segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O CRESCIMENTO DA IGREJA PRESBITERIANA NA CORÉIA DO SUL

O CRESCIMENTO DA IGREJA PRESBITERIANA NA CORÉIA DO SUL

Retirei este estudo do Boletim Dominical da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES). Creio que é muito importante para a nossa reflexão.


A Coréia o Sul é 82 vezes menor que o Brasil em extensão territorial e apenas 3 vezes menor em população. O país tem cerca de 99.000 Km 2 e 46 milhões de habitantes, dos quais, 30% são evangélicos. A Igreja Presbiteriana representa 75% dos evangélicos e possui 10 milhões de membros. Embora a Igreja Presbiteriana da Coréia seja 28 anos mais nova que a Igreja Presbiteriana do Brasil, ela é 20 vezes maior. Enquanto os presbiterianos do Brasil representem apenas 0,3% do população, na Coréia representam 22%. Só em Seul, capital da Coréia do Sul, uma cidade com 12 milhões de habitantes, há 10 mil igrejas presbiterianas. As principais denominações evangélicas da Coréia são:

1) Presbiteriana – 10.000.000 de membros

2) Metodista – 1.500.000 membros

3) Assembléia de Deus – 1.000.000 de membros

4) Batista – 500.000 membros

As principais causa do crescimento da igreja evangélica coreana são:

1) Uma Igreja que é Cabeça e Não Cauda
A igreja sempre esteve à frente nas grandes lutas e tensões sociais, determinando o rumo das mudanças mais importantes do país. Os crentes ocupam os principais postos estratégicos de liderança da nação. A Igreja, na verdade, é a esperança da nação.

2) Uma Igreja de Mártires
Deus sempre honrou o sangue dos mártires. Como dizia Tertuliano, ilustre pai da igreja: “o sangue dos mártires é o fermento da igreja”. A plantação da igreja na Coréia do Sul foi regada por muitas lágrimas e banhada por muito sangue. Centenas de crentes foram decapitados, estrangulados e mortos com requinte da mais perversa crueldade. Milhares de cristãos foram torturados por causa de sua fé, selando com seu sangue o testemunho do evangelho.

3) Uma Igreja com Vida Intensa de Oração
Não existe na Coréia do Sul, igreja evangélica sem reunião de oração de madrugada. Eles não acreditam em crescimento da igreja sem prática efetiva e intensa de oração. Os crentes afluem para o templo de madrugada para buscar a face de Deus, mesmo sobre o frio implacável de 20 graus negativos no inverno. Os pastores oram em média de 2 a 4 horas por dia. Oração é para eles prioridade fundamental e a causa precípua do crescimento da igreja.

4) Evangelismo Através de Grupos Familiares
A base da evangelização e da comunhão dos crentes são os grupos familiares. Para eles esse é o investimento estratégico mais importante para ganhar novas pessoas para Cristo e discipulá-los.

5) Grande Ênfase no Discipulado e Treinamento de Leigos
Estando na Coréia com um grupo de 80 pastores em abril de 97, visitamos igrejas de 6.000, 12.000, 18.000, 30.000, 55.000, 82.000, e 700.000 membros. Em todas elas vimos a forte ênfase no treinamento da liderança e no discipulado dos novos convertidos. A igreja, na verdade, é um exército em ação, onde cada crente exerce o seu ministério, conforme os dons que recebeu.

6) Grande Zelo Missionário
A igreja coreana investe pesado em missões. 25% dos pastores formados na Coréia do Sul estão se consagrando às missões. Há igrejas que investem 62% do seu orçamento em evangelização e missões. Em 1995, no Estádio Olímpico de Seul, 100.000 jovens coreanos consagraram-se para a obra missionária.

Cremos que a qualidade de vida dos crentes coreanos daságua num fenomenal crescente numérico. Qualidade gera quantidade. Quando a igreja anda com Deus, Deus a faz crescer. Creio que Igreja pujante, guerreira, ousada e viva da Coréia do Sul é um modelo digno de ser imitado por nós, se queremos ver aqui nestas plagas os mesmos resultados.
Reverendo Hernandes Dias Lopes (1ª IPB – Vitória ES)

8 comentários:

  1. Paz amados. Achei este documentário por acaso e dando uma olhada me parece que a igreja Presbiteriana da Corea do Sul tem a mesma linha da igreja Videira e seus associados como a Batista Água, Casarão, ambas em mauá SP e Goiana a Videira a quais há um crescimento em certa forma assombrosa, mas sempre visando o discipulado de perto e visitas nas casas de familias.

    ResponderExcluir
  2. realmente a correia do sul é exemplo de cristianismo , basta ver o que faz o pastor Paul Jong e John Shin ,

    ResponderExcluir
  3. Lindo ver a vida de oração deles.
    não é por propagandas nem publicidade, mas pela misercordia de Deus!!
    discipulado, a ipb não sabe fazer isto. temos muito o que aprender, e temos que orar demais para ganhar qualidade. Realmente, precisamos.

    ResponderExcluir
  4. Jesus ' mudou minha vida pois deposito, minha fé no meu Deus te louvo com todo meu coração " obrigado Senhor por tudo tem feito ****
    ****

    ResponderExcluir
  5. Copy and paste the google translator to be able to read the studies in English or another language. https://translate.google.com.br
    Bom dia caro leitor - APSJC.
    A pagina abaixo já é acessada em mais de 60 países. Estudos grátis.
    Leia os trabalhos, e por favor, ajude a difundir é grátis. Compartilhe-os de todas as formas possíveis, tanto no BRASIL como no exterior. Site: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR
    Estamos fazendo um trabalho de divulgação de ensinos revelados da bíblia. Nesse endereço eletronico você encontrará os seguintes assuntos:
     A PEDRA E CRISTO? OU A PEDRA É PEDRO? ;
     ARREBATAMENTO E RESSURREIÇÃO ;
     EXISTE:PARAISO, CÉU,INFERNO,NOVA TERRA? OS SALVOS SERÃO SÓ CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL? ;
     POR QUE DEUS SE DEIXA ENCONTRA NA MADRUGADA, NO JEJUM, NA ORAÇÃO, NO LOUVOR, NA Leitura e consulta à BIBLIA? SÃO OUTROS CAMINHOS DE IRMOS A DEUS? ;
     QUEM É JESUS? - QUEM DIZEIS QUE EU SOU? ARCANJO MIGUEL? O PRINCIPE DOS REIS DA PERSIA? ;
     Batismos com o ESPIRITO SANTO E DONS ESPIRITUAIS. são para os dias atuais?;
     O CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS;
     A TIPOLOGIA MALIGNA DO PECADO O que é o pecado? QUAL O JUIZO PARA OS FOFOQUEIROS E OUTROS...? ;
     OSCULO SANTO E AS SAGRADAS ESCRITURA. O que é o osculo santo? ;
     A REVELAÇÃO - A BIBLIA ALEM DA LETRA POR ELA MESMA - AS MANEIRAS DO FALAR DE DEUS ;
     GRAÇA SALVADORA E OUTROS TIPOS DE GRAÇA ;
     SALVACAO E A BIBLIA ( EXISTE ELEIÇÃO? EXISTE acepção de pessoas para salvação?) ;
     PROFANAÇÃO DOS TEMPLOS CONSAGRADOS A DEUS – Qual o efeito de termos DEFUNTOS DENTRO DE UM TEMPLO CONSAGRADO A DEUS? ;
     SEXUALIDADE LICITA E ILICITA SEGUNDO A BIBLIA. CASAIS HOMOAFETIVOS?
     DIVERSOS TIPOS DE BÍBLIAS;
     ADORAÇÃO;
     SÁBADO;
     SIBOLETES
     ...
    GRATO revelacaodabiblia
    Os provedores às vezes estão fora do ar. Porém os trabalhos podem ser obtidos gratuitamente via o email:REVELACAODABIBLIA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. missionario valmor hempel para te um crescinto nas igrejas ipb o Brasil tem que ter muito clamor em oração exemplo de jesus orava sempre. os apostolos, igreja primitiva, ipb da coréia. prescizamos lavamtar um grande clamor em em oração

    ResponderExcluir
  7. Gloria a Deus que sempre se inclina a uma vida de joelhos.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre ouvia falar da Igreja Presbiteriana da Coréia. Mas parece que isso se tornou realidade lá.Mas precisamos dessa ação do Espírito Santo aqui em nossa Igreja, e em nosso Brasil. Que lição de evangelismo eles estão dando ao mundo! Que maravilha! precisamos aprender um pouco mais sobre eles, e o seu modo de evangelizar a nossa cidade. Deus sempre seja sempre louvado em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir