sábado, 30 de março de 2013

A IDENTIFICAÇÃO DO VERDADEIRO CORDEIRO


No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse:  Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1.29
Talvez a grande falha das maioria das pessoas em relação à Páscoa seja não identificar o personagem principal. Infelizmente muitos estão como aquelas pessoas que vão a uma festa, mas não sabem quem é o aniversariante. Vão a um casamento, mas não sabem quem é o noivo. Muitos são os que na Páscoa identificam o chocolate, identificam o coelho, identificam agora o penetone, o vinho, e até o Chester e duendesEsquecem-se de identificar o personagem principal. 
João Batista está fazendo referência à cerimônia da Páscoa. A Páscoa era umas das três festas em que todo homem judeu tinha a obrigação de comparecer no santuário (Êx 23.14-17). Historicamente, a primeira Páscoa está relacionada com a décima praga - a morte dos primogênitos no Egito. E a figura central desse momento era o cordeiro. O povo israelita recebeu a ordem de preparar um cordeiro para cada lar. O sangue devia ser aplicado nos umbrais das portas (Êx 12.7). O sangue era o sinal, indicando que o anjo destruidor "passaria por cima" (daí o termo Páscoa – passar por cima - no sentido de "poupar") da casa com aquele sinal, sem destruí-los. As famílias preparavam o cordeiro e o comiam às pressas, com pães sem fermento (pães asmos) e ervas amargas, para lembrarem-se do sofrimento do Egito (Dt 16.3). Se uma família fosse pequena para um cordeiro, deveria convidar outra p/ compartilhar da refeição. Esta experiência deveria ser repetida todos os anos, como uma forma de instrução as gerações futuras (Êx 12.24-27).
Observe que o que evitava a morte na família era o sangue deste cordeiro passado nos umbrais das portas. Em Israel não houve morte. Mas naquela noite, em cada casa do Egito, houve uma morte do primogênito, pois, não havia o sangue, a marca do cordeiro.
Agora, milênios depois, João Batista, olha para Jesus e diz: “eis o cordeiro de Deus”. João Batista identifica que Jesus é o verdadeiro cordeiro. Depois, mais à frente, neste mesmo capítulo (João 1:36,37), João Batista torna enfatizar, torna a repetir: e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! E interessante, o texto nos diz que os discípulos dele deixaram de segui-lo e foram seguir a Jesus. João 1:37 diz: Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus.
Jesus é o cordeiro. Ele é o verdadeiro cordeiro; não um cordeiro do homem, não o cordeiro da elite sacerdotal, não o cordeiro da religião judaica; MAS, O CORDEIRO DE DEUS. Você precisa identificar o verdadeiro o cordeiro. Mais à frente, neste mesmo capítulo, João Batista torna a enfatizar Disso depende a nossa vida espiritual. Diz-nos a palavra de Deus, pela boca do apóstolo Pedro (1 Pe. 1:18,19) que é pelo “pelo precioso sangue, desse cordeiro..., ,    sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo..., conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo...,  é que nós somos,..., resgatados do nosso fútil procedimento que nossos pais nos legaram, e não mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro...
O apóstolo Paulo, falando de Jesus nos diz: “Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado” (1 Co 5.7). Apocalipse 17:14 nos diz que o cordeiro é O rei dos reis e o Senhor dos senhores. Já o Profeta Isaías assim se refere sobre ele  (Is 53:4-7): 4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 53.6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 53.7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como CORDEIRO foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
                   Repito o que já disse: disso depende sua vida espiritual. Você precisa identificar o cordeiro nesses dias de Páscoa. João Batista o identificou; ele disse, e repetiu: Eis o cordeiro de Deus! Identifique Jesus e a sua vida mudará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário