quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SÍNDROME DA DONA FLORINDA

Quem não assistiu ao seriado CHAVES? Este programa Mexicano está sendo exibido no Brasil há mais de 25 anos, e continua a encantar crianças e adultos de todas as classes sociais.

Dentre as muitas situações vividas pelos personagens no pátio da Vila, uma me intriga demais: o relacionamento de Dona Florinda e “Seu” Madruga. A primeira desfere sobre o segundo palavras ofensivas, e ainda o acerta com tapas e mais tapas na cara, sem perceber nenhuma reação por parte do seu desafeto. Ela nunca quer ouvir as explicações do rival, e nunca vê erros em seu filho Kiko, defendido por ela em qualquer tempo e situação.

Já parou pra pensar em quantas vezes temos agido como a Dona Florinda? Em quantas pessoas temos machucado e condenado em nosso coração sem dar a elas o direito de defesa?

Na verdade, sem Deus todos somos uma grande “gentalha”, carentes e desprovidos de amor pelas almas. Vendo esta realidade em nós, Deus não agiu nos batendo ou matando, mas Ele se deu por nós, provando seu amor na cruz quando merecíamos morte e perdição (Rm 5:8, Ef 2:1,13).

Até quando estaremos sofrendo do que eu chamo de "Síndrome da Dona Florinda"? Até quando vamos olhar apenas para os nossos interesses e defende-los sem ouvirmos a opinião dos outros, e sem nos preocuparmos se os machucamos ou não?

No seriado de TV esta situação pode até ser engraçada, mas na vida real não existe graça nenhuma. A única graça aceitável neste caso, é a GRAÇA DE CRISTO, nos transformando e nos curando desta síndrome da Dona Florinda.

Roberto Gonçalves — Músico, cantor, compositor e líder do Ministério de Música da Igreja Presbiteriana de Aracruz-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário