quarta-feira, 6 de março de 2013

05 VERDADES SOBRE O QUE ACONTECE EM TEMPOS DE AVIVAMENTO - PARTE 2



Isaías 64.1-4:   1 Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença, 64.2   como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença! 64.3   Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença. 64.4   Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.

Pastoreei uma igreja cujo lema era: “Em busca do pleno avivamento”. O Profeta Habacuque orou: Aviva atua obra, senhor, atua obra... Nosso objetivo, e creio ser o objetivo do Espírito santo, com esta mensagem é gerar expectativa de que seja esta também a sua oração neste ano de 2013: Aviva, Senhor, a nossas vidas,... aviva, a tua igreja. O texto básico de Isaías 64:1-4 nos diz sobre O QUE ACONTECE EM TEMPOS DE AVIVAMENTO.

1-      EM TEMPOS DE AVIVAMENTO A IGREJA É LEVADA A UMA PLENA CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE E PERCEPÇÃO DA NECESSIDADE PRESENÇA DE DEUS
Isaías 64.1   Oh! Se fendesses os céus e descesses! Essa expressão “fender os céus” também é traduzida por “romper os céus” ou “rasgar os céus”. A oração do profeta é que Deus venha de fato estar com eles. É uma oração que parte do pressuposto de que a presença de Deus não é OPCIONAL, mas, ESSENCIAL. A presença de Deus na nossa vida não é DISPENSÁVEL, mas INDISPENSÁVEL.
Em tempos de avivamento a igreja é levada a essa consciência: Deus rompa s céus e venha com sua presença até nosso meio. Que não somente tenhamos consciência disso, mas que percebamos isso, tenhamos a sensação, o entendimento e a percepção de Deus está no nosso meio. Não é simplesmente ter a noção de que Deus está aqui, por causa de sua onipresença, mas por causa do seu interesse em romper os céus e estar conosco.
Volto à definição de Jhon Stot: “Reavivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de sua santa presença e é surpreendida por ela
2ª verdade sobre o que acontece em tempos de avivamento.

2-      EM TEMPOS DE AVIVAMENTO A NATUREZA, A ESTRUTURA E A ORDEM, DAS COISAS, SÃO MUDADAS E TRANSFORMADAS
Observe que o texto nos fala de coisas estáticas, imóveis, firmes e rígidas, que de alguma forma são tocadas, mudadas e transformadas. Se os montes tremessem na tua presença. O verbo tremer aqui também traduz a ideia de escoar, de derreter, de ser abalado, de desmoronar. Montes são símbolos de rigidez. Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, firme e inabalável (Salmo 125:1). Gravetos e mato secos se incendeiam, 64.2   como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas. E a água parada imóvel muda o seu estado. Lembra, estudante, qual são os 3 estados da água? Sólido, líquido e gasoso. A água que está em estado líquido começa a ferver e torna-se em estado gasoso. A bíblia Revisada e Fiel assim traduz o texto: Oh! se fendesses os céus, e descesses, e os montes se escoassem de diante da tua face. Como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, e assim as nações tremessem da tua presença!
A presença do fogo de Deus em nosso meio muda a ordem, muda a natureza, transforma estruturas. Cada vez mais estou consciente dessa necessidade da igreja brasileira tem do avivamento espiritual. Tem muito mato seco precisando ser queimado, tem muita água fria e choca precisando ser aquecida, tem muita montanha imponente precisando tremer, derreter e escoar. Tem muita estrutura precisando ser sacudida.
Só há uma coisa que pode derreter a montanha, ferver a água, e consumir o mato entrelaçado do coração do pecador – e isso é o fogo de Deus! O poder de Deus é o que precisamos! Estou convencido de que a igreja não poderá realmente evangelizar enquanto não se colocar de joelhos para buscar o poder que convence, o poder que converte, e que vem de Deus! E só há uma coisa que pode fazer isso: o fogo de Deus.
Por isso eu insisto que a sua oração, hoje, durante a semana, durante esse ano seja. Aviva, senhor a tua obra. Como bem orou  Ashbel Gren Simontom (missionário que trouxe o presbiterianismo para o Brasil em 1859): “Batiza-nos com teu fogo”. Como cantou o cantor sacro: “Cristo, inflama, viva chama em meu peito, ó salvador”. Como bem canta o Ministério de Louvor: Meu coração quer tua presença. vem com teu fogo, vem com tua glória neste ligar. Trás renovo, vasos novos prá te adorar
Terceira verdade sobre o que acontece em tempos de avivamento:

3-      EM TEMPOS DE AVIVAMENTO AS NAÇÕES SÃO TOCADAS E ABENÇOADAS COM A GLÓRIA DE DEUS
Observe o que diz o texto ainda (64:2b): para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença!
Nunca duvide do que Deus pode fazer!! Avivamentos não transformam apenas igrejas, mas transformam cidades, e até nações inteiras.
 Avivamento não produz igrejas fechadas, enclausuradas numa espécie de santidade fechada. Avivamento produz serviço, amor, cuidado, preocupação com os que sofrem. Produz mudança de entendimento e atitude em relação às almas perdidas. Todo avivamento produz não apenas preocupação com missões, mas, verdadeiros  missionários. Sente-se a angústia de Deus pelos perdidos. E assim os crentes  abrem mão da covardia, do conforto, dos seus próprios planos e se entregam ao campo missionário.
O que é que precisa para Rio Novo do Sul ser tocada e abençoada? O que é que precisa para a criminalidade, a sangria desatada da prostituição, da desordem  do caos social, estancar? Uma Igreja verdadeiramente avivada, consciente da necessidade da presença de Deus, uma igreja cujas estruturas e vidas foram atingidas pelo fogo divino. Aleluia! Que a sua oração seja: aviva, Senhor a tua obra!!
Um dos grandes pastores e pregadores calvinistas foi George Withfield. Whithfield cruzou sete vezes o oceano Atlântico entre a Inglaterra e a América. Faleceu em 1770, com apenas 55 anos de idade. Em 34 anos de ministério, pregou mais de 18.000 sermões, ou uma média de mais de 10 por semana. No seu último ano de vida, apesar da saúde prejudicada pela extrema intensidade da sua vida, recusou-se a parar, dizendo que preferiria se “esgotar a enferrujar”. Ele ficou conhecido como o “para-raios do avivamento”.- Grandes coisas fez o Senhor através de George Withefield. Levando toda uma nação cristã afastada da fé a se voltar para Deus. George Withefield e outros de sua época (Jhon Wesley) mudaram a história não de igrejas, não de comunidades, não de cidades, não de estados, mas de toda uma nação. Dizem que por onde passavam com suas pregações, bares fechavam, comércio não se abria mais aos domingos, famílias se reconciliavam. Dizem que certa vez pregou sobre Hebreus 9:27, e cada vez que recitava o texto, uma pessoa caía morta. E o temor de Deus veio sobre toda uma cidade. Nunca duvide do que Deus pode fazer ao despertar seu povo.
Talvez a grande chaga de nosso tempo seja a de uma igreja auto-suficiente, semelhante a Laodicéia. Temos dinheiro, temos público, temos influência na sociedade. Mas falta-nos poder, falta-nos vidas totalmente consagradas e redimidas diante de Deus. Podemos nos armar com toda espécie de técnica evangelística, argumento sagaz, e propaganda cativante a respeito dos programas de entretenimento que estamos promovendo na igreja; mas ainda não seremos capazes de vencer a dureza, a frieza, e o emaranhado que há no coração do pecador. Podemos organizar cantatas, teatros e seminários, podemos conversar animadamente sobre como estamos entusiasmados com nossa igreja, e de como ficamos mais vibrantes depois que aceitamos Jesus e, mesmo assim o pecador ficará olhando sem entender nada, ou irá embora achando graça.
Em tempos de avivamento as nações são tocadas e abençoadas com a glória de Deus.
Quarta verdade sobre o que acontece em tempos de avivamento: 

 4-      EM TEMPOS DE AVIVAMENTO A EXPECTATIVA DO POVO DE DEUS É ABUNDANTEMENTE SUPERADA
64.3   Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença.
John Stott, em sua definição sobre avivamento define essa tese ele diz que: “Reavivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de sua santa presença e é “surpreendida por ela”. Jhon Stott quer nos dizer que Tempos de avivamento são tempos de surpresas.
A NVI assim traduz: Pois, quando fizeste coisas tremendas, coisas que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram diante de ti. A Bíblia Revisada e Fiel diz assim: Quando fazias coisas terríveis, que nunca esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face. A Bíblia na Linguagem de Hoje: 64.3   Quando fizeste coisas maravilhosas, que nós nem esperávamos, tu desceste do céu, e as montanhas tremeram diante de ti. Bíblia de JERUSALÉM: vendo-vos executar prodígios inesperados dos quais nunca se tinha ouvido falar.
Jhon Stott diz que são estas expectativas que são superadas:
 Ø  Os inconversos (não convertidos) se convencem do pecado, arrependem-se e clamam a Deus por misericórdia, geralmente em números enormes e sem qualquer intervenção humana.
 Ø  Os desviados são restaurados.
 Ø  Os indecisos são revigorados.
 Ø  E todo o povo, inundado de um profundo senso de majestade divina
Tempos de avivamento são tempos de colheita abundante, seja em relação às restaurações, seja em relação aos frutos vivos, vigorosos e robustos, seja em relação ao entendimento e à percepção do povo de Deus para com Deus.
Irmãos, vamos clamar por avivamento: chega de “frutos amadurecidos pelo sol”, chega de gente chamada crente, mas, com comportamento profano e justificativas mentirosas e mundanas, chega de igrejas em decréscimo  mais justificativas, preocupamo-nos com a qualidade, que qualidade, mentirosa e é essa; que não gera nada, que não reconcilia?
Que seja essas as suas orações nessa noite: “É tempo de buscar ao Senhor até que ele venha e chova justiça sobre nós...” derramarei a água pura obre o sedento. Revigora-nos senhor... Surpreenda-nos, Senhor... O Senhor Jesus disse que obras magníficas faríamos semelhantes às dele, e maiores que as dele... Paulo nos disse que Deus pode fazer abundantemente mais do que tudo quanto pedimos e pensamos, por meio do seu poder que opera em nós...
Eu quero esse momento, e você? 64.3   Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença. 64.4   Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
Quinta verdade sobre o que acontece em tempos de avivamento:

5-      EM TEMPOS DE AVIVAMENTO O POVO DE DEUS É CONDUZIDO A UM ÍNTIMO E FIEL RELACIONAMENTO COM O SEU DEUS – ELE SE VOLTA SOMENTE PARA DEUS
64.4   Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
Em tempos de avivamento Deus é centralizado e não o homem. Observe que a percepção (ouvidos) e a evidencialização de fato (olhos que se voltam somente para Deus). Isaías diz: nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti. É a singularidade a exclusividade do relacionamento com Deus. O que importa é o que Deus diz, o que importa é o que vemos Deus fazer, e que detectamos que só ele e nenhum outro mais pode fazer!
Há uma música, meio “oba-oba” mas que dizia exatamente isso: “Não importa o vão pensar de mim, eu quero é Deus!!” Aleluia!! Stott nos diz que em tempos de avivamento “o povo é inundado por um profundo senso da majestade divina”. Avivamento trás mais do que conhecimento teológico acerca da majestade e da santidade de Deus. Ele trás consciência da majestade e da santidade de Deus, e muda a minha postura em relação a ela. A irreverência é trocada por reverência; a falsa piedade é trocada pelo temor. A atitude profana caracterizada por chocarrices, é substituída pela santidade. Santidade essa que não tem diretamente nada a ver com usos e costumes, mas, com uma mudança real, procedente do nosso interior. Não é uma mudança produzida por regrinhas esdrúxulas, e ridículas, mas, mudança produzida pelo poder o Espírito Santo em nós. EM TEMPOS DE AVIVAMENTO O POVO DE DEUS É CONDUZIDO A UM ÍNTIMO E FIEL RELACIONAMENTO COM O SEU DEUS – ELE SE VOLTA SOMENTE PARA DEUS. Avivamento é tempo de relacionamento exclusivo com Deus.
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti. Tempos de avivamento são tempos de cumprimento do primeiro mandamento da lei de Deus. Qual é o primeiro mandamento da Lei de Deus? Não terás outros deuses diante de mim (Ex. 20:3). Relacionamento exclusivo com Deus, conforme nos diz o apóstolo, em 1ª Pedro 2:9: “ Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;.
Vivemos dias de adultério espiritual. Uma igreja que troca sua devoção ao Santíssimo Trino Deus pela "Trindade Diabólica" formada e por “Mamon” (dinheiro, poder, fama, status, fortuna), “Tecno” (tecnologia, internet, relacionamento digital e impessoal) e “Eros” (erotismo, sensualização, prostituição). Vivemos dias de uma igreja apática diante da ação o inimigo. Encontrei-me com um irmão, membro da igreja em minha época, que me disse: Ah! quando senhor era pastor há anos atrás, nossa igreja era uma potência; mas,  hoje... Quando fui pregar na igreja à noite perguntei ao pastor: E o irmão Fulano de Tal? Ele disse: Nem sei quem é... Já são 2 anos e que estou aqui e nunca pôs os pés  na igreja... Lembrei-me duma frase que li: “Há apatia demais em nosso país, mas, e daí, quem se importa?
É exatamente esse o problema. Sabemos que estamos nos desviando, sabemos que estamos mais e mais apáticos, mas simplesmente não nos importamos. Nossos inimigos parecem estar triunfando sobre nós por toda parte: 1) Ensinamentos cristãos são ridicularizados e se tornam alvo de deboche na televisão e no cinema. 2) O respeito cristão pela vida e a dignidade do ser desde o primeiro fôlego de vida é desafiado de forma monstruosa através do massacre indiscriminado de fetos pelo aborto. 3) Uma igreja marcada por crendices e superstições grosseiras (sal ungido, óleo de beleza da rainha Ester, Chá do Salmo 23, Fogueira Santa de Israel, Lencinho e  Toalhinha do “Apóstolo Tal”. 4) Uma igreja descredibilizada, ridicularizada na mídia internacional com seus pastores e apóstolos multimilionários, mercadores da fé.
Ao invés de resistirmos a estas coisas, muitos cristãos estão AJUSTANDO AMOLDANDO, SE ACOSTUMANDO a elas. Aceitamos a passivamente o adultério, aceitamos passivamente o divórcio, aceitamos passivamente que se morem juntos sem casar, aceitamos passivamente que os jovens bebam, fumem, vão a boates, façam sexo antes do casamento. E aos poucos sorrateiramente já começamos a aceitar discutirmos homossexualismo, afinal se nasce assim ou pelo menos com certa tendência. Fazer o que, se ajustar... NÃO, NÃO, NÃO!! REAJA!!
Por isso avivamento é imprescindível, não é modismo, é questão de sobrevivência, de vida ou morte. E ELE COMEÇA COLOCANDO OS OLHOS EM DEUS, voltando-se para os seus valores, tirando os olhos de tantos, e tantas propostas, malignas e enganosas, e priorizando um relacionamento íntimo exclusivo com Deus. Mateus 6:33: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça. Isaías 64:4 diz Os nossos olhos só vêm a ti, os nosso ouvido só ouvem de ti e a ti somentePorque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti. É isso que acontece, em quinto lugar, em tempos de avivamento: 1) Necessidade da presença de Deus, 2) Mudança de ordem, natureza e estrutura das coisas, 3) Nações Tocadas e abençoadas com a glória de Deus, 4) A Expectativa amplamente superada por Deus, 5) Relacionamento exclusivo com Deus.
A palavra de Deus os promete, por meio do profeta Ezequiel 36:25-28: Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
A palavra nos promete por meio do profeta Jeremias 31:33,34: Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.31.34   Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Exclusividade no relacionamento com Deus. O Espírito de adultério espiritual é repreendido, é retirado do nosso coração. O primeiro mandamento da lei de Deus se cumpre nos dias de avivamento espiritual.

Conclusão:
Volto a tudo que disse no início desse sermão “05 verdades sobre o que acontece em tempos de avivamento”. Texto: Isaías 64.1:4:    1 Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença, 64.2   como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença! 64.3   Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à tua presença. 64.4   Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.

1     -      O que fazer diante dessas verdades tão importantes:
Ø    Lançar por terra todo preconceito, todo medo, todo receio em relação ao avivamento espiritual para nossas vidas, para nossas igrejas.
Ø    Ansiar verdadeiramente um avivamento e nossa vida cidade e país
Ø    Clamar por ele, começando agora, e viver por isso. Venha orar e se colocar diante de Deus, em nome de Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário