domingo, 15 de agosto de 2010

Por que é Pazeroso Cumprir os Propósitos de Deus (Parte 1)

Esta mensagem é a 1ª de 2 mensagens. Eu (Rev. Valdemir) a preguei na IP Itaipava em 15/08/2010

PORQUE É PRAZEROSO CUMPRIR OS PROPÓSITOS DE DEUS

Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu – Sl 40:8ª

Em João 6:38, o Senhor Jesus disse: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. Já em Mateus 6:10, ele nos ensinou a orar: venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu. No episódio da conversa com a mulher samaritana ele proclamou (João 4:34): A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou. E em João 5:30 declarou: porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
A expressão “vontade” de Deus também pode ser traduzida por "desejo de Deus, desígnio, plano, projeto, determinação, decreto, propósito". A vontade de Deus são os desejos mais íntimos do Senhor, são as suas determinações, seus projetos, seus propósitos.
Agora, o que me chamou a atenção no Salmo 40:8 foi o fato do salmista dizer que faz a vontade de Deus não por obrigação, como que forçado, ou por constrangimento. Ele diz (ARA): Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu – Sl 40:8ª (ARA). Veja como a Versão Corrigida e a Revisada o traduzem: Deleito-me em fazer a tua vontade, {ó} Deus meu (ARC). A Nova Versão Internacional assim o traduz: Tenho grande alegria em fazer a tua vontade (NVI). Há ainda a Bíblia na Linguagem de Hoje: Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! (BLH).
Prazer, alegria, deleite, agrado em se fazer a vontade de Deus. O Catecismo de Westminster nos ensina em sua primeira pergunta que “o fim principal do homem” (motivo pelo qual eu e você fomos feitos) é: glorificar a Deus. Nós glorificamos a Deus como? Cumprindo os seus mandamentos, a sua vontade, os seus propósitos. Mais ainda diz o Catecismo que, além de “glorificar a Deus” (cumprindo os propósitos), “o objetivo de nossa vida” é também “ter prazer eterno no Senhor”. Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. É o que diz este texto: Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu
Por isso, eu me aventurei a fazer uma versão alternativa do salmo 40:8ª: Oh, meu Deus, me dá muito prazer cumprir os teus propósitos.
Abra agora o seu coração para o Espírito ministrar essa palavra. Diga assim: Espírito Santo, prepara o meu coração para receber alegremente, como a boa terra, a tua palavra, tira de mim todo impedimento, e dá-me plena compreensão de todas as coisas.
A grande pergunta que pretendemos responder neste momento é: Porque é prazeroso cumprir a vontade, os propósitos do Senhor?
1- Porque Aquele Que Nos Chama a Cumprir Os Seus Propósitos é por Si Mesmo Digno e Excelente em Todas as Coisas
Já ouviu aquela expressão: Fulano carrega água na peneira por Beltrano. Em Gálatas 4:15, Paulo diz que durante um tempo os crentes da Galácia lhes dariam os próprios olhos por ele, se preciso fosse.
Irmãos, não coisa melhor do que servir a um bom patrão. Em 1ª João 5:3 nos é dito que “o mandamentos do Senhor não nos são penosos”.
Nos dá prazer servir ao Senhor porque ele é um bom patrão – mais que patrão ele é amigo (já não vos chamo servo, vos chamo amigos). Mas, mais que amigo; ele é pai - mais que pai ele é “aba” (o paizinho do coração). O filho pródigo reconheceu que o trabalhadores na casa do pai tinham com fartura (e, para ele estava bom demais ser funcionário); no entanto, na hora que o pai o recebe, o recebe como filho.
A bíblia chama o nosso Deus de é chamado de altíssimo, de onipotente. Mas também o chama de Misericordioso, diz-nos a palavra que as suas misericórdias renovam-se a cada manhã e não têm fim... O salmo 136 tem 26 versículos e repete 26 vezes que as misericórdias do Senhor duram para sempre. O Salmo 116 diz: “amo o Senhor porque ele ouve a minha voz”. O 118 diz: “rendei graças ao Senhor porque ele é bom”. O salmo 103:8 diz: que ele é misericordioso, compassivo, longânimo, e assaz benigno. João, em sua 1ª carta (4:16), nos diz que “Deus é amor”. Observe, não é simplesmente que ele tem amor, mas que ele É amor. O amor é a própria essência desse Deus a quem servimos.
Nos dá prazer servir, cumprir os propósitos desse Deus, porque ele é Si Mesmo Digno e Excelente em Todas as Coisas. A bíblia diz que o nosso Deus é justo, ele não tem por culpado o inocente, ele julga com lisura, com eqüidade e lança os nossos pecados no fundo do mar. Ele é o Deus de toda graça; é o Deus da 2ª oportunidade.
Enquanto o diabo tem as "bolotas e a lavagem no coxo, ele tem bezerro cevado e a festa preparada – ele admite em seu banquete os desvalidos os coxos, aleijados, os e põe neles vestes festivais – Ele se importa com leprosos, com viúvas, com mendigos. Ele tira ao coroa de cinza e põe o óleo de alegria, e vem com pressa a nos socorrer. Na oração de Maria, ela declara que o “Poderoso lhe tem feito grandes coisas... ele dispersa os que o coração alimentam pensamentos soberbos, ele derruba dos tronos os pedrosos e exalta os humildes, enche de bens os famintos e despede vazios os ricos” (Lc. 2:49,51-53). Na oração de Ana, ela declara que ele, Deus, “faz com que a mulher estéril seja alegre mãe de filhos, do monturo exalta o necessitado e põe assentado ao lado dos príncipes” (1º Sa. 2:5-8). Já o profeta Isaías declara que “desde a antiguidade ainda não se viu nem se ouviu falar de um Deus que trabalha para aqueles que nele esperam” (Is. 64:4).
É prazeroso cumprir os propósitos do Senhor porque ele, Deus, é Digno e Excelente por Si mesmo, em todas as coisas. Aleluia!
Mas em segundo lugar, é prezeroso cumprir os propósitos do Senhor porque:

2- Porque os Propósitos do Senhor São os Mais Dignos e Excelentes Que Se Possa Imaginar
Nos dá prazer servir também porque os propósitos do Senhor, em si mesmos, são os mais nobres. Fico pensando em como fica alguém que trabalha para a Souza Cruz. Trabalham em fábricas de cigarro e ao mesmo tempo lêem os rótulos: "o ministério da saúde adverte fumar causa câncer". Vai dar prazer mas, destruir os pulmões – Presidente Lula e o Irã – enriquecimento de urânio – ajuda na medicina, mas cria a bomba atômica...
Após 11 setembro - cientistas norte americanos desenvolviam armas para destruição dos Talibãs no Afeganistão. Osama Bin Laden e seus compatriotas se escondiam nas cavernas - uma das bombas percorrias as cavernas em busca de calor ao encontrar uma bomba detonava uma série de outras que eram projetas em todas as direções – Como alguém pode trabalhar com prazer, sabendo que se cumprir seu propósito, este servirá para a destruição?
No entanto, quando se trata do propósito, da vontade de Deus, é outra coisa. O propósito do Senhor é bom em todos os sentidos. Romanos 12:2 diz: Transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade (propósito ) de Deus. Observe:


A) O Propósito do Senhor é Bom. É bom porque parte de um coração bondoso, porque parte de um coração tem que tem as melhore motivações, e as melhores intenções. É bom porque executa no ser humano o melhor que Deus tem para ele. Diz-nos 1ª Tessalonissenses. 4:3: esta é a vontade (propósito) de Deus: a vossa santificação. Que você não estrague o seu corpo com cigarro, com drogas, com sono perdido. A vontade é boa. Romanos 8:29, nos diz que o propósito do Senhor é que nós “sejamos conforme a imagem de seu Filho”. Semelhantes a Cristo em todas as coisas. Na 2ª carta de Pedro 1:4 nos é dito que o propósito do Senhor é que "sejamos co-participantes da natureza divina”. Nem sabemos explicar direito o que é isso..., é além de toda especulação. Os teólogos “piram” com esse tipo de promessa. Sabemos que não seremos jamais deuses, porque Deus só existe e só existirá um, mas seremos algo muito além da nossa compreensão. É difícil de explicar. É como ensinar tecnologia a uma formiga. Nos dá prazer porque o propósito é excelente.


B) O Propósito do Senhor é Agradável. O termo agradável nos faz lembrar do sacrifício de aroma agradável que o Senhor aspirava. Diz-nos a palavra que nós somos o bom perfume de Cristo (2ª Co. 2:15). Já viu aquela situação que você faz alguma coisa, mas com um pé atrás, com uma pulga atrás da orelha? Você não precisa ter receio ao servir os propósitos do Senhor. Onde um crente que esteja vivendo o propósito do Senhor chega o ambiente se transforma, a luz chega, a bênção chega, o ambiente se transforma, a esfera se transforma.


C) O Propósito do Senhor é Perfeito. Significa em nada deficiente, pleno, como um copo transbordando. Com Deus não tem “meia conversa”, remendo, “meia-boca”. É 100% seguro. Tratando por exemplo, da Palavra do Senhor, em 2ª Tm 3:16 nos é dito que a Palavra de Deus é “útil para ensino, repreensão, correção”... a fim de que o homem de Deus seja PERFEITO E PERFEITAMENTE HABILITADO PARA TODA BOA OBRA. Ou seja, em nada deficiente, irrepreensível. O mais honesto pescador, o melhor ajudante de pedreiro, o mais educado dos jovens, o melhor funcionário, aquele que não reclama, aquela mulher sábia, que seu esposo é estimado entre todos. O melhor aluno, estimado pelos professores, exemplo para a classe de aula; ele não cola, estuda com capricho. Ele vive inteiramente os propósitos do Senhor; ele não tem do se envergonhar; ele, como Daniel, é irrepreensível na sua conduta. Os propósitos do Senhor são excelentes. Por isso, dá prazer cumpri-los.
Mas em Terceiro lugar, é prezeroso cumprir os propósitos do Senhor porque:

3- Porque os Propósitos do Senhor São Muito Organizados
Já serviu pessoa boa, excelente mas desorganizada? Eu já
Os propósitos do Senhor são super-organizados. A primeira referência à organização e à administração divina encontra-se no relato da criação (GN 1—2). Veja que o homem foi criado no 6º dia – havia um ambiente propício, todo preparado para o homem, por isso ele é a coroa da criação.
Veja, por exemplo a organização divina na natireza. Você já percebeu que durante o ano ocorrem quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. A vida na terra depende destes ciclos, eles geram equilíbrio e saúde para todos os seres vivos do nosso planeta.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento d aterra em torno do seu próprio eixo dura 24 horas e tem o nome de "Rotação". Mas, enquanto gira em torno de seu próprio eixo, a terra também possui um movimento em torno do sol que dura um ano. Esse movimento recebe o nome de “translação” e a principal conseqüência da "translaçao" é a mudança das estações do ano.
O interessante (Providência divina) é que enquanto a terra gira em torno do sol ela se inclina. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. O dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.
Porém o sol vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas. Então, o sol vai começar a se deslocar na direção sul. Inicia então a primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.
Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte. Tudo isso é para mostrar como Deus é perfeito, organizado, exato em todas as coisas.
Outra evidência da perfeição e exatidão divina é a existência a da lua. Ela é como um filtro. Ajuda no controle das marés – se não houvesse lua não existiria vida na terra, haveria um odor repugnante que ninguém agüentaria viver. A terra teria um odor de esgoto tornando impossível a vida neste planeta.
Há ainda a evidência da exatidão divina na distância da terra em relação ao sol; é prefeita. No nosso sistema solar só a terra possui esta distância. Se estivéssemos um pouco mais longe do sol (10%) morreríamos de frio. Se estivéssemos um pouco mais perto do sol (10%), morreríamos queimados. Por isso só há possibilidade de vida em nosso sistema solar na terra. Sabe porque? Deus é exato, correto, perfeito.
E essa exatidão, essa perfeição, essa organização divina presente na natureza, também se manifesta em relação aos propósitos do Senhor. Diz o Salmo 139:15,16 que Deus já se relacionava, já tinha planos para nós quando ainda estávamos em processo de fecundação; éramos “substância informe” e no livro dele (Deus) foram ESCRITOS E DETERMINADOS todos os nossos dias, quando HENHUM deles havia ainda.
Também fora dito a Jeremias que antes que ele fosse formado Deus já havia feito um plano, um propósito para a sua vida, um plano bem elaborado a ser executado (Jr. 1:5). É como se Deus dissesse: Eu não sou “deus meia boca” que se perde, se atrapalha, eu não faço as coisas de “última hora”.
Não é prazeroso servir a alguém organizado? Em Jó 14:5 é dito que Deus põe limites ao homem, além dos quais não passará (14:5). Ou seja, ninguém morre antes, ou depois da hora. deus é exato!
Em Romanos 9:11-13, Paulo fala sobre os gêmeos Jacó e Esaú dizendo que estes estavam no útero da mãe (Rebeca), não tinham feito bem nem mal, mas Deus resolveu (planejou antecipadamente) amar a Jacó e aborrecer-se de Esaú, bem como já anteriormente havia decidido que o mais velho (Esaú) serviria ao mais moço (Jacó).
E o "não mais jovem" José? Em Gênesis 45:7,8, ele explica a seus irmãos que todo o sofrimento passado (ter sido vendido, maltratado, preso, humilhado) foi para cumprir os propósitos, organizadíssimos de Deus. era Deus que o havi enviado para frente para cumprir os proósitos. Deus é organizado; desenvolve seu plano com maestria, com exatidão.
Nosso Deus é muito organizado. Diz-nos a bíblia que até os cabelos de nossa cabeça estão contados (Mt. 10:30 - possuímos uma média de 100 a 150 mil fios de cabelo). Diz-nos ainda que nós daremos conta no juízo de cada palavra frívola que proceder dos nossos lábios (Mt. 12:36 - Por dia um homem fala em torno de 10 a 15 mil palavras por dia – a mulher de 20 a 30 mil palavras). Uma folha não cai de uma árvore sem o consentimento do Senhor. Uma molécula de poeira no vasto universo não se move sem Deus dizer: mova-se! Diz a bíblia que “Deus chama cada estrela pelo seu nome, de maneira que nenhuma só vem a faltar” (Sl 147:4). Dizem os estudiosos, que há em tono de 40 sextilhões de estrelas no universo (40 mais 21 zeros). Todos os habitantes do mundo, de todas as eras poderiam passar o resto da vida contando as estrelas e não chegaríamos ao fim.
Nos dá prazer servir a um Deus que tem um plano tão exato, tão perfeito, tão bem elaborado sendo desnvolvido com perfeição. Foi isso que fez Paulo exclamar: Ó profundidade da riqeza tanto da sabedoria como do coneciomento de Deus (Rm 11:33). Em Efésios 1:4,5, Paulo nos diz que Deus “nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis,” e é isso que seremos. Porque? Por que Deus planejou; e isso acontecerá. Ele tem um plano bem elaborado sendo executado e nada, nem um vírgula, sai fora desse plano. Efésios 1:11, diz que Ele faz todas as coisas conforme o conselho da Sua própria vontade. Em Romanos 8:29,30: é dito que aqueles que Ele “antes escolheu, a esses também ele predestinou para que sejam conformes a imagem de seu Filho, Jesus”. E conclui a E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Aleluia!! Já está tudo como realizado porque Deus planejou.
Você é escolhido de Deus? Paulo vai dizer que esses que Deus escolheu, ele já glorificou. Jesus vai dizer que a tribulação final será abreviada por causa dos escolhidos, senão, ninguém se salvaria. Você é escolhido por Deus?
Nos agrada fazer cumprir os propósitos de Deus porque ele desenvolve de maneira bem organizada o seu plano, nada fica remendado, costurado ou à "meia boca". Apocalipse diz que Deus tem um livro, o Livro da Vida contendo os nomes de todos os escolhidos, sabe quando foi escrito? Antes da fundação do mundo. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo (Ap. 17:8). Na verdade até o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo. Veja: aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap. 13:8).
Você pode até não entender muita coisa... Mas não pode admitir que não é isso que bíblia diz. Que Deus é organizado, que desenvolve um plano. Que já escolheu e já colocou os nomes no livro da vida.
Esse é um dos maiores prazeres em ser um crente fiel, porque somos realizados, não somos frustrados. Quando prego para multidões e esses se convertem, glória a Deus; ele está desenvolvendo o seu plano (como no Pentecostes). Mas pode ser que ele me tire da multidão e me mande pregar no deserto para uma pessoa. Isso aconteceu com Filipe. Pode ser que eu pregue e ninguém se converta... Não me frustro; Deus está cumprindo a sua vontade... o seu propósito...

Concluo dizendo: Peça a Deus o mesmo sentimento do salmista: Servir a Deus não só por obrigação, mas também por prazer. Peça a Deus que lhe dê prazer por cumprir os propósitos do Senhor. Prazer em vir à Casa do Senhor. Prazer em orar, testemunhar, liderar; em ministrar, em cumprir os Seus mandamentos. Ó Deus meu, me dá muto prazer cumrir os teus propósitos! Afinal: Os teus propósitos partem de um Deus qué digno e exclente em todas as coisas. Os teus prósitos são, em si mesmos, nobres e excelentes. Os teus propósitos são organizados e desenvolvidos de maneira perfeita, exata. Ó Deus, me dá muito prazer cumprir os teus propósitos. Aleluia. Amém.

No Próximo Domingo ministraremos as outras 03 razões pelas quais devemos ter prazer em cumprir os propósitos do Senhor. Aguarde.
                                                     Reverendo Valdemir Oliveira dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário