quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dúvida Internauta

Essas perguntas são enviadas para meu email particular (pr.valdemir@yahoo.com.br) e na medida do possível vou colocando aqui as respostas. Qualquer outra dúvida, enviem novamente para o meu email pessoal. Ah, há uma seção abaixo com outras perguntas e respostas; olhe lá. Lá há perguntas respondidas sobre Mentira, Tatuagens, A Reencarnação e a Transfiguração de Cristo, Festas (quadrilhas) de S. João, e Livre Arbítrio

PERGUNTA
Olá reverendo. Minha pergunta é a seguinte: Como podemos aceitar que muitos homens da bíblia, especialmente do velho testamento, como Abraão, Jacó, Davi e Salomão, são homens tementes a Deus sendo quue tiveram várias mulheres. E porque é pecado um homem ter várias mulheres hoje (ou vice versa), sendo que para esses homens não era? Salomão teve mais de 1000 mulheres (1º Reis 11:3). Desculpe a minha sinceridade... Explique-me por favor
Bernardo Pontes

RESPOSTA:
Olá Bernardo. Muito pertinente e sincera a sua pergunta; ela trata acerca da POLIGAMIA no Antigo Testamento. Outros assuntos relacionados com este mesmo tema são, por exemplo, a escravidão, a lei do “olho por olho”, a questão das bebidas, dentre outros mais.
Primeiro devemos entender que pecado é sempre pecado. Não importa o tempo, a cultura, a circunstância, ou as nossas aparentes justificativas. O nosso Deus é um Deus que abomina o pecado. Foi pecado o fato de Abraão possuir mais de uma mulher, como qualquer outro homem do Antigo Testamento, e ainda é pecado qualquer homem de nossa época possuir várias mulheres (ou vice-versa).
Agora, entenda que o relacionamento de Deus para conosco se dá também dentro de um contexto específico. Mesmo abominando o pecado e o erro destes homens, Deus os chamou, e se relacionou com eles, dentro de um ambiente cultural extremamente machista (cultura judaica) e, no desenvolver dos anos Deus foi tratando, ensinando, conduzindo seu povo a uma fé mais consciente, mais madura. É por isso que alguns chamam o Antigo Testamento de “o tempo da longanimidade de Deus”. Eu louvo muito a Deus por isso, porque muitas coisas que eu achava que eram pecado, eram na verdade, preconceito de minha parte, fruto de minha cultura, da maneira como fui criado, etc... Outras que eu achava que eram normal, eram pecado. E minhas orações? Se Deus fosse responder algumas... ai de mim... Deus foi misericordioso comigo conduzindo-me progressivamente a um desenvolvimento na minha fé. E creio que terei ainda que rever muitas coisas ainda no decorrer dos anos. Certa irmã uma vez me disse: "Pastor, eu quero que a minha língua seque e caia, se um dia eu me encontrar falando mal de algum pastor". Passados não muitos, de repente, ela "se pegou" caindo neste pecado, e eu estava ao seu lado neste momento...
Os teólogos chamam essa forma de relacionamento de Deus com o seu povo de “Revelação Progressiva”. Deus foi aos poucos, como que “dosando” progressivamente, revelando-se ao seu povo no decorrer dos anos; aos poucos foi revelando o seu caráter, a sua missão, os seus propósitos. É inclusive por isso que Deus utilizou os simbolismos do Antigo Testamento (sacrifícios com pombas, touros, bodes etc). Todos os simbolismos são comparados com “figuras e sombras”, que apontavam para a realidade (corpo) a se concretizar no futuro EM CRISTO (Cl 2:17). É por causa disso que Pedro nos diz em Atos 17:30: “Deus não leva em conta os tempos da ignorância...”. Isso não faz de Deus um Deus sem princípios, ou lascivo, pelo contrário, nos faz amá-lo mais e mais, porque Ele "desce" até nós; Ele "entende nossa pequenez". Paulo, por exemplo nos diz que em Romanos 9:22,23 que Deus "suportou com muita loganimidade os vasos de ira preparados para a perdeição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórida (o seu povo, eu e você).
Apesar de Deus ter suportado o pecado desses homens observe que princípio foi estipulado por Ele desde o começo: deixe o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn. 2:24). O livro do Gênesis deixa claro que o Princípcio de Deus que deve reger a relação homem/mulher é: 1) HETEROSSEXUAL (o sexo masculino deve relacionar-se com o sexo feminino (ou vice-versa) - A bíblia chama de abominação a relação homossexual - relacionamento entre pessoas do mesmo sexo (Levítico 18:22 diz: Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é); 2)MONOGÂMICO (1 homem para uma mulher (ou vice-versa).
Já no Novo Testamento, agora com a Revelação em Cristo praticamente concluída, Paulo orienta à igreja que seus líderes sejam exemplos para a igreja (esposo de uma só mulher – 1ª Tm. 3:2). O tempo da maturidade chegou, a cultura foi confrontada definitivamente.
Por fim, Bernardo, esses homens do passado, inclusive Salomão, devem ser honrados como homens de Deus, sim. Eles foram homens pecadores e alguns cometeram pecados ofensivos demais, inclusive para a nossa época. Mas foram homens treinados por Deus, usados em sua fragilidades (e a bíblia jamais ocultou qualquer uma delas) mas que responderam ao chamado de Deus e serviram de "modelo" a quanto hão de herdar a vida eterna (1ª Tm. 1:16). É por isso que alguns destes foram chamados de "amigos de Deus", "homens dos quais o mundo não era digno", e "homens segundo o coração de Deus" (Tiago 2:23, Heberus 11:38,  Atos 13:22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário