quarta-feira, 30 de outubro de 2013

AS EVIDÊNCIAS DO NOVO NASCIMENTO (2/3)

3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 3.6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. 3.7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. 3.8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 3.9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos. Colossenses 3.5-9

Você crê que é um verdadeiro convertido? O que comprova que você, de fato, se nasceu de novo? Na Carta que escreveu aos Colossenses o apóstolo Paulo nos mostra que a verdadeira conversão está estritamente conectada com aquilo que nós fazemos, ou praticamos.
                   JÁ VIMOS, com base em Colossenses 3:1-4 que Evidenciamos a Verdadeira Conversão Quando Buscamos Mais as Coisas do Céu do que as Coisas da Terra
Assim nos diz COLOSSENSES 3.1-4: 3.1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 3.2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3.3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 3.4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
         VEJAMOS, AGORA, com base em Colossenses 3:5-9, UMA SEGUNDA EVIDÊNCIA DO NOVO NASCIMENTO.
                 2-      Evidenciamos a Verdadeira Conversão Quando Mortificamos Nossa Natureza Terrena – 3.5-9
COLOSSENSES 3.5-9: 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 3.6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. 3.7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. 3.8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 3.9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.
A expressão “fazer morrer” no grego (língua original do texto bíblico) é nekrosate”, de onde vem o nosso termo em português “Necrotério”. A ideia de Paulo é que “os crentes devem andar com uma certidão de óbito no bolso”. Uma vez que morremos (Cl. 3:3) devemos “matar ou, fazer morrer” diariamente nossa natureza terrena. Toda vez que ela quiser dar “sinal de vida”, mostre a ela sua “Certidão de Óbito Espiritual”, em relação à velha natureza terrena: “Se alguém está EM CRISTO, é NOVA criatura, as COISAS ANTIGAS JÁ PASSRAM (2ª CO 5:17). . ALELUIA!! A bíblia diz em Romanos 6:11Considerai-vos MORTOS PARA O PECADO”. É isso que Jesus quis dizer, quando disse: “Se o teu olho direito o faz tropeçar, ARRANCA-O” (Mt. 5:29).
Para entender mais claramente como a velha natureza se manifesta em nossa vida, Paulo enumera 11 pecados que didaticamente distribuímos em 4 blocos. Esses pecados fazem a natureza humana “resistir à sua morte”; a natureza “morta” resiste e quer se mostrar “muito viva, mais viva que nUnca”. VEJAMOS:
Ø  1) PECADOS MORAIS, LIGADOS À SEXUALIDADE: São 3 pecados, aos quais Paulo diz: fazei pois, morrer vossa natureza terrena: A) Prostituição (PORNÉIA – pornografia). B) Impureza (perversão, luxúria e libertinagem – a palavra traz a ideia de uma chaga infectada), C) Paixão Lasciva (força quase incontrolável, egoísta, violenta, agressiva, que não descansa até ser satisfeita – lembro-me de um rapaz em São Mateus que precisávamos amarrá-lo a uma cama, quando a “fissura” pela droga vinha – tem gente que é assim em relação à sexualidade, parece uma besta voraz, um animal no cio).
 Jovens, atenção, em nome de Jesus, todos os dias o mundo tá dizendo: “satisfaça sua vontade, seja feliz...” Mostrem a ele sua certidão de óbito em relação à natureza terrena. “Estou morto para essas coisas, em nome de Jesus!”
Ø  2) PECADOS SOCIAIS, que nos levam a “desejar o que é do outro e o mal p/ o outro” (5) – São 02 pecados: A) O Desejo MalignoJá viram Gente que quer matar, destruir, ver a desgraça, ver a derrota da família da outra... – B) A Avareza, que é Idolatria – Avareza é o “querer mais e mais, só para si, sem nunca se satisfazer” – Os comentaristas bíblicos (ex. Ralph Martin) dizem que aqui é o pecado da “possessividade”, o desejo insaciável de colocar as mãos em tudo, e o texto esclarece que é idolatria pois, é adoração ao ego, uma supervalorização do próprio eu; “é a devoção a um deus falso”. Provérbios 30.15, diz:  A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Nos versículos 6 e 7 Paulo dá uma advertência: 3.6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. 3.7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
Ø  3) PECADOS LIGADOS AO TEMPERAMENTOSão 03 pecados: A) Ira (ligado ao verbo “ferver”; é o temperamento explosivo, não controlado pelo Espírito – gente que vice com “3 pedras na mão”, melindrosa, você se vê forçado a medir bem as palavras para falar com ela). B) Indignação (traz a ideia de “continuidade” é o indivíduo constantemente “mal humorado, chato, rancoroso, emburrado”). C)  MALDADE – Está ligado à inveja – É o indivíduo maldoso, gente que tem "uma nuvem negra sobre a cabeça", prá tudo ele vê o mal, é desconfiado com tudo e todos porque ele não é bem resolvido internamente. 
Ø  4) PECADOS LIGADOS AOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E À LÍNGUA – Já viu gente que não dá certo com ninguém? Já vi muito crente assim, precisa rever, buscar o atestado de óbito das coisas da carne. Paulo lista 03 pecados: A) Maledicência – (blasfemos - é o que vive falando mal da vida alheia: “Deus nos deu uma vida para que cada um cuide da sua” – Fofoqueiro). C) Linguagem Obscena do Falar. Gente de “boca suja e porca”, linguagem abusiva, grosseira e vulgar, palavras de baixo teor, piadinhas imorais e de baixo calão; gente que só vive com palavrões e só fala coisa que não presta... D) Mentira - 3.9 Não mintais uns aos outrosDeus abomina a mentira, o espalhador de boatos, inverdades e contendas, o pai da mentira é o diabo (Jo 8:44).
                  Você é um verdadeiro convertido? A verdadeira conversão está estritamente conectada com aquilo que nós fazemos, ou praticamos. Evidenciamos esta Verdadeira Conversão Quando 1) Buscamos Mais as Coisas do Céu do que as Coisas da Terra; 2) Mortificamos Nossa Natureza Terrena.

CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário