quinta-feira, 7 de junho de 2012

Princípios Eficazes Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Nossa Vida

Veja o que diz 1 Samuel 17.48-51: 48. Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. 17.49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. b17.50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi. 17.51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.
O Espírito Santo me moveu a trazer uma palavra com um objetivo claro: capacitar você a vencer qualquer barreira ou dificuldade que pareça intransponível. O embate, o enfrentamento de Davi e Golias trás diante de nós esta questão: a capacidade de se vencer qualquer barreira ou dificuldade que nos pareça intransponível.
Pare e Pense por um instante: qual é o seu maior problema? Que gigante está no meio do seu caminho atrapalhando a sua jornada? Vou lhe dar 05 Princípios aleatórios, não são sequenciais. Não pense numa escada. Pense numa laranja: todos os gomos são necessários e nenhum é maior, ou melhor, ou ponto de acesso para outro. Todos são igualmente necessários, e todo juntos formam a laranja.
Primeiro Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
1-      Princípio do Olho - 1º Sa 17:24: "Todos os israelitas VENDO aquele homem, fugiam de diante dele e temiam grandemente"Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida não podemos olhar para o gigante do mesmo modo que o Exército de Israel olhava para Golias.
Li um resumo da vida de Karl Warlenda o grande artista da corda bamba. Ele morreu em 1978 durante uma apresentação em Porto Rico, depois de cair de uma altura de 23 metros. Sua esposa fez uma observação: tudo o que Karl fez nos 3 meses anteriores a queda foi pensar em não cair; e foi exatamente isso que aconteceu.
Era assim que o exército de Israel se comportava: em não ser derrotado. Em não ser mortos, em não ser destruídos. Se você diz: eu não vou pensar em sorvete, eu não vou pensar em sorvete, eu não vou pensar em sorvete... Em que você irá pensar? EM SORVETE!! Davi não olhava para o gigante; olhava para Deus!! 1º Sa 17:26b "...quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do DEUS VIVO?"

Segundo Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
2-      Princípio do Alvo - 1º Sa 17:46: "Hoje mesmo o Senhor te entregará nas minhas mãos... E TODA TERRA SABERÁ QUE HÁ DEUS EM ISRAEL" - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida precisamos entender que Mentes Limitadas possuem desejos, mentes notáveis são movidas e direcionadas por PROPÓSITOSSalmo 16:3 “quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer”.
Por trás das grandes realizações há muito mais que um desejo, uma quimera, uma fantasia, um sonho, ou um projeto; HÁ UM PROPÓSITO.
A bíblia diz (1ª Co. 10:31): portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus!! Esse é o segredo de Davi. Esse foi o segredo de Ana: Me dê um filho e eu o devolverei ao Senhor!! (1 Samuel 1:11).
 Quer ser médico? Deus, meu propósito é: glorificar o Senhor por meio das consultas até gratuitas que farei; por meio das cirurgias estéticas que farei (pessoas deformadas por acidentes ou traumas genéticos). Veterinário? Por meio dos animais eu cuidarei. Político? Por meio da defesa do menos favorecido. Deus te leva ao Senado Federal, à presidência da república. Advogado? Glorificar pela defesa daquele que os homens carecem da justiça, não é por meio de torcer a justiça para beneficiar bandidos, especialmente os de colarinho branco não! Jesus honrou essa profissão (ele é o nosso advogado). Não tem gigante que fica na frente. Deus esse é o sentimento que me consome o desejo de que o Senhor seja engrandecido através da minha vida!!
É o nosso propósito que nos impede de desistir no começo, no meio ou no fim de nossa trajetória. É o nosso propósito que nos leva a orar mais do que pessoas comuns. É o nosso propósito que nos leva a nos elevarmos acima da mediocridade e da vida mediana. É o nosso propósito que nos leva a planejar, a observar, a se sacrificar, a arriscar-se mais, e a esperar muito mais do que se pode imaginar. O propósito é que faz a diferença entre o comum e o extraordinário. O propósito é o que leva uma pessoa comum a realizar coisas incomuns e muito além da média, e da expectativa.

Terceiro Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
3-      Princípio da Fita Métrica - 1º Sa. 16:7: "O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR o coração" - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida Precisamos compreender que Quando Deus mede um homem ou uma mulher, ele usa uma fita métrica não em torno da cabeça, mas em torno do coração
O mundo não está acostumado a ver gigantes tombados. E digo mais: a igreja também não está acostumada. Sabe por quê? Porque o mundo e a igreja fazem juízos de maneira inversa à de Deus.
O episódio da casa de Jessé acontece todos os dias. Gente que derruba gigante é gente séria, é gente que anda com Deus. Não e gente perfeita; mas é gente que se quebranta. Não é gente que se suja menos; é gente que se lava mais!! O demônio saía de Saul sem Davi precisar fazer uma oração, bastava dedilhara harpa.
Deus vai medir não sua mente, se você sabe mais que tudo e todos. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, por que dele procedem as fontes da vida” (Pv. 4:23).
Lembra-se do jovem rico? Tudo isso tenho feito desde a minha juventude... (auto-suficiente, soberbo). O que me intriga é a pergunta a seguir: o que me falta ainda? Acredito que Jesus a língua de Jesus coçou para responder: “Ué te falta alguma coisa? Não deveria faltar!!Jesus vai nas “fontes da vida”:Vende tudo o que tens...” Ele sai triste, cabisbaixo!
Deus vai medir a sua fonte, o seu coração. Por que você tem buscado se empanturrar de tanto lixo? Porque a fonte está seca. E fonte seca não derruba gigante.

Quarto Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
4-      Princípio do Pé - 1º Sa. 17:37; 46: "Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu...; 46: "Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos" - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida é necessário que saibamos que seremos testados não somente pelas coisas que dissemos, mas também teremos que lidar com as dúvidas dos outros.
O que me impressiona em Davi é a sua CONVICÇÃO. Saul tinha dúvidas, ofereceu sua armadura; Davi rejeitou. O gigante lhe ofendeu; ele disse: “Sua hora chegou; hoje mesmo o senhor lhe entregará nas minhas mãos”.
Gente que derruba gigante é gente de pés firmes. É gente convicta. Quando penso em gente convicta penso também em Cristóvão Colombo. Estava convicto que terra era redonda e por isso decidiu navegar na direção oeste, para chegar à Ásia. Todo o munda acreditava que a terra era plana. E por isso, conforme se navegasse um pouco mais se chegaria a um grande abismo, e cairia num abismo sem fim. Quem assistiu “Piratas do Caribe”, vê o que o filme defende essa tese “o fim do mundo”.
Gente resoluta sabe que há um preço a ser pago. Muitas vezes são as incompreensões, as críticas.
Como dói a crítica, especialmente quando vem de alguém próximo a nós, gente que te conhece na intimidade... Eliabe (1º Sa. 17:28). E quantos que amamos são colocados para lhe impedir de derrubar o gigante. (Elcana – 1º Sa. 1:8 - para que pensar nisso, sou melhor que 10 filhos...).
Gente com pés firmes sabe que terá de lidar com a solidão muitas vezes; com a falta de apoio, com a incompreensão, e até com o abandono. Muitas vezes, terá de enfrentar o gigante “sozinho”.
Pense nisso: você jamais derrubará os gigantes se esperar por apoio total e irrestrito. Com Deus somos a maioria. Gente resoluta é gente que aprendeu a estimular-se a si mesmo.
Como você é? Gente que precisa ser empurrado para as coisas? Pai precisa acordar, lembrar das tarefas? David Livingstone, o grande missionário na África, recebeu uma carta da Sociedade Missionária, a qual dizia que enviariam mais gente para ajuda-lo: Há alguma via fácil de acesso para levarmos as pessoas até onde você está? Ele respondeu: Se vocês têm homens que só virão se encontrarem boas e pavimentadas estradas, não quero nem saber deles. Preciso de homens que venham, mesmo não havendo nenhuma estrada para chegar até mim!”
Pés firmes, gente resoluta. Para ser vitorioso você precisará pagar o preço!! A nossa tendência natural é à acomodação. Não se derruba gigantes com facilidade.

Quinto Princípio Eficaz Para Derrubar os Gigantes que Surgem na Trajetória da Vida:
5-      Princípio da Mola - 1º Sa. 17:51-53: "17.51   Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.  17.52   Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus, até Gate e até às portas de Ecrom. E caíram filisteus feridos pelo caminho, de Saaraim até Gate e até Ecrom. 17.53   Então, voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus e lhes despojaram os acampamentos." - Se quisermos derrubar os Gigantes da Vida é necessário que entendamos que para a Maioria das pessoas o sucesso só chega depois que outra pessoa realizar o que antes parecia impossível
O EXÉRCITO DE Israel só conseguiu derrotar os filisteus, depois de Davi derrotar o gigante Golias. Davi foi a mola para levá-los ao crescimento.
Há alguns dias atrás morreu Chico Anísio. Qual foi a grande marca de sua vida? Possibilitar o acesso a muitos humoristas do país. Há poucos dias atrás vi o programa do Raul Gil. Ele foi mostrando a quantidade de artistas nacionais que estão no “topo” do sucesso, hoje em dia, mas que começaram cantando no seu programa.
Quando Davi derrotou o inimigo, as pessoas foram MOTIVADAS, elas viram que era possível. Ajude outra pessoa a ser bem sucedida. Não será fácil. É provável que toda uma geração de pessoas irá se espelhar em você. Gente que diz por meio do seu proceder: é possível! É possível termo bons médicos, advogados, juízes e promotores. Bons e respeitáveis dentistas, pediatras, cirurgiões...
Mas, também, espiritualmente falando, é possível termos jovens santos, puros. Jovens que têm uma palavra diferente, um comportamento diferente. Jovens especialistas em derrubar gigantes. Sua vida pode ser uma mola de propulsão que leva pessoas às alturas.

CONCLUSÃO:
Pare e Pense por um instante: qual é o seu maior problema? Que gigante está no meio do seu caminho atrapalhando a sua jornada?
Diga comigo:
Eu posso vencer o gigante. Eu posso até fracassar, mas não será por causa do gigante e sim por causa  da 1) limitação da minha visão, 2) da falta de definição de propósito, 3) da falta de trato com o meu coração, 4) da falta de convicções profundas, e, 5) da falta de disposição de ser mecanismo para crescimento de outros após mim.
FIQUE DE PÉ, PONHA A MÃO NO CORAÇÃO E ORE COMIGO:
1-               Deus me ajude a olhar de maneira diferente para cada dificuldade, maior ou menor, que surgir na minha vida – ajude-me a olhar de maneira diferente!
2-               Deus me ajude a direcionar a minha vida por um propósito SUBLIME, E MAIOR DO QUE A MIM MESMO. Que cada barreira que eu vencer seja tão somente oportunidade de glorificar o teu nome
3-               Deus me ajude diariamente a ter um coração novo. Tu não olhas aparência. Que ao medir o meu coração, o Senhor veja um coração de alguém que realmente se comprometeu intimamente contigo.
4-               Deus me ajude a ter pés firmes; ser firme contigo. Que eu não me desvie do foco por causa das dificuldades, incompreensões e falta de apoio de outras pessoas. Que eu não precise ser empurrado. Que eu seja firme e resoluto, fiel até a morte.
5-               Deus que a minha vida não se feche em mim mesmo. Se o Senhor quiser, me use para ser instrumento de bênção na vida de outras pessoas. Que outros sejam ousados, corajosos e destemidos por ti ao ver a minha ousadia, a minha coragem, o meu destemor a minha fé. Que eu seja mola para outros. Que outros amem a ti, ao observar o meu amor por ti. Que outros sejam santos ao observar a minha conduta de santidade na tua presença. Que outros vejam que é possível derrubar gigantes, é possível vê-los com a cara no chão. Que assim seja,  para tua exclusiva glória. Em nome de Jesus Cristo, meu Salvador!! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário