sábado, 14 de abril de 2012

PARA NOOOOOOOSSA ALEGRIAAAA


Virou um fenômeno na internet. Já são quase vinte milhões de visualizações do vídeo em que uma família reunida canta a

música "Nos Galhos Secos", se não me engano, do Grupo Cate-dral; música essa que teve grande adesão nas igrejas entre o final da década de 80 e a primeira metade da década de 90.

A grande ―tirada‖ do vídeo está quando o jovem Jéferson, que está tocando violão, resolveu cantar com sua irmã Sué-len; ele dá uma desafinada daquela mais do que esdrúxula, com a boca arreganhada até o canto: Para nooooossa alegria-aaa... É hilário, não tem como não se ―pocar‖ de rir.
A mãe que estava até então silenciosa, provavelmente gostando de ver seus filhos lou-vando, levanta-se furiosa do sofá e pega uma vassoura para varrer a casa (dá a impressão

que ela vai dar uma vassourada no rapaz, por sua irreverência), enquanto isso, Suélen "racha os bicos" de tanto rir. O fato é que o vídeo já foi reproduzido em forma de várias paródias, e em vários estilos musicais e estórias em quadrinhos, até com Família Simpsons; e por aí vai... Gente, depois que caiu no gosto da "dona Web" a cada dia aparece mais uma idéia criativa, ou não, de bom gosto, ou não, em cima do mesmo tema.

Mas o meu objetivo é trazer uma reflexão sobre o que a música original quer dizer

quando diz que "o Senhor nosso Deus nos tem alimentado para a nossa alegria". Aqui está uma das doutrinas mais lindas da Escritura Sagrada, a Providência de Deus; doutrina esta que a Confissão de Fé de Westminster dispensa todo um capítulo para tratar da mesma. Cito a seguir do Capítulo V, a primeira e a última seção. Capítulo V, seção I: Pela sua mui sábia providência... Deus, o grande criador de todas as coisas... sustenta, dirige, dispõe, e governa todas as criaturas, todas as ações delas e todas as coisas, desde a maior até a menor... Capí-tulo V, seção VII: Como a providência se estende, em geral, a todos os crentes, também de um modo muito especial, ele cuida da igreja e tudo dispõe para o bem dela.

Entendeu? A doutrina da Providência de Deus nos diz que o mesmo Deus que criou também é o mesmo Deus que se comprometeu em cuidar de suas criaturas e, de modo espe-cial, de sua igreja. Esse Deus dispõe tudo para o bem dela (sua igreja). Todas as coisas coo-peram para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28). Abrahan Kuiper disse: não há um só centímetro de todo vasto universo do qual o Senhor não possa dizer: meu! E, por isso, ele governa, ele tem controle, ele dirige todas as coisas (Sl 27:2) de maneira especial, para o nosso (igreja) bem, para noooooossa alegriaaaaa!! Aleluia!!
Há aqui, pois, um lugar de repouso para o nosso coração. A nossa vida não é fruto ou produto do destino cego, nem capricho do acaso. Antes, todas coisas, até aquelas minúscu-las, como bater de asas de uma borboleta, foram prescritas desde a eternidade e agora são ordenadas e dirigidas por Deus para o bem da sua igreja. Nem um fio de cabelo de nossa ca-beça cai sem a Sua permissão (Mt 10:30). Oh, bendita Providência! Que segurança, que po-der, que consolo e que alegriiiiiiia isso gera no autêntico cristão!!


Reverendo Valdemir Oliveira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário