quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DÚVIDA INTERNAUTA

Essas perguntas são enviadas para meu email particular (pr.valdemir@yahoo.com.br) e na medida do possível vou colocando aqui as respostas. Qualquer outra dúvida, enviem novamente para o meu email pessoal. Ah, há uma seção abaixo com outras perguntas e respostas; olhe lá:




PERGUNTA
Pastor, explique-me um pouco sobre livre arbítrio. Afinal, os presbiterianos crêem ou não que exista livre abítrio, pois, se ele não existir como ficamos diante de nossas responsabilidades? fico confuso com este assunto... Peterson (SP)
RESPOSTA
Boa a sua pergunta. Na verdade, no meu entender, a maior dificuldade está naquilo que entendemos ser ou como definimos o livre arbítrio. Os presbiterianos e todos aqueles que têm a tradição reformada calvinista entendem o livre arbítrio como "a plena liberdade ou capacidade de escolha do bem ou do mal" (definição minha). Nó só temos capacidade de escolher "a" ou "b" quando nossa consciência ou estrutura ou natureza está totalmente isenta/neutra de qualquer possibilidade de inclinação. Nesse sentido, somente Adão e Eva tiveram essa capacidade. Foram feitos/criados com uma plena capacidade/liberdade para escolher "a" ou "b". É por isso que nós evangélicos de maneira geral entendemos bem claramente que eles foram reprovados no teste de obediência a Deus; escolheram o mal, tendo a capacidade (plena) de escolher o bem. Eles tinham livre arbítrio, no sentido pleno. Daí o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte e tudo mais.
E hoje, temos o livre arbítrio? No sentido pleno da palavra, não. Por que? Porque a nossa essência não é a mesma como era de Adão. A partir da entrada do pecado no mundo, todo nascemos EM pecado; não mais com a capacidade plena de escolha (como Adão). Já nascemos inclinados para o mal, então nossas escolhas já não são mais livres/neutras, mas motivadas por uma inclinação má (pecado).
Didaticamente, assim Lutero definiu o estado  homem: 1- ESTADO DA INOCÊNCIA (O estado de Adão - O livre arbítrio era pleno; ele e sua mulher tiveram a pela liberdade de escolha entre o bem ou o mal). 2- ESTADO DO PECADO - Quando pecado entrou no mundo e subjugou com a Adão e todos os homens, uma vez que ele era nosso representante. Nesse estado o homem é totalmente inclinado para o mal e nada pode fazer que agrade a Deus. 3- ESTADO DA GRAÇA - Quando Cristo vem e realiza sua obra a nosso favor. No entanto, Cristo não retirou a nossa velha natureza (pecado), mas implantou uma nova em nós. Aí acontece uma batalha interna em nós. Nós somos habilitados por Cristo e com a assistência do espírito Santo e por meio da sanificação, pela leitura da palavra, oração etc.. (Meios de Graça) vamos nos "despindo" do velho homem e nos "revestindo" do novo homem. Então, veja bem, nem mesmo nesse estado temos livre arbítrio no sentido pleno. 4- ESTADO DE GLÓRIA - Será quando Cristo voltar e retirar definitivamente de nós a velha natureza, e nos levar para céu; um lugar totalmente isento de maldade. Este estado será o inverso do estado de pecado. No estado de pecado o homem encontra-se inclinado para o mal; no estado de glória ele será inclinado para o bem. Então, nem nesse estado haverá pleno livre arbítrio, uma vez que só poderemos decidir, escolher ou realizar o bem.
Por isso os teólogos reformados preferem dizer que hoje ao invés de termos livre arbítrio, o que temos é LIVRE AGÊNCIA; é como se fosse uma "liberdade em níveis mais superficiais". Somente Adão e Eva tiveram livre arbítrio, nenhum outro homem mais teve ou terá, nem aqui, nem no porvir. Para simlificar eu gosto de dizer que NÃO TEMOS LIVRE ARBÍTRIO NO SENTIDO PLENO, mas TEMOS O LIVRE ARBÍTRIO, NO SENTIDO RESTRITO (livre agência).
A responsabilidade? Em nada interfere em nossa responsabilidade a questão do livre arbítrio, uma vez que Deus pôs em nós a sua imagem. Não somos robôs. Somos seres humanos com conhecimento tanto do bem quanto do mal.
Espero ter sido claro. Deus te abençoe.

PERGUNTA:

Olá reverendo. tenho uma dúvida. Se Deus é contra a mentira, inclusive é dito que o diabo é o pai da mentira (Jo. 8:44), então porque Deus apoiou a mentira das parteiras que mentiram para Faraó (Ex. 1:19), dizndo que as mulheres hebréias eram fortes? Isso não e incompatível com o caráter de Deus? Aguardo sua resposta. Obrigado. Serginho

RESPOSTA:
Primero perceba que não só elas mentiram, mas Abraão, Isaque, Raabe, Davi e outros mais... Observe com mais cuidado o texto bíblico. Deus não apoiou a mentira das parteiras, mas, como que elas, ainda que utilizando da mentira preferiram obedecer a Deus. O que está em foco é a obediência a Deus. Isso não é motivo para usarmos a mentira, mas para obedecermos a Deus.

5 comentários:

  1. Ola Pr Valdemir!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizah.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Pastor, gostei muito do seu blog,que Deus continue abençoando o seu trabalho de pregar a palavra. Fique com Deus, a paz do Senhor.

    Mara Xavier ( cachoeiro de itap)

    ResponderExcluir
  3. Tatyane disse...
    Olá Pastor Valdemir...
    Passando pra deixar um abraço e pra dizer que sua visita em nossa igreja foi uma benção.!

    Que Deus continue te abençoando e abençoando seu ministério.! Volte sempre a nossa igreja que estará sempre te portas abertas pra ti receber..

    Obs.: Adorei seu blog as respostas são muito bem explicadas. Agora sei onde procurar respostas para as minhas dúvidas.

    Um super abraço da sua nova seguidora Tatiane de Irupi...

    ResponderExcluir
  4. FOI UM FINAL DE SEMANA MUITO ABENÇOADO EM IRUPI, VOU COLOCAR ALGUMAS FOTOS DO CULTO. AGRADEÇO TER PARTICIPADO AQUI NO BLOG. VOLTE SEMPRE

    ResponderExcluir