quarta-feira, 25 de setembro de 2013

De Espinheiros a Ciprestes: A TRANSFORMAÇÃO OPERADA PELA PALAVRA

Adaptação de parte do sermão que preguei em nossa igreja em 15 e 22/09/2013
Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça, crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto (Is. 55:13).

Já ouvi muitas pessoas dizerem: “Nunca vou ser um crente!” EU MESMO, JÁ DISSE ISSO VÁRIAS VEZES!! Mas, um dia, a Palavra, como chuva, cai no coração, e essa mesma palavra, com semente, germina... Ao germinar ela opera um contraste, uma mudança, uma TRANSFORMAÇÃO  na natureza, na essência do ser – o que é Espinheiro transforma-se em Cipreste, e; o que era Sarça transforma-se Murta.
O espinheiro e a sarça são parentes; são plantas “baixas”, rasteiras, permanecem próximas à “terra”, medem no máximo 1 metro de altura. Uma das consequências da maldição na terra foi que ela produziria espinhos (Gn 3:18). Espinheiros e sarças ferem, são plantas absolutamente inúteis, que só ferem, machucam e atrapalham a vida daqueles que se aproximam deles...  Sarças e espinhos não possuem nenhuma utilidade benéfica; se servem para alguma coisa, servem, quando secos para lenha, desde que manuseados com muito cuidado. Espinheiros e Sarças são símbolos de ESTERILIDADE E INUTILIDADE. Muita gente que se compara à sarça e ao espinheiro.
Quando damos ouvidos à Palavra do Senhor, espinheiros e sarças transformam-se em Ciprestes e Murtas. O CIPRESTE é ÁRVORE NOBRE; ele é 100% útil; contrário ao espinheiro, um cipreste cresce para o alto, para o céu; um cipreste adulto chega até 40 metros de altura (prédio de 13 andares), são necessários até 6 homens para abraçar um tronco de um cipreste adulto, que é dificílimo de ser removido ou mesmo tombado – Ele é SÍMBOLO DE ESTABILIDADE (de sua madeira faz-se até mastro e fundo de navios). Dizem os especialistas que um cipreste pode florescer praticamente em qualquer lugar, qualquer clima e ambiente, até no deserto, e, mesmo em estações difíceis como inverno, ele mantêm-se verde. Ciprestes dão muita sombra; sua imponência é admirável. São símbolos de DESTAQUE; podem ser observados de longe. Você é espinheiro ou um Cipreste?
Já a MURTA é uma árvore de porte médio que atinge em média 7 a 9 metros de altura. Ela é muito utilizada para a formação de cercas-vivas. Durante todo o ano produz flores de coloração branca ou creme, com perfume que lembra jasmim e flor- de-laranjeira. Os frutos são muito atrativos para os pássaros. Na antiguidade, os ramos floridos de murta-de- cheiro, eram usados para confeccionar arranjos que adornavam os cabelos das noivas. Já, desidratada era usada como talco em bebes. Com propriedades medicinais, era utilizada na cura de infecções e problemas de pele; considerada refrescante, e purificadora. Na bíblia a murta é símbolo da DOCILIDADE, PUREZA E PAZ (Zc  1.11).
Eis a grande lição, Quando damos ouvidos à Palavra do Senhor, o que antes era inútil, estéril, improdutivo, e hostil (guerra e ódio), dará lugar a algo marcado pela  estabilidade, fecundidade, produtividade, beleza e paz.  Você tem buscado ao Senhor?

Hoje temos uma grande oportunidade de recomeçar, agora nos caminhos e segundo os pensamentos do nosso Criador. Basta nos tornarmos à Ele. É importante ainda, por fim observarmos, o OBJETIVO FINAL e MAIOR DE TUDO ISSO QUE DEUS FAZ POR SUA PALAVRA: será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto. O OBJETIVO FINAL É a Sua (de Deus) própria Glória; ou seja, o Senhor será glorificado através disso. Será um memorial eterno. Será uma prova clara do que Deus tem feito e será eterno. Nunca será desfeito nem destruído. Assim, os resultados do que Deus produz desta forma nos nossos corações e nas nossas vidas, são permanentes, não podem ser desfeitos, e, portanto, são a Sua Glória.

9 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, foi bastante útil pra mim. Que Deus lhe recompense grandemente.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso é saber como Deus pode mudar a vida do homem. E a palavra mostra com clareza que Deus opera milagrosamente na vida do homem.
    Deus continuem abençoando esse PTR. como vaso para honra e gloria do Sr. JESUS!

    ResponderExcluir
  3. Exelente exoplanaÇão , Deus te abenÇõe grandemente

    ResponderExcluir
  4. Exelente exoplanaÇão , Deus te abenÇõe grandemente

    ResponderExcluir
  5. Muito profundo as comparações com estas plantas; muito me serviu esta postagem. Deus abençoe o senhor, sua família, e seu ministério.

    ResponderExcluir
  6. otimo o ensino pastor que lhe abencoe cada dia mais no conhecimento e no ensino amem

    ResponderExcluir