terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Você sabia que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro?

É verdade: O SENHOR JESUS NÃO NASCEU NO DIA 25 DE DEZEMBRO. Veja a perspicuidade das escrituras.
Quando Jesus nasceu “Havia pastores no campo, que velavam e guardavam seus rebanhos durante as vigílias da noite” (Lucas 2:8).
Isto jamais poderia acontecer na Judéia no mês de Dezembro. Os pastores tiravam seus rebanhos dos campos em meados de Outubro e os guardavam para protegê-los do inverno que se aproximava, tempo frio e de muitas chuvas.
A Bíblia relata isso em Cantares 2:11: "Porque eis que se passou o inverno, cessou a chuva e se foi". Também em Esdras 10:9,13, se diz que o inverno era época de chuvas e frio: Então, todos os homens de Judá e Benjamim, em três dias se ajuntaram em Jerusalám; no dia vinte do mês nono, todo o povo se ajuntou na praça da Casa de Deus, tremendo por causa desta coisa e por causa das grandes chuvas... Porém, o povo é muito, e, sendo tempo de grandes chuvas não podemos estar aqui de fora; e não é isso obra de um dia ou dois, pois somos muitos os que transgredimos nesta coisas
É digno de nota observar que:
1) O povo se ajuntou no NONO MÊS (chamado Quisleu), que era o nosso DEZEMBRO. Era portanto, época de frio e chuvas  o que tornava impossível a permanência dos pastores com seus rebanhos à noite no campo (Para um entendimento melhor da ordem do Calendário Judaico veja em "A Bìblia de Genebra", o quadro "Calendário Judeu", página 220).
 2) “Era um antigo costume dos judeus daqueles tempos levar seus rebanhos aos campos e desertos nas proximidades da Páscoa (em princípio da primavera) e trazê-los novamente para casa ao começarem as primeiras chuvas” (Adam Clark Commentary, vol.5, página 370). Naquele tempo não havia cercas entre as propriedades; os pastores saíam com rebanhos procurando bons pastos e por lá ficavam com as ovelhas durante meses a fio. Ali ele dormia com elas; as tosquia, etc... Ao se aproximar o inverno ele as recolhia a um local coberto e protegido; as retirava do campo a partir de OUTUBRO, pois, a exposição ao frio, e a lã enxarcada por causa da chuva, as mataria de hipotermia (frio exagerado), ou outras doenças.
3) Há ainda um terceiro detalhe. Lembre-se que na época do nascimento de Jesus, César Augusto, o imperador, convocou um recenseamento geral (Lc. 2:1-5). Será que ele o faria isso na época de chuvas e frio? Seria ridículo. O povo, mesmo os mais abastados, teriam muita dificuldade de locomoção no inverno. Não se esqueça que o povo de Deus (Judeu) era cativo do Império Romano, nesta época. Seria um desastre um recenceamento, entre novembro e dezembro (época de inverno, de frio e chuvas), ali na Palestina 
Qualquer enciclopédia ou outra autoridade (mesmo católica) confirma este fato. A Nova Enciclopédia de Conhecimento Religiosos de Shaff-Herzog, explica claramente: “Não se pode determinar com precisão até que ponto a data desta festividade teve origem”. O fato é que Jesus não nasceu em 25 de Dezembro.
Mas, caminhe comigo, agora, um pouco mais devagar, sem conclusões precipitadas. Tudo o que falei anteriormente não significa que não devamos comemorar o natal em Dezembro. Veja bem: Relembrarmos a encarnação, cultuarmos a Deus pela vinda de Seu Filho ao mundo, e evangelizarmos intencionalmente é algo importante, independente de sabermos ou não com precisão sua data.
Portanto, não há nada de errado em se comemorar o nascimento de Cristo em dezembro, ou em a igreja realizar atividades natalinas na época do fim do ano, no Natal. Nós não adoramos a DATA, mas, pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo que veio ao mundo, em carne, com certeza, independente de sabermos com prescisão o dia de sua vinda.
Na verdade, acredito, pessoalmente, que até por isso mesmo, Deus, por sua Providência, não nos revelou essa data, pois, com muita propriedade "perderíamos o foco". Poderíamos adorar a data ao invés do nosso Senhor; essa mudança de direção costuma ser muito comum.
Nosso foco é a vinda de Cristo p/ salvar os pecadores (1ª Tm 1:15); não os detalhes de sua data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário