quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ALEGRIA ULTRA-CIRCUNSTANCIAL

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 1.3   sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 1.4   Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes - Tiago 1:2-4 
Tiago, líder da igreja de Jerusalém, escreve para as doze tribos da dispersão (Tg 1:1), gente que estava vivendo no vale do sofrimento, perdendo seus bens e sua liberdade. Para esses crentes fuzilados pelos ventos da perseguição, Tiago traz uma palavra de encorajamento. Destacaremos, aqui, alguns pontos importantes:
EM PRIMEIRO LUGAR, AS PROVAÇÕES NA VIDA DO CRENTE SÃO NECESSÁRIAS. Tiago escreveu: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tg 1.2). Tiago fala das provações com muita naturalidade. Não é nada excepcional. Passar pelo vale da prova não significa ausência do amor de Deus. Ser provado não é falta de fé nem expressão de imaturidade espiritual. A prova é diferente da tentação. O inimigo nos tenta para nos enfraquecer; Deus nos prova para nos fortalecer. O inimigo nos tenta para nos derrubar; Deus nos prova para nos transformar. Um atleta só tem um desempenho notório quando se submete à disciplina das provas. Através das provas, Deus vai esculpindo em nós o caráter de Cristo. Por meio do sofrimento, Deus vai nos burilando e nos tornando semelhantes a Cristo, que aprendeu pelas coisas que sofreu.
EM SEGUNDO LUGAR, AS PROVAÇÕES NA VIDA DO CRENTE SÃO VARIADAS. Tiago escreveu: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tg 1.2). Tiago diz que os crentes passam não por poucas, mas por várias provações. Essa palavra significa “de diversas cores”. Há provas amenas e provas severas. Há provas leves e provas pesadas. Há diversas tonalidades de provas. Para cada prova, entretanto, há uma graça especial de Deus que nos capacita a enfrentá-la. Deus não nos prova além de nossas forças. Com a prova, Deus provê também o livramento. As provas não são produto do acaso, mas têm sua gênese na soberana providência divina. Mesmo quando o diabo e suas hostes lançam seus dardos inflamados contra nós, Deus transforma essas situações em bênção para nós. Podemos afirmar, com uma convicção inabalável: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).
EM TERCEIRO LUGAR, AS PROVAÇÕES NA VIDA DO CRENTE SÃO PASSAGEIRAS. Tiago escreveu: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tg 1.2). s provas vêm e vão, mas nós prosseguimos em nossa jornada rumo ao céu. Cruzamos desertos tórridos, descemos a vales escuros, escalamos montanhas íngremes e atravessamos pântanos perigosos, mas mesmo sangrando nossos pés nesse caminho estreito, marchamos resolutamente rumo à bem-aventurança eterna. Nós nos alegramos não por ficarmos nas provas, mas por passarmos por elas.
EM QUARTO LUGAR, AS PROVAÇÕES NA VIDA DO CRENTE SÃO PROPOSITAIS. Tiago escreveu: sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança... e diz mais Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes (Tg 1.3,4). O projeto de Deus é nossa maturidade espiritual. A provação produz perseverança e a perseverança tem como objetivo sermos perfeitos e íntegros, em nada deficientes (Tg 1.3,4). Não há maturidade espiritual sem prova. Não há fortalecimento das musculaturas da nossa alma sem exercício. Somos provados para sermos aprovados. A fornalha das provações queimam apenas nossas amarras. Deus nos predestinou para sermos conformes à imagem do seu Filho e Deus está trabalhando em nós, transformando-nos de glória em glória, na imagem de Cristo. O cinzel de Deus é a prova. As provações tem como propósito nos desmamar das glórias deste mundo e colocar nossos olhos na recompensa eterna.
EM QUINTO LUGAR, AS PROVAÇÕES NA VIDA DO CRENTE DEVEM SER ENFRENTADAS COM TODA ALEGRIA. Tiago iniciou este bloco assim: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. Não somos como os estoicos que acreditam num destino cego. Não vivemos debaixo do rolo compressor das circunstâncias irremediáveis. Nossa vida é governada pelas mãos daquele que está assentado na sala de comando do universo e governa o mundo. Alegramo-nos não no sofrimento da prova, mas na convicção de que Deus está no controle de toda e qualquer situação e utilizará até mesmo a nossa dor para o nosso bem final.

Afirmamos, portanto, com entusiasmo, que a alegria do crente é ultra-circunstancial. Se olharmos o que Habacuque cantou; é de impressionar: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 3.18   todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. 3.19   O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente (Habacuque 3.17-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário