terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CANA QUEBRADA, PAVIO FUMEGANTE (1)

Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios. Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo. E, no seu nome, esperarão os gentios. Mateus 12:18-21

HÁ várias espécies de canas na Terra Santa. Uma, bem específica, fininha, semelhante à "cana de boi", do Brasil, cresce em abundancia às margens dos rios de Israel.
Era costume as crianças se assentarem às margens do rio e retirarem o miolo desta cana para fazerem pequenas flautinhas. A tarefa era difícil e delicada, pois, com um pequeno descuido, a cana poderia ser facilmente esmagada na mão da criança. E, uma vez esmagada, estaria estragada, inapropriada para fazer flauta e produzir boa musica. As crianças, então ao verem a cana quebrada, quebravam mais uma vez e a descartavam de vez lançando-a no rio.
Provavelmente observando a cena das crianças descartando canas quebradas, o profeta Isaias profetizou acerca do caráter de Cristo e sua obra 750 anos antes do Messias vir ao mundo (Isaías 42:1-4). E agora, no evangelho de Mateus (12:18-21) o senhor Jesus faz referência a este texto. Jesus explica que quando Ele, o Messias viesse não esmagaria “a cana quebrada”; ele cnunca descartaria as pessoas; nunca jogaria fora aqueles que fossem esmagados no processo de manuseio. Por isso ele seria a ESPERANÇA dos gentios.
Mateus 12:18-21 é uma espécie de Confissão Existencial. A figura da cana quebrada nos ensina algumas LIÇÕES importantes

1- A CANA QUEBRADA NOS FALA DA FRAGILIDADE DA VIDA
A cana em pé, ereta, parece forte, mas é uma planta muito frágil. Quebra-se com facilmente quando manuseada por crianças, quando atingida por fortes ventos numa tempestade e quando pisoteada por animais.
EIS A LIÇÃO: A vida é por demasiadamente frágil. Aparentamos ser fortes e autoconfiantes, mas na realidade somos muito fracos. Se alguém nos dá uma “pisada”, ou SE os “ventos” sopram mais fortes, encurvamos e quebramos.
Mateus 12:18-21 destina-se a pessoas como muitas que conheço. Gente "GENTÍLICA, IMPURA" que foi quebrada, ferida, machucada, moída, descartada.
Você não tem mais utilidade para mim, então eu te demito.
Já não tenho mais paciência para te fazer aprender, então eu te reprovo.
Já não temos mais paixão, então eu me divorcio.
Já não vejo mais benefícios que possam vir de ti, então eu não te quero mais como amigo.
Não é assim que o mundo faz?
Mas, muitas vezes as Igrejas fazem o papel do boi que quebra, que machuca a cana por meio do legalismo – rituais – leis – imposições – etc.
 • Quanta gente foi ferida por causa do Cabelo cumprido?
•  Quanta gente foi descartada por causada Barba?
• Quanta gente foi destroçada por assistir TV?
• Quanta gente foi inutilizada por vestir uma calça comprida.
Lembro-me de uma igreja em Belo Horizonte que para ser membro a pessoa teria que jejuar 24 horas seguidas, sem mesmo salivar... Certa mulher, com a filha, passava mal, desidratava... Diziam a ela: “ta faltando fé, precisa perseverar, o diabo quer roubar sua bênção...".
Enfrentei no minist[erio uma situação com adolescentes que queriam colocar brinco... Alguns,certamente “doidos” para colocar para fora da igreja os adolescentes disseram: “Isso não é coisa de homem de crente; disciplina todo mundo...” Eu disse: Calma, irmãos... vamos orientar, em amor, com paciência, gente...”
Um dos grandes pensadores cristãos disse, com muita propriedade, que: a igreja é o único exercito que abandona seus feridos para trás. Certa vez ouvi um líder da igreja dizendo a outro: “você nunca trouxe ninguém aos pés de Cristo; mas expulsar da igreja, já o vi fazendo diversas vezes...”
Irmãos, em nome de Jesus, não estou dizendo que na igreja não deve haver disciplina ou ordem, ou que ninguém deva ser excluído da comunhão da igreja. Digo apenas que devemos fazer tais coisas com cuidado, com temor, com amor e misericórdia, para não cortarmos “o trigo” junto com “o joio” (Mt. 13:28,29).
Quantas vezes ouvi: Feriu? Caiu? Errou? Assinou o atestado de incompetência. Deixa para trás!! Quantas vezes ouvi: Aquela é uma safada... Aquele é um hipócrita. Já vi tudo: Ainda vem com essa “cara de pau” adorar a Deus; não sei o que fulana está fazendo na Igreja....
É a fragilidade da vida. Muitas vezes, a igreja como um boi, pisa, massacra destrói a cana quebrada.
Determinada “Igreja da REVELAÇÃO” aplicou a disciplina no membro: ASSISTIR DURANTE ALGUNS MESES O CULTO DO OUTRO LADO DA RUA... Seria cômico, se não fosse trágico...
Deus me usou PROFETICAMENTE: “ISSO É REVELAÇÃO DO DIABO!” E, eu disse de púlpito, aos membros da minha igreja: “PODEM FALAR QUE FALEI ISSO DE PÚLPITO E MANDEM ME PROCURAR!”
Infelizmente, às vezes a igreja “quebra quem já ta quebrado...” Certa igreja possuía 30 mil membros no rol e 30 mil fora (desligados) do rol de membros. Um líder de lá me dizia, achando isso "grande vantagem", blasonando-se em sua bazófia, em sua arrogância destemperanda e farisaica: Aqui nós passamos a foice... Como conheço gente que é especialista em colocar para fora da igreja...
MUITAS VEZES ESSES SÃO OS NOSSOS MAIORES PECADOS ENQUANTO IGREJA:
• Temos prazer de falar do pecado do outro
• Temos prazer de falar da queda do outro
• Temos prazer de falar da falência do outro
• Temos prazer de falar da incapacidade do outro
• Temos prazer em rir da miséria alheia...
A recomendação bíblica é que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram... (Ro. 12:15)

CONCLUSÃO
As canas estavam expostas a diversos ofensores. As crianças quebravam as canas; as tempestades quebravam as canas; os animais pisoteavam as canas.
Hoje, o mundo esta cheio de gente vitima da tempestade, vítima das mãos das crianças; vítima dos cascos dos bois. Gente que quebrou; gente que rachou; gente que não agüentou a pressão.
Se você se vê cana quebrada eu vim lhe dizer profeticamente que o nosso Deus é o Deus da 2ª oportunidade; é Deus de toda graça, ELE É A ESPERANÇA DOS GENTIOS... O Senhor tem algo maravilhoso para sua vida; tem rios de água vida... O Seu prazer é reerguer a cana quebrada... Coloque nele as suas esperanças. Entrega o teu camino ao Senhor, confia nele; e o mais ele fará (Sl 37:5)

CONTINUA, AGUARDE...

2 comentários: