terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que a Bíblia Fala Sobre a Astrologia?

CONSULTANDO AOS DEMÔNIOS.

A Bíblia ensina que a astrologia é não somente uma atividade inútil (sem valor), mas algo tão mau que sua simples presença indica que o juízo de Deus já ocorreu. Tanto como filosofia ou como prática, a astrologia rejeita a verdade relativa ao Deus vivo, e em seu lugar conduz as pessoas a objetos mortos, como os astros e planetas. Assim como a Bíblia ridiculariza os ídolos, também o faz com os astrólogos e suas práticas.
"Mas Deus se afastou e os entregou ao culto da milícia celestial, como está escrito no Livro dos Profetas: Ó casa de Israel, porventura, me oferecestes vítimas e sacrifícios no deserto, pelo espaço de quarenta anos". (Atos cap.7 vers.42).
"Já estas cansada com a multidão das tuas consultas ! Levantem-se, pois, agora, os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti". (Isaías cap.47 vers.13).
Entretanto, isto não tem evitado que a maioria dos astrólogos declare que a Bíblia apóia favoravelmente a astrologia. Muitos dizem que (a Bíblia está cheia de referências astrológicas e também filosofias da astrologia).
Os astrólogos "justificam" tais afirmações da mesma maneira que muitas seitas citam a Bíblia como evidência de seus próprios ensinamentos falsos e anti-bíblicos. Eles distorcem as Escrituras até ensinarem algo contrário à Bíblia. Qualquer passagem bíblica que refute tais ensinos é simplesmente ignorada, mal interpretada, ou eliminada.
Pode-se provar que todo texto bíblico citado pelos astrólogos para provar que a Bíblia apóia a astrologia foi mal interpretado ou mal aplicado. Assim como a água e o óleo não se misturam, a Bíblia e a astrologia são totalmente incompatíveis. Alguns não-cristãos também admitem que existe "um abismo ideológico permanente entre ambas as crenças".
Historicamente o cristianismo tem-se oposto à astrologia por três razões bíblicas. Primeiro, a Bíblia explicitamente rejeita a astrologia como uma prática inútil (sem valor). Uma prova disso está em (Isaías cap.47 vers.13-14), onde Deus afirma: "Ja estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo para que diante dele se assentem."
Aqui vemos que, em primeiro lugar, Deus condena o conselho dos astrólogos babilônicos. Em segundo lugar, Deus disse que suas predições baseadas no movimento dos astros não os salvariam do juízo divino que se aproximava. Finalmente, Deus disse que o conselho dos astrólogos não era inútil somente para os outros, mas que nem os salvaria a eles mesmos.
"Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus". (Deuteronômio cap.4 vers.19).
"Sim, levastes Sicute, vosso rei, Quium, vossa imagem, e o vosso deus-estrela, que fizestes para vós mesmos. Por isso, vos desterrarei para além de Damasco, diz o Senhor, cujo nome é Deus dos Exércitos". (Amós cap.5 vers.26-27).
A segunda razão bíblica pela qual o cristianismo tem-se oposto à astrologia é porque Deus proíbe as práticas ocultas. Basicamente, a astrologia é uma adivinhação. Esta é definida pelo Webster’s New Collegiate Dictionary (1961) como "o ato ou prática de prever ou predizer atos futuros ou descobrir conhecimento oculto". No Webster’s New World Dictionary (1962), a astrologia é definida como "a arte ou prática de tentar predizer o futuro ou o conhecimento por meios ocultos". Por ser uma arte ocultista, Deus condena a adivinhação como mal e como uma abominação para Ele, dizendo que ela leva ao contato com maus espíritos chamados de demônios.
"Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis assiciados aos demônios". (1 Coríntios cap.10 vers.20).
Finalmente, a Bíblia repudia a astrologia por levar as pessoas à terrível transferência de sua lealdade ao infinito Deus do Universo para as coisas que Ele criou. É como dar todo o crédito, honra e glória às magníficas obras de arte, esquecendo completamente o grande artista que as produziu. Nenhum astrólogo, vivo ou morto, daria às pinturas de Rembrandt ou Picasso o mérito que corresponde aos autores, mas eles o fazem rotineiramente com Deus. Entretanto, Deus é infinitamente mais digno de honra que os homens, pois é Ele quem fez "os céus e a terra" e em Suas mãos está a vida de todos os homens. "No princípio, criou Deus os céus e a terra". (Gênesis cap.1 vers.1).
O que têm provado os testes de validade dos signos zodiacais (por exemplo, se você é de Peixes, Touro, Libra, Sagitário, Aquário, Cancer, Gêmeos, Capricórnio, Escorpião, Virgem, Áries ou Leão) ???
A astrologia diz que o signo zodiacal de uma pessoa tem grande importância para determinar a totalidade de seu caráter. A análise de um pesquisador do conteúdo da literatura astrológica revela 2.375 adjetivos específicos para os doze signos zodiacais. Cada signo foi descrito por uns 200 adjetivos (por exemplo, "Leão" é forte, dominante, rude – um líder nato; "Touro" é indeciso, tímido, inseguro – não é líder). Nesse teste, mil pessoas foram examinadas segundo 33 variáveis, incluindo o atrativo físico, a capacidade de liderança, os traços de personalidade, as crenças sociais e religiosas, etc. A conclusão foi que este teste falhou em provar qualquer predição astrológica: "Todos os nossos resultados podem ser atribuídos ao acaso."
Foi feito outro teste para descobrir se os planetas influem na compatibilidade do matrimônio, ou seja, se existe uma indicação significativa do número de casais que continuaram casados porque seus signos demonstraram ser "compatíveis" ? E os que tinham um signo "incompatível" se divorciaram ? O estudo foi feito com 2.978 casais que se casaram e 478 casais que se divorciaram em 1967 e 1968. Este teste demonstrou que os signos astrológicos não alteravam significativamente o resultado em qualquer desses grupos. Os nascidos sob signos "compatíveis" casaram e se divorciaram com a mesma freqüência do que os nascidos sob signos "incompatíveis".
Os astrólogos alegam que os cientistas e os políticos são favorecidos por um ou outro signo zodiacal. Ou seja, que há uma suposta conexão entre o signo de uma pessoa e suas possibilidades de êxito numa determinada profissão. Ao investigar esse tema, foi comparado a data de nascimento de 16.634 cientistas e 6.475 políticos e não encontrou correlação que substanciasse as afirmações dos astrólogos. Não pode haver dúvida de que a distribuição de signos nestas duas atividades foi tão aleatória quanto entre o público em geral.
Concluindo, a evidência científica atual mostra que não é válida a afirmação dos astrólogos de que um signo influi em sua vida.

Conclusão:
"De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida". (João cap.8 vers.12).
Enquanto a "luz dos astros" tem trazido dúvida e divisão entre os próprios astrólogos, e incerteza e frustração para o povo que anda sem direção, JESUS, o Criador de todos os astros celestes e de todo o Universo, apresenta-se como a verdadeira Luz do Mundo e declara que aqueles que O seguirem não mais andarão em trevas; mas terão a luz da vida.
Aos que estão buscando direção para suas vidas, Jesus convida: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... e achareis descanso para a vossa alma" (Mateus cap.11 vers.28-30).
Na Bíblia, a Palavra de Deus, encontramos revelações claras de que nossas vidas estão nas mãos de Deus. Davi revela-nos no Salmo 139 que Deus tudo conhece e que não podemos fugir da presença dEle em hipótese alguma. Daniel, o profeta, declara ao rei Belsazar: "...Deus, em cuja mão está a tua vida, e todos os teus caminhos..." (Daniel cap.5 vers.23).
Nossas vidas e nossos caminhos estão nas mãos de Deus ! Que consolo e descanso é sabermos que nossas vidas estão nas mãos desse Deus amoroso ! Para os babilônios, todavia, que se deixavam guiar pelos astros, não foi assim, conforme lemos em (Isaías cap.47 vers.13-15) - "Já estas cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora, os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restonho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo, para que diante dele se assentem. Assim serão para contigo aqueles com quem te fatigaste; aqueles com quem negociaste desde a tua mocidade; dispersar-se-ão, cambaleantes, cada qual pelo seu caminho, ninguém; te salvará".
Diante de nós está a escolha a ser feita: saber o que dizem os astros a meu respeito, ou saber qual a vontade de Deus para a minha vida. Convém recordarmos as palavras do apóstolo Paulo na sua Carta aos Romanos:
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).
QUE DEUS TE ABENÇOE...

Contato com o autor: leandro.prcarlos@gmail.com 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AS FORNALHAS DAS AFLIÇÕES

Em nenhum lugar a bíblia ensina que os cristãos são isentos de tribulações e dos desastres naturais que sobrevêm ao mundo. No livro de 2ª Coríntios cap.7 vers.4, o Apóstolo Paulo podia escrever: “Transbordo de gozo em todas as nossas tribulações”. ...sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação". (2 Coríntios cap.7 vers.4). Paulo era um homem que sabia o que era sofrimento. Um homem capaz de cantar em situações adversas. Um homem capaz de escrever na prisão, uma carta cujo o tema era alegria. Um homem que termina seu ministério, numa prisão marmentina fazendo declarações de campeão. Ele via as tribulações como escola de Deus, para lhe ensinar grandes lições. Aprendemos pois:
"Fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar". (2 Coríntios cap.11 vers.25).
"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam". (Atos cap.16 vers.25).
"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos". (Filipenses cap.4 vers.4).
"Por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas própria tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado". (Romanos cap.5 vers.2 ao 5).
"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé". (2 Timóteo cap.4 vers.7).

1) O LADO POSITIVO DA AFLIÇÃO
a) As coisas mais valiosas da vida nos vêm através da pressão.
- O trigo é moído antes de poder tornar-se em pão.
- O incenso precisa ser posto no calor do fogo a fim de desprender o odor.
- O solo precisa ser rasgado pelo arado agudo,antes de receber a semente.
- O coração quebrantado é o que agrada a Deus. As alegrias mais doces são fruto de sofrimento.
b) Deus não poupou a Daniel de entrar na cova. Mas o salvou dentro da cova.
"Com ele serei na angustia". (Salmos cap.91 vers.15). Deus nunca prometeu aos seus filhos de passarem isentos de tristezas, mas promete dar graça e força para vencê-la. Deus não promete uma viagem calma mas uma chegada feliz. Haverá muralha em nossa frente, gigantes na espreita mais não permanecerá de pé diante da tua igreja. O senhor diz: O meu povo é separado, escolhido, é povo de minha exclusiva propriedade, é sacerdócio real, é nação santa. O meu povo está assentado comigo nos lugares celestiais. O meu povo é cabeça e não cauda, é sal, é luz. O meu povo é a menina dos meus olhos, eu o selei com meu Espírito Santo. Ao redor do meu povo, Eu sou uma muralha de fogo. E é através do meu povo, da minha igreja, que eu vou manifestar ao mundo a minha graça e a minha glória .

2) DEUS TRABALHA EM NÓS COM PLANOS E PROPÓSITOS
a) Deus trabalhou em José, na oficina da adversidade, até que estivesse apto para ser vice-rei do Egito e assim cumprir o propósitos de Deus;
b) Deus trabalhou em Moisés, lapidando seu coração para que pudesse liderar o povo de Israel rumo a terra prometida;
c) Deus trabalhou no coração de Jonas, ensinando-o a ver que Deus ama até mesmo os povo que um Israelita como ele teria interesse em ver destruídos;
d) Os homens de Deus são aqueles que passaram pelo deserto, pela fogueiras, pelas prisões, pelo calabouço, por açoites, fome, perigo, nudez, espada e perseguição. Passaram pelo bisturi divino.
e) Não é nas grandes universidades, nas catedrais, nos gabinetes acarpetados com poltronas giratórias e inclináveis o lugar preferido para que ele faça sua obra; às vezes é nos lugares e situações mais tristes que o senhor molda nosso caráter.
Conforte-se, crente provado, com esta imagem: Deus diz provei-te na fornalha da aflição. Deixemos vir a aflição. Deus escolheu-me Pobreza, você pode trotar diante da minha porta, mas Deus já está em casa e, Ele escolheu-me. Doença você pode penetrar, mas já tenho o bálsamo preparado Deus escolheu-me, seja o que for que me aconteça neste vale de lágrimas, sei que Ele “escolheu-me”.
Você pode estar passando momentos de inquietação, causados por problemas e dificuldades que assolam a sua vida. Isso ocorre com toda pessoa normal. Mas, se você tiver fé em Deus, ouça o que Ele diz, falando ao seu coração:
Aquiete-se, meu filho,
• Porque eu sou Deus, e sei de todas as suas dores e de todas as suas aflições".
• Porque nada acontece com você sem que eu permita. E se eu permito, tenho minhas razões, que são sempre justas, boas e santas, e visam ao seu bem".
• Porque não vou deixar que você seja provado além das suas forças; antes,vou ajudá-lo a suportar e a superar a dor".
• Porque eu sou Deus. no momento próprio, haverei de socorrê-lo e livrá-lo do seu sofrimento".
• Saiba que eu sou Deus. Estou reservando para você um futuro tão feliz, que você irá se esquecer, para sempre, dos sofrimentos presentes".
• E saiba que eu sou, também, seu Pai, e não vou deixar que você, meu filho, passar por aflição, sem ajudá-lo".
• E saiba que amo você, e meu amor jamais acaba. Aquiete-se, e saiba que eu sou Deus, e não mudo”.

Mensagem de Esperança
Você, provavelmente, deve ter o seu espinho na carne. E, também, tem clamado ao Pai, para que lhe seja retirado. Deus permitiu o espinho na carne do Apóstolo Paulo, para que ele não se ensoberbecesse. Assim, em vez de um Paulo são, tivemos um São Paulo. Se você tem orado, e a sua dor não tem passado, aceite-a como permissão de Deus, para o seu benefício espiritual, e conte com a sua graça.
A minha graça te basta
- Diz o Senhor, para que sintas a tua fraqueza e recorras ao meu poder.
- Para te fortalecer o ânimo, firmar os pés, a fim de que não desanimes, nem tropeces no caminho.
- Para te fortificar a fé e fazer de ti um filho à altura do meu nome.
- Para creres que todo esse sofrimento será transformado em bem aventurança e vitória, por toda a eternidade, porque “a minha graça é melhor do que a vida” (Salmos cap.63 vers.3).
- "Pra você saltar muralha" (Salmos cap.18 vers.29).

3) NADA NOS SEPARA DO AMOR DE CRISTO
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados perseguidos, mas não desamparados, abatidos, mas não destruídos...etc. (2 Coríntios cap.4 vers.8 ao 10).

MEU CARO LEITOR. Quando chegamos ao extremo, parece que a corda vai partir, então o Senhor entra em cena. Ele é fiel, dele vem o socorro. Nunca vai faltar tribulação em nossas vidas, mais Deus vai sempre preparar um Jonatas pra você encostar sua cabeça. Sempre haverá um Davizinho de Deus para cantar lindas canções para você na hora da angustia, para alegrar teu coração. As fogueiras não podiam apagar a fé dos cristão primitivos, mesmo atingidos pelo fogo, citavam o nome de Jesus em alta voz cantando e agradecendo a Jesus por serem achados dignos de beber do cálice e fazer parte da fileira dos mártires.

Conclusão:
Aprendamos então a sermos fies em tudo. Para com Deus, para com a igreja, como ministro de Deus, fiel no cumprimento da doutrina, fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (Tg 1-12) como provação e aprovação.
"Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei". (Salmos cap.101 vers.5).
"Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam". (Tiago cap.1 vers.12).
QUE DEUS TE ABENÇOE...

Contato com o autor desta mensagem: leandro.prcarlos@gmail.com

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aquecimento Global: Sinal da Volta de Cristo ou Responsabilidade do Homem?

Olá Pastor. Preciso de um esclarecimento. O aquecimento global é algo que já aconteceria naturalmente ou é Profecia de nosso Senhor Jesus Cristo? Humberto de Porto alegre. Ah, parabéns pelo blog.
Olá Humberto. A sua pergunta faz parte da área do teologia chamada "escatologia", que é a doutrina das últimas coisas ou dos últimos dias. Há um grande e extenso debate quanto às diversas correntes teológicas que tratam desse tema; é muito interessante estudá-lo. Há aproximadamente dois mil anos os discípulos preocupados com este mesmo assunto consultaram a seu mestre: "E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores" (Mateus 24: 3-8).
Faço a seguir uma citação do site “Jesus voltará”: “Se você é daquelas pessoas que gostam de estar em dia com as notícias certamente verá nesta declaração de Jesus Cristo, uma impressionante descrição do que está acontecendo agora mesmo no mundo. Se você comprar o jornal de hoje é muito provável que encontre informações acerca de `seres iluminados' que asseguram que são a encarnação de Cristo e que vieram para salvar o mundo. Também lerá sobre as últimas guerras suscitadas no Oriente Médio e outras zonas de conflito. Lerá acerca dos últimos rumores de guerras anunciadas por astrólogos lendários como Nostradamus ou outros videntes modernos, se inteirará dos milhares de mortos e milhões de feridos deixados pelo último terremoto em algum lugar do planeta, se informará da última epidemia coletiva nos países europeus e do novo vírus letal criado por acidente em um laboratório de prestigio em manipulação genética. Tomará consciência da desolação na Etiópia, onde seus habitantes morrem por falta de alimentos. Lerá sobre a crise econômica mundial e da terrível taxa de desemprego que está fazendo que cada vez mais pessoas tenham fome, mesmo nos países mais industrializados”.
Respondendo à sua pergunta: tanto uma como outra alternativa estão corretas, na verdade as duas alternativas são intercambiáveis e complementares; não são opostas mas, “duas vias da mesma estrada”. No âmbito profético o senhor Jesus anteviu todos estes acontecimentos. Se observarmos outros textos mais teremos base segura para todo caos que tem acontecido no planeta como maremotos (tsunamis), efeito estufa, derretimento das calotas polares, destruição da camada de ozônio por causa da poluição... E não se resume a isso. Há ainda o surgimento e levantamento do Anti-cristo, o esfriamento do amor, a rebelião no lar etc...
No entanto, o fato de Jesus ter profetizado tudo isso não desmerece o fato de que o homem é um ser responsável por essa situação, especialmente no que concerne aos relacionamentos interpessoais que gerarão ódio, inimizades e guerras. O ser humano ainda é responsável também por sua relação, pelo seu trato com a natureza, que já tem gerado desmatamento, o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, os maremotos, as enchentes, as secas, etc...
Prepare-se, Humberto, pois, Jesus comparou tudo isso como o princípio das dores. A imagem que o Mestre usou foi de uma parturiente, uma mulher prestes a dar a luz. No início as contrações são poucas, em espaço de tempo maior e de menor intensidade. Mas, com o decorrer do tempo elas, as dores, vão ficando cada vez mais freqüentes, com maior intensidade (dor) e em intervalos de tempos menores, até que a criança nasçe (até que o Senhor Jesus venha em poder e glória). Cabe a nós, cristãos, observarmos tais eventos (profetizados pelo senhor Jesus e irresponsavelmente praticados pelo homem), e nos preparar para o "nascer da criança" (a vinda do Senhor). Daí o clamor da igreja ser: Maranata, vem Senhor Jesus!
É por esta razão que não devemos nos deter em especulações quanto às datas, pois, Deus não mas revelou. Jesus profetizou e nons revelou tais eventos, não para que fiquemos com bmedo ou para que fixemos uma data definida da sua vinda, mas, para que VIGIEMOS. Não podemos nos assegurar que Jesus regressará dentro de um, dois ou cinco anos, nem tampouco devemos atrasar sua vinda dizendo que talvez não se produza nem em dez, nem em vinte anos
"Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai... Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis"(Mateus 24:36,43,44).

Essas são perguntas eviadas a meu email pessoal: pr.valdemir@yahoo.com.br; escolho algumas para responder e vou colocando aqui as respostas de acordo com as minhas possibilidades. Procure no blog que já respondi várias.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Posições Diferentes Sobre a Santa Ceia

JÚLIA DE VITÓRIA: Explique-me sobre a santa ceia. Soube que há visões diferentes. Qual o pennsamento do senhor. Porque não há entendimento nesse ponto?
Oi Júlia realmente o assunto Santa Ceia gera um certo debate no meio teológico, pois as palavras de Cristo "isto é o meu corpo" e "isto é o meu sangue" são interpretadas pelo menos de 04 maneiras diferentes:
1- POSIÇÃO CATÓLICA ROMANA - a interpretação de acordo com o pensamento da igreja Católica Romana é que mediante a consagração dos elementos pelo sacerdote, a substância do pão (hóstia), e do vinho, se transformam respectivamente no corpo e no sangue  de Jesus. Daí esta interpretação leva o nome de TRANSUBSTANCIAÇÃO. Rejeitamos esta interpretação literalista do texto, pois, entendemos que não haja "mágica" no momento da Ceia. É tão incoerente, e ao mesmo tempo tão afirmada pelo católicos esta posição que àqueles que estão em preparação para a 1ª comunhão lhes é ensinado que não se deve mastigar a hóstia, pois pode-se dilacerar o corpo de Cristo. Na idade média esta posição gerou controvérsias gritantes, pois, relata-se de ratos terem comido a eucaristia e não se saber o que fazer, uma vez que haviam literalmente participado do corpo de Cristo...
2- POSIÇÃO LUTERANA - Os luteranos discordam dos católicos. Eles entendem que pão continua sendo pão e o vinho continua sendo vinho, no entanto, junto com as substâncias do pão e do vinho, no ato da celebração, estão também as substâncias da carne e do sangue de Cristo. Esta interpretação é chamada de CONSUBSTANCIAÇÃO.
3- POSIÇÃO BATISTA E PENTECOSTAL - Estas igrejas seguiram o pensamento de um grande reformador chamado Úlrico Zwinglio. Este pensamento diz que a Ceia é apenas um ato de reafirmação de fé do participante. Estes irmãos rejeitam o termo "Santa" Ceia. Preferem apenas usar o termo "Ceia do Senhor". Sendo assim, com base em 1ª Coríntos 11:24 "Fazei isto EM MEMÓRIA de mim"; este irmãos defendem  que a ceia é tão somente um memorial daquilo que Cristo fez pelos pecadores. Daí a interpretação desses irmãos é conhecida como MEMORIAL.
4- POSIÇÃO PRESBITERIANA, CALVINISTA - Nós presbiterianos rejeitamos o pensamento Católico romano e também o pensamento luterano pelo simples fato que é claro que o pão e o vinho nem se transformam nem mesmo se somam ao corpo e ao sangue de Cristo. O momento da Santa Ceia não é um momento de mágica; é sim, um momento de fé. Entendemos que é sim um memorial, mas, também muito mais que um memorial. Trancrevo a seguir texto do livro "O que todo presbiteriano inteligente deve saber" (Adão Carlos do Nascimento e Alderi de Souza Matos - Editora Socep): "Se a Ceia é apenas um memorial, como sustentar que "aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor?" E como entender que, em Corinto havia muitas pessoas fracas e doentes... pelo fato de haverem participado da Santa Ceia de maneira indevida... A santa Ceia é um meio de graça, isto é, um meio que Deus usa para nos nutri e fortalecer espiritualmente".
Assim sendo, a interpretação Calvinista/presbiteriana defendida por nós é que Jesus está espiritualmente presente no pão e no vinho. Esta presença espiritual é tão real como o pão e vinho. Por isso, ao participar do pão e do vinho, o crente participa espiritualmente e verdadeiramente de Cristo. Assim sendo, como pão e o vinho alimentam o corpo, a presença espiritual de Jesus na Ceia alimenta espiritualmente o participante. A doutrina presbiteriana é chamada de PRESENÇA ESPIRITUAL DE CRISTO NOS ELEMENTOS.
Assim sendo, Júlia, é de grande importância o momento da Ceia, é mais que um memorial. Deve haver preparo, reverência, discernimento e assídua participação neste ato tão sublime de fé cristã.


Essas são perguntas eviadas a meu email pessoal: pr.valdemir@yahoo.com.br; escolho algumas para respnder e vou colocando aqui as respostas de acordo com as minhas possibilidades. Procure no blog que já respondi várias.

sábado, 16 de outubro de 2010

FICAMOS COMO QUEM SONHA...

A Dinâmica dos Sonhos
1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. 3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. 4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes (Salmo 126).
Todos ser humano já sonhou alguma vez. Se a vida não houvesse sonhos e sonhadores tudo seria sem graça, pois a beleza da vida está no colorido dos sonhos; sonhos que nos falam de esperança, de perspectivas, de novos horizontes a serem visualizados, de uma nova estrada a ser percorrida.
Todos os grandes homens de Deus foram sonhadores. Noé sonhou com um grande barco. Abraão sonhou com um filho. Jacó sonhou com uma escada que descia do céu à terra. Moisés sonhou com um povo liberto morando numa terra que manava leite e mel. Davi sonhou construir o templo para o Senhor.
O Senhor Jesus foi um “semeador de sonhos”: a menina não morreu apenas dorme... Vinde a mim e eu vos aliviarei... eu vos darei vida em abundância. Os escritores bíblicos mostraram que o nosso Deus é um “Deus sonhador”: Acerca de Deus Isaías disse: “Eu é que sei que pensamentos (sonhos) tenho a vosso respeito....pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que desejais... O salmista disse: Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos (sonhos) do teu coração... Paulo disse: nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado (sonhado – idealizado) para aqueles que o amam”.
O salmo 126 é o salmo dos sonhos: “1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.”. Este salmo trata acerca da dinâmica dos sonhos nos mostra em 1ª lugar acerca da Utilidade dos sonhos. Porque os sonhos são importantes:

1- PORQUE OS SONHOS SÃO IMPORTANTES?
A) OS SONHOS EMBELEZAM A VIDA
1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
Já o versículo 2 fala de riso, júbilo. O versículo 3 fala de alegria. O versículo 5 fala de júbilo, e o versículo 6 fala de júbilo. Qual o motivo de tanta alegria? Os sonhos. Dr. Roberto Leal Boohrem diz que quando rimos, fazemos entrar mais ar nos pulmões e mais oxigênio no sangue, com isso estimulamos a circulação aumentando a freqüência cardíaca. Estudos de amostras de sangue colhidas enquanto as pessoas riam mostraram níveis mais elevados de adrenalina. Isso significa que quando estamos alegres, ficamos mentalmente mais alertas. Ou seja: o riso ajuda na saúde mental. Nossos músculos ficam menos tensos, mais relaxados (quem ri não tem dores lombares como Bussite) e isso nos ajuda a enfrentarmos melhor os problemas do dia-a-dia. Pesquisas dizem que o sorriso, o bom humor ajuda ainda no retardamento do envelhecimento e na estabilidade do casamento.
Observe que o riso acontece por causa do sonho. O Senhor restaurou, então a nossa boca se encheu de riso e nossa língua de júbilo. Um grande pensador disse que “o homem não morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar”.
Quem sonha é alegre e isso embeleza a vida; faz bem para o corpo, para a alma e para o nosso coração! Todos quantos estão parando de sonhar estão abandonando simplesmente o prazer de viver. Os sonhos fazem florescer o jardim do nosso coração com as mais lindas flores da primavera; os sonhos nos fazem vislumbrar um mundo melhor..

B) OS SONHOS IMPULSIONAM A VIDA
Quando o Senhor restaurou... restaura a nossa sorte
Sem o objetivo de realizar nossos sonhos, não temos razão para crescer, nem o que desfrutar da vida. Paulo diz em Atos 20:24: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus (realiza o sonho de minha vida) para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.
O contexto do salmo 126 é o mesmo do salmo 137. O rei Nabucodonozor entrou em Jerusalém escravizou o povo de Deus levando-os para Babilônia onde ficaram 70 anos cativos. Aí vem o relato do Salmo 137:1-4: “1 Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. 2 Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, 3 pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. 4 Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?”.
Mas Deus interviu, e o império Babilônico caiu diante do rei Ciro, o persa. E o Espírito de Deus tocou no coração do ímpio rei Ciro e, no primeiro ano de seu reinado, veja o que ele fez. Olhe lá em Esdras 1:1-3: “1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: 2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. 3 Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém”. Deus deu livramento, o povo pode retornar sem fazer guerra à Jerusalém. Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião ficamos como quem sonha...
Agora, já em Jerusalém eles têm de reiniciar a vida; novos sonhos, novos projetos: os muros precisam ser reedificados, o templo precisa ser erguido, o altar precisa ser restaurado, a terra precisa ser arada. Então o Senhor restaurou... agora restaura de novo Senhor a nossa sorte... É preciso sonhar; os sonhos são importantes porque eles impulsionam a nossa vida. Os sonhos nos empurram pra frente.
Os americanos chegaram à lua em 1969 mas havia um sonhador por trás Jhon Kenedy. Os nossos sonhos são o combustível das nossas realizações. O homem mais poderoso do mundo de hoje é um negro. Mas para isso acontecer houve um sonhador que disse: “I Have a Dream” eu tenho um sonho: ver na nossa nação um dia a pessoa seja respeitada não pela cor da pele mas pelo seu caráter. Um tiro atravessou o peito do Pr. Martin Luter King Jr., mas 40 anos depois o sonho tornou-se realidade.
O sonho é o alimento da alma; é aquilo que impulsiona a vida, é o combustível que faz o carro andar. O profeta Joel (2:28-30) profetizou que Deus derramaria seu Espírito sobre toda a carne... os filhos profetizariam, os jovens teriam visões e os velhos sonhariam... Porque os velhos sonhariam quando o Espírito fosse derramado? Porque a idade chega aos "70" e a pessoa começa a cantar: ao findar o labor dessa vida... A vida chega aos "80" ela diz: "Agora meu texto bíblico predileto Salmo 90:10": o resto é enfado e canseira...
Não irmão. Os sonhos impulsionam a vida. Roberto Marinho fundou a Globo com mais de 60 anos de idade... Abraão foi chamado por Deus com 75 anos e Moisés com 80...
Um dos meus personagens bíblicos é Calebe. Aquele que junto com Josué foram os únicos da sua geração a entrar na terá prometida: Veja o testemunho dele em Josué 14:10-11: “10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. 11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.”.Você só vai "pendurar as chuteiras" quando Deus te chamar, enquanto isso sonhe...
Ah, irmão talvez sua vida seja tão amarga porque você parou de sonhar. Talvez falta você começar a sonhar...

C) OS SONHOS TRANSFORMAM A VIDA
5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes
Sonhar não é capricho, Não importa que partido você seja. Mas eu queria que você se sentisse honrado por viver nesses dias. Um retirante nordestino semi-analfabeto saiu de sua cidade por causa da fome numa carroceria de pau. Mas ele tinha um sonho: ser presidente do Brasil. Veio para São Paulo. Lá foi preso, humilhado. Candidatou-se duas vezes e nas duas vezes para “2 Fernandos” (Collor e Henrique). Na terceira ele foi eleito e depois re-eleito presidente do Brasil. Segundo os estudiosos, Lula está concluindo o mandato como o maior e mais popular presidente da história do Brasil e o político mais reconhecido do mundo na atualidade. Segundo as pesquisas mais de 80% da população acha seu governo ótimo ou bom. E só o futuro dirá todos os avanços que a nação teve em seu mandato.
Sabe por que isso? Porque os sonhos transformam vidas. 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes
Dizem que Falaram a Santo Dumont: “Se Deus quisesse que o homem voasse ele faria o homem com asas”. Mas pouco tempo depois Santo Dumont fazia o primeiro vôo do 14 bis. Disseram a Beethovem: Você está ficando surdo... Esquece  a música.. Tempos após, completamente surdo ele compôs sua maior obra, a 9ª sinfonia. Sabe por quê? Os sonhos transformam vidas. Disseram a Tomas Édson: “Você ta louco? Luz, só de velas e tochas. Já são quase mil tentativas e você não chegou a lugar nenhum”. Mas depois de 1000 tentativas, em 1882, em Nova Yorque, Tomas Édson inventou lâmpada elétrica, e depois ainda Primeira Usina Elétrica capaz de gerar energia para 7.200 lâmpadas. Tomas Édson tirou o mundo da escuridão. Sabe por quê? Porque os sonhos transformam vidas. Aleluia!!

Eu quero encerrar esta parte pedindo a você que faça um pedido ao Senhor, uma vez que continuaremos, esta meditação na próxima semana, abordando ainda no Salmo 126 o seguinte tema: COMO TRANSFORMAR OS SONHOS EM REALIDADE?

Faça o seguinte:
PEÇA A DEUS “ALMA DE SONHADOR”
Um dos maiores nomes do AT José do Egito era chamado de sonhador. Diz a bíblia que os seus irmãos faziam chacota quando ele se aproximava: Lá vem o tal sonhado! (Gn. 37:19).
Foi ele a peça chave para abençoar todo o mundo da época...
Continua...
Parte 1 do sermão pregado pelo Rev Valdemir na IP Itaipava em 17/10/2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SEM TEMPO PARA O SEXO

Artigo da Revista Casal Feliz, Set. 2010 - escrito por Sergio e Magali Leoto
Quando o trabalho excessivo e o grande número de compromissos atrapalha a vida sexual do casal
Uma reclamação que se repete cada vez mais, quando pastores ou psicólogos realizam o aconselhamento de casais, é de que “a vida está tão corrida que não sobra tempo para o sexo”, ou quando ele existe, é rápido e mal feito. Por que será que isto acontece com tanta gente?
Uma pesquisa do Instituto Kinsey, nos Estados Unidos, afirma que em nossos dias as mulheres têm relações sexuais, com freqüência menor do que as mulheres da década de 1950 (informação do site da BBC Brasil.com). Os autores da pesquisa acreditam que as exigências da vida moderna deixaram as mulheres com pouco tempo ou sem energia e por isso, o sexo acaba deixado de lado.
A maioria das mulheres nos anos 50, era dona-de-casa e tinha mais tempo livre. Além disso, segundo a pesquisa, a participação feminina no mercado de trabalho era menor e os aparelhos de televisão eram raros. Hoje, muitas mulheres além de realizarem as tarefas domésticas, ao mesmo tempo trabalham em empregos fixos. De acordo com o estudo, o pouco tempo livre é gasto, na maioria das vezes, em compras, ginástica ou diante da televisão.
A pesquisa abordou somente mulheres, mas quando olhamos para os homens dos nossos dias, vemos que sua situação também não está nada fácil! Muitas empresas aumentaram suas exigencias, “sugando o tempo” dos homens, sob a ameaça de perderem seus empregos. Muitos dos executivos considerados “bons exemplos” nas empresas, são aqueles que em sua vida familiar são “um desastre”, com casamentos arruinados, filhos rebeldes etc.
Sabemos que é um tema extenso e não há espaço no artigo para esgotar o assunto, mas gostariamos de analisar a reclamação da “falta de tempo para o sexo”, olhando sob duas possibilidades: podem haver “motivos justificáveis”, ou podem ser uma “desculpa”.
Alguns motivos justificáveis:
1. De ordem médica: Tanto o homem quanto a mulher, podem ter algum problema médico ou estar tomando algum remédio, que como efeito colateral esteja afetando a libido. Converse com seu médico a respeito disto.
2. De ordem psicológica: Algum trauma ou drama na vida, pode ter gerado a queda no desejo sexual. É necessário procurar ajuda de um profissional de psicologia.
3. Frequência sexual e idade: De forma natural, os casais que beiram à 3ª idade, têm uma frequência menor de relações sexuais, do que casais no início de vida conjugal e com pouca idade.
4. Objetivos familiares: Muitas vezes o casal fez planos de adquirir um imóvel ou realizar algum sonho e para isto, durante uma fase da vida precisa trabalhar mais para ganhar mais e atingir seus objetivos. Neste caso, o casal fez a escolha (que é um objetivo lícito), mas precisa reavaliar e priorizar melhor, o tempo da convivência sexual.
5. Exigências do trabalho: Como já dissemos, algumas empresas exageram, usando até ameaças de perda de emprego, caso a pessoa não exceda (em muito) o seu horário normal de trabalho. O casal precisa conversar e se dispor a ter horários alternativos para o sexo.
Possíveis desculpas:
1. Cansados demais para o sexo: Embora a relação sexual seja algo extremamente relaxante, algumas vezes um dos cônjuges está cansado, por um dia estafante. Mas quando a disposição para o sexo raramente volta, pode ser uma desculpa.
2. Trabalhando demais e achando normal a falta de sexo: Opa! Sinal de alerta! Pode estar na realidade, usando o trabalho como uma fuga, para não ter que voltar cedo para casa. Quem sabe um problema mal resolvido do casal, mas não se pode afastar a hipótese de haver “alguém interessante”, atraindo o cônjuge para a infidelidade.
3. Você só pensa em sexo? Quando Deus criou os animais, colocou nos machos uma agressividade sexual maior do que nas fêmeas (isto acontece com boa parte das espécies). Homens são animais racionais e normalmente agem assim também. Algumas mulheres podem achar a “procura” de seus maridos exagerada (e talvez em alguns casos seja mesmo), mas na maioria das vezes é algo normal.
4. Indiferença total: Tanto faz, como tanto fez se temos ou não relação sexual. Novo sinal de alerta! Pode estar acontecendo algo grave com o casal e um dos cônjuges “esfriou de vez” tanto no relacionamento, nas conversas e também no sexo. O contrário de AMOR, não é ÓDIO – mas sim INDIFERENÇA!!! Possivelmente, vocês precisarão procurar um aconselhamento conjugal. Alguém que esteja fora do problema, que os ajude a descobrir o caminho de volta para o bom relacionamento.
Sexo é CONSEQUÊNCIA!
Os casais precisam entender que “sexo bom e satisfatório” é CONSEQUÊNCIA de uma série de áreas na vida conjugal que estão sendo satisfeitas. Amor não é só sexo! E existem muitas áreas no Amor, que precisam ser cultivadas e cuidadas como uma planta TODOS OS DIAS! Existem diferentes aspectos do amor e muitos livros foram escritos a este respeito. Mas posso ressaltar ao menos cinco aspectos do AMOR:
1. Aspecto Físico do Amor (do grego EPITHUMIA): É a parte Sexual do casamento. O casal deve aprender a como melhorar sua relação sexual, baseando-se em: palestras dadas por pessoas da área de saúde (médicos, enfermeiras, psicólogos, conselheiros de casais, etc), livros cristãos (existem dezenas, nas livrarias evangélicas) etc.
2. Aspecto Emocional do Amor (do grego EROS): É a parte do Romantismo, no casamento. No começo do casamento, está em alta. Mas com o tempo, o romantismo vai sendo deixado de lado. Isto é terrível, pois as mulheres são muito mais romanticas e sofrem com esta falta. Temos que, em nome de Jesus, voltar a ser “adolescentes” (que com pouca coisa, manifestam seu amor, seja com uma flor, com um bombom, com palavras de carinho). Isto salva casamentos!
3. Aspecto Social do Amor (do grego STORGE): É a parte de Associação Leal do casamento. É entender que passamos a viver uma vida onde a prioridade não é o “Eu, é meu, só prá mim”, mas como casados, vivemos o “NÓS”. Porque eu amo meu conjuge, quero viver tentando fazê-lo feliz. Quando os dois pensam desta forma, o “NÓS” é o que importa, mas como consequência, cada um particularmente se sentirá suprido e realizado. Por isso, dividimos trabalhos, somos socios nas finanças, defendemos o conjuge diante de filhos e parentes, etc. Temos uma associação de lealdade.
4. Aspecto Intelectual do Amor (do grego PHILÉO): É a parte da Amizade Íntima do casamento. Nosso conjuge tem que se tornar o nosso MELHOR amigo. E qualquer amizade só se desenvolve, se investirmos TEMPO PARA CONVERSAR E CONVIVER! Temos que fazer coisas juntos e neste tempo, colocarmos nossos anseios, expectativas, alegrias e tristezas, ao nosso conjuge. Existem pesquisas recentes, que dizem que os casamentos felizes e de longa duração, são aqueles casamentos onde os conjuges cultivaram uma AMIZADE ÍNTIMA e progressiva através do tempo.
5. Aspecto Sobrenatural do Amor (do grego ÁGAPE): É o Amor Disposto a Sacrifícios, no casamento. É amar o conjuge, quando as coisas não vão bem, quando achamos que o outro não merece mais o nosso amor. É amar Sacrificialmente. Quando deixamos nossa vida de casados ter Aquele Maravilhoso Conselheiro (Deus), dando “palpites” e orientações, o dia a dia do casal é muito melhor! Mas é muito comum vermos casais que “esqueceram Deus” em suas vidas. Os problemas vem e eles tentam SÓZINHOS resolver – e não conseguem! Muitos afastam-se de Deus e como consequencia, seus casamentos ficam “insuportáveis”. Qual a solução? Reconhecer o problema, a falha que tiveram e chamar a Deus para “assumir seu lugar no casamento”. Deus é o grande professor de “Amor Sacrificial” (por isso é um aspecto Sobrenatural), pois foi assim que Jesus nos amou, a ponto de se Sacrificar na Cruz, em nosso lugar. Ele nos ajudará a voltarmos a ter um casamento feliz!
Casamento não é para crianças!
Lembre-se: casamento não foi feito para “crianças”, mas para adultos. Pessoas amadurecidas, ouvem avaliações negativas a seu respeito e sabem “conter a revolta” (mesmo com dificuldade) retendo a parte boa do que lhe foi falado. Esta prática é comum no trabalho, com avaliações de nossos chefes. Se passamos por isso no emprego e tentamos “administrar” nossas reações, POR QUÊ não fazemos o mesmo em nosso casamento?
Muitas vezes nosso cônjuge faz reclamações ou observações a nosso respeito, que a princípio nos ferem, mas quando esfriamos a cabeça e avaliamos melhor, percebemos que são palavras sensatas. Alguém que nos ama e não quer nos destruir, falou uma VERDADE que, apesar de não gostarmos, podemos e devemos reavaliar posicionamentos.
É assim que, cuidando de TODAS AS ÁREAS do seu casamento, ouvindo avaliações e tentando crescer com elas, agradecendo a Deus pelos muitos acertos na convivência até hoje, como CONSEQUÊNCIA, o SEXO será bom e NUNCA perderá sua prioridade.
Pr. Sergio e Psi. Magali Leoto, missionários da Igr. Bat. de Água Branca – SP, trabalham há 30 anos com a área de Família e fazem palestras a convite das igrejas. Contatos: smleoto@uol.com.br . www.sergioemagalileoto.com.br .

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

OS TRÊS ASPECTOS DA GRAÇA SALVADORA

11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. (Tito 2.11-14)
Para entendermos este texto necessário é entendermos à luz das Escrituras 3 palavras inseridas no versículo 11: Graça, Manifestação, Salvação.
Graça é favor imerecido. Favor que o homem não merece mas que Deus concede a ele livremente, por sua soberania. Graça tem a ver com misericórdia, ou seja, Deus viu a situação do homem, miserável, no entanto teve por ele misericórdia (miséria – cardia/coração – misericórdia é quando Deus põe o seu coração na nossa miséria). O homem merecia algo (condenação), mas Deus por misericórdia concede a ele um favor que ele não merece. Através da graça de Deus na vida do homem, ele outrora morto, é salvo, justificado e habilitado a viver bem e a encontra suficiência, regozijo e satisfação em sua vida.
Manifestação: “A Graça se manifestou”. Manifestar é aparecer repentinamente, essa palavra tem a ver com algo que aparece e não há como impedir. Ela tem a ver com a intervenção divina para socorrer. É semelhante ao sol que aparece e começa a brilhar cada vez mais forte, e não há como impedir os seus raios nem sequer fazê-lo vir ou ir embora ou nem mesmo impedi-lo de brilhar e lançar fora as trevas.
Salvação: “Manifestou-se salvadora”. Salvação segundo o contexto bíblico é ser salvo de um perigo, é um livramento tanto do corpo como da alma. Salvação é um estado de perdão e segurança tanto no presente, como no futuro.
Através de sua graça ou misericórdia, seu favor imerecido, quando Deus viu a cada um de nós, mortos em delitos e pecados, Ele se manifestou na história, ou seja, interviu na história sem haver maneira de impedi-lo. Assim como o raio do sol que lança fora as trevas, Ele, Deus se manifestou na vida do ser humano lançando fora as trevas. Essa Graça atingiu o homem lançando fora de sua vida as trevas e fazendo receber de graça a salvação”.
Por isso esse texto relata o cumprimento profético de Malaquias 4:2:a vós que temeis o Senhor nascerá o sol da justiça trazendo a salvação nas suas asas”. Então meditaremos sobre os 3 aspectos da graça salvadora. Graça essa que se revelou, que se revela e que se revelará tão somente pela disposição do Senhor em salvar o homem pecador. Por isso 3 aspectos da graça salvadora são aspectos são passado, presente e futuro. Vejamos:
1 – ASPECTO PASSADO DA GRAÇA
A Graça se manifestou salvadora (14)
No passado a graça de Deus se manifestou. Mas como ela se manifestou? Manifestou-se salvadora a todos os homens, ou seja, Deus interviu no passado, na história trazendo salvação. Salvação essa aberta e livre para todos os homens. Veja que esse texto fala da UNIVERSALIDADE DA SALVAÇÃO. A salvação que Deus ofereceu aos homens no passado foi livre e aberta a todos os homens independente do que sejam ou fazem. Essa salvação era necessária para todos os homens, porque todos estavam mortos em delitos e pecados. Ela veio no passado através de Jesus Cristo, pois Ele é o Sol que irrompe no meio da trevas lançando fora tudo o que não presta no ser humano. Por isso Ele denominou-se a luz do mundo. Observemos Tito 3:3-6: “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”.
Então qual é o primeiro aspecto da graça salvadora? É que no passado ela se manifestou salvadora em Cristo Jesus, livre para todos os homens, inclusive você. O que isso nos faz entender meu amigo e irmão? Nos faz entender que por causa da universalidade da graça todos nós nos tornamos INDESCULPÁVEIS. Não há como eu dizer que não sei como fazer para ir ao céu, que não sei o caminho. O caminho é só Jesus. Aceite-o antes que seja tarde, pois Deus já manifestou sua graça salvadora.
2 – O ASPECTO PRESENTE DA GRAÇA
12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente
No texto original bíblico (grego) existe um tempo verbal que não existe no português, chamado AORISTO. O aoristo nos diz que uma ação realizada no passado ela não encerra no passado. O aoristo nos ensina sobre algo que aconteceu no passado tem reflexos e permanece presente no presente e no futuro. E é exatamente esse tempo verbal que está manifestado nesse texto. Ou seja, o aspecto da graça salvadora que se manifestou no passado em Cristo Jesus continua se manifestando em nós hoje, no tempo presente.
Então se a graça se manifestou em Cristo Jesus permanece manifestando-se hoje, queremos dizer que Cristo deve vir e morrer de novo na cruz ou que aqueles que aceitaram a Cristo no passado, devem aceitá-lo hoje novamente? Não!! Só deve aceitá-lo hoje quem ainda não o aceitou, mas para aquele sobre o qual o “SOL” já brilha, o que deve acontecer é permitir que o brilho dos raios deste sol lance fora dia a dia as trevas da sua vida.
Por isso a graça se manifesta, nos diz o texto, hoje, corrigindo-nos, ensinando-nos, exortando-nos (12). O termo “educar” transmite a idéia de disciplinar. E por isso a graça que se manifesta no presente possui 3 características, vejamos:
2.1 – Característica Negativa
A - Renegada a impiedade, ou seja, devemos quebrar todo vínculo com tudo aquilo que é obra de ímpio. Obra de ímpio é tudo aquilo que é irreverente ou tudo aquilo que não tem nada a ver com Deus. O sol brilha em nós para lançar fora todas as trevas que houver dentro de nós. A graça salvadora de Deus em Cristo Jesus se manifesta em nossas vidas no presente primeiramente de forma negativa, ou seja, fazendo-nos dizer NÃO a tudo aquilo que for obra de ímpio em nossa vida. A graça salvadora de Deus revelada em Cristo no presente, me ensina, me corrige, a renegar todo o pecado em mim (LER I CORINTIOS 6:9-11). “Tais fostes alguns de vós”...
B – Renegadas as paixões mundanas. A graça salvadora no presente me educa, me corrige, me ensina para renegar, a quebrar todos os vínculos com as paixões mundanas. O Sol que brilha em mim agora me faz romper com tudo aquilo que me deixava “apaixonado” pelo mundo. Já falamos com os irmãos qual é a idéia do judeu concernente a palavra paixão. Paixão é um sentimento voraz, animalesco, bestial, incontrolável, egoísta, violento. A 1ª carta de JOÃO 2:15-17 diz: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.”. Portanto “que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
2.2 – Característica Positiva
O crente não deve ser conhecido somente por aquilo que ele não faz, mas também por aquilo que ele faz. A graça salvadora de Deus revelada em Cristo Jesus, que enfatiza em mim o Sol da justiça, e este Sol deve brilhar cada vez mais em mim. Ele me faz fazer algo em relação as coisas. A graça me educa, me ensina, para que VIVAMOS neste mundo, e vivamos de três formas: Sensata, justa e piedosamente. Observemos como se subdividem esses três pontos.
A) Sensata: (eu para comigo mesmo) Tenho vivido e me comportado como cristão? Meu corpo tem sido templo do Espírito Santo, meus filhos têm andado e se vestido como cristão, como os vizinhos me conhecem?
B) Justa: (Eu para com o próximo) Tenho pagado em dia minhas dívidas? tenho defraudado alguém? Como tem sido os meus adjetivos: linguarudo, fanático, falso, fofoqueiro, enrolado, sepulcro caiado?
C) Piedosa: (Eu para com Deus) Tenho tido vida de piedade (oração, meditação, vir regularmente à igreja, compromissos religiosos tais como: envolvimento na obra, ânimo para o trabalho, dízimos e ofertas, será que não tenho sido pedra de tropeço? Se o Espírito Santo sondasse meu coração veria em mim um servo consagrado?
2.3 – Característica de Expectativa.
Esse sol que brilha em mim, me corrige, me ensina para que eu viva uma vida de expectativa “aguardando a bendita esperança...” A graça de Deus me faz aguardar com o coração inflamado, numa esperança incontida a volta de Cristo. A Graça de Deus me faz estar preparado para tudo em minha vida, estar diante Dele e em constante vigília, pois eu sei que Ele há de voltar.
RELEMBRANDO: Entendemos então o aspectos da graça salvadora de Deus, que são, o Aspecto Passado pois a graça de Deus se manifestou livre e aberta para todos os homens em Cristo Jesus nos fazendo indesculpáveis. Também o Aspecto Presente o qual a graça se manifesta me ensinando de forma negativa a dizer não à impiedade e às paixões mundanas, MAS, também dizendo sim, ou seja, vivendo de forma sensata em relação a mim mesmo, vivendo de forma justa em relação ao mesmo próximo e vivendo de forma piedosa em relação a Deus. Esta é a graça que se manifesta no presente. Mas ainda temos um outro aspecto que se manifesta em Cristo Jesus, que é o aspecto futuro.
3 – O ASPECTO FUTURO DA GRAÇA
13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus
Além da graça Ter sido manifesta, além da graça se manifestar atualmente, ela também se manifestará plenamente no futuro. Assim como o sol que se levanta pela manha e seus raios começam a brilhar, depois brilham mais e finalmente ao meio dia ele brilha com toda a intensidade e força, ao ponto de não podermos fitar os nossos nele, devido a intensidade dos seus raios. A graça também se manifestará plenamente no futuro. Mas como ela se manifestará? Exatamente quando Cristo voltar.(13) “Aguardando a bendita esperança e a MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA”. Observe que o texto diz não da graça, mas a manifestação, ou seja, do fulgor do brilho.
Amados irmãos não vos enganeis a graça de Cristo Jesus se manifestará com toda intensidade na volta dele. Por isso a bíblia registra claramente o resultado dos acontecimentos em nossos últimos dias tais como: maremotos, inundações, pestes, fome, violência, guerras, etc...
Se não conseguimos fitar os olhos no sol quando ele brilha em toda a sua força, como poderemos no dia da sua volta contemplar a face de Jesus? Observemos Apocalipse 6:15-17 “os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos, e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes, e disseram aos montes e aos rochedos: caí sobre nós, e ESCONDEI-NOS DA FACE DAQUELE QUE SE ASSENTA NO TRONO E DA IRA DO CORDEIRO, porque chegou o grande dia da ira Deles e quem pode suster-se?” Todos veremos a manifestação da glória de Cristo.
Mas o quem tem a ver o aspecto futuro da graça de Deus, para que se manifestará, segundo o texto? “com o fim de remir-mos de toda iniquidade e purificar um povo exclusivamente seu” (v.14). Meu amigo e irmão a graça se manifestará porque Deus te ama por isso abriu livremente a graça salvadora Dele para que nós entendamos que podemos Ter segurança em nossa vida espiritual tanto para o passado como no presente e para o futuro.
Veja o que diz a II Pedro 1:16-19: “Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração”. A luz que brilhou está brilhando e brilhará com toda sua extensão.
Neste momento eu quero clamar, quero persuadir; se preciso for com até mesmo meu próprio sangue para que você creia na graça salvadora de Deus, e livre a sua vida da condenação quando você tiver que contemplar da face de Cristo e experimentar da ira do Cordeiro.