terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UMA IGREJA QUE POSSUI VISÃO DE ÁGUIA (1)

Estamos iniciando um novo ano. Época de oportunidades e também de ameaças. Mais do que nunca a igreja evangélica precisa assumir uma postura diferenciada na sociedade, fruto da revelação das escrituras da visão e da posição na qual o próprio Deus a colocou.

1- COMPARAÇÕES BÍBLICAS COM A ÁGUIA
Você já pensou que o próprio Deus compara a si mesmo com a águia? Veja Êxodo 19:4: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Veja também Deuteronômio 32:11: Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas.
Mas a atitude dois grandes homens de Deus é comparada à águia em 2 Samuel 1:23: Saul e Jônatas, queridos e amáveis, tanto na vida como na morte não se separaram! Eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leões. Há ainda textos um pouco desconhecidos como, por exemplo, Jeremias 48:40: Porque assim diz o SENHOR: Eis que voará como a águia e estenderá as suas asas contra Moabe. E também Jeremias 49:22: Eis que como águia subirá, voará e estenderá as suas asas contra Bozra; naquele dia, o coração dos valentes de Edom será como o coração da mulher que está em dores de parto.
Sem dúvida alguma, os textos mais conhecidos ligando-nos como servos de Deus à águia são o Salmo 103:5: Ele (Deus) é quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. E, sem dúvida alguma, Isaías 40:31: mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

2- OS 10 ATRIBUTOS DE UMA "IGREJA-ÁGUIA"

2.1-VISÃO:
A águia possui 8 VEZES mais células visuais por centímetro cúbico que o ser humano. Voando a 200 metros de altura, detecta um objeto do tamanho de uma moedinha, movendo-se na grama de 15 cm de altura. A águia pode enxergar há 2 km de distância um peixe de oito centímetros, saltando num lago, e um coelho a 3km de distância. Igrejas que possuem visão de águia enxergam o que a maioria não vê; enxergam muito mais longe que o normal; pautam seu ministério por essa visão.

2.2- ALTITUDE:
As águias voam até 3000 metros de altura, ou seja, muito acima do limite das outras aves. Se não somos como águias, então não precisamos de nos erguer acima da mediocridade, de um ministério superficial. “A nossa ATITUDE determinará a nossa ALTITUDE”.

2.3- ENVERGADURA DAS ASAS
A águia adulta possui até dois metros de diâmetro de Envergadura de Asas . Comprimento e profundidade, faz com que ela consiga voar a uma grande distância sem grande esforço. O “Sucesso Ministerial” de uma igreja que se considera águia dependerá em grande parte do mesmo conceito. Quanto maior for o diâmetro das suas asas, menor será o esforço para manter o desejado nível de excelência. Assim também é com a igreja águia. Já percebeu que muitas igrejas parecem "malhar em ferro frio"?Esforçam-se muito mas seus esforços parecm inúteis não as lava a grandes distências e a alturas mais elevadas.

2.4- LEALDADE, FIDELIDADE
As águias escolhem uma única parceira para a vida. Este talvez seja um das maiores necessidades de nossa igreja nos dias de hoje. Os crentes têm perdido a noção do que significa Lealdade e Fidelidade. A igreja-águia possuirá lealdade p/ com Deus, p/com nossos Valores e Princípios, e de uns para com os outros. Esta é a base p/ um futuro promissor.

2.5- FLEXIBILIDADE
Vocês já perceberam que, diferentemente de muitos pássaros, as águias não emigram no inverno? Elas possuem a habilidade de sobreviver em climas frios. Segundo os estudiosos Isso se deve porque elas possuem penas que adaptam-se às várias temperaturas, através do reajuste do ângulo das mesmas. A igreja águia segue este mesmo princípio; a igreja de nossos dias precisa aprender a se adaptar a diversas situações, em vez de fugir delas, ajustando as atitudes e mudando hábitos nas circunstâncias, em tempos de “inverno profundo”.

Aguarde: mais à frente postarei a continuidade deste estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário