quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A VARIEDADE DA SABEDORIA E DO CONHECIMENTO DE DEUS

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!  - Rom 11:33

Segundo o dicionário Sabedoria é “a capacidade de discernir bem”. Sabedoria tem a ver com discernimento; por isso não tem diretamente a ver com cultura ou muita informação. Por exemplo, há pessoas analfabetas, mas, sábias. Já o Conhecimento é “o conjunto de informações que alguém possui”. Paulo usa os mesmos adjetivos (profundidade e riqueza) para qualificarem a sabedoria e o conhecimento de Deus. Profundidade e riqueza indicam a inescrutabilidade, a variedade, e a diversidade da sabedoria e do conhecimento de Deus. Observe a relação de ambos: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Conhecimento e sabedora profunda (inescrutável); Sabedoria e conhecimento rico (diversificado, variado).
Há pessoas sábias em áreas específicas tais como administração financeira, aconselhamento de casais; outras são sábias em lidar com situações de estresse etc,... Da mesma forma há pessoas possuem um conhecimento profundo em áreas específicas, tais como tecnologia, linguística, aritmética, etc... No entanto, quando se refere a Deus, Paulo explica que tanto a sabedoria, como o conhecimento de Deus são profundos (ou seja, exaustivos) e não somente em áreas específicas, mas em TODAS as áreas que se possa discutir. Isso é o que os teólogos chamam de Onisciência divina. É um conjunto de informações exaustivas, bem como de sabedora prática em lidar e relacionar-se com TODAS as coisas, referentes a tudo quanto existe, existiu ou existirá, em todo o tempo, e ao mesmo tempo, seja em relação ao passado, ao presente ou ao futuro. Diz a bíblia que para Deus “as trevas e a luz são a mesma coisa” (Sl 139:12).
Um rápido exemplo da profundidade e variedade do conhecimento e da sabedoria de Deus está na criação. Por várias vezes Gênesis 1 diz “eis que tudo era bom”. A cada dia as pesquisas mostram a terra como um planeta único, especial. Se o  tamanho da terra fosse 10% maior, torraríamos; se fosse 10% menor, morreríamos de frio. É perfeita a circunferência da terra, redonda e achatada nos polos, com movimento de rotação com 24 horas por dia, pois, não suportaríamos “50 horas de noite ou dia”. Há ainda a translação (volta ao sol em 365 dias), isso permite uma melhor cadeia alimentar e o “ciclo da vida” nas 04 estações do ano, de maneira diversificada nas várias partes do planeta. Já a presença da lua interfere com a gravidade e ajuda no efeito das marés. S não fosse assim a terra seria fétida como um grande esgoto, dificilmente viveríamos... Tudo isso mostra a sabedoria e o conhecimento de Deus, em termos de criação.
Paulo, maravilhado, chega a uma conclusão, mediante a sabedoria e o conhecimento de Deus: a decisão mais prudente de quem tem um lampejo desses atributos é render-se ante à majestade divina. Faça como Paulo, renda-se diante de Deus!!

Adaptação de parte do sermão pregado pelo Rev. Valdemir em 05 e 06/10/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário