terça-feira, 19 de junho de 2012

OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO –10 Marcas que distinguem da Igreja do Senhor Jesus - PARTE 2 - Apocalipse 7:9-17


Apocalipse 7.13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? 7.14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, 7.15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário;

INTRODUÇÃO
A Reforma protestante enumerou as 03 marcas da igreja verdadeira: 1- Pregação Fiel da Palavra, 2- Administração Correta dos Sacramentos, 3- Aplicação Cuidadosa da Disciplina.
Sem discordar dos nossos mestres, gostaria de ampliar esse assunto com base no texto que revela visão que João teve, conforme se registrado em Apocalipse capítulo 7:9-17. Ali estão redigidas as 10 Marcas que distinguem a Igreja do Senhor:


5ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR – A MARCA DO SERVIÇO
15- razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário...
A igreja do senhor é uma igreja serviçal. Ela tem prazer em servir, em ser útil ao seu Senhor. Já diz o provérbio popular, que está correto: quem não vive para servir, não serve para viver. Quem pensa que a vida no céu será “pular de nuvem em nuvem,” está muitíssimo enganado. É por isso que falamos que para alguns, se forem para o céu, o céu será um lugar estranhíssimo. Por que o que se espera é que o céu seja uma continuidade da terra. No céu haverá trabalho, serviço; o serviço contínuo de Deus no santuário do Senhor.
Não sei se você sabe, mas, nosso Hinário Presbiteriano “Novo Cântico” é dividido didaticamente em blocos por estilos. Por exemplo, os hinos que vão do Nº 1 ao 34; tratam sobre o Caráter de Deus – Trino, Santo, Soberano, Criador, Providente, Fiel. Os hinos que vão do 35 ao 54 tratam sobre Jesus: Senhor, Salvador, Vencedor. A partir do 55 até 65 são os hinos de Gratidão e assim vai... observe no índice de seu hinário que você encontra esta lista “índice por assuntos”.
Há toda uma série de hinos que trata sobre o serviço/trabalho do Senhor no nosso hinário Novo Cântico (hinos 311-321). Destaco o 319, que na segunda metade da primeira estrofe diz: “Trabalhemos, pois, com zelo e com vigor, constrangidos pelo seu imenso amor, bem servindo em tudo ao grande salvador”. O trabalho, ou serviço do senhor é visto como bênção na nossa vida; não é fastio ou cansaço. “Bem servindo ao Senhor”. Pergunto, como se serve bem ao Senhor? 1- Com zelo, 2- Com vigor; 3- Constrangido pelo seu imenso amor. Aleluia!! O amor de Cristo nos constrange, e nos constrange a trabalhar bem.
Este maneira de servir ao Senhor aqui na terra terá continuidade no céu. É bom fazer uma nota de rodapé a sobre Eclesiastes 9: 5 e10: “9.5   Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.  9.10   Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”Deixe eu explicar para vocês, o livro do Eclesiastes é o livro mais difícil de se interpretar da bíblia. É a visão do indivíduo existencialista, materialista, que é movido pelos seus instintos, pelos seus olhos, pelo seu tato, que considera o presente pela racionalidade, que vê a morte como aniquilação. Por isso a vida dele é um fastio e tudo na vida se resume a correr atrás do vento. Por isso Eclesiastes deve ser interpretado à luz do todo do livro ou mais especificamente sobre os últimos versículos (Eclesiastes 12:13-14): “13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. 12.14   Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. Então, isso não significa que não vai haver obras no céu, isto é uma visão existencialista da vida.
Minha filha disse: Ah, pai o céu vai ser um lugar muito chato!! Você que pensa assim está enganadíssimoO céu é lugar de atividade. É lógico, veremos à frente, o céu não será lugar de fadiga; e sim de descanso. Lembra-se do Gênesis  3:17, 18: “por vossa causa, maldita é a terra, em fadigas obterás dela o sustento... no suor do rosto comerás o teu pão...”. A Maldição não foi oi trabalho (Adão já trabalhava cuidando e lavrando a terra do jardim do Éden, antes do pecado – Gn 2:15 ); a maldição foi foi a fadiga, o suor, o cansaço. O trabalho gera prazer, vida. Ele verá o fruto do penoso trabalho e ficará satisfeito (Is. 53:11). Qual o maior índice de morte entre aposentados: a inatividade. O “cara” trabalhou a vida toda; quando para de trabalhar, se sente um inútil, um inválido. Resultado? Enferruja, morre.
A igreja do Senhor é uma igreja serviçal, pois, o céu é lugar de atividade, do serviço do Senhor, no santuário do Senhor. A bíblia diz que “os crentes reinam com Cristo”; os crentes “servem a Cristo continuamente; noite e dia, no seu santuário”.
Cuidado, se você vive “morrinhando” as coisas. Cuidado, se você não gosta de ajudar. Cuidado, se você prefere ficar “deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar (no céu não vai haver mar) e à luz de céu profundo...Pode ser que o céu seja um lugar estranho para ti. Reveja seus valores. Peça a Deus para mudar seu coração, mudar sua disposição, mudar suas inclinações. Desperta, ó tu que dormes, levanta de entre os mortos, e Cristo te iluminará!!
Sirva a Cristo aqui com prazer, com zelo, motivado pelo seu imenso amor. Encerro este ponto lembrando mais nossos hinos.  A estrofe do hino 314 diz: No labor, sem cessar, a servir a Jesus; com amor e e com oração até que volte o bom senhor. Mas achei mais interessante, neste contexto o Hino 312 (primeira estrofe e coro); o coro mostra o serviço de Cristo gera prazer em nós: Há trabalho certo para ti cristão, que demanda toda tua devoção, vem, alegremente, a Cristo obedecer, pois, só tu, ó crente o poderás fazer (honra) –  Por Jesus, é trabalhar! Prontamente, fielmente trabalhar! EM SERVI-LO, QUE PRAZER! E só tu, ó crente, o poderás fazer! (privilégio, honra, trabalhar para o SENHOR)
Sexta marca da igreja do Senhor é a merca do serviço
Vamos para a 7ª marca que distingue a igreja do Senhor:

6ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DO PREVALECIMENTO (VITÓRIA)
9- “... com palmas nas mãos – 14- ... são estes os que vêm da grande tribulação.”
Os crentes são vistos com ramos de palmeiras nas mãos. Era comum naquele tempo a chamada “Festa do Triunfo”. Fazia-se um cortejo pelas ruas quando o exército ou mesmo o povo vitorioso caminhava pelas ruas levando ramos de palmeiras nas mãos.  A ideia do texto é que os crentes foram vitoriosos, não mudaram sua postura, mantiveram sua fidelidade a Deus diante da grande tribulação. Lembre-se que o Senhor disse em João 16:33: “No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Tribulação alguma, nem mesma maior de todas, tem o poder de retirar a fidelidade do povo de Deus.
A bíblia mostra desde o Antigo Testamento que a grande tribulação acontecerá em tempos muito próximos à segunda vinda de Cristo. Daniel 12:1,2 nos diz: Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. 2   Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Nosso Senhor Jesus Cristo repetiu estas palavras reafirmando as mesmas verdades (Mt. 24:21,22): 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22   Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Em II Tessalonissenses 2:3,4, Paulo descreve que nesse tempo haverá muita apostasia encabeçada por um personagem maligno que ele chama de “o homem da iniqüidade, o filho da perdição,  2.4   o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Na segunda carta de João 2:22 este personagem é chamado de Anticristo: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho”.
Já aqui no livro do Apocalipse, especialmente nos capítulos 12 e 13 (leia-os, em casa depois) o Anticristo é a chamado de besta que emerge da mar (13:1), que que exige adoração universal; ele trabalha a favor do diabo (dragão - 12:3), e utiliza o falso profeta (besta que emerge da terra – 13:11).
Essa tribulação desse tempo é descrita dessa forma cruel (Apocalipse 13:14-18), bem como a obra desta segunda besta (falso profeta): “ 13.14   Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;  13.15   e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.  13.16   A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte,  13.17   para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. 13.18   Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.”
É nesse tempo que acontecerá a última, maior e mais decisiva de todas as batalhas contra as hostes de satanás, a batalha de Gogue e Magogue, mas conhecida como a batalha do Armagedon (Ap. 16:16; 20:8).
Não se esqueça que este tempo será curto, breve, mas que de acordo com Apocalipse 20:1-4, satanás (o dragão) estará solto da sua prisão: 20:1   Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 20.2   Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;  20.3   lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo. 20.4   Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
O grande estudioso da bíblia George Ladd nos informa que “a grande tribulação nada mais será que a uma forte intensificação da mesma hostilidade que a igreja sempre experimentou durante toda a sua existência; Satanás, em seu último esforço desesperado, tentará desviar o coração do povo de Deus do seu Senhor... ele diz mais: Apesar do livre poder espiritual  de satanás, a igreja não será poupada da tribulação e perseguição, pelas quais satanás expressa seu ódio feroz contra o povo de Deus... ele então conclui: Do ponto de vista da poderosa luta espiritual que se desenrola entre Deus e satanás, não é de grande importância se alguém é morto ou não. O que realmente importa é se a pessoa adorou a Cristo ou ao Anticristo. Assim, apesar de satanás, através do Anticristo (besta que emerge do mar), ter a permissão para atribular terrivelmente os santos, Deus trará os trará com segurança e vitória para o Reino de Deus!” Aleluia. João vê uma igreja que não foi engolida na grande tribulação. Os crentes estão vitoriosos, prevaleceram diante da grande tribulação; estão com palmas nas mãos.
SEXTA MARCA QUE DISTINGUE A IGREJA DO SENHOR:  a marca da VITÓRIA. A Igreja do Senhor é PREVALECEDORA. PREVALECE FIELMENTE em toda e qualquer dificuldade, trib8ulação ou circunstância; seja ela de qual intensidade for.
Na Próxima semana fecharemos a série baseada em Apocalipe 7:9-17: “10 Marcas que Distinguem a Igreja do Senhor”, com mais 03 e últimas marcas (8ª, 9ª, 10ª) que distinguem a Igreja do Senhor:

7ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DO RECONHECIMENTO
10- “e clamavam em grande voz dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”
A igreja fiel se reconhece a si mesma como o leopardo. Como diz o profeta  Jeremias (13:23) “não pode mudar as cores de suas manchas de pele por si mesma, por sua própria forças”. Assim, nós mesmos não temos condição de fazer o bem estando acostumados a fazer o mal (Jeremias 13:23).
A igreja do senhor Jesus é uma igreja reconhecedora de sua própria condição, de sua própria “inabilidade”, de sua própria incapacidade de gerar salvação, mudança e transformação. É Deus e tão somente Deus que, por sua graça e misericórdia arrancou o nosso coração de pedra e colocou o coração de carne. Dizem que Spurgeon disse que para o homem é tão simples pecar como o é para as fagulhas de uma fogueira se serem elevadas para cima, e como as águas de um rio serem conduzidas para baixo. E que é mais fácil ensinar um leão tornar-se vegetariano do que um homem salvar-se a si a mesmo.
Ao nosso Deus e ao cordeiro, pertence a salvação. Não sei se você sabe, mas, estas são as palavras de reconhecimento de Jonas, depois de 03 dias no ventre o peixe. Só depois que ele reconheceu, sua total incapacidade, falando exatamente estas palavras, que o peixe o vomitou em terra (Jonas 2:9,10).
O profeta Ezequiel compara essa nossa total incapacidade de gerar salvação com a situação de um feto recém-nascido, asqueroso; havia alguma coisa nele que causava asco, repugnância, nojo; posto que foi abandonado em pleno campo.
Ele não tinha condição alguma de salvar-se a si mesmo. Sua situação era de morte certa: 1- Exposto ao frio da noite e ao sol causticante do dia; 2- Exposto daquela forma seria alimento certo p/ as feras; 3- Um feto recém-nascido, não sabia andar, nem condição para deslocar-se (fugir); 4- Não tinha condição de se alimentar; 5- Não tinha condição nem mesmo de pedir, pois não sabia pedir, era bebê, abandonado em pleno campo. A única possibilidade se salvação dessa criança seria a compaixão de alguém, pois, por ela mesma não havia capacidade. Leia comigo Ezequiel 16:1-10:
16.1   Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:  16.2   Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações;  16.3   e dize: Assim diz o SENHOR Deus a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus; teu pai era amorreu, e tua mãe, hetéia.  16.4   Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar, nem esfregada com sal, nem envolta em faixas.  16.5   Não se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma destas coisas, compadecido de ti; antes, foste lançada em pleno campo, no dia em que nasceste, porque tiveram nojo de ti.  16.6   Passando eu por junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue e te disse: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, ainda que estás no teu sangue, vive.  16.7   Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo; cresceste, e te engrandeceste, e chegaste a grande formosura; formaram-se os teus seios, e te cresceram cabelos; no entanto, estavas nua e descoberta.  16.8   Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha.  16.9   Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.  16.10   Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda.
A igreja de Cristo é reconhecedora: Paulo diz (Rm 7:18): Por que eu sei que em mim, isto é, na minha carne não habita bem nenhum...
Veja o que Paulo nos diz em 1ª Tm. 1:12-17: 1.12   Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,  1.13   a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.  1.14   Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.  1.15   Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 1.16   Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna1.17   Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
O Salmo 115 começa assim: Não a nós senhor, não a nós, mas a teu nome dá glória.
João viu uma multidão: 1- inumerável, heterogênea, 2- vestida de vestes brancas, 3- Com vestes lavadas e alvejadas no sangue do cordeiro, 4- Em pé diante do trono de Cordeiro, 5- proclamando as palavras que Jonas falou no ventre o peixe:  “ao Senhor pertence a salvação”

8ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DA ADORAÇÃO
11- “ ...PROSTRARAM SOBRE OS ROSTOS E e ADORARAM a Deus  12- dizendo: o louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.”
 OBSERVE QUE SÃO CITADOS 07 ELEMENTOS DA ADORAÇÃO A DEUS
1-      O louvor- A retribuição por tudo aquilo que ele mesmo tem feito a nós
2-      A glóriaé o retorno A ELE de algo que por ventura tenhamos feito. Retornamos a ele, tributamos a ele. Só fizemos, só ganhamos almas, só realizamos porque ele tem nos dado inteligência, saúde, vigor, disposição. A glória ao senhor.
3-      A sabedoria: Os nossos títulos universitários, nossa capacidade de articulação, nossa cultura, quantas vezes temos uma ideia que muda a vida de pessoas, de nações. Teoria da relatividade (ALBERT EINSTEIN): tentei entender; quebrei cabeça, possibilidade de se viajar no tempo (para trás e para frente); de viajarmos anos luz e voltarmos mais novos ou mais e velhos... dizem que é possível, se o é, é por causa Dele Adore a ele se prostre em sua presença.
4-      As ações de graças são dadas a Deus. Não é porque eu sou melhor, por que o “eu sangue é azul”... é porque ele está incessantemente pensando em mim e agindo em mim e por meio da minha vida!! Graças a ele pelo meu Woyage preto, por ter concedido filhos gêmeos lindos, por minha farmácia, meus bens, meus imóveis, etc..
5-      A honra. Nenhuma exaltação. Se nos colocarem em locais ELEVADOS, de lá nós desceremos tributando honra a Deus, de devolveremos a ele. Foi ele que me deu emprego na Câmara, no Banestes, NA CASA ROHR.
6-      O poder. A nossa capacidade de realização, DE PODER REALIZAR, DE PODER SE DESLOCAR E DE INFLUENCIAR. A igreja adora devolvendo ao Senhor tudo o que temos. Nossa influência, a possibilidade como Moisés de falar com o governador, ter acesso a reis, a príncipes. Orava às segundas de manhã com o prefeito da cidade, antes de iniciar a semana. Em BH com uma das vereadoras mais influentes, diante das autoridades disse: esse é o meu pastor!!
7-      A força. Com esforço terminei a minha casa.  Tenho 80, mas me sinto como se tivesse 40; aleluia!! A força da juventude a disposição, para estar às 6h00 da manhã; até o último resvalo de força na velhice (me vejo, às vezes, envergonhado, ao ver irmãos fiéis, juntando seus pingos força (Florentino com 95 anos de idade) para estar na casa de Deus). Todos os nossos esforços nós retornamos a ele e para ele. No Reino de Deus não há aposentadoria.
Quantas vezes, me pergunto, se estamos preparados para o céu se somos de fato crentes pois, parece que a nossa adoração gera fastio, demoramos um pouco o culto, saímos, reclamamos murmuramos, ACHAMOS QUE ADORAÇÃO TEM AVER COM ESTILO MUSICAL... ADORAÇÃO É O JEITO DE SER DA IGREJA
. A igreja adora a Deus, quer estar em sua presença a ele dedica tempo, energia, força, primazia em tudo,. Aleluia!!

9ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR – A MARCA DA INTIMIDADE (PASTOREADA DIRETO PELO CORDEIRO)
15- “... aquele que se assenta no trono estenderá sobre ele o seu tabernáculo – 17- pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida.”
A igreja remida experimenta a mais doce comunhão com o Pai e com o Cordeiro. Lembra-se que lá no Éden Deus vinha às tardes desfrutar de comunhão com Adão? Aqui a imagem é ampliada. Aquele que se assenta no trono estende sobre eles o seu tabernáculo, lembre-se que o tabernáculo simboliza a presença de Deus no meio dos homens; a ideia aqui é que a igreja é abraçados, absorvidos por Deus como uma tenda que os envolve, eles gozam de ampla intimidade, ampla comunhão com Deus.
Ainda mais “o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascenta e os guia para as fontes da água da vida”. A imagem do salmo 23 é ampliada. A igreja do Senhor Jesus é pastoreada pessoalmente pelo cordeiro que a leva para um lugar onde ininterruptamente jorra vida.
Nona marca que distingue a igreja do Senhor é a Intimidade, a comunhão com Deus e com o Cordeiro. Ela é pastoreada como Salmo 23  em que o pastor leva a ovelha à águas tranquilas, aqui ele, o pastor é o Cordeiro, que as leva, às conduz à fonte das águas da vida.
Ah, meus irmãos somente uma coisa que quebra essa comunhão: o pecado. Os vossos pecados fazem separação entre vós e Deus...

10ª MARCA DA IGREJA DO SENHOR –  A MARCA DA SATISFAÇÃO E DA SEGURANÇA
16- “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, nem cairá sobre eles o sol, nem ardor algum... – 17- ... E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”
Chegamos à última marca que distingue a igreja. É difícil especificar qual das imagens mais me deixe maravilhado. Mas certamente esta é uma das minhas marcas prediletas, até por isso deixei por último, também seguindo a ordem do próprio texto.
A marca da satisfação.  Essa talvez seja uma das Isso nos é dito por das necessidades básicas do ser humano sendo preenchidas, saciadas:  16- “Jamais terão fome, nunca mais terão sede...
Isso nos lembra o profeta Jeremias 2.12.13: Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o SENHOR. 2.13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. Há um vazio enorme dentro do ser humano. E ele procura por meio de lixo, de lavagem que o diabo põe no coxo: drogas, vida promíscua, baladas, jogatina... O profeta Isaías (55:1-3) profetizou a libertação: 55.1   Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 55.2   Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. 55.3   Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá. Já o Senhor Jesus (Mateus 11:28-30) indicou para onde os homens devem se dirigir para encontrar satisfação: 11.28   Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 11.29   Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 11.30   Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. A igreja do Senhor não precisa buscar no lixo, ou coxo; ela tem satisfação garantida e prometida pelo nosso Senhor.
A Marca da segurança. Eles serão libertados de todo tipo de MEDO, ANGÚSTIA OU PROVA. A igreja está curada emocionalmente. Terapeuticamente: nem cairá sobre eles o sol, nem ardor algum... 17- ... E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Hoje somos tentados pelo diabo, e provados por Deus por meio de adversidades, tribulações, e angústias. Quem, aqui, não tem seus medos, suas angústias... Eu confesso que já tive muitos... até os 14 ou 15 anos... dormir com a luz apagada... Mas o maior medo meu, hoje, é perder a minha mãe ou 01 dos meus filhos... Já passei pela dor da morte do meu pai, pela dor da morte de 01 irmão, pela dor da irreversibilidade do trauma na coluna de um irmão... Peço a Deus para não passar de novo pelo mesmo tipo de dor. O que me conforta é saber, pela fé, que um dia, lá na glória seremos completamente livres de todo tipo de medo, de angústia, ou de dor. Aleluia!!
Um dia isso não mais existirá: não cairá mais sobre nós o sol das provações; nem as angústias do ardor algum... aleluia!! Seremos libertados de todo medo... Deus mesmo nos enxugará dos olhos toda lágrima... Prefiro a tradução literal tirada direto do grego: Deus secará toda lágrima fora dos seus olhos. Willian Hendriksen diz: As lágrimas não são meramente enxutas, ou mesmo secas. Elas são tiradas fora dos seus olhos, de modo que não fique nada, senão o perfeito deleite e felicidade;  a mais doce e íntima comunhão com Deus. O cantor sacro louva a Deus da seguinte forma: "Seguro estou não tenho temor do mal, sim, guardado pela fé em meu Jesus. Não posso duvidar desse amor leal: Ele em seu caminho sempre me conduz. Não me deixará, mas, me abrigará, do pecado vil me vem livrar. A sua graça não me recusará. Sim, Jesus é quem me pode sustentar. No poder de Cristo, mestre, minha vida salva está! Do perigo que cercá-la, Ele poderá livrá-la! Seu poder eterno sempre a susterá!" (Hinário Presbiteriano Novo Cântico - Hino 145)
A igreja saciada, curada, e segura eternamente; sem medos, sem traumas. Eternamente firmada na rocha.

CONCLUSÃO
Pare por um segundo, repense em tudo o que falamos até aqui. Veja onde está deixando a desejar. Peca a Deus perdão. Faça uma aliança, um compromisso de mudança.
Tudo isso que experimentaremos plenamente lá na glória, já podemos desfrutar agora neste momento, se você se dispuser a ser bênção nas mãos de Deus, se você abrir o seu coração e entrar em aliança com Deus:
Reveja comigo as 10 marcas que distinguem a igreja do Senhor Jesus...
Dizer os pontos e depois os versículos... 
Número 1 – primeira marca: a igreja do senhor Jesus se distingue pela heterogeneidade – João vê uma multidão inumerável formada de gente de todos os povos línguas e nações
Vamos orar, coloque-se na presença de Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário