sexta-feira, 26 de abril de 2013

RAÇA ELEITA - SÉRIE: OS 04 MARAVILHOSOS PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO POVO DE DEUS (Parte 2)


Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2.9,10
Pedro usa a expressão “vós, PORÉM,” para indicar que há uma clara ruptura entre os incrédulos desobedientes e o povo de Deus. Todo cristão enfrenta diariamente desafios terríveis, que, somente podem ser combatidos eficazmente, se houver a consciência DAQUILO QUE NÓS SOMOS EM CRISTO JESUS. Por isso ele nos apresenta 04 MARAVILHOSOS PRIVILÉGIOS QUE CARACTERIZAM O POVO DE DEUS.
Quais são estes privilégios? Pedro diz: VÓS, PORÉM, SOIS: 1) RAÇA ELEITA, 2) SACERDÓCIO REAL, 3) NAÇÃO SANTA, 4) POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS.
Já vimos o que significa o  1º PRIVILÉGIO – raça eleita. Pedro nos diz que é necessário “conhecer a nossa origem”. De onde viemos?... De quem nós fomos gerados? Este é o primeiro passo para que o cristão possa estar preparado para enfrentar os revezes da vida. Pense bem neste privilégio: dentre todas as criaturas do universo, todo aquele que é nascido de novo foi, de antemão, escolhido pelo Deus Criador para “RECEBER A SEMENTE DIVINA, O DNA DE DEUS”, e se tornar uma nova criatura, Seu filho! Veja Romanos 8.29,30: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.
Todo genuíno cristão deve ter a convicção em seu interior de que ele é um eleito; um escolhido de Deus. Na hora da provação ele irá se lembrar de que ele tem em si a semente de Deus, pois ele é "raça eleita"!
PORTANTO, VEJAMOS 04 CARACTERÍSTICAS DO PRIVILÉGIO DE TERMOS SIDO FEITOS RAÇA ELEITA:
      1-      FOMOS FEITOS RAÇA ELEITA DE FORMA SOBERANA E INCONDICIONAL
Essa eleição é 100% de Deus; ela é incondicional, não depende das pessoas; não depende dos seus esforços, não depende das suas orações, mas somente de Deus. A PALAVRA DE Deus diz em Romanos 9.11-16: E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 9.12   já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. 9.13   Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. 9.14   Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 9.15   Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. 9.16   Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
Veja mais o que diz João 1:12-13: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 1.13   os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
      2-      FOMOS FEITOS RAÇA ELEITA NA ETERNIDADE, ANTES DE NASCERMOS
Essa eleição é eterna, antes de todas as coisas. Assim nos diz 2ª Timóteo 1.9:   (DEUS) nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos. Diz-nos Efésios 1:4 que (DEUS) nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo. Nós já vimos que, falando dos  gêmeos, Esaú e Jacó, Romanos 9:11,12 diz: E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. A Jeremias (1:5) criança Deus disse: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações”.
      3-      FOMOS FEITOS RAÇA ELEITA EM CRISTO E POR MEIO DE CRISTO
A palavra diz em 1ª Coríntios 5:19 que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. Efésios 1:4 diz: (DEUS) nos escolheu, nele (EM CRISTO), antes da fundação do mundo. Em Efésios 2.5 diz que “estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo”. A expressão EM CRISTO, dizem os estudiosos da bíblia é e expressão predileta do apóstolo Paulo; ele a cita em suas cartas, nada mais nada menos que 164 vezes. Não há eleição fora de Cristo!
Como saber que eu sou raça eleita por Deus, antes de eu nascer, antes da fundação do mundo, lá na eternidade? SIMPLES!! Você está EM CRISTO? A bíblia diz em 2ª Coríntios 5.17: “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
4- FOMOS FEITOS RAÇA ELEITA DE FORMA GRACIOSA
A palavra de Deus diz em Efésios 2.8:Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Paulo ama tanto essa verdade, que em Romanos 6.23, ele exagera, chega a ser redundante. Já ouviu a expressões como: Tá chovendo molhado, entra prá dentro... Paulo diz: “o “dom gratuito” de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Bastaria ele dizer o dom (dom é gratuito... ou a gratuidade de deus e a vida eterna). Mas é intencional, ele quer mostrar o quanto Deus foi “extremamente abundante em graça” para conosco, ao nos eleger para salvação, em Cristo.
Mas, há muita gente que ainda não entendeu essa maravilhosa doutrina... Dizem: “Deus foi injusto, pois, elegeu uns, e não outros”. NÃO, QUERIDO. Na verdade Paulo já respondeu essa pergunta em Romanos 9.14,15: “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão”.
Veja um pouco mais. A bíblia diz: o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Romanos 3:9-18 diz: “já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; 3.10   como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 3.12   todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Deus viu de antemão toda uma geração morta, pecadora, merecedora do inferno. É por isso que 1ª Pedro 1:2 nos diz que fomos “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai”. Deus, o Pai, por seu pré conhecimento, por sua presciência, anteviu, não necessariamente uma geração de pregadores, mulheres santas e ilustres, de pastores e presbíteros, cheios do Espírito e de frutos espirituais, mas, toda uma geração, caída, com veneno de serpente e escorpião. Pois, se Deus antevisse aqueles que seriam salvos, de qualquer forma, por seus méritos a salvação não seria pela graça, mas, pelas obras; a obra de Cristo não seria necessária para nossa salvação.
Então, sua JUSTIÇA clamou: CONDENA TODOS AO INFERNO, É JUSTO!! (e, de fato era, mesmo...) Mas sua GRAÇA disse: NÃO!! NÃO HÁ MÉRITO ALGUM, EM NENHUM DELES, TODOS ESTÃO NA MESMA CONDIÇÃO. Mas..., AINDA ASSIM, SALVA ALGUNS!! O Filho, então, disse: Salva, Pai, eu vou lá e morro, pago preço da redenção desses que tu escolheres. E o Espírito Santo disse: “E eu aplicarei objetivamente na vida deles os benefícios da tua salvação”.
Ah, irmãos, a eleição, é a maior Prova da graça e do amor de Deus por nós. Assim nos diz Efésios 2:4-10: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 2.5   e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 2.6   e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 2.7   para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 2.8   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 2.9   não de obras, para que ninguém se glorie. 2.10   Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.
CONCLUSÃO do Primeiro Privilégio – “Raça eleita”
Quero concluir dizendo aquilo que o tio de Peter Parker lhe disse: “COM GRANDES PRIVILÉGIOS, VÊM TAMBÉM GRANDES RESPONSABILIDADES”. Diante de toda beleza e profundidade do que se é ser feito, RAÇA ELEITA, pela soberania de Deus, lá na eternidade, em Cristo, segundo a graça de Deus, o que se exige de nós diante de tão grande privilégio:

       1-      UMA VIDA DE GRATIDÃO A DEUS
Que você diga, eternamente, obrigado, Senhor. Que tudo o que você fizer daqui para frente, o faça como expressão de gratidão a Deus. Que nestes dias difíceis, tanto como os dias da dispersão, você não desanime, seu coração seja preenchido pela certeza de que Deus te ama.
Deus verdadeiramente te ama, meu irmão!! Em segundo lugar, o que se exige de nós diante de tão grande privilégio:
      2-      UMA VIVÊNCIA DE ACORDO COM A SUA NOVA NATUREZA
Se é, que de fato, você foi, verdadeiramente salvo em Cristo, que você não se envolva com este mundo. Que você não se amolde aos seus valores, aos seus costumes... Que você não negue a Deus; não troque sua primogenitura por um repasto, por um “prato de lavagem que o diabo põe no coxo”. Você tem em ti, a "semente" de Deus. Você foi feito RAÇA ELEITA.
A Igreja do Senhor não é qualquer povo, nem qualquer nação ou raça. A Igreja do Senhor é um povo eleito, escolhido por Deus antes da fundação do mundo. A Igreja é um povo escolhido por Deus dentre o mundo perdido no pecado. Louve a Deus, porque, na Cruz bendita de Jesus Cristo, você foi eleito para ser parte da Igreja do Senhor. Você é escolhido do Senhor.
Deus te abençoe, em nome de Jesus. Veremos nos próximos posts, o que significa o os outros privilégios: 2) Sacerdócio Real, 3) Nação Santa, e 4) Povo de Propriedade Exclusiva de Deus. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário