terça-feira, 20 de março de 2012

ENFRENTANDO O SOFRIMENTO SEM PERDERMOS A ESPERANÇA (PARTE 2)

Por que há tanto sofrimento no mundo? Esta é a pergunta que muitas vezes nos incomoda. Mas, mais que esta é: Por que gente boa, e mais, crentes fiéis e sinceros, sofrem? É preciso que saibamos que quando nós nos convertemos, não ficamos isentos de problemas; nem mesmo Deus nos colocou numa bolha protetora ou numa redoma de vidro. Pelo contrário, continuamos expostos aos mesmos sofrimentos e perigos dos demais “meros mortais”.
Romanos 8:14-28 é muito esclarecedor. Com a graça de Deus estamos estudando-o em 3 etapas. Ele nos ensina a enfrentarmos o sofrimento sem perdermos a esperança. Ele nos ensina a lidarmos com o sofrimento de forma vitoriosa. Já vimos que é preciso (veja neste blog a parte 1 deste estudo):
1) Olhar para o sofrimento sob a luz do Plano da Redenção: REDIRECIONE A SUA VISÃO SOBRE O SOFRIMENTO. Não entre nessa de lamúria por lamúria. “Você não é o único ou o pior sofredor do mundo, digno de dó e piedade...”. Fazendo isso você verá quer: A) Toda Natureza sofre como que “dores de parto” – B) Toda igreja verdadeira sofre – C) O próprio Espírito Santo, presente em nós, sofre!! Há muito mais coisa envolvida, do que você imagina...
Mas, ainda precisamos caminhar um pouco mais...
 
1.2- LUTE PARA, EM MEIO AO SOFRIMENTO, NÃO PERDER A ESPERANÇA (Rm 8:19-27)
O verdadeiro cristão é habilitado por Deus a olhar para o sofrimento de maneira diferenciada. Não amamos o sofrimento, quem ama o sofrimento é masoquista, sádico, doente; precisa de camisa de força.
Romanos 8:19-27 nos ensina que o crente não ama o Sofrimento; mas é habilitado por Deus a utilizar o próprio sofrimento de maneira positiva. Veja:
Quanto à natureza que sofre diz-nos o versículo 19: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”. Willian Hendricksen prefere a tradução literal desse texto e assim o traduz: “Porque a criação, com o pescoço esticado, espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus”. Diz o versículo 21: “na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”.
O que isso tudo quer dizer? Que ainda que o sofrimento exista e seja real, e, ainda que ela (a natureza) esteja no momento como que em cativeiro, com os braços presos em grilhões; ela, a Criação não se prende no sofrimento. Ela "estica o pescoço para cima e para fora"; ela em expectativa, em esperança olha para mais adiante. Ela consegue perceber que um dia ela será redimida definitivamente desse cativeiro. Aleluia!! O sofrimento vem acompanhado de expectativa, de esperança!!
Num determinado dia, quando Jesus voltar, todo seu potencial (o potencial de toda a natureza), tudo aquilo que está tolhido, será liberado; isso acontecerá quando Jesus voltar. A redenção dos filhos de Deus terá conseqüências muito mais amplas do que se imagina; será uma redenção cósmica, que atingirá inclusive toda a criação; e ela sabe disso: o verde será mais verde, a água será mais cristalina do que nunca, a manga terá um gosto, uma cor, um tamanho uma consistência como você nunca viu. E nunca mais será preciso colocar açúcar na abóbora; na verdade não haverá mais abóbora "aguada". Aleluia!!
Quanto à igreja que sofre diz-nos o versículo 23: “também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”. A igreja verdadeira também não se prende ao sofrimento em si. Ela fica em esperança, apesar do sofrimento, aguardando o dia de sua redenção final
Quanto ao Espírito Santo que sofre diz-nos o versículo 27: “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”. O Espírito Santo transforma nossas fracas orações, nossos grunhidos, numa oração eficaz, poderosa. Estêvão, viu os céus abertos e Filho de Deus em pé, à destra do Pai o esperando (At 7:55-60), somos em esperança transportados cheios do Espírito Santo, para esse tempo. Aleluia!!
Portanto lute para não perder a esperança. Normam Cousin disse que: o homem não morre quando deixa de viver, mas quando perde a esperança. A afirmação de 1ª Coríntio 13:13 é válida aqui: agora pois, permancem a fé a esperança e o amor, estes três... A Espernça tem que permanecer e prevalecer a toda e qualquer situação. Finalizo este ponto recordando a atitude de Abraão; Romanos 4:18-21 nos diz: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações.. E mais: 4.19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 4.20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus... 4.21 estando plenamente convicto de que ele (DEUS) era poderoso para cumprir o que prometera.
Ah, irmão seu corpo pode ser machucado por dores terríveis ao ponto de ser preciso tomar morfina, pode ser corroído pelo câncer e pela lepra. Laços de morte e angústias do inferno podem se apoderar de ti, conforme nos diz o Salmo 116:3; mas o que haverá em nós a partir de hoje, não será lamúria,, auto-piedade e ranço...; será esperança de que um dia tudo isso se acabará. Deus vai nos remir! Aleluia.
O Espírito Santo contemplará um misto de expectativa, esperança e alegria, em nosso coração. Isso não é porque amemos a dor, mas porque sabemos que tudo isso é passageiro, um dia não mais haverá corrupção, desgaste do corpo, dor, tristeza ou maldade.
O Espírito Santo me trouxe aqui hoje para que você seja TRANSPORTADO EM ESPERANÇA PARA UM NOVO TEMPO como Jó o foi: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.”(Jó 19:25-27). ALELUIA!!
Um dia todo sofrimento acabará; você não está solto ao ar. O choro pode durar a note toda, mas a alegria, vem pela manhã. Ouça, desde o Antigo Testamento a voz do profeta Isaías 11:6-9 que nos diz:
11.6 O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. 11.7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. 11.8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. 11.9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Mas continuemos. Para enfrentarmos o sofrimento sem perdermos a esperança e lidarmos com ele (o sofrimento) de forma vitoriosa, é preciso:
3- REDEFINA O SEU CONCEITO DE ESPERANÇA (Rm 8:24-25)
24.Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25.Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
É extremamente importante que você conecte este terceiro ponto ao primeiro: na hora do sofrimento olhe para o sofrimento à luz do plano da redenção. Quando, lá no eternidade, Deus tencionava salvar Ele não fez isso numa espécie de salvação estilo “Organizações Tabajara”. Ou seja: “Todos os seus problemas se acabaram!!” Não! Não fomos salvos num só pacote definitivo.
Nós fomos salvos como numa promessa, a salvação foi “em esperança”. É o que nos diz o texto: (24) Porque na esperança fomos salvos. . Ou seja: Primeiro Deus te amou, depois, na eternidade, te elegeu em Cristo. Aí, já no tempo, Deus te regenerou (injetou o princípio de nova vida), em Cristo; depois te chamou, te justificou, te converteu, te adotou na família de Deus, enfim te santificou e está te santificando, e em esperança, você crê, que te santificará mais e mais; amanhã você será melhor do que hoje, depois de manhã, melhor que amanhã. Por fim, em esperança, você crê, Ele te glorificará! Amém? Aleluia? Isso é o que os teólogos chamam de ordo salutis, ou, ordem da salvação.
A salvação vem a nós “na esperança”, como uma promessa sempre a seguir. João disse: (1 João 3.2): “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”.
É por isso que na hora do sofrimento é preciso redefinir esperança. Paulo diz: Ora, esperança que se vê não é esperança. O filósofo Aristótoles falou que somos movidos por 05 sentidos: olfato, paladar, audição, tato, e visão. Ele defendeu que nós precisamos ver, sentir, tocar... Mas Jesus disse (Jo 20:29), em consonância com Paulo que “mais bem aventurados são os que não viram e creram".
Redefina o seu entendimento de esperança, meu irmão. Paulo reforça dizendo: o que alguém vê, como o espera? É ilógico dizer: eu tenho esperança que meu filho chegará bem hoje de viagem; uma vez que ele já está com você... Minha irmã, se você fizer isso, vão te colocar numa camisa de força e seu destino será “Clínica Santa Izabel ou Adauto Botelho”. *Clínicas de realilitação mental em Cachoeiro do Itapemirim e Vitória (ES).
Paulo então conclui: 25. Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Tudo na vida cristã é feito na esperança; e esperança que não se vê. Jesus não submeteu sua agenda aos discípulos. Ele dizia: Segue-me! Eles largavam as redes, largavam a coletoria, largavam a família, e o seguiam. Quando me converti jamais pensei que estaria à frente pregando... Deus não deu um mapa com detalhes a Abrão. Diz a bíblia que ele (Abraão) seguiu sem saber p/ onde ia (Hb 11:8). Em Romanos 4:18-21 no diz a bíblia que “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações.. E mais: 4.19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 4.20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus... 4.21 estando plenamente convicto de que ele (DEUS) era poderoso para cumprir o que prometera.
Redefina a Esperança Cristã quando estiver sofrendo. Você não precisa ver sua situação financeira mudar, a doença ser retirada, etc... A esperança é a âncora da vida cristã também na hora do sofrimento. Ela capacita os crente a aceitar as aflições, a submeter-se aos sofrimento do momento, de modo que, por sua perseverança, resignação não sejam consumido por atitude extrema de ranço, e de murmuração.
Esperança que se vê não é esperança; eu não preciso ver, tocar ou sentir. Eu sei que meu Deus é fiel. E sei que um dia todo sofrimento acabará. Paulo diz em 2 Coríntios 4.18: ”não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.

CONTINUA - AGUARDE A TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário