terça-feira, 3 de agosto de 2010

A TEOLOGIA DO SOFRIMENTO DA CRUZ

A TEOLOGIA DO SOFRIMENTO DA CRUZ (MC. 8:31-38).

31 Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.
32 E isto ele expunha claramente. Mas Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo.
33 Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.
36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
37 Que daria um homem em troca de sua alma?

38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.
Há poucos dias atrás eu acompanhava pela televisão determinado programa "evangélico", quando percebi certa pessoa dando o testemunho de sua vida. Ele dizia que desde que ele resolveu aceitar a Cristo, tudo em sua vida passou a correr de vento em poupa. Mostrou sua loja de móveis, pertences, jóias, carros, bem como boa parte de sua fortuna, isso depois que aceitou a Jesus. Em outra reportagem, vemos outro "irmão" dizendo-se agora próspero em sua saúde. Ele era alguém muito doente, havia gastado de forma até exagerada tudo tentando recuperar a sua saúde. Só veio a solucionar o seu problema, quando Jesus "expulsou", através de uma declaração de vitória sobre os reinos das trevas, pelo "Pastor X", todos os demônios da enfermidade, quebrou todas as maldições, e declarou a vitória e a liberação de todas as bênçãos da prosperidade em sua vida. A partir daquele dia ele não seria mais escravo, ele não seria mais cauda, mas seria CABEÇA. Nos dias de hoje, ele e sua família estavam vivendo outra realidade.
De fato estes 2 exemplos demonstrados me surpreenderam bastante, isso porque ao folhear as páginas do evangelho de Marcos, observei que este evangelho parece ter tudo a ver com o que foi relatado. Uma vida de vitórias prosperidade, uma vida noutra dimensão para aquele que é cristão. Nada precisamos temer. No capítulo 1 Cristo vence o Diabo, no episódio da tentação, daí em diante só vemos bênçãos, curas, expulsão de demônios, Jesus apaziguando a tempestade (capítulos 2, 3 e 4), curando o endemoninhado gadareno, a filha da mulher siro-fenícia e a filha de Jairo (capítulo 5), demonstrou até "sucesso" sobre a fome multiplicando pães e peixes(capítulo 6). No capítulo 7 ele cura um surdo e um gago e no capítulo 8 sacia a fome de mais uma multidão. Bênçãos e mais bênçãos, quem não queria um líder assim? Diante de tanta vitória, Pedro certamente boquiaberto por ver tanta maravilha exclama, quando Jesus lhe pergunta sobre quem achavam que ele era: "Tu és o Cristo! (8:29)".
Mas a partir desta parte do Evangelho de Marcos (Mc. 8:31-38) há uma muda radical de perpectiva ministerial. Parece que Jesus quer dizer: "É hora de colocar os pés no chão!" Então começa a explicar um outro lado de seu ministério, desconhecido até então, por aqueles que o seguiam. Cristo começa a falar sobre o Sofrimento que não só ele, mas todo discípulo seu precisa passar.
1 – O SOFRIMENTO DA CRUZ FOI NECESSÁRIO PARA JESUS.
A – Porque Deus havia decretado assim (31). “... Começou a ensinar-lhes que era necessário...”
 Isto é simples, meus irmãos. A cruz e os sofrimentos a advindos dela não foram uma surpresa para Cristo. Cristo sofreu e foi para a cruz, porque Deus decretou que assim o fosse. Cristo não foi pego de surpresa em Nada! A lança no lado, a coroa de espinhos, a brincadeira de “cabra cega”. Tudo estava nos planos de Deus. O que de interessante podemos tirar nisso? Simples! Deus tem o controle de tudo em suas mãos. Desde a nossa vida, quanto a cada ato de sofrimento de seu filho. O sofrimento e a cruz não foi um erro na vida de Cristo. Foi necessário que Cristo sofresse porque estava nos planos de Deus. Meus irmãos, Deus está no controle. Nada foi surpresa. Observe que foi necessário para Cristo ainda porque:
B- Porque seria testemunho do cumprimento profético aos líderes religiosos (31) fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas.
Porque será que Cristo neste texto se refere a esses homens? Porque eram estes que detinham em suas mãos o poder religioso da época. Eram estes que os que liam o Antigo Testamento e viam ali as profecias concernente à vinda e morte e ressurreição de Cristo. Eram estes que deveriam reconhecer nele o "Messias Prometido". O sofrimento foi necessário porque Cristo iria testemunhar de forma viva e real a estes homens que ele era em pessoa o Ungido de Deus, o Messias, o Verbo de Deus encarnado. Amado irmão, Cristo tinha consciência de ele o rejeitariam, e não o aceitariam de forma alguma. Testemunho Profético aos líderes porque ele deveria testemunhar que os homens são indesculpáveis diante de Deus. Seria função dos líderes então, visto que tudo se confirma em Cristo, instruir o povo, porque todas as profecias se cumpriam nele, em Cristo. O sofrimento da cruz foi ainda necessário para Jesus porque:
C- Porque Cristo triunfaria sobre Satanás sobre através do sofrimento (33) Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
O sofrimento não foi derrota e sim, Vitória! Cristo foi alvo de Tentações, açoites, e tudo mais. Mas, prevaleceu, venceu. Pedro que há pouco recebeu elogios de Cristo, agora recebe uma dura repreensão. Sem perceber ele estava sendo alvo de mais um ardil satânico para livrar Cristo da cruz. Pedro representa as pessoas que não possuem discernimento espiritual, pessoas que possuem ainda a mente carnal, e que têm sido alvos de assaltos satânicos e não percebem isto. Pedro representa pessoas presunçosas, que querem negar a cruz e o sofrimento advindo dela. Perceba a presunção: "Reprovou Jesus”... Muitas pessoas pensam que Satanás queria levar Cristo a para morrer na cruz, mas a verdade é que ele queria impedir Cristo de ir à cruz. Cristo estava consciente de todo o seu sofrimento. Ele tinha consciência que deveria sofrer e passar pela morte e morte de cruz! (Fp 2:8) Ele haveria de amarrar o valente, porque ele é o mais valente. Ele iria triunfar sobre Satanás esmagar-lhe a cabeça . Cristo então ao repreender a Pedro, na realidade repreendia Satanás, porque ali se fazia um contexto seríssimo de batalha espiritual. Perceba então, meu irmão, que o sofrimento da cruz foi necessário porque Cristo triunfaria sobre Satanás, através do sofrimento? Mas há uma outra verdade no texto:

2- O SOFRIMENTO DA CRUZ É NECESSÁRO PARA A NOSSA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO.
A- Por meio do sofrimento identificamo-nos com Cristo, através da RENÚNCIA (34) Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue...
Observe que a partir daqui, Cristo não está falando somente aos discípulos mas à multidão (34) . Cristo diz: “A si mesmo se negue”.... Meus irmãos, nós temos vários inimigos: o mundo, o diabo e outro detectado por Cristo aqui, que é muito sutil: NÓS MESMOS. O que Cristo nos fala neste texto é que assim como ele se negou a si mesmo, nós também devemos nos negar a nós mesmos. Assim nós nos identificamos com Cristo. Negar a si mesmo trará dor, sofrimento, perda. Mas o discípulo de Cristo é aquele que segue as pisadas de Cristo e se identifica com Cristo, inclusive no sofrimento da auto-negação. Observe que esta auto-negação a nós mesmos é voluntária e espontânea. Cristo não há de nos obrigar a fazer Nada. Renuncie ao "Eu próprio" e assim você se identificará com Cristo. Em Filipenses 2:6-8 vemos que Cristo renunciou muitas coisas por nós. O que então precisa ser renunciado do seu "Eu" para você seguir a Cristo livremente e com ele se identificar? (o mundanismo, os vícios, a mente perniciosa, a língua, os xingamentos, a moda, o consumismo desenfreado?) DESENTRONIZE O deus “EU” DA SUA VIDA. Mas há ainda uma Segunda identificação:
B- Por meio do sofrimento, identificamo-nos com Cristo pela própria Cruz (34) tome a sua cruz .
Cristo diz tome a "SUA" cruz...
Assim como nos identificamos no sofrimento pela auto renúncia, também devemos nos identificar com Cristo por possuirmos a nossa cruz para "carregarmos". Há uma cruz para você! Cruz é sofrimento! Assim como Cristo sofreu ele está dizendo que você também deverá sofrer por ele. Isso é identificação. Sua cruz não é a sogra, o filho, ou seu esposo. A cruz aqui tem 2 significados. O Primeiro é o sofrimento. Identifique-se com Cristo.
Dizem que certo homem reclamava da sua cruz, dizendo para Deus que ela era muito pesada para ele. Deus o leva à "sala das cruzes" para escolher outra. Lá ele vê cruzes de todo tipo e doa mais variados tamnhos. Resolveu escolher a menor de todas. Dues lhe disse: essa é a única que você não pode escolher, pois, essa já é a que você carrega.
Neste mesmo texto, Lucas esmiuça um pouco mais ao dizer que essa cruz é para ser carregada DIA-A-DIA. (Lucas 9:23). Observe que ainda há uma terceira identificação:
C - Através do sofrimento da cruz, identificamo-nos com Cristo, por meio da morte.
Falamos que o Primeiro significado da cruz era o sofrimento . Mas há um segundo significado para cruz, é a morte (34). Cruz é SÍMBOLO DE MORTE. Todo judeu sabia que quando alguém passava caminhando em direção ao Gólgota, ali havia muito sofrimento e blasfêmias, ali havia um sofredor, ali havia um maldito! (Gl 3:13). Mas ali também havia alguém que caminhava para um caminho sem volta. Todo aquele sofrimento geraria morte. Esse alguém estava experimentando seus últimos instantes de vida, esse indivíduo iria morrer! Cristo não foi o primeiro nem o último certamente. Identifique-se com Cristo . Morra! Cristo renunciou a ele mesmo, se privou de muitas coisas por cada um de nós, Cristo sofreu carregando a Cruz dele e a sua ele não carregará!
Mas ainda é importante entender que há uma distinção entre o nosso sofrimento da cruz e o sofrimento da cruz de Cristo. O sofrimento de Cristo tem caráter expiatório (pelas suas pisaduras somos sarados - leia Isaías 53). No entanto, h´pa uma identid]ficação de sofrimento visando crucificar definitivamente o "EU". O ápice disso vemos nas palavras de Paulo, o apóstolo: Já estou crucificado com Cristo.. já não vivo eu, mas, CRISTO VIVEM EM MIM (gL. 2:20).
Identifique-se com ele morrendo em sua cruz. Por isso a cruz é o símbolo a vitória do cristianismo, Paulo falou, "longe de mim gloriar-me senão na cruz de Cristo.."(Gl 6:14). Isso porque antes da glorificação tem a cruz, ANTES DA COROA, A LUTA. O sofrimento completo te leva à morte. LER ROMANOS 6:3-5. A vida do cristão é a vida que glorifica a morte. Paulo falou: Já estou crucificado com Cristo...(Gl 2:19). ALELUIA!!! O sofrimento é portanto necessário para os homens, porque assim sendo, os homens se identificam com Cristo. Mas ainda observe que há uma terceira verdade:

3- O SOFRIMENTO DA CRUZ FOI, É, E SEMPRE SERÁ NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO.
A- Porque o sofrimento da cruz nos faz entender o verdadeiro valor da vida Espiritual (37) Que daria um homem em troca de sua alma?
Estamos com este ponto, criando salvação pelo martírio, ou crendo na salvação pelas obras? Não, é claro que não. Biblicamente falando, só há um meio de ser salvo: pela graça, mediante a fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus (Ef. 2:8-10). Cremos e consfessamos assim. No entanto, estamos afirmando que não há salvação sem dor, sem renúncia. Renunciar dói! Jesus, no versículo 34 mostra que a Vida Espiritual é muito mais importante. Para que "conquistemos a outra vida", necessário é que gastemos esta, e gastemo-la bem. LEIA JOÃO 12:24, e veja que é nes]cessário que o trigo caia por terra e morra, para gerar uma colheita abub]ndante. É preciso sofrer, e é preciso se possível morrer, mas que alcancemos o nosso direito à outra vida! Ela sobrepõe e em muito esta. Esta é passageira, a outra é eterna, nesta há injustiças, na outra só haverá justiça, nesta há tristezas, na outra, se realmente seguirmos o exemplo do grão, só haverá alegria! O sofrimento da cruz nos faz entender o verdadeiro valor da vida eterna, a vida espiritual. LER FILIPENSES 3:7. Que adianta ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? O que não daria em troca de sua alma? Dinheiro algum comprará o seu lugar no céu! Tudo o que quisermos dar a Deus para conquistá-la não passará de gorgetas e Ele não aceita gorgetas! O que ele deu para você foi o melhor, foi o seu próprio filho, foi o melhor dele. (Jo 3:16). Então esqueça este mundo um pouco e se preocupe com aquilo que é eterno. Ainda podemos pensar um pouco mais:
B- Porque o sofrimento da cruz demonstra o compromisso do verdadeiro cristão (38) Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele.
É preciso sofrer pela causa de Cristo. E Cristo agora chega a ser enfático Aquele que se envergonhar, será envergonhado! Quando Jesus compara com Nicodemos a regeneração com o novo nascimento, é muito provável que ele esteja pensando também em todo o ambiente de dor que envolve o nascer de novo. Conheço um rapaz que lutou demais para abandonar as drogas, no tempo de sua conversão, ele chegou a pedir a um irmão que o amarrasse na cama para ele não se drogar, como esse irmão sofreu, mas como hoje, esse irmão é compromissado com Jesus! Como tem sido o seu compromisso com Cristo? Cristo não desistiu da cruz. Ele foi até o fim. Não desista. Não se envergonhe de Cristo! Cristo requer compromisso seu com ele, e compromisso aberto, não adianta disfarçar, o sofrimento, as dificuldades são à luz do dia. Cristo sofreu por mim e por ti, diante de toda a cidade, então o sofrimento da cruz de Cristo é necessário para salvação porque enfatiza o compromisso do verdadeiro servo de Deus. (Ilustrar a perseguição à Igreja nos países comunistas). Observe ainda algo mais
C- Porque o sofrimento da cruz será recompensado (38) . também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos
Aqui há uma mensagem implícita, porque assim como alguns serão envergonhados, outros serão recompensados.(Mt. 17:27). “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida". Meu irmão e irmã, se você está sofrendo por Cristo e por sua obra, saiba seu sofrimento não é à toa! Terá recompensa. Se você tem sido um covarde e não quer aceitar o compromisso, se você tem desistido, tem corrido da cruz, tem sucumbido ante ao sofrimento do dia a dia, saiba que você também será recompensado “O salário do pecado é a morte... Quem tem posto a mão no arado olhe para trás...” Meu irmão, sofra por Cristo porque Cristo não desistiu de lutar, sofrer e morrer, porque ele contemplava a vitória. Paulo tinha bastante consciência disso, pois disse a Timóteo "Tu porém sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério". E vendo o fim de sua vida próximo conclui "Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos quantos amam a sua vinda (II Timóteo 4-8). Contemple também a sua carreira e viva intensamente para Cristo não importa o que irão falar a seu respeito. Cristo é o nosso alvo. E Ele não há de nos deixar sem recompensa por tudo o que sofrermos por ele (2 Co. 4:
Conclusão:
Para entendermos um pouco melhor nosso estudo: NÃO ENSINAMOS QUE: A) Só porque sofro, sou salvo, B) Quem não está sofrendo, está indo para o inferno, C) Que todo sofrimento é bênção de Deus. Os cristão verdadeiros não são masoquistas. E não estou com esta mesagem fazendo apologia ao sofrimento. Só estou dizendo que Deus é soberano para nos "polir", nos melhorar e grandemente nos abençoar através do próprio sofrimento (Jo 15:20; 16:33). Estou enfatizando que Cristo não prometeu a seus discípulos, nem a nós, muitas vantagens para esta presente era. Precisamos urgentemente voltar, convergir ao equilíbrio. Estou te desafiando a ser sincero com Deus, não barganhar "ninharias", não usar de meios ilícitos. Acredito que estes irmãos citados no começo da mensagem podem até terem sidos abençoados por Deus, mas será que outros que estão sofrendo por Cristo, não estão sendo abençoados? Não estão sendo visitados e até mesmos honrados pelo próprio Deus, à semelhança de Jó? Irmãos que, em meio aos seus traumas e dificuldades (sejam estas de qual espécie forem), são prósperos!
A Bênção de Deus não é só dinheiro e saúde! Quantas pessoas à semelhança de Paulo, Elias, Jó e tantos outros citados em Hebreus 11:36-40, que chegaram ao ponto de, por Cristo, serem serrados ao meio, mas não abriram mão de sua consagração?
Chega de evangelho sintético! Chega de evangelho mascarado! Chega de lixo no meio do povo de Deus! Certamente, como falado no início este trecho do evangelho de Marcos foi escrito para mostrar que não é sempre que o evangelho é tão "prazeiroso" e da forma que se tem pregado em muitos púlpitos dos nossos dias. Então, que realmente Deus nos abençoe para que se precisarmos sofrer, seja o que for, soframos por amor a Ele, pois ele mesmo suportou grande ignomínia por nós. Graças a Deus, por Cristo Jesus, o Nosso Senhor! (Hb. 12:1-3).
Finalizo com um trecho do hino composto pr Martinho Lutero (Castelo Forte):
Se nos quisessem devorar demônios não contados
Não nos iriam perturbar, nem ver-nos assustados
o príncioe do mal com seu plano infernal
Já condenado está, vencido cairá,
POR UMA SÓ PALAVRA.
Que o nosso bondoso Deus possa te visitar, te consolar, e abrir os olhos espirituais em meio aos seus sofrimentos.

Um comentário:

  1. uma benção essa mensagem! falou mto ao meu coração..Deus continue te abençoando e dando sabedoria para q outras vidas sejam abençoadas pastor!

    ResponderExcluir