segunda-feira, 11 de junho de 2012

OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO –10 Marcas que distinguem da Igreja do Senhor Jesus - Apocalipse 7:9-17

Apocalipse 7.13   Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? 7.14   Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, 7.15   razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário;

INTRODUÇÃO
A Reforma protestante enumerou as 03 marcas da igreja verdadeira: 1- Pregação Fiel da Palavra, 2- Administração Correta dos Sacramentos, 3- Aplicação Cuidadosa da Disciplina.
Sem discordar dos nossos mestres, gostaria de ampliar esse assunto com base no texto que revela visão que João teve, conforme se registrado em Apocalipse capítulo 7:9-17. Ali estão redigidas as 10 Marcas que distinguem a Igreja do Senhor:

1ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR: A MARCA DA HETEROGENEIDADE
Ap. 7:9- Depois destas cousas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas...
A Igreja de Jesus é formada por gente de todo lugar; é formada por todo tipo de gente. Não é uma igreja homogênea; é uma comunidade heterogênea. Muito cuidado você que acha que as coisas têm de ser do seu jeito, você que se acha centro do universo. Você não está preparado para ir para o céu!! Pense nisso. O céu será lugar de flamenguistas, corintianos, vascaínos, botafoguenses, de brasileiro s e argentinos. Lugar de gente cheirosa, que usa boticário e gente fedida. Gente preta, branca, milionários e mendigos. Gente com “cecê”, com dente podre na boca. Gente que gosta de samba, pagode, axé, e brega-nejo. Gente que fala alto e gente que fala baixo. Gente que fala “bicicreta, barrer praca, e prástico”; e gente que é poliglota. E é isso que gera a coisa mais lida que é essa igreja.
Sonho de John Wésley: não viu no céu, presbiterianos, metodistas ou batistas. A voz (Deus) lhe respondeu que ali (céu) só há um povo, o povo de Deus.
João vê uma multidão inumerável, de toda cor de pele, de toda classe social, de toda forma de ser e de se expressar.

2ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR: A MARCA DA SANTIDADE
Ap. 7:9- vestidos de vestiduras brancas... – 13- estes que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
É uma igreja que não se manchou com a nódoa do pecado. As pesquisas têm mostrado que a igreja dos nossos dias precisa urgentemente rever esta palavra: SANTIDADE. São poucos os rapazes e moças que se casam sem terem tido a primeira experiência sexual. Diz o salmo 24 3,4: Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 24.4   O que é limpo de mãos e puro de coração
O número de homens e mulheres (especialmente mulheres) que possuem relacionamento extra-conjugal tem também aumentado assustadoramente em nossos dias. A palavra de Deus em Efésios 1: 3,4, nos diz que “Deus nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”; e diz mais que ele, Deus, nos “escolheu, em Cristo, antes da fundação do mundo “para que sejamos santos e irrepreensíveis perante ele...
Eu, sinceramente, não sei como alguém que se diz crente pode se vestir sem mínimo pudor, sem o mínimo de decência. Quando me visto conforme o mundo tem indicado eu me faço objeto de desejo, faço-me como um pedaço de carne exposto. Não sei se pensa que vivendo dessa forma acredita que Deus vai passar a mão na cabeça e dizer entra! De Deus não se zomba. Isso não é Espírito Santo; é espírito de porco
 A palavra de Deus nos diz: Esta é a vontade de Deus a vossa santificação (1ª Ts. 4:3). Em Apocalipse 21:27 nos diz que no céu “nunca jamais penetrará cousa alguma contaminada, ne o que pratica abominação”. Sabe o que é abominação na bíblia? Todo tipo de feitiçaria, é forçar uma moça virgem, é realizar sexo com parentes, com animais, e com pessoas do mesmo sexo. Hebreus 12:14 nos diz: segui a paz com todos santificação, sem a qual, NINGUÉM VERÁ O SENHOR!
João vê uma multidão inumerável que estava vestida de branco

3ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR: A MARCA DA REDENÇÃO
Ap. 7:14- “...lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do cordeiro
A igreja do senhor é composta de gente redimida; ou seja, gente convertida de verdade. Não é simplesmente uma questão de mudar de igreja; de passar a usar veste comprida, de não falar palavrão, não adulterar ou jogar na loteria.
A bíblia deixa claro, as palavras de C. S. Lewis: cristão não são somente pessoas boas, mas, pessoas novas. Quando eu me declaro crente eu estou dizendo que fui lavado e alvejado no sangue do cordeiro. Aleluia!!
Estou dizendo que não fui eu, mas o próprio Deus, a Trindade Bendita fez algo totalmente inexplicável pelos parâmetros humanos em mim; eu nasci do alto. O Pai resolveu me salvar, o Filho veio viver, sofrer e morrer em meu lugar; e o Espírito Santo aplicou os benefícios dessa obra redentiva, dessa obra salvadora em minha vida, e me selou com o selo da promessa que ele mesmo. Eu tenho a marca da Promessa!!
Eu fui gerado de novo, em Deus. Eu nasci de novo. Eu fui transportado do Império das trevas para o Reino do Filho do Seu amor. Eu saí das trevas para a luz. Antes eu vivia segundo o curso do mundo, eu obedecia às inclinações da minha carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, eu vivia debaixo do jugo do Príncipe da Potestade do ar, do espírito imundo que agora opera nos filhos da desobediência; o deus deste século que cegou o entendimento dos incrédulos.
Eu era filho da ira. Mas Deus, por causa do seu grande amor com que me amou e estando eu morto em meus delitos e pecados me deu vida. Ele me amou em Cristo, quebrou o meu jugo e fez de mim nova criatura. Com isso, as coisas antigas passaram e tudo se fez novo, aleluia!
É assim que Deus trabalha, diz a bíblia. Ele não faz gambiarra, meia sola, “meia-boca”; Deus não faz remendo. Ele quebra o vaso e faz um vaso novo, aleluia!! Por isso, estou crucificado com Cristo, com isso, já não sou eu que vive, mas, Cristo vive em mim!!
João vê a marca da redenção, uma multidão inumerável de crentes de verdade, gente que não somente mudou de igreja, mas gente nova, gente que teve as vestes lavas e alvejadas no sangue do cordeiro.

4ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR:  A MARCA DA DIGNIDADE
Ap. 7:9- ...em pé, diante do trono e do cordeiro – 11- Todos os anjos em pé, rodeando o trono...
Essa multidão inumerável, que estava vestida de branco, com vestes lavadas e alvejadas o sangue do cordeiro, diz ainda a palavra estava “em pé, diante do trono e do cordeiro.” A posição dessa igreja, “em pé,” é posição para indicar sua dignidade.
Segundo dicionário Magno da Língua Portuguesa, Dignidade é a propriedade de quem é digno, que vale merecimento, honrado, correto, justo, nobre, ilustre, adequado.
Dignidade é a característica de quem tem uma só palavra, sim, sim; não, não. É a característica de alguém que compra e paga suas dívidas. É a característica de alguém que assume aquilo que diz. É a característica de alguém que, se acontecer alguma coisa, vai até quem lhe é credor e conversa. É a característica de alguém que não tem do que se envergonhar, que não precisa desviar das pessoas, na rua. Dignidade é a posição de quem permanece de pé, e observe não é diante dos homens somente, mas diante de crivo de Deus e do senhor. Não se esqueça do que diz 1º Samuel 16:7: “...o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”.  Dignidade é o que nos diz Efésios 6:13: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis (de pé).”
A igreja do Senhor é uma igreja digna. É uma igreja que NÃO SE VENDE. É uma igreja que não NEGOCIA, não entra em maracutaias e tramoias. Ela está de pé. Posição de dignidade, diante do trono e do cordeiro.
Dou o testemunho de minha esposa (Marilene). Éramos jovens, estávamos vendo T.V, num programa sensacionalista. Alguém dizia: Com um salário mínimo desse, como alguém pode viver... Por causa disso eu virei garota de programa. Na hora ela retrucou: “ganho metade de um salário mínimo e nem por isso precisei me prostituir!” dignidade é o que aquela artista comediante que fazia uma empregada doméstica queria dizer ao repetir o bordão: EU SOU POBRE, MAS EU SOU LIMPINHA.
Eu me recordo da Marilene trabalhando, e aquilo gerava em mim, honra, alegria pelo seu comportamento. Ganhava meio salário, fazia enxoval, vivia de maneira modesta. Nunca foi acusada de roupo, de pilantragem e picaretagem, fazia o enxoval, comprando e pagando aos poucos “corretinho”.
PRECISAMOS REPENSAR ESSA VIRTUDE EM NOSSOS DIAS. Não sei se muitos crentes hoje permanecem de pé.
MATÉRIA DO BRASIL PRESBITERIANO (MAIO 2012). “Segundo levantamento do da ONG Transparência Brasil 57% dos parlamentares da Bancada evangélica em Brasília (32 no total) enfrentam problemas com a justiça, entre eles processo por suspeita em crimes como peculato (apropriação de bens ou valores públicos de forma indevida), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso do poder econômico, sonegação fiscal, e formação de quadrilha”.  Nesse artigo ainda se diz que a Assembleia de Deus tem o maior número de deputados 24, e desse 11 devem explicações à justiça.
Preste atenção aqui. A Igreja Presbiteriana é a segunda maior representação com 08 deputados; destes, 02 devem explicações à justiça.
João vê uma multidão digna. Uma multidão inumerável, de vestes brancas, lavadas e alvejadas no sangue do cordeiro, uma multidão que está EM PÉ, DIANTE DO TRONO E DO CORDEIRO.
CONCLUSÃO – PARTE 1
Pare por um segundo, repense em tudo o que falamos até aqui. Veja onde está deixando a desejar. Peca a Deus perdão. Faça uma aliança, um compromisso de mudança.
Breve daremos prosseguimento. Tem muito mais à frente. Em Apocalipse 7:9-14 o SENHOR nos deu 10 Marcas que distinguem a Igreja do Senhor Jesus. Vimos até aqui 04 marcas. Temos à frente ainda mais 06 marcas. Creio que Deus tem muito ainda a nos ensinar.
Vamos orar nesse momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário