quarta-feira, 25 de setembro de 2013

De Espinheiros a Ciprestes: A TRANSFORMAÇÃO OPERADA PELA PALAVRA

Adaptação de parte do sermão que preguei em nossa igreja em 15 e 22/09/2013
Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça, crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto (Is. 55:13).

Já ouvi muitas pessoas dizerem: “Nunca vou ser um crente!” EU MESMO, JÁ DISSE ISSO VÁRIAS VEZES!! Mas, um dia, a Palavra, como chuva, cai no coração, e essa mesma palavra, com semente, germina... Ao germinar ela opera um contraste, uma mudança, uma TRANSFORMAÇÃO  na natureza, na essência do ser – o que é Espinheiro transforma-se em Cipreste, e; o que era Sarça transforma-se Murta.
O espinheiro e a sarça são parentes; são plantas “baixas”, rasteiras, permanecem próximas à “terra”, medem no máximo 1 metro de altura. Uma das consequências da maldição na terra foi que ela produziria espinhos (Gn 3:18). Espinheiros e sarças ferem, são plantas absolutamente inúteis, que só ferem, machucam e atrapalham a vida daqueles que se aproximam deles...  Sarças e espinhos não possuem nenhuma utilidade benéfica; se servem para alguma coisa, servem, quando secos para lenha, desde que manuseados com muito cuidado. Espinheiros e Sarças são símbolos de ESTERILIDADE E INUTILIDADE. Muita gente que se compara à sarça e ao espinheiro.
Quando damos ouvidos à Palavra do Senhor, espinheiros e sarças transformam-se em Ciprestes e Murtas. O CIPRESTE é ÁRVORE NOBRE; ele é 100% útil; contrário ao espinheiro, um cipreste cresce para o alto, para o céu; um cipreste adulto chega até 40 metros de altura (prédio de 13 andares), são necessários até 6 homens para abraçar um tronco de um cipreste adulto, que é dificílimo de ser removido ou mesmo tombado – Ele é SÍMBOLO DE ESTABILIDADE (de sua madeira faz-se até mastro e fundo de navios). Dizem os especialistas que um cipreste pode florescer praticamente em qualquer lugar, qualquer clima e ambiente, até no deserto, e, mesmo em estações difíceis como inverno, ele mantêm-se verde. Ciprestes dão muita sombra; sua imponência é admirável. São símbolos de DESTAQUE; podem ser observados de longe. Você é espinheiro ou um Cipreste?
Já a MURTA é uma árvore de porte médio que atinge em média 7 a 9 metros de altura. Ela é muito utilizada para a formação de cercas-vivas. Durante todo o ano produz flores de coloração branca ou creme, com perfume que lembra jasmim e flor- de-laranjeira. Os frutos são muito atrativos para os pássaros. Na antiguidade, os ramos floridos de murta-de- cheiro, eram usados para confeccionar arranjos que adornavam os cabelos das noivas. Já, desidratada era usada como talco em bebes. Com propriedades medicinais, era utilizada na cura de infecções e problemas de pele; considerada refrescante, e purificadora. Na bíblia a murta é símbolo da DOCILIDADE, PUREZA E PAZ (Zc  1.11).
Eis a grande lição, Quando damos ouvidos à Palavra do Senhor, o que antes era inútil, estéril, improdutivo, e hostil (guerra e ódio), dará lugar a algo marcado pela  estabilidade, fecundidade, produtividade, beleza e paz.  Você tem buscado ao Senhor?

Hoje temos uma grande oportunidade de recomeçar, agora nos caminhos e segundo os pensamentos do nosso Criador. Basta nos tornarmos à Ele. É importante ainda, por fim observarmos, o OBJETIVO FINAL e MAIOR DE TUDO ISSO QUE DEUS FAZ POR SUA PALAVRA: será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto. O OBJETIVO FINAL É a Sua (de Deus) própria Glória; ou seja, o Senhor será glorificado através disso. Será um memorial eterno. Será uma prova clara do que Deus tem feito e será eterno. Nunca será desfeito nem destruído. Assim, os resultados do que Deus produz desta forma nos nossos corações e nas nossas vidas, são permanentes, não podem ser desfeitos, e, portanto, são a Sua Glória.

26 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, foi bastante útil pra mim. Que Deus lhe recompense grandemente.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso é saber como Deus pode mudar a vida do homem. E a palavra mostra com clareza que Deus opera milagrosamente na vida do homem.
    Deus continuem abençoando esse PTR. como vaso para honra e gloria do Sr. JESUS!

    ResponderExcluir
  3. Exelente exoplanaÇão , Deus te abenÇõe grandemente

    ResponderExcluir
  4. Exelente exoplanaÇão , Deus te abenÇõe grandemente

    ResponderExcluir
  5. Muito profundo as comparações com estas plantas; muito me serviu esta postagem. Deus abençoe o senhor, sua família, e seu ministério.

    ResponderExcluir
  6. otimo o ensino pastor que lhe abencoe cada dia mais no conhecimento e no ensino amem

    ResponderExcluir
  7. Fui muito abençoado por esta palavra pq eu queria entender um pouco mais sobre o significado dessas comparações e o seu estudo me ajudou.Deus continue te abençoando meu irmão valoroso.Amem

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, que Deus continue lhe dando revelação na Palavra!

    ResponderExcluir
  9. Aleluia! Tomo posse. Louvado seja o nome do Senhor!

    ResponderExcluir
  10. Esse comentário veio como uma resposta de Deus que eu busco a muito tempo. Que Deus te abençoe ricamente e a toda sua família. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Que linda reflexão amei, fiquei mais esclarecida 🙌❤

    ResponderExcluir
  12. Glória a Deus! Deus continue te abençoando como fisoenseiro de sua Palavr em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  13. Corrigindo..(.como dispenseiro de sua Palavra )

    ResponderExcluir
  14. Glória a Deus! Maravilhoso esse estudo.Amei. Que Yahweh continue a abençoando seu ministério, vida e família. Shalom.

    ResponderExcluir
  15. Glorifico ao Senhor por tua vida e por essa postagem que me edificou em.putra ocasião e agora me e útil para pesquisa e explanação futura.
    Deus abençoe tua vida e familia .

    ResponderExcluir
  16. Obrigado por compartilhar essa exposição desse texto. Benção!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por compartilhar.

    DEUS abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  18. Muito forte esse estudo. Obrigada por compartilhar. Que Deus abençoe seu ministério cada dia mais

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo estudo aprendi Muinto DEUS continue lhe abençoando e lhe fazendo prosperar

    ResponderExcluir