terça-feira, 5 de abril de 2011

SOBRE PASTORES DIVORCIADOS

PERGUNTA: A dúvida é sobre o Divórcio. Gostaria de saber por que os pastores divorciados não podem continuar ou até mesmo fazer parte no Ministério Pastoral na I.P.B (Igreja Presbiteriana do Brasil). Há alguma base bíblica ou é apenas uma norma do estatuto presbiteriano?

Internautas enviam-me perguntas, dúvidas e questionamentos sinceros e dentro de minhas possibilidades vou respondendo a alguns. Meu email pessoal a quem quiser enviar é: pr.valdemir@yahoo.com.br

RESPOSTA:
Olá Oliveira. Suas perguntas são, como sempre, pertinentes. Na verdade há pastores desenvolvendo os seus ministérios “normalmente” na IPB que são divorciados solteiros e alguns que já foram divorciados e casaram-se, novamente, inclusive mais de uma vez.
É óbvio que o ideal é que isso não fosse assim. O ideal de Deus é que o homem casado não se separe. Na IPB o pensamento é que a permissão bíblica para o divórcio é o adultério e a deserção (abandono) do lar; isso ainda, se não houver a possibilidade do perdão e recomeço (Mt. 19.3-12, 1Co.7.1-24). No entanto, a questão é muito complexa. Lidar e julgar a situação entre um casal não é tão simples. Há situações tão difíceis no aconselhamento pastoral em que é preciso até intervir, mesmo quando não houve adultério, por diversas questões, por exemplo, risco de morte. Já enfrentei situações assim. Foi por isso que o Senhor Jesus falou acerca da dureza do coração humano (Mt. 19:8).
Não estou com isso dizendo que tratamos o casamento de forma deleixada, não é isso. A questão é entendemos que o casamento não é um “sacramento”, como no catolicismo, mas uma “graça comum” (estude este assunto em separado). Por isso tratamos da questão casamento/divórcio, seja em relação ao pastor, a presbíteros e diáconos, ou a “membros comuns” observando, analisando, aconselhando, e julgando, caso a caso. Há caso em que ambos (marido e esposa) são disciplinados, há caso em que somente um dos lados é disciplinado.
Tratando especialmente de líderes (oficiais) e mais especificamente de pastores, a questão é mais séria, pois, estes são o modelo para rebanho. Paulo disse que é melhor casar do que viver abrasado (1Co. 7:9), no entanto, para um pastor casar, este, deve orar bastante e analisar vagarosamente e amplamente o passo que estará dando, pois, boa parte do ministério pastoral dependerá de uma vida conjugal exemplar. Há casos de pastores que se casaram com mulheres não crentes, com mulheres inexperientes na fé e na idade, mulheres muito mais novas, e vai por aí...
O rebanho se espelha no seu líder. Como posso aconselhar, instruir etc, sendo que minha vida conjugal é um desastre? As pessoas me seguirão e me respeitarão observando mais por aquilo que demonstro (exemplo) e não simplesmente por aquilo que digo. Paulo disse em 1ª Tm 5:8 que “aquele que não cuida dos seus, especialmente os da sua própria casa tem negado a fé e é pior que o incrédulo”.
Concluindo, a IPB possui pastores divorciados em seu rol, e estes são homens de Deus, sim, e são honrados e respeitados pela igreja, institucionalmente falando. No entanto, na prática, estes irmãos em sua maioria possuem um ministério (por diversos fatores) muito restringido; essa é a realidade. Alguns conselhos (veladamente) não aceitam que pastores divorciados pastoreiem suas comunidades. Geralmente orienta-se a estes irmãos a desenvolverem um ministério, quando conseguem, bem distantes do local onde aconteceu toda situação que gerou o divórcio.

2 comentários:

  1. Assunto polemico mas viva isto, minha ex conjuge a qual casei na assembleia me deixou porque estava em situação financeira dificil e pasmem me casou com o filho do pastor da assembléia, me pediu divorcio eu disse que não ia mover uma palha pois isto não era motivo para me deixar e que as velhas palavras ditas no autar de nada valiam ela deu entrada em tudo o juiz assinou por mim. obs ela ja estava com o filho do pastor, e hoje é rejente da mocidade! quando disse que contaria a verdade ficou preocupada. ela mora em dracena-sp não vem aqui em são paulo, a não ser scondida com medo de aparecer na igreja.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus Abencoe a todos os Patores do Brasil e do Mundo com .900,000,000,000,000,00,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,00 de hoje ate Cristo Jesus Voltar Amen

    ResponderExcluir