terça-feira, 6 de março de 2012

Enfrentando o Sofrimento Sem Perdermos a Esperança! (Parte I) Romanos 8: 14-28

A Igreja é a Comunidade da esperança. Normam Cousin disse: “a morte não é a pior coisa da vida... a pior coisa da vida é o que morre dentro de nós, enquanto vivemos...” Esperança! A igreja é a comunidade da esperança. O nosso Deus é chamado o Deus da esperança (Rm 15:13). Diz a bíblia que três virtudes devem permanecer na vida cristã. Elas fazem parte do "Tripé da vida cristã": agora pois PERMANECEM a fé, ESPERANÇA, e amor.. (1Co. 13:13)
Mas como manter a esperança quando vemos os crentes sofrerem. A pergunta que muitas vezes nos incomoda é: Por Que há tanto sofrimento no mundo? E mais.. Por que gente boa, crentes fiéis e sinceros, sofrem? É preciso que saibamos que quando uma pessoa se converte, ela não fica isenta de problemas, nem mesmo Deus a coloca numa bolha protetora ou numa redoma de vidro. Pelo contrário, ela está exposta aos mesmos sofrimentos e perigos de demais “meros mortais”.
Transcrevo a seguir, parte de um email (testemunho), que recebi de um irmão engenheiro, pessoa super-querida, que passou por momentos muito difíceis entre março e novembro de 2011, e que estivemos, junto com outras igrejas, acompanhando-o em oração: "...Comecei a sentir dores fortíssimas no abdômen a partir de março, e fui por três vezes hospitalizado em observação. Bateria de exames, tomografia, consultas com cardiologista e gastroenterologista e nenhum diagnóstico... No dia 20 de julho eu senti novamente fortes dores e fui para o Hospital UDI, onde constatou através de exames que eu estava com cálculos na vesícula e que eu teria que realizar uma cirurgia de urgência, pois os cálculos obstruíram o canal colédoco. Eu estava ictério, meus olhos ficaram amarelos... Recebi uma dose de morfina, e eu viajei no mesmo dia... fomos direto para o Hospital. Cheguei com pneumonia e o canal colédoco obstruído. Dois dias depois foi realizada a primeira cirurgia para desobstruir o canal colédoco, sem sucesso. Na segunda cirurgia, desta vez aberta, foi retirada a vesícula repleta de cálculos. O canal continuou obstruído. Quando cheguei no quarto, comecei a sentir falta de ar, e chamamos os enfermeiros. Levaram-me para a UTI, onde fui colocado em coma induzido no dia 2 de agosto, com embolia pulmonar.
O diagnóstico era de um estado gravíssimo, com infecção generalizada.Os médicos não davam muita esperança e o período de internação poderia ser longo.
...O período de internação foi longo. Tive que fazer hemodiálise durante um mês. O abdômen ficou aberto e passei por uma série de cirurgias, totalizando 13 procedimentos cirúrgicos, inclusive com intervenção cardíaca.Os pulmões estavam fracos e foi retirado apenas de um pulmão, 1 litro de liquido, o pâncreas, rins e fígado ficaram comprometidos. ".
Por isso é importante, digo, necessário, conhecermos Romanos 8:14-28:  "8.14   Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 8.15   Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 8.16   O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 8.17   Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. 8.18   Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. 8.19   A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. 8.20   Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 8.21   na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 8.22   Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. 8.23   E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 8.24   Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 8.25   Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 8.26   Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 8.27   E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. 8.28   Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Ele texto é um texto muito esclarecedor e, com a graça de Deus, o estudaremos em 2 etapas Romanos 8:14-28 nos ensina a enfrentarmos o sofrimento sem perder a esperança. Nos ensina a lidarmos com o sofrimento de forma vitoriosa.
Seu pai está sofrendo? Você está sofrendo? Seu filho está sofrendo? Alguém que você ama muito está sofrendo? Abra o seu coração para o Espírito Santo ministrar. Vejamos o que nos ensina a Palavra de Deus. Como enfrentarmos o sofrimento sem perdermos a esperança?

1- OLHE PARA O SOFRIMENTO À LUZ DO PLANO DA REDENÇÃO (19-26)
À luz da teologia todo sofrimento do mundo, independente de qualquer coisa, é fruto direto da distorção do relacionamento do homem com Deus, gerado pela entrada do pecado no mundo.
Esta, talvez, seja a nossa grande deficiência quando estamos sofrendo: Quando tiramos os olhos da teologia o sofrimento vira "sofrimento pelo próprio sofrimento"; transforma-se em lamúria, em lamentação e auto-comiseração.
Romanos 8:19-26 nos mostra que o sofrimento ganha uma dimensão mais profunda e mais complexa, quando olhamos para ele pelos olhos do Plano da Redenção. E aí, sob o olhos do Plano da Redenção, o texto escrito aos Romanos, nos informa que 2 coisas se sobressaem:



1.1- VOCÊ NÃO ESTÁ SOFRENDO SOZINHO
Esse bloco maior de versículos nos informa que "eu não sou o único a sofrer no mundo": a Natureza sofre (22), toda Igreja verdadeira sofre (23), e até o Espírito Santo sofre (26). É importante notar que nestes versículos o sofrimento é descrito pelo verbo "gemer" que traduz a idéia de contrações de dores de parto. Ou seja, quanto mais o tempo passa as dores são mais intensas em períodos cada vez mais curtos de tempo.

1.1.1- TODA NATUREZA (CRIAÇÃO) SOFRE
Romanos 8:22 nos diz: “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora...”. Conforme disse acima, a idéia do sofrimento da natureza é a idéia de uma mulher sofrendo dores de parto. É por isso que uma das versões bíblias assim traduz: “toda criação, conjuntamente, geme com dores de parto, até agora” (NVI).
Porque a natureza sofre? Diz-nos o versículo 20: “Pois a criação está sujeita à vaidade (futilidade – algo que é impossibilitado de cumprir o seu propósito), não voluntariamente (ou seja, não foi por sua própria vontade), mas por causa daquele que a sujeitou”.
Você deve se recordar que quando o homem pecou, Deus amaldiçoou a natureza. Gênesis 3:17,18: “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento”. .. Ela produzirá também cardos e abrolhos.
Entendeu a "dimensão maior" do seu sofrimento? Você não sofre sozinho; até mesmo a natureza sofre. Toda criação sofre; a um só tempo geme e suporta as angústias, como conseqüência direta do pecado.
A natureza geme, ESTÁ SUJEITA À VAIDADE, À FUTILIDADE, ao esforço inútil, querendo produzir, um milho mais robusto, um "aimpim manteiga" mais saboroso, uma abóbora mais saudável, mas vem "abóbora aguada".
Há poucos dias vi, minha esposa Marilene, preparando abóbora (daquela bem amarelinha; gente como eu gosto...). Ela estava “adoçando a abóbora com com açúcar” (???) para ficar saborosa... Pensei na hora: é a natureza gemendo...
Ela, a natureza está tolhida; ela não dá o que poderia dar. Daí, nós vemos muitas vezes a natureza como nossa inimiga; são os tsunamis, os furacões, as “entressafas” difíceis; é o gado morrendo no pasto por falta de alimento...
Você não está sofrendo sozinho... Olhe para o sofrimento à luz do plano da redenção. Mas há ainda mais



1.1.2- TODA IGREJA VERDADEIRA TAMBÉM SOFRE DORES DE PARTO
Romanos 8:23 nos diz: “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”. As primícias do Espírito são os primeiros frutos. A igreja verdadeira aqui é relatada como aquela que possui as primeiras experiências com o Espírito Santo.
A igreja verdadeira também está sofrendo, como que dores de parto. Homens que querem andar com Deus muitas vezes caem. Muitos são os que dizem: “O mal que não eu gostaria de fazer, o faço; o bem que eu gostaria de fazer não o faço”. Desventurado homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte? (Rm 7:15-24).
Muitos foram jogados em arenas, famílias foram dizimadas. 1ª Pedro 5:9 nos diz: “sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”.
Isso é verdade inclusive nos nossos dias. Um exemplo? Transcrevo a notícia de g1.globo.com: "A Comissão de Direitos Humanos do Senado pretende realizar uma audiência pública para debater os motivos que levaram o Irã a prender o pastor evangélico Youssef Nadarkhani. O pastor foi condenado à pena de morte por enforcamento depois de ter se convertido do islamismo para o cristianismo aos 19 anos. A audiência deve ser realizada no dia 20 de março e foi pedida pelo senador Magno Malta (PR-ES), que integra a bancada evangélica no Congresso. A ideia dos senadores é convidar para a audiência o embaixador do Irã no Brasil".
Você não está sofrendo sozinho... Olhe para o sofrimento à luz do plano da redenção. Mas, veja ainda algo mais...



1.1.3- O PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO TAMBÉM SOFRE
Romanos 8:26 nos diz também do Espírito Santo que está em nós, identificando-se conosco, sofrendo dores de parto: “mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.
As conseqüências do nosso pecado, de certa forma, machucam, atingem o próprio Espírito Santo, pois, Ele se identifica com as nossas dores, Ele vê a miséria que estamos passando e transforma nossos grunhidos, nossos gemidos de dor, numa oração eficaz. Aleluia!!
Portanto, para encarar o sofrimento de forma vitoriosa é preciso encará-lo sob a luz do Plano da Redenção. Em primeira e última instância, seu sofrimento tem relação direta com a entrada do pecado no mundo.
Não é você que somente sofre. Você não está sofrendo sozinho. Há muito mais mistério entre o céu e aterra do que imagina sua vã filosofia de vida... A Natureza sofre. Toda igreja verdadeira sofre. E, até o Espírito Santo, sofre. Olhe para o sofrimento à luz da Teologia, à luz do Plano da redenção, senão virará auto-comiseração; será sofrimento pelo sofrimento, lamúria pela lamúria.

Reverendo Valdemir Oliveira dos Santos
CONTINUA...
ESPERE QUE O ESPÍRITO SANTO AINDA TEM MUITO A NOS DIZER POR MEIO DE SUA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário