quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Queda de Satanás e o Plano da Redenção. Como Entender Melhor a Questão da Predestinação?

PERGUNTA:
Gostaria de saber sobre a Queda de Satanás e o Plano da Redenção. Como entender melhor a questão da Predestinação?

RESPOSTA:
Olá. Sua pergunta é muito profunda. Na verdade creio que a predestinação é o tema teológico mais discutido nos últimos anos e tem criado tanto um amor como um ódio extremado da parte de muita gente boa.
Ao tratarmos de temas como Predestinação, Trindade, Redenção, Soteriologia, Queda de Satanás, e outros mais, temos que nos aproximar com muito temor, humildade e tremor.
Estamos falando de coisas maiores que nós e precisamos ter uma compreensão daquilo que os teólogos chamam de Paradoxo: 2 verdades aparentemente contraditórias mas que não são opostas – exemplo Jesus é 100% homem e 100% Deus).
Muitos não crêem na predestinação porque acham que esta doutrina contradiz o “direito de escolha”, induz a indolência espiritual, etc... Isso tudo é uma má compreensão do tema.
Vou citar para você os textos do maior tratado teológico de todos os tempos, a Confissão de Fé de Westminster, que tratam de sua pergunta.

A) Como tratar com esse tema:
Confissão de Fé de Westminster Capítulo III – Seção VIII: A doutrina deste alto mistério de predestinação deve ser tratada com especial prudência e cuidado, a fim de que os homens, atendendo à vontade revelada em sua palavra e prestando obediência a ela, possam, pela evidência da sua vocação eficaz, certificar-se da sua eterna eleição. Assim, a todos os que sinceramente obedecem ao Evangelho esta doutrina fornece motivo de louvor, reverência e admiração de Deus, bem como de humildade diligência e abundante consolação. Ref. Rom. 9:20 e 11:23; Deut. 29:29; II Pedro 1:10; Ef. 1:6; Luc. 10:20; Rom. 5:33, e 11:5-6, 10.
B) Veja o Paradoxo
O fato de Deus ter predestinado tudo quando acontece não faz dele autor do pecado nem conivente com o mal, pois, ele não “violenta a consciência. Nunca Deus disse a qualquer criatura (incluindo Satanás): PEQUE!
Confissão de Fé de Westminster Capítulo  III- Seção I: Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas. Ref. Isa. 45:6-7; Rom. 11:33; Heb. 6:17; Sal.5:4; Tiago 1:13-17; I João 1:5; Mat. 17:2; João 19:11; At.2:23; At. 4:27-28 e 27:23, 24, 34.
C) A Definição de Predestinação
Confissão de Fé de Westminster Capítulo  III – Seção III: Pelo decreto de Deus e para manifestação da sua glória, alguns homens e alguns anjos são predestinados para a vida eterna e outros preordenados para a morte eterna. Ref. I Tim.5:21; Mar. 5:38; Jud. 6; Mat. 25:31, 41; Prov. 16:4; Rom. 9:22-23; Ef. 1:5-6.
Confissão de Fé de Westminster Capítulo  III – Seção IV: Esses homens e esses anjos, assim predestinados e preordenados, são particular e imutavelmente designados; o seu número é tão certo e definido, que não pode ser nem aumentado nem diminuído. Ref. João 10: 14-16, 27-28; 13:18; II Tim. 2:19.
Confissão de Fé de Westminster Capítulo Cap. III – Seção V. Segundo o seu eterno e imutável propósito e segundo o santo conselho e beneplácito da sua vontade, Deus antes que fosse o mundo criado, escolheu em Cristo para a glória eterna os homens que são predestinados para a vida; para o louvor da sua gloriosa graça, ele os escolheu de sua mera e livre graça e amor, e não por previsão de fé, ou de boas obras e perseverança nelas, ou de qualquer outra coisa na criatura que a isso o movesse, como condição ou causa. Ref. Ef. 1:4, 9, 11; Rom. 8:30; II Tim. 1:9; I Tess, 5:9; Rom. 9:11-16; Ef. 1: 19: e 2:8-9.
D) Observe que o Deus que predestinou o fim (Salvação) também predestinou o meio (Cristo).
É importante observar isso. Cristo está “aberto” a todos.
Confissão de Fé de Westminster Capítulo  III – Seção VI. Assim como Deus destinou os eleitos para a glória, assim também, pelo eterno e mui livre propósito da sua vontade, preordenou todos os meios conducentes a esse fim; os que, portanto, são eleitos, achando-se caídos em Adão, são remidos por Cristo, são eficazmente chamados para a fé em Cristo pelo seu Espírito, que opera no tempo devido, são justificados, adotados, santificados e guardados pelo seu poder por meio da fé salvadora. Além dos eleitos não há nenhum outro que seja remido por Cristo, eficazmente chamado, justificado, adotado, santificado e salvo. Ref. I Pedro 1:2; Ef. 1:4 e 2: 10; II Tess. 2:13; I Tess. 5:9-10; Tito 2:14; Rom. 8:30; Ef.1:5; I Pedro 1:5; João 6:64-65 e 17:9; Rom. 8:28; I João 2:19.

Creio que posso encerrar dizendo algumas coisas.
1) O fato de Deus predestinar alguns não o faz injusto, uma vez que todos mereciam condenação, pois quando Adão caiu toda raça humana caiu.
2) Todas as outras formas de entender a redenção a parte da predestinação são contrárias à bíblia uma vez que fazem do homem autor de sua própria salvação, ou seja, salvação por obras, mérito. Nesse “pacote” estão o Arminianismo, Pelagianismo, e Semi-pelagianismo (estude estes termos à parte).
3) O fato de Satanás ter caído ou viver tentando “atrapalhar” os planos de Deus não desmerecem em nada a Sabedoria e o Poder Divino. Deus nunca o forçou a nada; no entanto é óbvio que ao criá-lo (Satanás) como ao homem, Deus já sabia que ambos cairiam. E da mesma forma como Deus endurecia o coração de Faraó para no final cumprir o seu propósito, assim Ele faz o mesmo em relação a Satanás e sua obras malignas.
4) A doutrina da Predestinação traduz-se provavelmente como uma das mais belas de todas as doutrinas, pois, demonstra um Deus que, sem se fazer autor do mal, redimiu em Cristo toda uma massa de gente falida, pecadores, dignos de sua cólera. Isso sim é graça. Observe de novo que Deus nunca feriu a consciência e o direito de escolha, uma vez que tanto o Lúcifer, quanto o homem preferiram o caminho do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário