terça-feira, 3 de setembro de 2013

AS LIÇÕES DO SALMO 150 (PARTE 1)


150.1   Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
150.2   Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza.
150.3   Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
150.4   Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
150.5   Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
150.6   Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!

A IMPORTÂNCIA DO LOUVOR NA VIDA DA IGREJAAntes de falarmos especificamente sobre o Salmo 150 é importante entendermos que a nossa vida deve ser uma vida de louvor a Deus; para isso fomos feitos. A bíblia fala muito acerca do louvor e da adoração. Há concordância plena entre todos os estudiosos que o louvor, ou a adoração não se restringe a cantar e tocar; ele é a expressão de nossa vida; nosso estilo de vida.
Mas, louvar também é tocar, também é cantar, como o faz o fazem o povo de Deus e diversos conjuntos e grupos musicais, solistas e corais, e Ministérios de Louvor.
Uma rápida pincelada na bíblia nos mostra a importância da Adoração e do louvor, estritamente falando, por meio da Música, tocada ou cantada.
]Ø  Jó 38: 4-7 nos mostra que na criação, os anjos se alegravam quando Deus lançava os fundamentos da terra: “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?
Ø  Nos diversos momentos do desenvolvimento obra da redenção na história, o louvor esteve presente, por exemplo, Maria, Zacarias e Simeão cantaram, pela vinda do Redentor ao mundo (Lc. 1:46-80; 2:25-38). E um dos louvores que eu gostaria de ter ouvido; a Milícia Angelical, os anjos louvando a Deus diante dos pastores em Belém  (Lc. 2:13,14). A bíblia mostra que no final da Santa Ceia, antes de seguir para a cruz, o próprio Jesus louvou, cantando um hino (Mt. 26:30).
Ø  Se observarmos a bíblia veremos que o louvor (cantado ou tocado) pode ser tanto a CAUSA da vitória, como a consequência (resultado) da vitória.  Em 2º Crônicas 20:21,22, o rei Josafá colocou o “Ministério de Louvor” na frente do exército e no momento que tocaram o primeiro cântico, o exército inimigo foi desbaratado.
Também em Atos dos Apóstolos 16.25,26 Paulo e Silas, presos, louvavam, por volta da meia noite, e um terremoto abalou os alicerces da prisão, e abriram-se todas as portas e quebraram-se todas as cadeias.  Já em Êxodo Ex. 15:1-21  foi a CONSEQUÊNCIA. Após Deus abrir o Mar Vermelho e o povo o atravessar com pés secos, o povo cantou o Cântico de Moisés, e as Miriã e as mulheres dançaram como expressão de louvor a Deus.
Em Efésios 5:18-20, o louvor é resultado, consequência da plenitude do Espírito SantoMas enchei-vos do Espírito Santo, falando entre vós com salmos , entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais…”
Ø  A bíblia mostra Davi expulsando o Espírito Maligno de Saul, quando dedilhava a harpa (1º Samuel 16:23).
Em 2º Reis 3:15 a bíblia mostra que o Espírito Santo vinha sobre Eliseu, quando um músico tocava.
Ø  Paulo certamente corrigindo erros em relação a este tema diz: Cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (1º Coríntios 14:15). Não cantamos em extado de êxtase, mas, também não cantamos com o coração gelado.
Martyn Lloyd Jones disse que “a música, à semelhança da pregação, deveria ser lógica com fogo”.
Ø  A bíblia mostra que no céu haverá muita música, muito louvor, muita adoração com cânticos. Com o corpo revestido de glória nos uniremos aos anjos e a toda criatura, até aquelas que não se pode nomear pra celebrar, para louvar a Deus, por toda eternidade (Apocalipse 5:13).
                     Ø  Foi perguntado a Rick Warren, o grande pastor do nosso tempo: “O que você mudaria, se pudesse voltar, outra vez, para recomeçar seu ministério?”. Ele respondeu: “Desde o primeiro dia, eu colocaria mais energia e mais dinheiro, no ministério de música”.
 Por isso é importante entendermos o Salmo 150. O livro dos Salmos é dividido em  5 blocos, em 5 partes. Quando se encerra cada bloco há uma doxologia. Doxologia é uma palavra (frase curta) de rendição, de prostração, de “maravilhamento”, de êxtase, do adorador, diante do Eterno, geralmente dita (ou escrita), ao final de uma reflexão ou oração (Exemplos: O Final da Oração do Pai nosso: pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre (Mt. 6:13)Romanos 11:33-36: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! – 1ª Tm1:17:  Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
As 05 Divisões do Livro dos salmos - Observe que o último versículo de cada divisão vem com uma doxologia:
Livro I – Salmos 1- 41Salmo 41:13: “Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, da eternidade para a eternidade! Amém e amém!
Livro II – Salmos 42 – 72Salmos 72.18,19: “Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios. 72.19 Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém!
Livro III – Salmos 73 – 89Salmo 89.52: “Bendito seja o SENHOR para sempre! Amém e amém!
Livro IV – Salmos 90 – 106Salmo 106.48: “Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia!
Livro V – Salmos 107-150  - Nesta última divisão, que também encerra o livro os salmos, o último salmo (150) é todo uma doxologia.
Pegue comigo a ideia. O primeiro Salmo nos mostrou o caminho do justo e do perverso, o ímpio. Ali vimos a necessidade de nos afastarmos do mal e nos aproximarmos de Deus e de sua Palavra, para termos uma vida realmente feliz.
Assim o livro prosseguiu, mostrando os altos e baixos, os bons e maus momentos, as dificuldades e os livramentos do justo. Cada parte termina com uma doxologia, o servo aprendendo a se render diante de Deus, até chegar ao Salmo 150. TODO SALMO É UMA DOXOLOGIA, OU A DOXOLOGIA FINAL. A IDÉIA ORIGINAL DO AUTOR É QUE O SALMO 150 É  “A DOXOLOGIA DAS DOXOLOGIAS”.
O tema deste salmo A NECESSIDADE QUE TEMOS DE LOUVAR O NOSSO SENHOR (11 vezes repetidos).
E, essa necessidade de louvar o senhor não se torne uma tarefa mecânica, ele oferece pelo menos 05 INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O LOUVOR. Vejamos então:


(Aguarde continuação no próximo post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário