terça-feira, 12 de junho de 2018

CONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS


1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

INTRODUÇÃO
 Conheça a você, ou a seu inimigo, e vencerá uma batalha e perderá outra. Conheça a você e a seu inimigo, e lutará 100 batalhas, e vencerá todas elas. Não conheça a você ou a seu inimigo, e perderá TODAS as batalhas que lutar” (Sun Tzu - “A Arte da Guerra”).
Satanás, astuto, utiliza-se de estratégias para derrubar os seus oponentes.

1)                 SATANÁS MAXIMIZA A PROIBIÇÃO (1)
Uma boa tradução para o versículo 1 é: “É verdade que Deus proibiu vocês de comerem de todas as árvores do jardim?” Pela ordem das palavras, a ênfase recai sobre a proibição de Deus, e não sobre a abrangência daquilo que Deus permitiu.
Agora, vá Gênesis 2.16, e perceba que o foco é diferente: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente”.
Deus queria que Adão e Eva entendessem que havia toda uma abrangência de possibilidades para eles. Satanás maximizou aquilo, a única coisa, que eles NÃO PODIAM FAZER.

2)                 SATANÁS MINIMIZA AS CONSEQUÊNCIAS DE NOSSA DECISÃO (4)
“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis”
Eva tinha consciência da consequência da decisão: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerá” (Gn. 2.17).
Mas, a serpente diz o quê? “É certo que não morrereis”. Ou seja, “Peraí... pare de radicalismo... a coisa não é bem assim..”.
Muitos, hoje em dia, cometem as piores atrocidades, imaginando que “pecar não é algo tão sério assim...” Pagarão caro.

3)                 SATANÁS INVERTE OS VALORES (5)
Satanás transfigura-se em anjo de luz (2Co. 11.14,15), ele é mestre na arte de “DAR UM NOVO RÓTULO ÀS COISAS”.
A) Na argumentação de Satanás, Deus deixou de ser o criador amoroso, bondoso e clemente, a passou a ser um alguém frio, insensível, autoritário, um déspota, um egoísta que quer guardar somente para si alguns níveis de informação: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”. “Ele, Deus, está escondendo de você, Eva, poder, glória, iluminação, sabedoria, informação, conhecimento pleno – tudo isso ele quer só para ele!!”Deus, é um egoísta, e não quer dividir com você a fatia do bolo!”.
B) Mas, Satanás também CONTAMINA A RELAÇÃO COM DEUS, dando uma “SOLUÇÃO”: no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (5). “Só há um CAMINHO PARA VOCÊS “CRESCEREM E AMPLIAREM SEUS HORIZONTES”: “DESOBEDEÇAM AO DÉSPOTA!! COMAM DO FRUTO!!”.
ü  Deus deixou de ser um pai misericordioso e tornou-se um ser frio, insensível, e egoísta.
ü  A desobediência a Deus deixou de ser pecado; passou a ser uma NECESSIDADE para crescimento, e ampliação dos horizontes.
O profeta Isaías (5.20):Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!”. Ainda hoje, muitos são os que continuam sendo enganados por Satanás.

4)                 SATANÁS AFLORA OS NOSSOS “INSTINTOS PRIMITIVOS” (6)
Satanás não quer nos ver agindo como criaturas criadas à imagem de Deus (Gn. 1.26), mas, com “bestas vorazes”, INSACIÁVEIS; movidas por instintos, e sensações.
A) Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer – Havia muitas outras frutas, mas, tinha que ser “AQUELA” –  “Concupiscência da Carne” – 1Jo. 2.16;
B) Vendo a mulher que a árvore era...  agradável aos olhos (Você já ouviu a expressão “olho maior que a barriga” – “Concupiscência dos Olhos” – 1Jo. 2.16);
C) Vendo a mulher que a árvore era...  desejável para dar entendimento (Seria “semelhante” a Deus; “acima dos meros mortais” – “Soberba da Vida” ” – 1Jo. 2.16).
Satanás aflorou tais sentimentos em Eva, ela caiu, e levou para ruína consigo a seu marido, e cada um de nós (Rm. 5.12). Tiago 1.14,15: “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.

CONCLUSÃO - DICAS PARA VENCERMOS AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS:

1)     REAVALIEMOS NOSSOS CONCEITOS SOBRE DEUS
Cuidado com a sua Criatividade (At. 17.29); cuidado com o “deus” que você FORJOU na sua cabeça. Derrube esse ídolo! As proibições do Deus verdadeiro são para o nosso bem; são cercas que nos protegem, e nos permitem viver um universo amplo de liberdade; liberdade para dizermos “NÃO” ao pecado.
2)     ABANDONEMOS A INFANTILIDADE
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” (1Co. 13.11)
Abandonemos a “Síndrome de Peter Pan” - gente que nunca cresce espiritualmente, e “vive pelos olhos”, pelos sentidos, e pelas sensações. Vive tirando pirraça com Deus...,  fala o que quer, ouve qualquer um, e duvida da fidelidade de Deus.
3)     ENCHAMOS A MENTE COM O TEMOR DE DEUS
desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fp. 2.12).
Veja parte da mensagem que escrevi no Boletim da Igreja Presbiteriana de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) -  10/06/2018: “Este não é um medo de ser condenado ao tormento eterno, nem um temor sem esperança, e que leva ao desespero; não. É, sim, um temor reverencial, uma preocupação santa para dar a DEUS a honra que Ele merece, e evitar a correção do seu desagrado. Esse medo... é um pavor que procura evitar qualquer coisa que possa ofender e desonrar a DEUS”.
4)     SEJAMOS CRITERIOSOS EM NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS
A serpente procurou Eva porque ela era a parte mais vulnerável. Quando Deus deu a ordem a Adão, Eva não havia ainda sido criada (Gn. 2.15-18); ela deve ter recebido as instruções divinas da boca de Adão. A ordem divina soou com menos intensidade em Eva; que até falou o que Deus “não disse” (“tocar no fruto” – Gn. 3.3).
É por isso que, ao responsabilizá-los, Deus PRIMEIRO CHAMOU A ADÃO, apesar de Eva ter sido a PRIMEIRA a pecar (Gn. 3.9). Adão era o REPRESENTANTE de Deus, seu vice regente. Mesmo ANTES DO PECADO TER ENTRADO NO MUNDO Adão deveria COMANDAR sua esposa, mas, foi comandado; inverteu, BAGUNÇOU A ORDEM, a estrutura (1Co. 11.7-9) que Deus havia criado... sendo CABEÇA, agiu como cauda... Veja, como Deus, o disciplina: “E a Adão disse: VISTO QUE ATENDESTE A VOZ DE TUA MULHER e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa” (Gn. 3.17).
O ponto é: PRECISAMOS SER CRITERIOSOS EM NOSSO  RELACIONAMENTO COM DEUS (1Samuel 16.7). Adão não foi criterioso. Eva também não foi. A serpente, astuta, armou a cilada, e ambos caíram. Mas, “o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos nossos pés a Satanás” (Rm. 16.20).
Deus nos abençoe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário