sexta-feira, 8 de março de 2013

CRISTO: RESGATADOR DA DIGNIDADE DA MULHER


Êxodo 12.37: Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças. Não me lembro direito, se foi meu filho, minha, sei lá...; um dia alguém me perguntou se a bíblia era preconceituosa por não registrar a não contagem das mulheres nos “censos” do povo. Não seria um preconceito bíblico o fato das mulheres não serem contadas? Eu respondi que não. A bíblia apenas revelava (registrava) um comportamento social, comum à época.
Mas, observe que interessante. A despeito de todo preconceito e “desvalor” social do papel e do lugar da mulher existente milênios atrás, nosso senhor Jesus destacou-se como alguém revolucionário. Nele aprendemos a regatar a dignidade da mulher. 
Pelo menos 3 coisas em Cristo evidenciam o resgate do lugar, do papel, e da dignidade da mulher, não somente socialmente como também espiritualmente.
1) O fato dele (Cristo) ter nascido de mulher. Maria e chamada de agraciada (Lc. 1:28); “cheia de graça”. Sobre ela Deus derramou graça abundante; o poder do Altíssimo a cobriu (Lc. 1:35) para que ela conseguir cumprir o papel daquela que traria em seu ventre o “Filho de Deus”. Observe a perspicuidade, a sutileza das escrituras. Ele, Cristo, é o PRIMOGÊNITO  de Maria (Lc. 2:7); e o UNIGÊNITO  de Deus (Jo. 3:16).
2) O fato dele, em público, conversar com a samaritana (Jo. 4:27, ), defender mulheres de “má fama” (Jo. 8:7; Lc. 7:36-50), preocupar-se com as mesmas em suas amarguras e tristezas (Lc. 7:11-15), e aceitar que as mesmas desempenhassem papel ativo em seu ministério (Lc. 8:2,3). Leia e releia estes textos anteriormente citados; você verá o quanto, socialmente falando, de preconceitos foram, confrontados, e derrubados por Cristo. Ninguém exaltou tanto a mulher em seu papel e em sua dignidade como Cristo.
3) O fato da mulher, EM CRISTO, responder em paridade com o homens em relação às bênção e às responsabilidades do Projeto da Redenção. Paulo diz em Gálatas 3.28 que, EM CRISTO, “não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Em Cristo as diferenças são abolidas. Sejam diferenças Raciais (judeu/grego), sociais (escravo/liberto), ou Sexuais (homem/mulher). Em Cristo todos têm o mesmo privilégio, bem como as mesmas responsabilidades, em relação à nossa posição e responsabilidade para com o plano da redenção. Tanto o homem quanto a mulher carecem do mesmo arrependimento; são pecadores do mesmo jeito, e irão para mesmo céu, ou para o mesmo inferno, dependendo da atitude que manifestarem com Cristo, ou sem Cristo, nesta presente era.
Parabéns às mulheres pelo vosso dia. Muito antes de se estabelecer um dia próprio, barreiras e preconceitos já haviam sido quebrados por aquele (Cristo Jesus, nosso Senhor) que resgatou vosso devido valor e dignidade. – Reverendo Valdemir Oliveira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário