sexta-feira, 8 de junho de 2018

O DESENVOLVIMENTO DA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR


desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (Fp. 2.12)
Embora DEUS seja amoroso, misericordioso e clemente, mantém os crentes responsáveis por sua obediência a Ele. Sabendo que serve a um DEUS santo e justo, o crente fiel deve viver sempre com “temor e tremor”.
Temor (medo) é "phobos" que, traduzido descreve a idéia de susto ou terror (Mt 14.26; Lc 21.26; 1 Co 2.3), bem como “reverente temor” (At. 2.43; 9.31, 2 Co. 5.11, 7.1). Tremor (tremendo) é "tromos", e transmite a idéia de “agitação e tremor”. Ambos são reações apropriadas para a consciência da própria fraqueza espiritual e do poder da tentação.
O Senhor procura tal atitude nos seus filhos, como Isaías 66.2, indica: "... mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra". O Antigo Testamento ensina: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Sl 111.10; Pv 1.7, 9.10). Este não é um medo de ser condenado ao tormento eterno, nem um temor sem esperança, e que leva ao desespero; não. É, sim, um temor reverencial, uma preocupação santa para dar a DEUS a honra que Ele merece, e evitar a correção do seu desagrado. Esse medo protege contra a tentação, e também, do pecado; e dá motivação para a vida obediente dos justos.
Este tipo de "temor e tremor" está intimamente relacionado com a obediência ao Senhor, e ao nosso amor e afeição por Ele. Esse medo envolve auto-desconfiança e consciência sensível; é estar em guarda contra a tentação. Exige ser adversário do orgulho; é estar constantemente conscientes do engano do nosso próprio coração, bem como de sua sutileza, e da força da própria corrupção interna. É um pavor que procura evitar qualquer coisa que possa ofender e desonrar a DEUS.
Conscientes de sua fraqueza e do poder da tentação, os verdadeiros crentes temem cair em pecado e, assim, ficarem afastados do Senhor (Is. 59.2), pois têm um medo, solene e reverente, que brota de seu profundo amor e adoração a Deus. Assim, os crentes genuínos reconhecem que todo pecado é uma ofensa contra o DEUS santo, e mantêm em si um profundo e sincero desejo de não ofender, entristecer, ou macular a santidade divina, mas de obedecer, honrar, agradar e glorificá-Lo em todas as coisas. Este “temor e tremor” fará os crentes orarem fervorosamente por ajuda de DEUS, vivendo diligentemente uma vida de santidade, de forma a evitar qualquer situação que os coloque em pecado, como o Senhor lhes ensinou: "Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mt 6.13).


Nenhum comentário:

Postar um comentário