundo”.
Gente resoluta sabe que há um preço a ser pago. Muitas vezes são as incompreensões, as críticas.
Como dói a crítica, especialmente quando vem de alguém próximo a nós, gente que te conhece na intimidade... Eliabe (1º Sa. 17:28). E quantos que amamos são colocados para lhe impedir de derrubar o gigante. (Elcana – 1º Sa. 1:8 - para que pensar nisso, sou melhor que 10 filhos...).
Gente com pés firmes sabe que terá de lidar com a solidão muitas vezes; com a falta de apoio, com a incompreensão, e até com o abandono. Muitas vezes, terá de enfrentar o gigante “sozinho”.
Pense nisso: você jamais derrubará os gigantes se esperar por apoio total e irrestrito. Com Deus somos a maioria. Gente resoluta é gente que aprendeu a estimular-se a si mesmo.
Como você é? Gente que precisa ser empurrado para as coisas? Pai precisa acordar, lembrar das tarefas? David Livingstone, o grande missionário na África, recebeu uma carta da Sociedade Missionária, a qual dizia que enviariam mais gente para ajuda-lo: Há alguma via fácil de acesso para levarmos as pessoas até onde você está? Ele respondeu: Se vocês têm homens que só virão se encontrarem boas e pavimentadas estradas, não quero nem saber deles. Preciso de homens que venham, mesmo não havendo nenhuma estrada para chegar até mim!”
Pés firmes, gente resoluta. Para ser vitorioso você precisará pagar o preço!! A nossa tendência natural é à acomodação. Não se derruba gigantes com facilidade.

Quinto Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
5-      Princípio da Mola - 1º Sa. 17:51-53: "17.51   Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.  17.52   Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus, até Gate e até às portas de Ecrom. E caíram filisteus feridos pelo caminho, de Saaraim até Gate e até Ecrom. 17.53   Então, voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus e lhes despojaram os acampamentos." - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida é necessário que entendamos que para a Maioria das pessoas o sucesso só chega depois que outra pessoa realizar o que antes parecia impossível
O EXÉRCITO DE Israel só conseguiu derrotar os filisteus, depois de Davi derrotar o gigante Golias. Davi foi a mola para levá-los ao crescimento.
Há alguns dias atrás morreu Chico Anísio. Qual foi a grande marca de sua vida? Possibilitar o acesso a muitos humoristas do país. Há poucos dias atrás vi o programa do Raul Gil. Ele foi mostrando a quantidade de artistas nacionais que estão no “topo” do sucesso, hoje em dia, mas que começaram cantando no seu programa.
Quando Davi derrotou o inimigo, as pessoas foram MOTIVADAS, elas viram que era possível. Ajude outra pessoa a ser bem sucedida. Não será fácil. É provável que toda uma geração de pessoas irá se espelhar em você. Gente que diz por meio do seu proceder: é possível! É possível termo bons médicos, advogados, juízes e promotores. Bons e respeitáveis dentistas, pediatras, cirurgiões...
Mas, também, espiritualmente falando, é possível termos jovens santos, puros. Jovens que têm uma palavra diferente, um comportamento diferente. Jovens especialistas em derrubar gigantes. Sua vida pode ser uma mola de propulsão que leva pessoas às alturas.

CONCLUSÃO:
Pare e Pense por um instante: qual é o seu maior problema? Que gigante está no meio do seu caminho atrapalhando a sua jornada?
Diga comigo:
Eu posso vencer o gigante. Eu posso até fracassar, mas não será por causa do gigante e sim por causa  da 1) limitação da minha visão, 2) da falta de definição de propósito, 3) da falta de trato com o meu coração, 4) da falta de convicções profundas, e, 5) da falta de disposição de ser mecanismo para crescimento de outros após mim.
FIQUE DE PÉ, PONHA A MÃO NO CORAÇÃO E ORE COMIGO:
1-               Deus me ajude a olhar de maneira diferente para cada dificuldade, maior ou menor, que surgir na minha vida – ajude-me a olhar de maneira diferente!
2-               Deus me ajude a direcionar a minha vida por um propósito SUBLIME, E MAIOR DO QUE A MIM MESMO. Que cada barreira que eu vencer seja tão somente oportunidade de glorificar o teu nome
3-               Deus me ajude diariamente a ter um coração novo. Tu não olhas aparência. Que ao medir o meu coração, o Senhor veja um coração de alguém que realmente se comprometeu intimamente contigo.
4-               Deus me ajude a ter pés firmes; ser firme contigo. Que eu não me desvie do foco por causa das dificuldades, incompreensões e falta de apoio de outras pessoas. Que eu não precise ser empurrado. Que eu seja firme e resoluto, fiel até a morte.
5-               Deus que a minha vida não se feche em mim mesmo. Se o Senhor quiser, me use para ser instrumento de bênção na vida de outras pessoas. Que outros sejam ousados, corajosos e destemidos por ti ao ver a minha ousadia, a minha coragem, o meu destemor a minha fé. Que eu seja mola para outros. Que outros amem a ti, ao observar o meu amor por ti. Que outros sejam santos ao observar a minha conduta de santidade na tua presença. Que outros vejam que é possível derrubar gigantes, é possível vê-los com a cara no chão. Que assim seja,  para tua exclusiva glória. Em nome de Jesus Cristo, meu Salvador!! Amém