sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A EXCELÊNCIA DA PESSOA E DA OBRA DE CRISTO - Cl. 1:13-18

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 1.14   no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 1.15   Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 1.16   pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 1.17   Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 1.18   Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primaziaColossenses 1.13-18

A carta aos Colossenses é um Tratado Teológico sobre a excelência da pessoa e da obra de Cristo. Já no primeiro capítulo isso se evidencia por 04 vertentes:
1- A Relação de Cristo com a Criação (16) - “Nele foram criadas todas as coisas sobre os céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis,, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”. As galáxias, todo universo, os animais, o ser humano, os anjos e toda milícia celestial, tudo procede dele. Ele é o Autor, a Fonte, e o Agente (não um “mero observador”) de TODA criação. Todos que atribuem a criação a um processo evolucionário furtam de Cristo a sua glória. João 1:3: “todas as coisas foram feitas por intermédio dele e, sem ele, nada do que foi feito se fez
2- A Relação de Cristo com a Divindade - “15: Este, é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação. 17: Ele é antes de todas as coisas. 19: por que aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude” - Cristo não é uma emanação de Deus, nem um espírito iluminado (como dizem os espíritas), ou uma “imitação pirateada” de Deus, mas a IMAGEM do Deus invisível. A palavra imagem significa “A revelação exata daquilo que Deus é”. Cristo é a revelação do Deus eterno; é tudo o que Deus é.  Nesse sentido, nenhuma criatura em todo o universo a não ser Deus encontra-se em pé de igualdade com Cristo, pois, ELE relaciona-se diretamente com a divindade. João 1:1: “no princípio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.” João 14:9: Quem vê a mim vê o Pai. João 10:30: Eu e o Pai somos um. Hebreus 2:9: “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade
3- A relação de Cristo com a Igreja (18) - “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio e o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”. A igreja procede de Cristo, e é sustentada, governada,  e dirigida por ele. Foi Jesus quem disse (Mt. 1618): “EU edificarei a MINHA igreja... por isso, ...as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Ninguém na terra tem poder para auto denominar-se “Senhor”, ou  “Papa” (o Papai (!?), mesmo que seja o “Francisco” com toda sua pretensa “humildade”. A igreja só tem uma fonte, uma cabeça, uma origem, um dono, um SENHOR: Jesus!
4- A relação de Cristo com a Salvação (13,14) - “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”. Observe o que ele fez: A) Nos libertou do império das trevas, B) Nos transportou para um Reino de amor, C) Nos redimiu (nos resgatou para Ele), e, D) Nos concedeu o perdão dos pecados.  05 coisas são dignas de nota de observação neste ponto: 1) A realidade de um Reino de Trevas; 2) A ineficácia das nossas obras (tentativas) para nos salvar. 3) A realidade de um Reino de amor. 4) A eficácia da obra de Cristo a nosso favor. 5)  A existência de indizíveis bênçãos espirituais seguras, disponíveis em Cristo.
As teorias evolucionistas furtam de Cristo sua glória na criação, as Testemunhas de Jeovah e os espíritas Kardecistas furtam sua glória na Divindade; os Católicos Romanos, a glória na igreja, ao atribuir outro “cabeça” para a igreja. Juntamente com estes, outros tantos que buscam recursos para salvação por meio dos méritos à parte de Cristo, a glória na salvação. Convido você a juntar-se a mim e dar glória só a Cristo.
Solus Christus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário