terça-feira, 3 de maio de 2011

DIFERENÇA ENTRE MISSIONÁRIO E DIÁCONO

PERGUNTA: Qual a diferença entre diácono e Missionário? É verdade que o termo missionário não existe na bíblia? ADRIANA

RESPOSTA: Olá Adriana. Sua pergunta é pertinente. Parte dela eu já respondi em um artigo anterior quando diferenciei Missionário X Evangelista. Vou utilizar parte daquela mesma discussão para sua resposta.
De fato, o termo Missionário, ou mesmo Missão (no sentido atual), não existe na bíblia. Mas isso não significa que a igreja esteja errada em usar o termo missão ou que o missionário não deva existir, uma vez que o apóstolo Paulo, é o modelo de missionário, dentro dos parâmetros todas as igrejas (independente de ser presbiteriana ou não) seguem.
Conveniou-se historicamente nas denominações e não só na IPB ligar a função do Missionário à pregação do evangelho mais ao Campo "Transcultural"; ele prega o evangelho visando estabelecer, fundar novas igrejas onde ainda Cristo não foi anunciado; fora de nossa "cultura" local. Já o evangelista é aquele é aquele que testemunha o evangelho no "dia a dia". Mas, observe essa não é uma distinção bíblica, é apenas Funcional.
Já o Diácono (biblicamente falando – veja Atos 6:1-7) é o oficial eleito pela igreja para dedicar-se prioritariamente à obra da Assistência Social na igreja. Por isso o termo diácono na língua grega significa “Servo”.
È óbvio que a bíblia cita casos de diáconos que pregavam a palavra e tinham o dom de evangelista como é o caso de Estêvão (At. 6:8). No entanto essa parte da pregação (prioritariamente falando) era função dos apóstolos, que também eram os presbíteros da igreja (At. 6:1,2; 1ª Pe. 5:1,2; 2Jo 1:1; 3Jo 1:1)
Mas é preciso fazer ainda uma distinção de DOM X RESPONSABILIDADE. Todos os crentes independentemente de serem diáconos, presbíteros ou profetas, etc... têm a RESPONSABILIDADE (Mc. 16:15) pregar o evangelho, no entanto, para alguns, mais especificamente Deus deu o DOM (Ef. 4:7-11) ESPIRITUAL DE EVANGELISTA, como a outros crentes deu outros dons diferentes.

9 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR AMADO GOSTARIA DE SABER ONDE ESTA A ORDENAÇÃO PARA CONSSAGRAÇAO DE OBREIROS E MISSIONÁRIOS POIS MISNISTERIOS SÓ TEM 5 NA BIBLIA

    ResponderExcluir
  2. PAZ DO SENHOR QUERIDOS MIM AJUDEM CONSSAGRAÇAO NÃO E PARA A VIDA TODA POR QUE SE CONSSAGRA PARA OBREIRO DEPOIS PARA DIÁCONO DEPOIS PARA PRESBÍTERO DEPOIS PARA EVANGELISTA DEPOIS PARA PASTOR DEPOIS PARA BISPO DEPOIS PARA APOSTOLO ONDE A BÍBLIA NOS ENSSINA ISTO POR FAVOR MIM AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz Amado. Muito complexo sua pergunta. A visão da Maioria das Igrejas é: Consagração = Ungido, ou seja quando se é Ungido com Óleo Perdura para sempre. Já Empossar = Ordenar, ou seja não se unge é apenas abençoado e dura até findar o tempo ministerial de quem ordenou. espero que tenha te ajudado. Pr. Marco (INSJC) Feira de Santana - Bahia

      Excluir
    2. Olá "Reobote Construtora" a visão que lhe passo é da Igreja Presbiteriana que creio ser a bíblica.
      Para nós só existem 2 ofícios legítimos para Ordenação e para a vida toda: Diáconos (ligados ação social) e Presbíteros (líderes p/ a administração da igreja e ministério da palavra; por isso o pastor é um presbítero também. E o ideal é que todo missionário, mestre, evangelista fosse um presbítero devidamente ordenado (Observe em 1ª Pedro 5:1 que Pedro, que era pastor também era presbítero, e também João (2ª Jo 1:1; 3ª Jo 1:1).
      Não reconhecemos o ministério apostólico conforme no modelo moderno atual. Já a ordenação dos oficiais (presbíteros e diáconos) são meio da imposição de mãos. Dos diáconos feita pelos presbíteros (At. 6:1-6). Dos presbíteros feita pelo Presbitério (1Tm 4:14). A imposição é feita apenas 1 vez na vida, pois o ofício é permanente.
      Quanto aos ministérios sua visão é mais restritiva. Ministérios (vem do verbo que significa servir, serviço etc) são infinitos na bíblia. Há muita gente em nossos dias confundindo ministérios com a própria igreja, e com a própria pessoa do pastor; exemplo "Ministério Pr. Fulano de Tal", isso é uma ignorância bíblica. Mas o fato é que a "visão ministerial" é muito ampla na bíblia, praticamente infinita. Deus nos chama a servi-lo por meio do ministério,e nos capacita com diversos dons para executar a tarefa. É o que eu expliquei no último parágrafo deste estudo: DOM X RESPONSABILIDADE.

      Excluir
  3. Gostaria de esclarecer uma duvida que infelizmente não tive coragem de falar com o meu pastor fui ordenada diaconisa e não houve unção com oleo,essa ordençao não vale somente no ministerio desse pastor se algum dia eu for para outra igreja essa ordençao nao valerá? Será porque ele nao ungiu quem foi levantado ao diaconato? Recebi o certificado e a publicaçaõ na ata.Por favor esclarece essa minha duvida.

    ResponderExcluir
  4. Sou consagrada com oleo a Evangelista a Dois anos e agora nao estou mais na igreja a qual fui consagrada. E nessa igreja que estou agora querem me apresentar como diaconisa . Isso é certo

    ResponderExcluir
  5. Sou consagrada com oleo a Evangelista a Dois anos e agora nao estou mais na igreja a qual fui consagrada. E nessa igreja que estou agora querem me apresentar como diaconisa . Isso é certo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pastor.
    Qual a diferença entre missionária ou diaconisa?

    ResponderExcluir
  7. FUNÇÃO da Missionaria na Igreja Local

    ResponderExcluir