sexta-feira, 15 de junho de 2018

A Potência Amorosa do Reinado de Cristo: o Rei dos reis, e Senhor dos senhores


“Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap. 19.16).
Um dos episódios mais marcantes da Segunda Guerra foi quando o Japão atacou o porto de Pearl Harbor, no Pacífico, e que pertencia aos USA. A resposta americana foi imediata: 2 bombas nucleares em Hiroshima e Nagazaqui (morreram 200.000 pessoas). Após o Japão “ver” o poder destruidor dos Estados Unidos, rendeu-se imediatamente.
Cristo é o REI SINGULAR. Não é meramente “rei de reis”, mas o “Rei dos reis”. Isso significa que Ele é superior a Michael Temer, Donald Trump, Kim Jong-un, Margareth Thatcher, e Barak Obama. Efésios 1.20-22 nos diz que Deus colocou Jesus assentado “à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés (Cristo) e, para (Cristo) ser o cabeça sobre todas as coisas”.
O poder de qualquer rei, autoridade, ou líder é sempre limitado. O poder de César (imperador de Roma), por exemplo, estava de certa forma sujeito ao Senado. Mas com Cristo é diferente. Seu poder, seu senhorio de Cristo é ilimitado; vai além das instituições militares, ou políticas, desse mundo. Quando vieram lhe prender (Mt 26.53), ele disse: “Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?”. Quando comissionou os discípulos afirmou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt. 28.18).
Ele tem poder sobre todas as coisas, e sobre todas as circunstâncias (Jo. 11.4-6); sobre toda sorte de enfermidades (2º Re. 5.3,14), sobre os astros celestes (Js. 10.12,13), a natureza (Mc. 4.39), os demônios (Lc. 11.20), e até sobre a morte (Jo. 11.43,44). Em Hebreus 1.3, o autor diz acerca de Cristo: "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do Seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-Se à direita da Majestade, nas alturas”.
Mas, de todo poder, o que mais impressiona no rei dos reis, é o poder do amor. O seu amor é a sua maior força, é o seu poder mais impressionante. Ele de fato é Rei do Universo e, de maneira muito especial, de nossos corações. Ele doma “a fera” dentro do nosso ser. Jeremias 31.33, diz: “Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei”. Assim, o governo do mundo passou, agora, a ser subserviente dos interesses da igreja de Jesus Cristo. Romanos 8.28 diz: “Todas as coisas cooperam para o bem DAQUELES que amam a Deus”; é no interesse da sua igreja.
Como Rei dos reis, do universo, e de todas as circunstâncias, Cristo guia de tal maneira os destinos dos indivíduos, dos grupos sociais, e das nações, que promove o crescimento, a purificação gradual, e a perfeição final do povo que Ele remiu com o Seu sangue (At. 20.28). Dessa forma, Ele também protege os Seus dos perigos a que são expostos no mundo, e vindica Sua justiça (Sl. 125.3), com a sujeição, e destruição de todos os Seus inimigos.
Essa verdade é muito consoladora: o fato de que Cristo governa os destinos dos indivíduos e das nações no interesse da Sua igreja, que Lhe custou o Seu sangue. É muito bom saber que ele não e simplesmente um “um refugiado no trono do céu”, mas de maneira prática manifesta o poder do seu amor, nos interesses de seu povo, sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário