terça-feira, 24 de agosto de 2010

Porque é Prazeroso Cumprir os Propósitos do Senhor - Parte 2

Este é o 2º sermão da Série de dois sermões no mesmo tema. Eu o preguei na IP Itaipava em 22/08/2010.
Abaixo neste mesmo blog você encontra o primeiro sermão, que preguei uma semana antes deste. Leia ambos do começo ao fim. Creio que Deus o abençoará tremendamente.

Porque é Prazeroso Cumprir os Propósitos do Senhor?
Parte 2


Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu – Sl 40:8ª (ARA)
Deleito-me em fazer a tua vontade, {ó} Deus meu (ARC)
Tenho grande alegria em fazer a tua vontade (NVI)
Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! (BLH)
Me dá muito prazer cumprir os teus propósitos, ó Deus meu (Versão Pessoal)

4- Porque Aquele Que Nos Chama a Cumprir os Seus Propósitos nos Capacita, e Põe Nas Nossas Mãos, as Melhores Ferramentas
Eu me lembro que meu primeiro emprego eu trabalhava como entalhador. Entrei sem saber fazer nada. O patrão (Sr. Alfredo) percebeu que eu tinha talento. Ele pegou em minha mão. Colocou o formão e foi me ensinando a entalhar a madeira. Tinha formões grandes e pequenos; retos e ondulados. Em determinados momento me ensinou a fazer mais força, outras vezes, menos força. Observar as madeira certa, observar os nós na madeira. E com 12 anos nós entalhávamos verdadeiras obras de arte em guardas roupas e camas, e cômodas que se encontram hoje até fora do Brasil: Estados Unidos e Europa. Dava prazer servir ao Sr. Alfredo, ele me capacitou, ele me deu as melhores ferramentas para cumprir.
Agora, quer perder o prazer? Imagine uma empregada doméstica que vai trabalhar. O fogão da casa é péssimo; a pia ta vazando, gente, até o pano de chão tá rasgado...
Dá prazer cumprir os propósitos do Senhor porque ele não somente diz: “vai e faça”. Não! Ele nos capacita para cumprirmos estes propósitos. Há uma frase corretíssima girando pelas igrejas evangélicas do Brasil: Deus não escolhe capacitados, mas, capacita os escolhidos.
Servimos com prazer. Ele nos capacita. Ele no matricula na escola da provação. Há uma música que diz: Se tu és crente, então porque tu passa fome? Qual é a resposta? Porque não só de pão viverá o homem. Aí vem outra pergunta: Se tu és crente então porque toda essa dor.. Porque o deserto é a escola do Senhor. Ele te matricula na escola da provação. E nessa escola da provação.
Ele te capacita, ele põe as ferramentas em nossas mãos; os Dons Espirituais, e Dons Naturais. Ele põe em nós o seu PODER (Espírito Santo, poder - dinamis).
Ele põe as ferramentas certas nas suas mãos. Como Elias, a oração (Tiago 5:17,18 diz que Elias orou e por 3 anos não houve chuva, orou de novo e céu deu a chuva. Vocês viram os testemunhos na nossa campanha de oração? Deus abriu as portas à irmã que tinha 400 mil reais em causa na justiça, o outro perdeu 30 centímetro de intestino – o outro que tinha 13 ovos de solitária na cabeça). Oramos e as portas se abriram.
Ele põe a ferramenta da Palavra que Jesus mais usou contra o diabo no deserto.
A ferramenta da autoridade espiritual (eis vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões – Lc. 10 – tudo que ligardes na terra... (tudo o que autorizardes – tudo que proibirdes na terra...). Pastor no Rio entra nas favelas, enfrenta os bandidos mais perigosos. Arranca das mãos dos traficantes as piores pessoas. Vivem na igreja mais de 50 homens e mulheres (ex prostitutas e bandidos). Ele faz o que a polícia não faz. Entra onde a polícia não entra; até em baile funk. Não é fabricação; é autoridade que Deus pôs sobre ele.
Já pensou no exemplo missionário Ronaldo Lidório? Mulher recém convertida que ganhou 70 almas para Cristo. Temos prazer em cumprir porque Ele nos capacita.

5- Porque o Cumprimento dos Propósitos do Senhor Têm o Fim Mais Excelente
Como crentes, cumpridores dos propósitos de Deus nós não somos fatalistas. O mundo é fatalista. Os cientistas e estudiosos profetizam que a humanidade caminha para o caos. Pra um tempo de selvageria extrema, de desordem social, de conflitos intermináveis, de guerra mundial, de crise global com a ausência de capacidade de gerar uma sociedade com visão de SUSTENTABILIDADE (vamos ouvir muito dessa palavra).
Como humanidade, não sabemos como teremos água no futuro; provavelmente ela será o produto mais caro. 3/4 da superfície do nosso mundo são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. Contudo, do percentual total da água doce existente, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.
Não sabemos mais o que fazer com as milhares de toneladas de lixo que produzimos todos os dias (cada pessoa produz pelo menos meio quilo por dia – embalagens plásticas demoram até 500 anos para se decompor). Toneladas de lixo se acumulam todo dia, não sabemos o que fazer com o lixo espacial.
Não sabemos o que fazer com a destruição da camada de ozônio, com efeito estufa, com o desmatamento que gera uma natureza instável; o processo de desertificação do mundo caminha a passos largos... as geleiras polares estão se derretendo progressivamente. A visão dos estudiosos é que caminhamos para o cataclisma, a anarquia, o descontrole geral, de caos incontrolável.
Mas, ao cumprir os propósitos de Deus, nossa visão é transformada radicalmente. É mais do que um prazer; é uma obrigação, é um dever saber que ao cumprir os propósitos de Deus, em que esfera for, em que nível for, em que direção for, o propósito do Senhor sempre tem, sempre terá um fim mais excelente.
Por exemplo: Em relação a nós mesmos: A mesma promessa de Abraão (Gn. 12) se estende a cada um de nós. Que eu e você sejamos bênção a todas as famílias da terra. O Salmo 67 diz: abençoe-nos Deus e todos os confins da terra o temerão. Sejamos luz, sal, sejamos referência; resplandeçamos como astros, como luzeiros no mundo.
E em relação ao próximo? Deus tem um fim excelente também ao meu próximo. Que ele também experimente os benefícios da graça salvadora. Tito 2:11,12 nos diz que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos (a graça é pedagoga, ela educa) para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente”. O propósito de Deus em relação ao meu próximo é que ele entenda que servir a Cristo é a melhor coisa que existe – aquele que roubava não roube mais antes trabalhe. Aquele que polui não polua mais, se torne um bom pai, filho, esposa.
Em relação à natureza a natureza: Veja o que diz Romanos 8:19-22: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”.
Paulo diz que toda a criação; a natureza está cativa. Ela aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Lembre-se que por causa do pecado em Gênesis 3:17-19, Deus amaldiçoou a terra? E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos... No suor do rosto comerás o teu pão
A terra foi amaldiçoada pelo pecado. E ela ficou também escravizada. Por isso ela gera espinhos, cardos, e abrolhos. Ela (a natureza) quer, mas não produz o que pode. A manga não é tão doce quanto ela pode ser... isso significa que a graviola o cupuaçu, a cana caiana, a aimpim manteiga... Eles querem ser liberados para frutificar... por isso ela geme aguardando a manifestação (pleno compromisso com os propósitos de Deus – isso acontecerá na volta de Cristo)
É por isso que toda presente era passará por um processo de refinamento de onde sairá um novo céu e uma nova terra. Deus tem um propósito sublime para a natureza. Não somos fatalistas; somos otimistas. Sobre a terra e o céus, veja o que diz 2ª Pe. 3:9-13; os teólogos chamam isso de A GRANDE CONFLAGRAÇÃO, em que a terra será submetida ao fogo (purificação): Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. É o mesmo céu renovado, purificado pelo fogo de Deus.
É importante perceber o que diz Hebreus 1:10,12: Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.
Ainda Hebreus 12:26 (final)-27: “Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas...
Tudo isso a palavra de Deus chama de redenção. Ele vai redimir em si mesmo nós nossos semelhantes e a própria natureza. Nós retornaremos à nossa fonte primária. A nossa redenção, não é somente pessoal; ela é universal, ela é cósmica. Toda a criação, juntamente conosco está envolvida neste processo. Deus tem com o cumprimento dos seus propósitos o melhor fim para nós.
Um dos textos mais impressionantes, mais profundos da bíblia é Efésios 1:9,10. Ali, Paulo nos diz que o mistério da vontade de Deus, ou seja, o mistério do propósito de Deus é “fazer convergir nele (Em Cristo), na dispensação da plenitude dos tempos (no final de todas as eras), todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra”. Todas as coisas devem retornar a Cristo (isso não significa que todos serão salvos). Mas que a redenção atingirá todo mundo.
Uma sociedade melhor (onde não haja injustiça, onde não seja guiado pela lei do cão, a lei da selva, a lei do mar – por isso que temos a solução nas nossas mãos – o que solve não é o exército invadir favela, não está na mão maçonaria, do Lions Clube. O problema não é resolvido colocando mais gente na escola? Não é a construção de mais presídios, levar o menor infrator para instituições tais, baixar a lei penal, aumentar os castigos e penalidades... Tudo isso é bom e deve ser feito, mas tudo isso são paleativos.
O que resolve eficazmente é a nossa oração para que haja um derramar profuso, abundante do Espírito Santo em nossos dias, em nossas vidas em nosso bairro de maneira profusa, abundante. O que resolve é Cristo ser pregado no coração do homem, é a palavra de Deus ser exposta com autoridade espiritual, autoridade para que as pessoas vejam sair dos nossos lábios a mesma autoridade que saiu, a mesma virtude espiritual que saía dos lábios de Jesus). È um derramar sobre o bairro Coramara, sobre o bairro Zumbi, sobre bairro Auto União, sobre o Independência, Paraíso. Sopra, ó Espírito Santo, sobre Cachoeiro de Itapemirim, sobre o Brasil. Ó Espírito vem dos 04 ventos e sobra sobre esses ossos que vivam. Viva!! Assim todos convencidos de seus pecados, aos pés de Jesus viverão plenamente os propósitos do Senhor.
Certo Seminarista contou a sua história de vida: menor problemático... Até que um dia, sua mãe (cheia do ES com autoridade) leu João 3:16 e orou com ele. Nunca mais foi o mesmo.

6- Porque o Perfeito Cumprimento dos Propósitos de Deus Gera Automaticamente Uma Excelente Recompensa
Nossa geração precisa reaprender a adorar, a servir a Deus pela ótica do salmista (Salmo 100:2,3,5): Servir ao Senhor com alegria. Alegria porque “foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio”. Alegria porque “o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração,se estende a sua fidelidade”. É adorar, é servir a Deus por aquilo que Ele é e não simplesmente por aquilo que ele faz.
Muitos estão indo às igrejas, servindo a Deus somente por causa das bênçãos de Deus; somente por causa daquilo que ele faz. Os verdadeiros adoradores são aqueles que adoram que servem espontaneamente e não por interesse.
Mas isso não signifique que o Senhor não faça. Maria diz que “o Poderoso lhe tem feito grandes coisas”. Mas nos alegra saber que o que faço, faço por prazer, faço espontaneamente e ainda sou retribuído por isso. Já falamos que ele é generoso.
Meus irmãos o cumprimento dos propósitos do Senhor gera automaticamente uma retribuição da parte de Deus:
Marcos 10:28-30: E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, {ou} irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba CEM VEZES (MAIS) tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna (ARC).
Mateus 10:42 diz: E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Mateus 19:29: E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe {ou mulher}, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.
Hebreus 6:10: Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
1 Pedro 5:4: Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.
Tiago 1:12: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
2 Timóteo 4:8: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Apocalipse 2:10: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
A palavra de Deus tem prostrado que Deus recompensa aqueles que vivem na dimensão dos seus propósitos e cumprem os mesmos com alegria. Deus os recompensa tanto nesta vida como na vida no porvir. Nesta vida ele nos recompensa com: 1) Respostas às nossas orações (Campanha oração IP Itaipava: Deus curou um homem com 13 ovos de solitária na cabeça, abençoou outro que retirou 30 centímetros de intestino, abriu as portas à irmã que tinha 400 mil reais em causas na justiça. Abriu portas de emprego, curou enfermidades) 2) Paz Espiritual em Meio aos Sofrimentos (irmã IP Penha (SP) com câncer – não orem... aqui está a liturgia do culto – no dia do seu velório foi o culto mais lindo); 3) Testemunho do seu poder aos nossos familiares não crentes (nas dificuldades dirão: esse é crente...) - 4) Vitória no Final e a Retribuição aos ímpios (seus opressores) no Final da Caminhada (Salmo 23: preparas-me uma mesa na presença dos meus adversário. Salmo 91:7,8: Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. somente com os teu olhos contemplar o castigo dos ímpios, pessoas que perseguem servos do Senhor – A palavra diz que persevera em grande pecado quem toca no ungido do Senhor. Em 1º Samuel 26:9, Davi diz: Quem haverá que estenda a mão contra o ungido do SENHOR e fique inocente? Ai daquele que toca num ungido do Senhor – Toca na menina dos olhos de Deus. Você pode se esquecer, seu patrão, seu filho, seu esposo... Mas Deus não se esquece
Recompensa tanto nesta vida como no porvir: no porvir: Paulo diz agora só me “resta a coroa da vida/justiça”. 1ª Co. 2:9: está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
O novo nome, a pedrinha na coroa. Você será honrado por Deus diante dos anjos e de toda criação (muito bem servo bom e fiel... Você desfrutará dos benefícios da salvação – andará em ruas de ouro – comerá da árvore da vida; nunca mais terá fome, ele lhe enxugará dos olhos toda lágrima, não terá mais dor, mais saudade, mais temor. E o que você fará lá será potencializado infinitamente; Amarei ao Senhor e ele me responderá em amor... te amo Senhor. E Ele, de diversas formas e por diversas cores tons e matizes jamais imaginados dirá: “meu servo eu te amo”. E, então serei inundado por num oceano de amor... e já sem forças, utilizando todas as minhas forças responderei: “eu te amooooo, Senhor...” Sirva ao Sermos com alegria, porque é isso que será a sua eternidade...

III- CONCLUSÃO
Encerro dizendo que podemos ter 2 situações aqui nesta noite.
Uma de pessoas que nunca pensaram, ou acreditaram no propósito de Deus. E por isso ainda não experimentou o propósito de Deus. Você precisa entender que não há propósito da parte de Deus à parte de Cristo. O propósito de Deus é sempre EM CRISTO. Você precisa pedir a Jesus: Venha em minha vida. Você pressa se arrepender dos seus pecados e pedir humildemente a Deus que ele te perdoe e que Cristo entre em sua vida e lhe faça viver intensamente o seu propósito.
Outra situação é de pessoas que, embora já tenham experimentado o propósito de Deus, por uma situação ou outra (falta de entendimento, uma dificuldade na vida, talvez uma decepção, uma ausência de perdão, uma mágoa, talvez seja uma dívida, um problema no casamento, quem sabe, com o seu filho, seja o que for), como uma brasa com fuligem sua vda foi se esfriando. Pense bem, é só “soprar” que a fuligem sai... Tem uma brasa aí embaixo...
Você que está precisando desse sopro, você vai pedir com fé: venha me aquecer nessa noite ó Espírito Santo, sopre sobre a minha vida. Você crê que Deu pode mudar hoje a sua sorte? Então vai, se levante agora, e venha receber esta oração.
Rev. Valdemir Oliveira dos Santos

Um comentário:

  1. Caro Rev. Valdemir, gostei muito do seu blog, virei sempre visitá-lo, serei um seguidor.
    Convido o Sr para uma visita em meu blog, e se gostar, será uma honra tê-lo como seguidor.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir