terça-feira, 26 de junho de 2012

A VERDADE VOS LIBERTARÁ


A VERDADE VOS LIBERTARÁ – João 8:32
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
INTRODUÇÃO:
O Salmo 124:7 descreve situação de muita gente por meio de uma brincadeira que antigamente as crianças gostavam muito de fazer: pegar passarinho. Assim diz o salmo 124:7: “Salvou-se a nossa alma como um pássaro dos laços dos passarinheiros; quebrou o laço e nós nos vimos livres”.  A vida de muita gente se descreve pela situação de um pássaro preso entre as cordas, entre os laços dos passarinheiros. Quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres.
Em João 8:32 o Senhor Jesus nos diz a mesma coisa. As pessoas estão presas a laços e só uma coisa as liberta: o conhecimento da verdade.
Talvez você diga, mas eu não sei em que estou preso. Quais são os laços que eu possa estar preso... Ser livre de quê... a verdade nos livra de quê?

1)                  DOS LAÇOS DAS CRENDICES E SUPERSTIÇÕES DE NOSSA ERA
Eu conheço muita gente que acha que os problemas na sua vida serão resolvidos quando começar a andar com ramo de plantas na orelha...
Eu conheço gente que não sai de casa sem consultar seu mapa astral.
Eu conheço muita gente que acha que precisará mais consultar mortos, acerca de situações relacionadas aos vivos
Eu conheço muita gente que acha que acha que fazer despachos nas encruzilhadas resolverá o seu problema.
Eu conheço muita gente que acha que tem medo se um gato preto cruzar seu caminho, ou medo de chinelo virado dentro de casa ou medo de ter 07 anos de azar porque quebrou um espelho.
Gente que pensa assim está presa aos laços das superstições e laços de crendices. A bíblia nos fala que a verdade nos liberta dessas coisas.
Se você conhecer a verdade. Você não precisará mais se preocupar se alguém fez algum trabalho contra você ou se colocou o seu nome na boca do sapo. Sabe por quê? Porque você está livre de todas essas crendices que te aprisionam. A bíblia diz: Maior é aquele que está em nós do que Aquele que está no mundo (1Jo 4:4). A bíblia diz: Se Deus é porque nós, quem será contra nós? A bíblia diz: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do onipotente diz ao Senhor: meu refúgio e meu baluarte, Deus meu em quem eu confio (Sl. 91:1).

2)                  DOS LAÇOS DAS FILOSOFIAS QUE COMPÕEM A NOSSA VIDA
Todos nós temos a nossa forma de entender a vida. Todos nós fazemos uma leitura da vida e da maneira como nós lemos e entendemos a vida nós vivemos. Se você tiver um conceito falso acerca de sua vida todos os seus valores e todas as formas como você conduzirá a sua vida serão conceitos vazios, fúteis e sem sentido.
A bíblia diz, por exemplo, em Isaías 5:8 Ai dos que ajuntam casa e casa, campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra. Tem gente que a sua filosofia de vida é ajuntar, é crescer e não importa como, nunca se satisfaz. Destrói a família, não tem tempo para o filho ou para a mulher. Tem que por comida dentro de casa... Lucas fala de um homem que seu campo produziu sobejamente  e não tinha onde mais colocar os produtos do seu campo... vou construir celeiros maiores... Louco esta noite pedirei a tua alma e o que tem preparado,... para quem será? ACUMULAR... ACUMULAR... ACUMULAR...
Outros, diz Isaías, têm a seguinte filosofia: Ai dos que levantam de madrugada e seguem a bebedice, e continuam, até alta noite, até que o vinho os esquenta... Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte... Tem gente a a filosofia dele é festa, brincadeira, bebedice... Deixa a vida me levar, vida leva eu... Dizem ainda... bebi 3 caixas de cerveja esse fim de semana... A busca pelo prazer...
A bíblia diz em 2 Co. 10:4: As armas da nossa milícia não são carnais, e sim, poderosas em Deus para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Sofismas são filosofias de vida.
Eu também achava que era assim. Achava que abandonar a vida que tinha para servir a Deus, me faria uma pessoa presa.Para mim servir a Deus era sinônimo de prisão.
Certa vez um rapaz me disse: Vocês crentes não são livres. Vocês são escravos, pois, eu posso fumar maconha, vocês não. Eu lhe disse: Pelo contrário, meu filho. Eu posso dizer: Não à maconha. Eu sou livre para dizer não! Mas você é escravo, pois, não tem como dizer não a ela.
Engana-se, meu amigo, se você pensa assim... A bíblia nos mostra que a verdade nos liberta desse tipo de pensamento; desse tipo de filosofia de vida.

3)                  DOS LAÇOS DA SUBSERVIÊNCIA A UMA VIDA PECADORA E MISERÁVEL
O pior de todos os laços é laço do pecado. Se você conhecer a verdade hoje não precisará procurar lavagem no coxo que o diabo põe. A lavagem das drogas, dos vícios, da prostituição. Essa fome que você tem sentido pelas coisas do mundo é porque você ainda não conheceu a verdade. É por isso que após experimentar vem a depressão.
O Senhor Jesus disse: Eu sou o pão da vida; o que vem Amim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede (João 6:35). Aleluia! Essa falta de propósito, essa amargura que está dentro de você esse sentimento de futilidade na vida, esse vazio e falta de prazer, essa vida miserável e cativa é porque você ainda não você ainda não conheceu a verdade. A uma mulher que servia água à beira do poço, mulher que tivera vários maridos,  Jesus disse: Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (João 4:14). Glória a Deus.
É provisão, é alegria é satisfação, é felicidade, não precisamos de nada mais. Posso morar na pior casa, posso não ter dinheiro no banco, mas tenho uma felicidade, um prazer pela vida que nada tira isso de mim.
Você não precisará se entupir todo dia de medicamento tarja preta, não precisará andar grogue, drogado todo dia, ou o dia todo. Você não precisará mais procurar prazer nos braços de qualquer um. Você não precisará pecar... A verdade te livra do álcool, como me libertou... Te livra do cigarro. Há pouco tempo orei por uma pessoa que fumava há 40 anos, e Deus a livrou da noite para o dia. O cigarro é lavagem que O Diabo  pôs no coxo..., meu irmão! Você pode ser livre!!!
Disse Jesus certa vez: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37,38).
A bíblia diz: Para a liberdade foi que Cristo nos que Cristo os libertou... (Gl 5:1); e mais: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Você estará liberto do mundo, livre das drogas, livre de toda maldição que tenham falado contra você.

4)                  DOS LAÇOS DO PODER, SUGESTIONAMENTOS, E ACUSAÇÕES DO DIABO
Nós temos um inimigo que quer nos destruir. O diabo sempre sugestiona-o para o mal caminho; o mundo com suas filosofias de "viva a vida do jeito que der na telha", entregue-se às drogas, à prostituição, às filosofias da presente era...
Infantil você será se crer que por trás de toda dificuldade que você tem passado é somente uma "questão de não se deixar envolver por uma questão natural". A bíblia diz que o ladrão vem SOMENTE para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR. Observe a expressão SOMENTE.
Estudei no seminário com um grande colega de classe que tinha cometido um delito extremamente grave; inclusive cumpria. Ele me disse: "O SENHOR me transportou do império das trevas, para o reino do filho do seu amor. Eu estava debaixo do poder das trevas. Agora estou no reino de CRISTO". Lhe perguntei: "E a sua consciência?" Ele respondeu tranquilamente: Fiz muito mal, eu sei; não dá para voltar atrás, mas... "o sangue de Jesus me purifica de todo pecado". Depois recitou Romanos 8:31-39, que no versículo 33 diz:  “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?
Hoje, o diabo não pode mais me acusar, pois, estou debaixo do sangue do cordeiro.
Venha para a verdade e Le ate livrará do pensamento suicida, do desejo de vingança, da amargura e do ódio. Ele te livrará de todo sugestionamento para o mal, de uma vida miserável.
Fora da verdade você estará exposto ao perigo do ladrão. Na verdade você estará seguro, protegido usufruindo do amor de Deus.
Filho que se rebelou contra o pai e voltou com uma promessa do pai: lençol branco pendurado na janela da casa.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

CONCLUSÃO
Jesus disse essa frase: conhecereis a verdade ao seu povo. Gente que achava que conhecia porque tinha informações acerca dele, fariseus e escribas. Essas pessoas tinham informações acerca de Abraão, de Moisés dos patriarcas e dos profetas. Mas não se relacionavam profundamente com ele.
É preciso conhecer a verdade? E quem é a verdade? A verdade é Jesus. Eu sou o caminho E A VERDADE, e a vida (João 14:6). Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se pois, o filho (que é a verdade) vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Conhecer para a bíblia é “conhecer intimamente”.
Não é apenas ouvir falar, não é apenas olhar de longe. É conhecer de perto.
Tem muita gente que tem informação acerca de Jesus. Tem muita gente diz conhecer algo, apenas de colher informação. É relacionar-se com ele.
Jesus fala acerca das ovelhas. Elas ouvem Sua minha voz.... os pastores moravam com as ovelhas ao ponto delas se identificarem, pela intimidade com o pastor.
Cuidado que você pode entrar numa furada.
Essa verdade não é a igreja (igreja não salva ninguém) Nós aqui somos da igreja Presbiteriana e a amamos. Mas não pregamos igreja. A igreja é apenas anunciadora da verdade. E muitas anunciam mentira.  Pregamos a Cristo. Ele é a verdade.
Essa verdade não é a virgem Maria. Ela foi um a grande mulher. Mas ela não morreu por você. A bíblia diz: Há um só Deus e um só mediador entre Deus e o homem: Cristo Jesus homem (1Tm 2:5). E o Senhor Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6).
Essa porta não são os seus esforços. Por mais que você se esforçar, jamais você conseguira se salvar. Em Mateus 7:23, fala de muitas pessoas que se esforçaram e fora reprovadas pelo Senhor. Muitos naquele dia me dirão: Senhor, em teu nome fizemos milagres, e maravilhas.... Ma lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci.... Apartai-vos de mim.... A bíblia diz em Atos 4:12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.
Eu quero orar por você que ainda não conhece a verdade, ou que, nesta noite quer se tornar conhecedor da verdade e em obediência andar por seus caminhos daqui por diante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário