quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mefibosete: Espelho da Redenção Unilateral - De “Semeador da Vergonha a Participante da Mesa Real”

Em nossos dias Mefibosete seria caracterizado como “pé frio”. Seu nome significa “Semeador da Vergonha”. Sua mãe morreu no parto; aos 05 anos de idade numa perseguição para matarem seu avô (rei Saul), e seu pai (príncipe Jônatas), sua babá, no desespero da correria, o deixou cair do colo, e ficou aleijado das duas pernas (2º Samuel 4:4). Foi levado para num vilarejo insignificante chamado “Lo-Debar”; e lá, aleijado, criado pela babá, viveu “de favor”, sem o luxo do palácio, escondido e com medo. Lo-Debar significa “Coisa de Nada, palavra vazia”; lugar que nenhum rei teve interesse de invadir; Lo-Debar é
 a terra dos fracassados. É a terra dos “sem fala”; é o lugar dos que estão na “geladeira do esquecimento”; na obscuridade; é o lugar do silêncio de Deus – uma boa tradução para Lo-Debar seria “Lugar Onde Judas Perdeu As Botas”.
Mas, a história de Mefibosete torna-se, de um dia para outro, num Espelho da forma como Deus trabalha. Num o rei Davi disse “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (2 Samuel 9.1). Mefibosete foi levado à presença do rei. Ele se inclinou e disse: “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (9:8). “Cão morto”, significa “uma coisa absolutamente inútil e sem valor”. É como se Mefibosete dissesse: “Eu não sou nada; e nada tenho a oferecer para ao Senhor...”
É aqui que aprendemos sobre REDENÇÃO UNILATERAL. Ao dizer: “usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas”, Davi está dizendo: “E daí que você é um cão morto; um zero à esquerda? Não estou agindo pelos méritos seus, ou por aquilo que você possa oferecer, mas, pelos méritos de outro a seu favor... Mefibosete, a redenção que eu opero não tem diretamente nada ver com algo que haja em você, tem a ver com algo que há em mim. Não tem a ver com algo que você possa me oferecer, mas com algo que eu quero lhe oferecer, a minha Bondade - Não tem nada a ver diretamente com seu lado, mas, com a o MEU LADO. Não é uma “via de mão dupla, de dois lados”. É uma via de uma única mão, é UNILATERAL.  TEM A VER COM O MEU COMPROMISSO de te abençoar”.
A história de Mefibosete é um paralelo da obra da redenção operada por Deus a dos seus escolhidos. Efésios 4:18 nos diz que Deus nos buscou na “na obscuridade de nosso entendimento... estávamos “alheios à vida de Deus...” Como Mefibosete estávamos em “Lo-Debar”; relegados ao esquecimento das coisas espirituais. Efésios 2:12 nos diz que “naquele tempo estávamos sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo”. Mas, o Rei mandou nos buscar, pois, nossas “pernas tortas do pecado” jamais achariam o Caminho das riquezas espirituais. observe que o chamado do Rei é específico (pessoal) e objetivo (direcionado): "alguém da casa de Saul" (2º Samuel 9:1). João diz 6:44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”. E, ao “Semeador da Vergonha” concedeu-se riqueza, e muitos privilégios (2º Samuel 9:7-13), inclusive o de, como FILHO (11), assentar-se à mesa real. Bastou um balançar de olhos soberanos.
As coisas concernentes à “aventura” de viver com Deus são assim! Num dia no mais “abjeto esquecimento” (como José, no calabouço, ou Moisés, em Midiã), no outro, assentado à mesa dos nobres (1º Samuel 2:8). Lo-Debar não é o nosso lugar!! O diabo veio para “roubar, matar, e destruir; nosso Senhor veio para nos dar vida em abundância” (João 10:10). “Somos herdeiros de Deus, e co-herdeiros com Cristo”. “Deus nos tem colocado na POSIÇÃO de filhos: “assentados nos lugares celestiais”, ao lado do rei, “acima de todo principado e potestade”; ali, há “uma mesa preparada para nós”, onde desfrutamos de sua comunhão, proteção, e “plenitude de alegria”.
Louvemos a Deus sua bondade, e por sua soberana, incondicional e unilateral maneira de agir. Aleluia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário