segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As Atitudes que Evidenciam um Comportamento Perverso

Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. 12.39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. 12.40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. 12.41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas. 12.42 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão. 12.43 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. 12.44 Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. 12.45 Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa - Mateus 12.38-45

INTRODUÇÃO
O TEXTO LIDO TERMINA DA SEGUINTE FORMA: Assim também acontecerá a esta geração perversa (poneros). O mesmo texto, em Lucas 11.29 diz: ...Esta é geração perversa! Aqui mesmo em Mateus 12:39: Uma geração “má” (poneros – perversa) e adúltera (infiel). O Dicionário diz que PERVERSO é “alguém que se distancia do que é visto como decente, digno ou bom. Alguém com Índole ferina (atitude de bicho); que intenciona prejudicar. O perverso é cruel, maldoso, maléfico, malicioso, malvado, ruim, desprezível e vil.. 
Jesus disse: “Assim também acontecerá a esta geração perversa”. Vejamos Algumas Atitudes de um Comportamento Perverso:

1- ENVOLVIMENTO COM CRISTO PELO INTERESSE – 38,39a
Alguns fatos no contexto vão evidenciar isso:
A) Bajulação – Mateus 12.38: “Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal.” Na língua grega há um tom de educação, as palavras não demonstram exigência ríspida. O perverso é falso. Se olharmos anteriormente, esses mesmo homens acusavam a Cristo de ter demônio (12:24).
B) Falta de Discernimento com as "Coisas Espirituais" – O evangelho de João 3:2 registra que Nicodemus, um dos principais dos judeus, disse a Jesus: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. O texto lido (Mt.12:38) diz: Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal... Os Escribas eram os copistas e revisores da bíblia, portanto, eram profundos conhecedores da língua hebraica e dos texto do Antigo Testamento. Fariseus eram homens extremamente piedosos e detalhistas em relação aos princípios básicos da lei, se destacavam pela dedicação à pratica da lei. São estes homens que deveriam ser os primeiros a reconhecerem Cristo como o Messias, Enviado de Deus, mas, o desejo desses dois grupos era perverso... buscavam o  é o “sinal pelo sinal”. Eles vêem em Cristo um Mister “M”, um milagreiro, curandeiro, um Xico Xavier, João de Deus, ou um David Cooperfield. Ao dizerem, “mostra-nos um sinal”, eles querem ver “algo diferente”, quem sabe... bater as mãos e chamas radiantes pipocarem, quem sabe... flutuar diante deles, deixa-los em êxtase... 
C) Ausência de Satisfação - Nunca se dão por satisfeitos -  Jesus respondeu a eles: Uma geração má(perversa) e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado...  Cristo está dizendo: “será que tudo o que já fiz, não foi suficiente?
Faça uma caminhada bíblica comigo no contexto anterior deste texto: 1) Mateus 8:1: cura de um leproso – 2) Mateus 8:5: cura do criado do centurião – 3) Mateus 8:14: cura da sogra de Pedro – 4) Mateus 8:16: cura de diversos endemoninhados e enfermidades em cumprimento a Isaías 53 – 5) Mateus 8:23: Jesus repreende os vento, o mar e acalma a tempestade – 6) Mateus 8:28: expulsa espíritos dos endemoninhados Gadarenos – 7) Mateus 9:1: cura de um paralítico em Cafarnaum – 8) Mateus 9:19: cura da mulher enferma – 9) Mateus 9:23: ressurreição da Filha de Jairo – 10) Mateus 9:27: a cura de 2 cegos – 11) Mateus 9:32: cura de um endemoninhado mudo – 12) Mateus 9:35: Jesus vai curando toda sorte de doenças por onde passa – 12) Mateus 10:8: Jesus concede a mesma autoridade (expelir demônios e curar) aos apóstolos – 13) Mateus 11:4: confirma a João Batista que todos os sinais (curas) são para evidenciá-lo como Messias – 14) Mateus 12:9: cura um homem da mão ressequida – 15) Mateus 12:22: cura um endemoninhado cego e mudo, e é acusado por estes que faz as curas pelo dedo de Belzebu. 16) Mateus 12:38: estes mesmo pedem a Jesus mais sinais... Será que tudo o que Cristo fez não foi suficiente para autenticá-lo como Messias?
A questão é essa: O profano, o perverso, o animal, tem um relacionamento com “os sinais de Cristo”, não com “o Cristo dos Sinais”. Com isso, nunca se dão por satisfeitos... Nunca está bom. Nunca é suficiente... é como droga, sempre precisa de um arrepio a mais, de uma sensação a mais.
Essas 3 evidências desembocam numa primeira característica que comprova comportamento perverso. RELACIONAR-SE COM CRISTO PELO ESPETÁCULO. PERVERSOS  SERVEM A CRISTO POR AQUILO QUE CRISTO PODE DAR, NÃO POR AQUILO QUE CRISTO É. ISSO CHAMA-SE ENVOLVIMENTO COM CRISTO PELO INTERESSE, É IGUAL AO “GOLPE DO BAÚ”. É por isso, são bajuladores, não discernem as coisas espirituais, e nunca estão satisfeitos, pois nutrem um relacionamento de Supermercado com Cristo: Ele (cristo) só lhes serve enquanto possui algum "atrativo na prateleira” para lhes dar.
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário