segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ezequias - Mudando a História da Minha Vida

EZEQUIAS – MUDANDO A HISTÓRIA DA MINHA E TORNANDO-ME UM VENCEDOR VIDA

Texto Básico (leia): II Crônicas 28:1-5, 22-27 - II Crônicas 29:1-10

A história é formada de pessoas que ao invés de serem produtos da mesma fizeram-se agentes de diferença e transformação. Já ouviu falar do ex vendedor de jabuticabas chamado Édson Arantes do Nascimento? Um menino minguado, pobre tornou-se Pelé: a pessoa mais conhecida do mundo, segundo estudiosos, mais conhecido que o papa. Pelé foi eleito por 3 vezes o atleta do século. A coisa mais tola que Maradona possa ter dito na vida é que ele se iguala a Pelé. Em termos esportivos, Pelé foi único, singular.
Dificilmente outro jogador conseguirá bater os recordes de Pelé. Ele conquistou nada mais que do que 53 títulos. Basta dizer que Pelé foi cinco vezes campeão do mundo: três pela seleção brasileira (58, 62 e 70) e duas pelo Santos (62 e 63). Pelé jogou nada menos do que em 62 países, nos cinco continentes. Sua presença nas partidas era mais do que obrigatória. As pessoas eram loucas por vê-lo jogar
Basta dizer que quando visitava a África em 69 havia uma guerra e os inimigos cessaram a batalha para ver Pelé jogar. Ele é um dos poucos brasileiro a possuir o título de “Sir da Ordem do Império Britânico -Comandante Cavaleiro da Rainha da Inglaterra”. Veja ALGUNS NÚMEROS:
Artilheiro em 11 campeonatos paulistas, dos quais EM 10 FOI CAMPEÃO PELO SANTOS (1958/60/61/62/64/65/67/68/69/73);
Recorde de gols em uma partida: oito gols, em 21 de novembro de 1964, na partida Santos 11 a 0 Botafogo de Ribeirão Preto
Mais jovem artilheiro Campeonato Paulista: 1957 - Santos (fez 17 anos durante a competição)
Mais jovem Campeão Mundial: 1958 - Brasil (17 anos)
Mais jovem Bicampeão Mundial: 1962 - Brasil (21 anos)
Maior artilheiro em uma temporada do Campeonato Paulista: 1958 - 58 gols
Maior número de temporadas como artilheiro do Campeonato Paulista: 11
Maior artilheiro em uma temporada: 1959 - 127 gols
Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira: 95 gols
Maior artilheiro do futebol profissional: 1284 gols
Poderíamos falar de outros nomes como Abraham Lincoln, dos maiores presidentes do Estados Unidos. Abraham Lincoln, foi lenhador. Talvez você já tenha ouvido falar do vendedor de queijos, Amador Aguiar, o qual algum tempo depois fundou o Banco Bradesco. Há ainda a história do nordestino que veio p/ São Paulo num caminhão pau de arara e tornou-se presidente do Brasil.
Estes são exemplos de alguns dos homens que devem seu sucesso às adversidades e turbulências que enfrentaram na vida e ousaram mudar.
Na vida espiritual também é assim. Deus tem um plano, um projeto a se desenvolver na sua vida. Deus quer mudar a história da sua vida! Diga bem forte: Deus quer mudar a história da minha vida! Ele vai marcar a minha vida!
Querido irmão. Nós somos chamados por Deus para marcar a nossa geração, fazer a diferença!!!
O primeiro texto que lemos descreve o ministério (reinado) do Rei Acaz (II Cr. 28:1-5, 22-27). Sua história pode ser resumida por 5 pontos:

A- RESUMO DA VIDA DO REI ACAZ:
1) Não fez o que era reto perante o Senhor...” (vs.1) –
2) Foi Idólatra (vs.2);
3) Ofereceu seus filhos em sacrifícios aos deuses (vs.3 – Lixão fora da cidade (lugar fétido, repugnante, imundo com gases e fogo; imagem usada para Inferno);
4) Desprezou a Deus e buscou auxílio de outros deuses (blasfêmia) no tempo de angústia (vs.23);
5) Fechou as portas da casa do Senhor (vs.24); - Era um rei ruim, terrível, iníquo, soberbo e orgulhoso.

B) OS RESULTADOS DA PECAMINOSIDADE DE ACAZ:
1) Humilhação do País - O Senhor humilhou o país (Judá) por causa de Acaz (vs.19).
2) Desprezo Pessoal - Na sua morte não foi enterrado junto com os reis de Israel (27).
3) Triste Legado - Até hoje é lembrado nos livros de história dos reis de Judá e de Israel como um rei que marcou sua geração de maneira negativa e ruim (vs.26).
Deus quer marcar a minha vida para que eu marque a minha geração. Acaz marcou de maneira negativa.

ESTAMOS DENTRO DO CONTEXTO....

Depois da morte do rei Acaz, Ezequias, seu JOVEM filho (25 ANOS), começa a reinar em lugar de Acaz (vs.27). Qual o nosso tema? Deus quer marcar a minha vida para que eu marque a minha geração
Quando assumiu em lugar de seu pai, Ezequias tinha 3 possibilidades:

C) AS POSSIBILIDADES DE EZEQUIAS:
A) Repetição - Fazer as coisas igual ao seu pai. (Isaque e Abraão) Conhecemos esses ditados: “Tal pai, tal filho”, “filho de peixe, peixinho é”. Isto acontece porque os pais são referências para os filhos. Muitos crescem como filhos marcados por erros que seus pais cometeram, muitos foram rejeitados, agredidos, estuprados, espancados, receberam palavras que produziram complexos e derrota, e etc. Como conseqüência, quando os filhos crescem, ou se tornam iguais aos seus pais, ou desejam ser diferentes deles.
B) Omissão - Ser omisso (CONFORMISTA) - Restaurar problema dá trabalho!!! Os problemas precisam ser tratados! Muitos não querem tocar na “ferida”. Não podemos “maquiar” ou por “uma pedra em cima” do problema. Para sermos curados e restaurados precisamos tratar os problemas de frente, só assim seremos restaurados.
C) Diferenciação - Mudar a história da sua vida – Romanos 12:1,2 – Foi a decisão que Ezequias tomou, não se conformar, mas ser um agente de transformação.
Como posso mudar a história da minha vida? II Cr. 29:1-10:

D) ATITUDES QUE MUDAM A HISTÓRIA DE NOSSA VIDA
1- Mirar-se nos bons exemplos!Fez ele o que era reto perante o Senhor, segundo tudo quanto fizera Davi, seu pai” (vs.1-2) - Existem os maus exemplos, mas existem os bons exemplos pelos quais devemos seguir (III Jo. 11”Não imites o que é mal” - Sl.1 “ não anda no conselho do ímpios”; Pv.1:10: Filho meu: se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas; I Co.15:33 “as más conversações corrompem os bons costumes”. Significado de ímpio: ím (não), pio (santo) - Precisamos deixar de andar com maledicentes, fofoqueiros, murmuradores, criadores de contenda, etc, para andarmos com gente que não teme a Deus. Minha mãe sempre dizia: Quem anda com porco, lavagem come. Paulo falou: sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Pode me imitar, porque eu imito a Cristo!
2) Tomar Decisões Imediatas – Faça Mudanças Hoje, agora! – “No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês...” (vs.3) – Certo pastor (Devalde) disse: o erro não é para ser justificado, é para ser corrigido. E muito menos com relação ao pecado. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Tem gente que protela demais a decisão de mudar.
O tempo de Deus é hoje, é agora. Deus trabalha com pessoas que tomam decisões! - Enfrente o problema, não fuja e o Senhor te concederá graça! - Deus quer nos restaurar, mas precisamos dar um passo em fé. - Restauração: Devolver ao estado original com melhores condições.
3) Restaurar o Altar da Adoração e da Santificação – Versículo 3: “...Abriu as portas da casa do Senhor e as reparou” (vs.3). Versículo 4: trouxe sacerdotes (dedicação, sacrifício e santificação) e Levitas(Louvor e Adoração)... Veja mais 5: “...Santificai-vos, agora... tirai do santuário a imundícia. É preciso restaurar esse altar na nossa vida: adoração e santificação. Santificação sem adoração, é pseudo-adoração é farisaísmo. Adoração sem santificação é fogo estranho.
Se você ler a história do cativeiro perceberá que ao retornar à terra os judeus vieram em 3 levas, liderados por Zorobabel, Esdras e Neemias. Primeiro se restaurou o templo e o Altar (Ed. 1:1-6;2:2; 3:3: Zorobabel e Esdras – Ed. 7:6,7 ), depois os muros (proteção – Neemias 2:5). É preciso restaurar isso em nossos dias. O Espírito que habita em nós, é Espírito santo, não é Espírito imundo, espírito porco. E mais do que nunca precisamos restaurar a palavra santidade na igreja evangélica brasileira. Desaprendemos o que é santidade. Antigamente, quando alguém se dizia crente, essa pessoa era vista como alguém de valor, de caráter de hombridade; de uma só palavra, mas, hoje ta tudo mudado.
Artistas de televisão expõem seus corpos nus nas revistas, e, ainda se dizem evangélicas. Dizem, como eu ouvi e vi: “É com a alma e não como o corpo que Deu se importa”. Então rasgue 1ª Coríntios 6: 19: Não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo? Em 1ª Co. 3:17 está escrito: o santuário de Deus que sois vós (corpo) é sagrado. Voltando a 1ª Coríntios 6:20: Agora pois, glorificai a Deus no vosso corpo”.
Devemos nos abrir para que o Senhor nos cure, nos limpe e nos restaure. Deus não vai usar gente imunda. É preciso haver uma divisão entre santo e profano.
4) Assumir Quem Você é – Seja Transparente! – “Nossos pais prevaricaram e fizeram o que é mau perante o senhor nosso Deus” (6)... Observe que ele “Trouxe os sacerdotes e os levitas” (Líderes). Ele assumiu publicamente de quem ele era filho. Ezequias se humilhou, não maquiou, não inventou desculpas. Não teve medo de ser rejeitado, pelo passado cruel de sua família.
Não podemos nos esconder, temos que assumir quem somos na frente de todos. “Não se pode esconder uma cidade edificada sobre os montes”. - Ou somos de Deus e assumimos a nossa posição em Cristo, ou somos do diabo! Que o nosso estilo de vida fale mais alto que as palavras!!!
5) Fazer uma Aliança (COMPROMISSO) com o Senhor!“...estou resolvido a fazer aliança com o Senhor...” (vs.10) - Sou 100% do Senhor e tudo o que tenho pertence a Ele. Não troco o Senhor por nada! Posso perder tudo, dinheiro, carro, saúde, etc, mas não posso perder Sua Presença! - Faço a vontade do Senhor porque tenho uma aliança com Ele, e sei que esta vontade é boa, perfeita e agradável para minha vida. Ou faço a vontade de Deus, ou do diabo – “ninguém pode servir a dois senhores”.
- Esta aliança deve ser vertical e horizontal, ou seja, ela se estende a minha família, a igreja, aos líderes, pastores e aos meus irmãos. - A aliança se mede pelo serviço. Precisamos demonstrar a aliança que temos com Deus e com os irmãos sendo verdadeiros servos!

E) OS RESULTADOS DA ATITUDE DE EZEQUIAS
1) O Povo Se Humilhou Diante de Deus!“...prostraram-se e adoraram” (vs.27-29) - O Pai está buscando os verdadeiro adoradores! (Jo 4:22-24) - Precisamos descer do nosso pedestal de orgulho para adorarmos verdadeiramente o nosso Deus!!! Deixemos os conceitos humanos e o orgulho de lado e adoremos verdadeiramente ao Senhor. - Quando me prostro, em outras palavras estou dizendo: “me dobro diante daquele que é o Senhor da minha vida”.
2) Houve perdão, restauração, alegria, benção, prosperidade
3) Houve triunfo sobre os inimigos (cap.29-32).
4) Na sua morte, todo o Judá e Jerusalém lhe prestaram honras (cap.32:33).
Ezequias foi alguém que marcou a sua geração de maneira positiva porque foi um rei bom, reto e verdadeiro perante o Senhor (cap.31:20). Deus seja convosco e os ajude a viver uma vida inteira para ele!!!

Um comentário:

  1. Abençoadas palavras, com conteudos divinos ,inteligencia dos ceus, oxa-la encontre portas abertas ,coraçoes famintos almas sedentas e aflitas, e como a boa semente cresça aos montoes;;Amem

    ResponderExcluir