quinta-feira, 7 de abril de 2011

POSSO IR AO ESTÁDIO NO DOMINGO ASSISTIR VASCO X BOTAFOGO DEPOIS DE TER IDO À ESCOLA DOMINICAL DE MANHÃ?

PERGUNTA: Pastor Valdemir, a dúvida desta semana é sobre a questão da idolatria. Contudo, referente ao seguinte aspecto: Meu vizinho deixou de ir ao culto vespertino para assistir o clássico entre Vasco e Botafogo. No entanto ele disse que já havia participado do culto matutino e que não haveria problema algum. Sendo assim, fiquei a pensar, qual o propósito de algumas igrejas terem dois cultos? Pois nos são ensinado, que o DOMINGO deve ser exclusivamente para Deus. Como então os cristãos presbiterianos devem proceder numa situação dessas? Seria algum tipo de idolatria, por exemplo, não ir a EBD para ir à praia, mas participar do culto vespertino? Abraços Fraternos! Oliveira - Cachoeiro de Itapemirim-ES

Como vocês sabem Internautas enviam-me perguntas, dúvidas e questionamentos sinceros e dentro de minhas possibilidades vou respondendo a alguns. Meu email pessoal a quem quiser enviar é: pr.valdemir@yahoo.com.br

RESPOSTA: Olá Oliveira segue sua segunda resposta:
Primeiro citarei o texto da Confissão de Fé de Westminster (Cap. XXI; Seção VII), que, nós presbiterianos cremos ser a fiel exposição do sistema doutrinário conforme registrado na bíblia :
Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão (Exo. 20:8-11; Gen. 2:3; I Cor. 16:1-2; At. 20:7; Apoc.1:10; Mat. 5: 17-18).
Agora cito as orientações do “como” nos relacionarmos com o Dia do Senhor (Conf. Fé Westminster Cap. XXI, Seção VIII) :
Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e de antemão ordenado os seus negócios ordinários, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas próprias obras, palavras e pensamentos a respeito dos seus empregos seculares e das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e misericórdia ( Exo. 16:23-26,29:30, e 31:15-16; Isa.58:13).
Observe que devemos nos preparar para o Dia do Senhor (Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e de antemão ordenado os seus negócios ordinários). E mais, a “preocupação” (foco) com o dia do Senhor deve ser para exercícios públicos e particulares de culto e deveres de necessidade e misericórdia.
Portanto: Não creio que seja idolatria não ir à Escola Dominical e ir à praia ou ao campo de futebol depois de ter ido à EBD pela manhã. Para dizer a verdade a EBD institucionalmente falando é muito nova na vida da igreja e posterior à Confissão de Westminster.
No entanto, creio que há um erro de perspectiva da parte dessa pessoa, quanto à correta observância do Dia do Senhor. Guardar ou não o dia do Senhor não se limita simplesmente a ir à igreja uma ou duas vezes no domingo. Nem mesmo Deus ordenou que tivéssemos um ou dois cultos ou EBD`S aos domingos. Esta postura de simplesmente dizer “cumpri meus votos, fui à igreja, dei meu dízimo, cumpri minhas parte, fiz minhas obrigações” etc... é um ERRO. Veja o exemplo da mulher prostituta em Provérbios 7:10-14 (observe especialmente o versículo 14 em negrito e itálico).
Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração. É apaixonada e inquieta, cujos pés não param em casa; ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos. Aproximou-se dele, e o beijou, e de cara impudente lhe diz: Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos. Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei. Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores; já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores. Porque o meu marido não está em casa, saiu de viagem para longe.
Observe que essa mulher entende que está “liberada” para pecar (seduzir o jovem e levá-lo para uma noite de “amor” porque já “pagou”; já cumpriu seus compromissos religiosos).
A real questão tem a ver com o coração que se prostra e volta de maneira plena, única para Deus neste dia. Daí estas questões ligadas a lazer, esporte (bater uma bola, ir ao campo de futebol etc) ou fazer negócios devem ser evitadas no Dia do senhor. Por isso a Confissão de Fé mostrar sabiamente que somente “nos deveres de necessidade”(tais como um médico por exemplo), e “misericórdia”(transportar um enfermo por exemplo a um hospital) seriam “excessões” à regra à correta observância do Dia do Senhor; provavelmente por que glorificamos a Deus, de maneira prática, por meio dessas coisas.
É óbvio que há uma grande lacuna a ser preenchida por nós pastores nessa sua pergunta. A verdade é que nós não temos ensinado a nosso povo acerca do Dia do Senhor, tanto em relação à mudança do Dia (sábado para domingo – e por isso, pasme-se, muitos presbiterianos têm se tornado Adventistas do 7º Dia), e quanto à correta observância desse dia.
Nós pastores precisamos reavaliar muitas coisas em nosso foco de atenção para com a Escritura. Finalizo citando Isaías onde Deus demonstra grande zelo para com o seu dia (sábado no AT que tornou-se o domingo no NT): Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse (Isaías 58:13,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário