terça-feira, 10 de janeiro de 2012

UMA IGREJA QUE POSSUI VISÃO DE ÁGUIA (2) - Continuação

Estamos iniciando um novo ano. Época de oportunidades e também de ameaças. Mais do que nunca a igreja evangélica precisa assumir uma postura diferenciada na sociedade, fruto da revelação das escrituras da visão e da posição na qual o próprio Deus a colocou.
1- COMPARAÇÕES BÍBLICAS COM A ÁGUIA

Você já pensou que o próprio Deus compara a si mesmo com a águia? Veja Êxodo 19:4: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Veja também Deuteronômio 32:11: Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas.
Mas a atitude dois grandes homens de Deus é comparada à águia em 2 Samuel 1:23: Saul e Jônatas, queridos e amáveis, tanto na vida como na morte não se separaram! Eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leões. Há ainda textos um pouco desconhecidos como, por exemplo, Jeremias 48:40: Porque assim diz o SENHOR: Eis que voará como a águia e estenderá as suas asas contra Moabe. E também Jeremias 49:22: Eis que como águia subirá, voará e estenderá as suas asas contra Bozra; naquele dia, o coração dos valentes de Edom será como o coração da mulher que está em dores de parto.
Sem dúvida alguma, os textos mais conhecidos ligando-nos como servos de Deus à águia são o Salmo 103:5: Ele (Deus) é quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. E, sem dúvida alguma, Isaías 40:31: mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam
 
2- OS 10 ATRIBUTOS DE UMA "IGREJA-ÁGUIA"
 
2.6- CONFIANÇA
O vôo da águia é sempre mais alto; ela prefere a morte à mediocridade; ela voa tanto alto, quanto a longas distâncias. Ela faz o seu ninho no alto dos penhascos. Ela enfrenta a tempestade frente a frente; vence a tempestade, e consegue voar acima das nuvens. Ela não sucumbe diante do inverno. A águia tem é símbolo de confiança. Assim também deve ser a igreja; destemida, ousada, corajosa... as portas do inferno não prevalecerão contra nós. Devemos a caminhar sobre a face da terra, confiantes; ao lado de Deus somos a maioria; se Deus é por nós, quem será contra nós? Nosso Deus jamais perdeu uma batalha! Podemos vencer qualquer tempestade, o rigor do inverno, pois, o choro pode durar a noite toda mas a alegria vem pela manhã.

2.7- NOBREZA
Empoleiradas ou em vôo, elas permanecem orgulhosas, nobres, ALTIVAS. Com todo respeito aos demais pássaros, mas, a águia é singular. Uma coisa é ter em casa um “coleirinho”, um pardal, um sabiá, ou um canário; outra coisa é ter uma águia... Observe quando se vai ao zoológico; na ala dos pássaros, procura-se logo uma águia. Assim é a igreja; Deus pôs nela o “DNA da nobreza”; a semente divina; ela está assentada nos lugares celestiais; numa posição de nobreza. A igreja deve estar no mundo de forma nobre. Somos filhos do Rei dos reis. A igreja deve ser orgulhosa por “Parceira de Deus”; numa obra de planos sem precedentes.

2.8- INTELIGÊNCIA
Ela voa com asas bem abertas sem esforço pelo Céu. Ela tira proveito das variações de temperatura, e ganha VELOCIDADE pelas correntes de ar frio e ALTITUDE pelas correntes de ar quente. A igreja-águia é inteligente para utilizar o "clima" a seu favor. Tempo de crise é tempo de expansão. Um dos chamados "Pais da Igreja" (Tertuliano) disse que "o sangue dos mártires é o fermento da igreja". Uma membro da igreja que eu pastoreava e Belo Horizonte me disse de forma bem popular, e concordei: "a igreja é igual bolo, quando mais se bate, mais cresce!" Aleluia! Ganhamos altitude e também velocidade. Solidez apesar das variações.

2.9- PERSISTÊNCIA
A águia persiste na conquista do seu sucesso, falha mas não desiste ao buscar o alimento. A igreja não pode desistir, se distrair, ou diminuir seus esforços no cumprimento de sua missão. Não podemos nos desviar, nem para a direita, nem para a esquerda. Pegar no arado e não olhar para trás. 

2.10- RENOVAÇÃO
Ela prefere a morte à Mediocridade. A águia admite suas falhas. Ao perceber que as penas não mais estão isolando o frio, ou impedindo a entrada de água; ao perceber que o bico e as garras não estão mais tão afiados, ela se isola no penhasco, e enfrenta o processo de renovação a fim de obter novas penas, garras, e bico. Dizem os estudiosos que isso acontece, em média,  aos 40 anos de idade. Se ela não se renovar, em pouco tempo morrerá. Mas se ela passar pelo processo de renovação, viverá pelo menos mais 40 anos. Ela, então, se isola no alto do penhasco e começa, com o bico a arrancar suas penas, depois quebra o bico, batendo-o contra a rocha; ao final, quebra as garras batendo-as também contra a rocha. A renovação dói, a faz ficar exposta, em carne viva, por isso a necessidade de manter-se isolada. No entanto, pouco tempo depois, novas garras, novo bico e novas penas surgem; surge uma nova águia, ousada, corajosa, destemida. Pronta novamente para enfrentar as alturas!
Assim também deve ser a igreja, ela precisa se renovar; ela precisa viver "em novidade de vida".
O lema da Reforma Protestante foi: "Igreja Reformada, Sempre se Reformando". Os Reformadores tinham plena consciência disso. Uma igreja que não se avalia e se reavalia, está fadada à morte! Mas aquelas que admitem suas falhas, expõem-se para avaliar e reavaliar, passando por uma processo de renovação, viverão muito mais, voarão mais alto.


Aguarde: mais à frente postarei mais ainda em continuidade a este estudo


3 comentários:

  1. pastor WALDEMIR amei este o modo como o senhor esplanou este assunto tao importante[ a importancia dos cristao ,e a igreja de CRISTO]o renovo ki temos ke faser a cada dia em nos obrigado por se preparar pra ser usado tao grandemente pelo ESPIRITO SANTO continue assim deixa DEUS te usar pra nos ajudar a paz do SENHOR JESUS ore por mim um grande abraço; maria izabel

    ResponderExcluir
  2. amado pastor gostaria da fonte que o senhor obteve sobre a renovação da aguia literalmente, pelo que posso entender o que a palavra de renovação de força, é que ela flutua com as asas aberta para renovar suas forças. caso eu esteja errado diga-me com a fonte da subida no penhasco batendo com bico, após arranca a penas etc. aguardo resposta a paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o livro "Voando nas Alturas, de "Hernandes Dias Lopes" - Editora Candeia.

      Excluir