terça-feira, 3 de maio de 2011

DIFERENÇA ENTRE MISSIONÁRIO E DIÁCONO

PERGUNTA: Qual a diferença entre diácono e Missionário? É verdade que o termo missionário não existe na bíblia? ADRIANA

RESPOSTA: Olá Adriana. Sua pergunta é pertinente. Parte dela eu já respondi em um artigo anterior quando diferenciei Missionário X Evangelista. Vou utilizar parte daquela mesma discussão para sua resposta.
De fato, o termo Missionário, ou mesmo Missão (no sentido atual), não existe na bíblia. Mas isso não significa que a igreja esteja errada em usar o termo missão ou que o missionário não deva existir, uma vez que o apóstolo Paulo, é o modelo de missionário, dentro dos parâmetros todas as igrejas (independente de ser presbiteriana ou não) seguem.
Conveniou-se historicamente nas denominações e não só na IPB ligar a função do Missionário à pregação do evangelho mais ao Campo "Transcultural"; ele prega o evangelho visando estabelecer, fundar novas igrejas onde ainda Cristo não foi anunciado; fora de nossa "cultura" local. Já o evangelista é aquele é aquele que testemunha o evangelho no "dia a dia". Mas, observe essa não é uma distinção bíblica, é apenas Funcional.
Já o Diácono (biblicamente falando – veja Atos 6:1-7) é o oficial eleito pela igreja para dedicar-se prioritariamente à obra da Assistência Social na igreja. Por isso o termo diácono na língua grega significa “Servo”.
È óbvio que a bíblia cita casos de diáconos que pregavam a palavra e tinham o dom de evangelista como é o caso de Estêvão (At. 6:8). No entanto essa parte da pregação (prioritariamente falando) era função dos apóstolos, que também eram os presbíteros da igreja (At. 6:1,2; 1ª Pe. 5:1,2; 2Jo 1:1; 3Jo 1:1)
Mas é preciso fazer ainda uma distinção de DOM X RESPONSABILIDADE. Todos os crentes independentemente de serem diáconos, presbíteros ou profetas, etc... têm a RESPONSABILIDADE (Mc. 16:15) pregar o evangelho, no entanto, para alguns, mais especificamente Deus deu o DOM (Ef. 4:7-11) ESPIRITUAL DE EVANGELISTA, como a outros crentes deu outros dons diferentes.

43 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR AMADO GOSTARIA DE SABER ONDE ESTA A ORDENAÇÃO PARA CONSSAGRAÇAO DE OBREIROS E MISSIONÁRIOS POIS MISNISTERIOS SÓ TEM 5 NA BIBLIA

    ResponderExcluir
  2. PAZ DO SENHOR QUERIDOS MIM AJUDEM CONSSAGRAÇAO NÃO E PARA A VIDA TODA POR QUE SE CONSSAGRA PARA OBREIRO DEPOIS PARA DIÁCONO DEPOIS PARA PRESBÍTERO DEPOIS PARA EVANGELISTA DEPOIS PARA PASTOR DEPOIS PARA BISPO DEPOIS PARA APOSTOLO ONDE A BÍBLIA NOS ENSSINA ISTO POR FAVOR MIM AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz Amado. Muito complexo sua pergunta. A visão da Maioria das Igrejas é: Consagração = Ungido, ou seja quando se é Ungido com Óleo Perdura para sempre. Já Empossar = Ordenar, ou seja não se unge é apenas abençoado e dura até findar o tempo ministerial de quem ordenou. espero que tenha te ajudado. Pr. Marco (INSJC) Feira de Santana - Bahia

      Excluir
    2. Olá "Reobote Construtora" a visão que lhe passo é da Igreja Presbiteriana que creio ser a bíblica.
      Para nós só existem 2 ofícios legítimos para Ordenação e para a vida toda: Diáconos (ligados ação social) e Presbíteros (líderes p/ a administração da igreja e ministério da palavra; por isso o pastor é um presbítero também. E o ideal é que todo missionário, mestre, evangelista fosse um presbítero devidamente ordenado (Observe em 1ª Pedro 5:1 que Pedro, que era pastor também era presbítero, e também João (2ª Jo 1:1; 3ª Jo 1:1).
      Não reconhecemos o ministério apostólico conforme no modelo moderno atual. Já a ordenação dos oficiais (presbíteros e diáconos) são meio da imposição de mãos. Dos diáconos feita pelos presbíteros (At. 6:1-6). Dos presbíteros feita pelo Presbitério (1Tm 4:14). A imposição é feita apenas 1 vez na vida, pois o ofício é permanente.
      Quanto aos ministérios sua visão é mais restritiva. Ministérios (vem do verbo que significa servir, serviço etc) são infinitos na bíblia. Há muita gente em nossos dias confundindo ministérios com a própria igreja, e com a própria pessoa do pastor; exemplo "Ministério Pr. Fulano de Tal", isso é uma ignorância bíblica. Mas o fato é que a "visão ministerial" é muito ampla na bíblia, praticamente infinita. Deus nos chama a servi-lo por meio do ministério,e nos capacita com diversos dons para executar a tarefa. É o que eu expliquei no último parágrafo deste estudo: DOM X RESPONSABILIDADE.

      Excluir
  3. Gostaria de esclarecer uma duvida que infelizmente não tive coragem de falar com o meu pastor fui ordenada diaconisa e não houve unção com oleo,essa ordençao não vale somente no ministerio desse pastor se algum dia eu for para outra igreja essa ordençao nao valerá? Será porque ele nao ungiu quem foi levantado ao diaconato? Recebi o certificado e a publicaçaõ na ata.Por favor esclarece essa minha duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que sei é ordenação não unge mesmo amada.

      Excluir
    2. Consagração ao diaconato nao recebe unção com oleo, só imposição de mão.

      Excluir
  4. Sou consagrada com oleo a Evangelista a Dois anos e agora nao estou mais na igreja a qual fui consagrada. E nessa igreja que estou agora querem me apresentar como diaconisa . Isso é certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo minha irmã me chamo Luiz Cláudio sou um evangelista e te digo que um Pastor e um evangelista são chamados por Deus é um diácono e escolhido pela a igreja desse que seja casado e esposo de uma só mulher ser vc ja e uma evangelista por que querem te ordenarem a Diaconiza está faltando visão espiritual no líder da igreja que a irmã está

      Excluir
  5. Sou consagrada com oleo a Evangelista a Dois anos e agora nao estou mais na igreja a qual fui consagrada. E nessa igreja que estou agora querem me apresentar como diaconisa . Isso é certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se é ungida com óleo não pode ser retirada a unsao a não ser no caso de desviar não vai ta trabalhando mas continua ungida.

      Excluir
  6. Bom dia pastor.
    Qual a diferença entre missionária ou diaconisa?

    ResponderExcluir
  7. Eclesiásticamente falando quem vem primeiro Diaconisa ou missionária?
    Sou consagrada a missionária e meu pastor quer me consagrar novamente a Diaconisa. Está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta errado, porque primeiro vem a consagração de diáconisa

      Excluir
    2. Primeiro vem a consagração de Diaconisa. Mas, aprendi que no caso Missionaria(o) , quando vc vai para a outra igreja, cabe seu pastor te receber como missionaria ou nao. Ja evangelista, prespitero uma vez a unçao derramada, aonde ele for tem q ser recebido com esse cargo.

      Excluir
  8. Bom dia mim tire uma dúvida
    Missionário pode ungi outro pra ser missionário tanbem

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber o missionario ou missionaria e maior gargo eclesiastico do que pastor

    ResponderExcluir
  10. Eu quero saber se missionário e a cima de presbítero

    ResponderExcluir
  11. Por favor me responda.Uma pessoa que tem um chamdo de missionaria pode ser ungida logo como missionaria?

    ResponderExcluir
  12. Olha bom dia na Paz do Senhor Jesus Cristo eu foi consagrado para EVANGELISTA a três e agora foi consagrado para Diácono na semena passada qual será primeiro evangelista ou diácono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia na Paz do Senhor Jesus Cristo eu foi consagrado para EVANGELISTA a três anos e foi preparado para Diácono consagrado ungido por Deus gostaria de saber qual será primeiro evangelista ou diácono me diga por favor.

      Excluir
  13. Ei acredito que venha primeiro o diaconato e depois evangelista

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, ainda não sou consagrada a nada, mas meu pastor quer me consagrada a missionária? Está certo?
    Pensei que teria que ser obreira e assim vai....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor. A exeçoes. O pastor consagrada conforme o Espirito direciona...

      Excluir
  15. Boa noite!
    Eu e meu esposo servimos a Deus em uma instituição como pastores por 6 anos, fomos consagrados neste mesmo,porém nunca recebemos nenhuma certificação ou documentação que comprovasse isso, até porque não pensávamos em mudar de congregação mas, este ano fizemos isso e a presidente da congregação não quer fornecer nenhuma documentação comprovando a consagração, o que posso fazer?
    Grata desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia , eu e minha esposa fomos ungidos por DEUS a missionários e eu e ela fazemos obra missionária sò que nosso pastor quer nos consagrar a DIÁCONO e DIACONISA ele pode nos consagrar direto a missionários?

    ResponderExcluir
  17. A paz do senhor,Muitas perguntas né esse pessoal aí todo e consagrado ordenado mais tem muita coisa pra aprender né primeiro será que não fizeram nem um discipulado pra estás consagrações gente e muita gente dizavizada misericórdia aí vem com aquele vrs isolado alegra mata o espírito revifica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A letra mata mais o espírito revifica teologia e benção pena que tem pessoas que nem pra aluno não serve vai querer discutir com o profesor

      Excluir
  18. Quem vem primeiro missionário ou presbítero

    ResponderExcluir
  19. Boa noite sou ungida como intercessora e hoje fui ungida a obreira pode?

    ResponderExcluir
  20. vejo que a preocupação de muitos crentes é com cargo dentro da igreja com aparência externa com status com titulos diante da sociedade. Um verdadeiro CRISTÂO está preocupado com a salvação, por acaso vamos usar esses mesmos cargos na eternidade ou eles só valem enquanto somos gananciosos na terra. No céu Jesus é REI na TERRA foi servo

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de tira uma duvida meu esposo foi ungido a missionario a 3 anos atras qual cargo vem depois do missionario ?e correto missionario ser ungido a evangelista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd, pode sim ! O cargo missionaria(o) , nao esta na biblia, porem nao e errado consagrar a missionario(a), ja o cargo Evangelista e um cargo eclesiastico, que esta na biblia e aonde ele for ele e recebido com esse cargo. Ja missionario se ele mudar de igreja cabe o pastor aceitar ou nao.

      Excluir
  22. Qual cargo vem depois do missionario ?

    ResponderExcluir
  23. Graça e paz eu gostaria de saber se missionário é separado ou é ungido porque eu não acho esse cargo na bíblia alguém pode me ajudar em nome do nosso senhor Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  24. Apaz do Senhor meus irmãos.
    O melhor cargo é ser servo;melhor servir do quer ser servido!

    ResponderExcluir