sábado, 12 de maio de 2012

DÚVIDAS DE UM INTERNAUTA

 Leiam só a situação em que sou chamado a aconselhar, para aqueles que acham que o pastor não faz nada. Enfatizo que coloquei o texto na íntegra, poreservando apeas a identidade do mesmo, por razões óbvias:

"Quando tinha uns 17 anos conheci uma garota nao crente e comecei a namorar com ela... nao tinha a minima nocao das consequencias que isso poderia estar causando... independente disso sempre fui uma pessoa muito firme na igreja e que buscava um compromisso integral com deus... nao cedi as tentacoes e busquei falar de jesus para ela... queria que estivessemos juntos mas nao tinha como casar... nao tinha dinheiro nem casa... nem tinha comecado a faculdade... nem precisa dizer que os pais eram contra... mas a biblia nao diz que e melhor casar do que viver abrasado depois que voce acabar a faculdade... simplesmente diz que e melhor casar... ate que em determinado momento cheguei a seguinte conclusao: o fundamento do casamento e a uniao eterna de duas pessoas diante de deus a ponto de se tornarem uma so carne e Ele nao expede certidoes de casamento mas ve o coracao...

entao orei pedindo para que deus selasse essa uniao... e comecamos a ter uma vida sexual ativa... ela se converteu (nao lembro se antes ou depois)... estudei ate nao poder mais e consegui passar em um concurso publico...
mas passei para uma cidade muito distante... e essa distancia somada com a discordancia dos pais minou a relacao... no meio dessas dificuldades ela se descontrolou e exibiu uma imagem nada agradavel diante da igreja local em um ataque de ciumes... ja tinhamos alguns indicios anteriores (antes da mudanca) de que nao dariamos certo... e tudo convergia para a separacao enquanto nao estavamos casados "de fato"...
no meio disso tudo estava atordoado imaginando que significado e relevancia teria o pacto que fiz... por um lado deus realmente nao expede certidoes de casamento... por outro fiz um voto em um momento de ignorancia sem nocao das consequencias ou do que isso me causaria e nao formalizei/confirmei esse ato conforme a lei...
porem quando se chega a uma duvida razoavel desse nivel a biblia diz que devemos pedir orientacao aos seus ministros... conversei com o meu pastor e com o meu pai sobre o assunto e os dois foram a favor de que era melhor separar enquanto nao estava casado de fato...
segui a orientacao mas isso nunca saiu da minha mente... a separacao foi de inciativa unicamente minha... ela nao queria... e basicamente foi porque conseguiamos nos entender de certa forma... mas com muita dificuldade... entao resolvi buscar alguem que fosse mais parecida comigo... nao que isso pudesse acontecer de forma plena... mas poderia chegar muito mais proximo do ideal...
fiquei um tempo solteiro tendo varias tentativas frustadas ate que encontrei alguem que nao era simplesmente parecido comigo... era alguem que pensava e agia exatamente igual a mim... foram 6 meses se falando todos os dias sem chegar perto de um ponto minimo de discordia... as palavras que mais repitimos esse tempo todo foi "nossa... eu tambem" acho que sem excecoes...
estava prestes a expandir a relacao (namoro a distancia... confesso) quando aparece outra pessoa por quem eu me apaixonei... nao sei porque, mas mesmo sabendo o quanto poderia dar certo com a primeira quis conhecer ela melhor... os pais jagavam pesado a favor... a pastora dela sonhou com o casamento dela no mesmo momento sem nem saber que ela tinha me conhecido... em um culto de outra igreja que fomos juntos o pastor falou sobre Deus colocando outras pessoas na nossa vida para nos abencoarem... e tudo (entre outros nao citados) indicava que era a vontade de deus que estivessemos juntos...
bom... eu nao sou nem um pouco fa de ficar seguindo sinais... mas senti deus me direcionando para isso... e independente de o quanto minha razao seja apurada confio mais em deus do que em mim mesmo... os planos de deus sao maiores que os meus e os pensamentos dele mais altos do que os meus pensamentos...
casei com essa pessoa diante dos homens e de deus... e as coisas desandaram de uma forma absurda... mesmo com um salario bem razoavel chegamos ao zero em pouquissimo tempo... ela nao se adaptou ao local nem a igreja... a relacao sexual foi quase inexistente em todo o periodo que ficamos juntos... ela nao conseguiu emprego... eu parei varias ideias que eu tinha para realizar... entre varias e varis outras coisas...
estou entrando em um processo de divorcio... eu nao quero, pois amo ela profundamente... e porque aprendi que uma uniao feita diante de deus e eterna... ela tambem me ama mas, ao que parece, nao a ponto de suportar as circunstancias...
e ai comecam a surgir os impasses...
1 - o pacto e ou nao valido?
2 - o voto e valido mesmo em um momento de ignorancia?
3 - se o pacto e valido mesmo em um momento de ignorancia temos 2 pactos?
4 - o segundo e invalido por se tratar de adulterio?
5 - para mim para ela ou para os dois?
6 - e se os dois fossem validos? acho que nem preciso falar em que isso resultaria.
7 - esse resultado e proibido por lei e a biblia tambem diz que devemos cumprir as leis de nosso tempo.
8 - alem de ser uma afronta relevante contra o amor ao proximo.
9 - com deus nao se brinca e deus nao se agrada de tolos se votou cumpra.
10 - jaco nao deixou lia porque casou enganado.
11 - o fato de eu nem lembrar o que eu disse no momento que desejei selar a primeira uniao ou de nem ter certeza de se ela tinha a mesma ideia que eu ou nao influencia?
11 - sera que deus nao queria mesmo me mostrar nada com essa dificuldade toda em meu casamento?
12 - eunuco pela causa de Cristo?
13 - e elas? ficam solteiras ou em pecado para o resto da vida por causa dos meus erros?
14 - porque deus me levaria a outro alguem se eu tinha um pacto anterior?
15 - sera que ele queria simplesmente me afastar da pessoa com quem eu estava namorando?
16 - se nao tivesse nada de errado nisso tudo porque o casamento definharia de forma tao intensa e em tao pouco tempo?
17 - sera que eu deveria simplesmente pensar como um ser racional e inteligente e ficar com quem combinaria comigo em vez de ficar maquinando isso tudo?
18 - seria justo com quem eu deixei desamparado? e quanto a juda nao teve paz enquanto nao deu o filho que tamar queria?
bom.. antes de responder so queria deixar bem nitido que prefiro passar a minha vida inteira em sofrimento do que descumprir um so dos mandamentos de deus. porque e nele que esta minha esperanca e a minha alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário