sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

IGREJA: POVO DE DEUS QUE CAMINHA

A bíblia ilustra o Projeto de Deus, o ideal de Deus, para sua igreja por meio de várias figuras; a igreja é sal, luz, lavoura, edifício, corpo, etc... Das figuras prediletas minhas, pelo menos 2 sobressaem. Aquelas que a vida cristã é ilustrada como uma CORRIDA: "Combati o com combate, completei a carreira" (2 Tm 4:7)...; Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta (Hb. 12:1)... . Mas a vida cristã também é ilustrada como uma CAMINHADA: "os que esperam no Senhor... caminham e não se fatigam (Is. 40:31). "O Senhor Deus é a minha fortaleza... e me faz andar altaneiramente (Hc 3:19). Visto que andais por fé (2Co. 5:7)... andai no Espírito (Gl. 5:16).  ...andeis de modo digno da vocação (Ef. 41).
Se lermos o livro do Êxodo sob essa ótica, percebeberemos que a figura da CAMINHADA se sobressai, como figura que ilustra o ideal de Deus p/ sua igreja. A igreja, no livro do Êxodo pode ser conhecida como POVO DE DEUS QUE CAMINHA.
Em um de seus livros Mike Murdock defende que, de certa forma, a bênção de Deus está sempre ligada ao deslocamento geográfico, ao movimento, à ação. Deus disse a Abrão "sai da tua terra" (Gn 12:1)..., "sai da tenda.. conta as estrelas" (Gn 15:5)... Para serem abençoadas, Rute e Noemi tiveram que se deslocar de Moabe p/ Belém.., e tantos outros casos mais.
Todo o livro do Êxodo traduz a realidade da caminhada do povo de Deus, de uma vida de escravidão a uma vida de liberdade; do Egito (mundo) rumo à Canaã, terra que "mana leite e mel". Qualquer leitor das escrituras; até aquele menos apercebebido, percebe de "estalo" que ali está  tipificado a nossa peregrinação duma vida de escravos no pecado, para libertos em Cristo, seguindo pelo "deserto" deste mundo, rumo à "Canaã Celestial", onde desfrutaremos daquilo que "olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, nem jamais se penetrou em coração humano" (1Co 2:9).
Esse estudo, portanto, não é baseado num texto exclusivo, mas, numa visão panorâmica da caminhada de Israel, e especificamente, 5 momentos desta caminhada, sem nos delongarmos e entrarmos em muitos detalhes. Daí nosso tema:

I- 05 CURIOSIDADES SOBRE A CAMINHADA DO POVO DE DEUS:

1ª Curiosidade sobre a caminhada do povo de Deus:
1- A IGREJA CAMINHA SOB O OLHAR GRACIOSO DE DEUS - Leia Êxodo 3:7-10
"certamente vi a aflição do meu povo... ouvi o seu clamor... conheço-lhe o sofrimento... (Ex 3:7). Vem te enviarei (Ex. 3:10)"
O povo estava sofrendo sob o tacão de Faraó, escravizado há mais de 400 anos. A idéia aqui é que o povo havia parado de caminhar; estava estagnado, sofrendo, por sua desobediência. Deus quer que seu povo VOLTE A CAMINHAR. Deus, então, revela-Se a Moisés e o comissiona a voltar ao Egito para libertar seu povo; o interesse de Deus é por seu povo, de volta, NO caminho.
A expressão certamente vi a aflição do meu povo... ouvi o seu clamor... conheço-lhe o sofrimento... (Ex 3:7) nos ensina que, mesmo sob disciplina Deus não tira o "Seu olhar gracioso" de sua igreja;  Ele determina que ela volte a caminhar: Vem te enviarei a Faraó para que tires o meu povo, os filhos de Istarel, do Egito (Ex. 3:10).
É NA caminhada que Ele quer se revelar mais amplamente à sua igreja. Hebreus 13:5 nos diz: De maneira alguma te deixarei, NUNCA JAMAIS te abandonarei". Mesmo sob disciplina o olhar gracioso de Deus está sobre a sua igreja; ele a restaura e ordena que ela volte a caminhar. Provérbios 24:16 nos diz: "Porque sete vezes cairá o justo e se levantará". "Se levantará" para CAMINHAR, pois, o olhar gracioso de Deus está sobre sua igreja. Aleluia! 

2ª Curiosidade sobre a Caminhada do Povo de Deus:
2- A IGREJA CAMINHA SOB A LIDERANÇA DE HOMENS - Leia Êxodo 4:7-18
Três tipos de Líderes se destacam na bíblia:
1) Líderes levantados pelo homem (Moisés, em sua primeira fase, até os 40 anos, antes do deserto, julgou-se capaz de defender seu povo; por sua própria capacidade... deu com os "burros na água" (Ex,2:11-15)
2) Líderes levantados pelo Diabo (Judas)
3) Líderes Levantados por Deus
O texto revela que os homens que dirigem o povo de Deus são falhos: Moisés era tímido; segundo os estudiosos "gago"; Arão era volúvel, instável, fraco, "Maria vai com as outras" (construiu um bezerro para o povo adorar na primeira pressão (Ex. 32:1-5); Miriã era centralizadora, soberba, tinhas inveja, sede de poder. Influenciou um motim contra Moisés (Nm. 12:1-10).
Mas a despeito disso tudo, foram homens que Deus chamou e usou, conduzindo, novamente o povo à caminhada. Tudo isso confirma a palavra do Senhor em 1Co 1:26-29:Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus".
Respeite seus líderes. A despeito de suas falhas e incapacidades; são homens que Deus levantou. A igreja, hoje, vive uma crise de autoridade. Não se respeita mais aqueles aos quais o próprio Deus tem colocado à frente de seu povo para levá-lo de novo a caminhar. Êxodo 4:18 assim conclui, depois de Moisés continuamente se esquivar do chamado de Deus: "Saindo Moisés, voltou a Jetro, seu sogro, e lhe disse: Deixa-me ir, voltar aos meus irmãos que estão no Egito..."

3ª Curiosidade sobre a caminhada do povo de Deus:
3- A IGREJA CAMINHA, APESAR DAS DECEPÇÕES, FRUSTRAÇÕES E DOS “VAIS E VENS” DA VIDA – Leia Êxodo 5:1,2-12:50
Aqui, entra o momento de provação mais longo, um teste na paciência de Moisés e do próprio povo. Moisés vai a Faraó; ele (Faraó) o desafia; desafia Deus, impõe cargas pesadas ao povo, castiga os capatazes do povo. Ora, diz a bíblia que ele resolve liberar o povo; ora volta atrás, ora Deus mesmo endurece o seu (Faraó) coração.
E Moisés, é levado prá cá, e prá lá, num "vai e vem", que parece não ter fim, enviando juízos sobre a nação (10 pragas).
APLICAÇÃO: É assim também, em muitos momentos da nossa vida. Mas, não podemos parar a caminhada, apesar dos momentos em que nossa paciência parece esgotar. Há momentos que acreditamos que algo vai dar certo e, de repente, a situação se inverte. A igreja, nessas horas precisa continuar sua trajetória. Como diz um antigo cântico: sem parar, sem cessar, sem vacilar.
Recordo-me de muitos irmãos e irmãs, que às vezes, nas visitações, ou sem sessões de aconselhamento, diziam-me estarem a ponto de morrer, de desistir, porque se sentiam como uma marionete; um "joguete"; uma "peteca" nas mãos de Deus...; jogadas "daqui para lá". A minha palavra sempre foi que devemos continuar caminhando, prá frente... adiante. Nem sempre temos uma visão clara das coisas, na verdade, na maioria das vezes, Deus está trabalhando, forjando nosso caráter em meio ao caos! Alguém me disse certa vez, com muita propriedade: viver a vida cristã é igual a andar de bicicleta; só cai quem para de pedalar. É assim mesmo; devemos continuar a pedalar; avante, adiante, prá frente!

4ª Curiosidade sobre a caminhada do povo de Deus:
4- A IGREJA CAMINHA DEBAIXO DO PODER DE DEUS – Leia Êxodo 14:15,16,21,22
Finalmente! O povo é livre e segue sua caminhada rumo ao deserto; mas, atrás vem o exército de Faraó, furioso por tudo o que aconteceu. Meu pai dizia sempre: alegria de pobre dura pouco... A provação chegou ao clímax.
É nessas horas que vemos atitude, a postura de quem serve a Deus, de fato, e de verdade. Moisés busca a Deus e Deus manda que o povo AVANCE; NÃO PARE; CONTINUE, CAMINHE. Diga ao povo que Marche! O que aconteceu? Um poder, de cima, abre o mar, e povo passa com os pés secos. Aleluia!!
Assim é a caminhada do povo de Deus! Você, que é gente fiel, que teme a Deus e se compraz em seus mandamentos, não precisa passar por cima das pessoas como "rolo compressor", para alcançar seus objetivos... Não precisa entrar em descaminhos, atalhos, em maracutaias; joguinhos; etc... Há um poder soberano sobre sua vida, durante a sua caminhada; ele está junto contigo!
Esse poder que abriu o mar vermelho, é o mesmo que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Acredite; não há impossíveis para Deus... Continue a caminhada!

5ª Curiosidade sobre a caminhada do povo de Deus:
5- A IGREJA CAMINHA PARA UMA EXPERIÊNCIA DE ALEGRIA INDIZÍVEL – Leia Êxodo 15:1-2:21
Após a travessia do Mar Vermelho o povo celebrou; se alegrou em Deus pela destruição do Exército de Faraó, que foi submergido nas águas do Mar Vermelho; o povo cantou o Cântico de Moisés (Ex. 15:1-19) e Miriã, com as mulheres, dançaram (Ex. 15:20-21), celebraram, profeticamente, a alegria indizível daquilo que Deus tem, para mim, e para você. O choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã... (Sl 30:5); a alegria do Senhor, a nossa força é...(Ne 8:10.)
Certa vez, um "ateu prático", metido a inteligente, me disse que na verdade o Mar Vermelho não abriu; foram taboas de se fazer esteiras, que se abaixaram com o vento, e  povo passou sobre elas, com 20 cm de águas. Eu lhe disse que o milagre, então, foi maior, pois, Deus afogou todo um exército, bem treinado com 20 centímetros de águas (risos...).
Seja como for, meu irmão, é isso que Deus tem para ti, um estado de felicidade que não se pode dizer ou quantificar... Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para queles que o amam.. (1Co. 2:9).
É gozo, é felicidade inaudita, bendita; é satisfação plena... O povo caminhou, não retrocedeu, não parou e a felicidade, a alegria se estabeleceu!
Tem muita gente que se diz crente que só anda com cara amarrada; com cara de "maracujá azedo"; gente emburrada... Na verdade em muitos lugares, gente crente é símbolo de gente sisuda, de roupas escuras...; gente que detesta festa, alegria... há pastores que celebram cultos que mais parecem velórios...
Gente, Deus, em Cristo Jesus, põe em nós uma coroa em vez de cinzas; óleo de alegria, em vez de pranto; vestes de louvor, em vez de espírito angustiado! (Isaías 61:3). Glórias a Deus!! Não desista de ser feliz, em Cristo Jesus!! Habacuque diz que mesmo quando a figueira não florescer... eu me alegrarei no Senhor, exultarei (saltarei de alegria) no Deus da minha salvação!”
Continue a caminhada, e Deus lhe fará experimentar felicidade, alegria, pela derrota dos seus inimigos, subjugados debaixo dos seus pés! "O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome. Lançou no mar os carros de Faraó, e o seu exército; os seus capitães afogaram-se no mar Vermelho" (Ex. 15:3,4)

Breve postarei a continuidade desta mensagem - Aguarde:
Parte II - 05 ORIENTAÇÕES FINAIS AO POVO QUE CAMINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário